|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:09:49 GMT
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:14:26 GMT
Continuando... Uma vez com o primário bem seco 48h, lá fui ver as misérias que o preto escondia. Para meu espanto, que me vi 'negro' com o plástico preto, vejo que o tempo que passei a lixar e a aplicar massa compensou, só havia três misérias para serem resolvidas, uma, precisamente, no bico do avião, mesmo diante dos meus olhos que não consegui ver. Mas antes de tratar delas, fui dar com panos de polir e esponjas para deixar o primário bem lisinho. Depois fui mascarar essas zonas e colocar putty diluído. Depois foi lixar e preparar o avião para a pintura. Entretanto, continuei com a preparação dos acessórios que vão para a base e finalizei-os. Antes de ir pintar o avião utilizei os tanques para experimentar o pré-shade e as cores da AK que ainda estou a aprender a utilizar. Depois fui colocar massa nos acessórios e a habitual lixadela E lá fui fazer um pre-shade simples - pois vou utilizar mais tonalidades no post-shade - com as cores da AK diluídas com Tamiya Lacquer pois é mais retardante que o AK Thinner E, e, PUFFF!!!!!! Depois de 48h a secar - deixo sempre a secar mais tempo por segurança - quando ia começar a colocar tape para dar início à pintura, logo a primeira fita enganei-me na posição, nem tinha feito força nem nada, só aplicado e quando tiro para corrigir, lá vem a tinta AK REAL COLOUR TODA ATRÁS. Mudança de Planos... Isto já me tinha acontecido com o Henschel e em algumas experiências. A tinta da AK Real Colours parece ser mais frágil que a Vallejo Model Air. Que desilusão. Pode ser que eu esteja a fazer alguma coisa errada. Não sei se já vos aconteceu o mesmo. Ainda bem que detectei logo, pois esta pintura requer muita tape e muitas mexidelas no avião. Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:22:42 GMT
Continuando... Entretanto, lá fui tratando dos assentos, pintei e comecei a aplicar o metal. Só no final é que faço sombras e luzes na pintura. Agora é uma cor base, depois envernizei e só com os assentos envernizados é que colo o metal com CA para evitar manchas de fumos na pintura. Primeiro colo uma parte do metal e depois de secar é que vou colar a outra ponta. Entretanto, depois de lixar os acessórios, pinto com primário preto como base e depois aplico vários tons clareando com AK Real Colours. Depois aproveito e vou pintar o trem de aterragem e as asas dos Sidewinders de branco E volto aos assentos. Depois vou pintar os relevos dos acessórios a pincel com vários tons claros de verde clareados por mim a partir de um verde claro base diluído com água. Isto pintado com Vallejo Model Colour. E dou início à pintura das figuras, as quais pintei com Primário Vallejo a aerografo que é uma mistura do Dark Yellow com Branco. Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:27:25 GMT
Continuando... Por sorte, eu tinha mandado vir e chegou mesmo a tempo vários conjuntos de cores da Hataka Lacquer (a gama laranja). Entre esses conjuntos comprei os da Luftwaffe. Veio mesmo a calhar. A PINTURA Então, tal como em muitos temas militares, a Norm 81A representa um esquema indicativo de pintura e não um esquema normativo. Em virtude disso, ao percorrer a bibliografia, é fácil observar os diferentes padrões de aplicação da mesma norma não só entre os diferentes esquadrões como dentro do mesmo esquadrão na mesma faixa temporal. Em rigor, existe também uma Norm 81B. Todavia, ao percorrer as fotografias e algumas fontes, das quais, gostaria de destacar Andreas Klein, a Norm 81a nos F-4F vão sofrendo modificações. As primeiras versões tinham 7 tons e a partir de 1983 passam a 6 tons. No entanto, existem fotos, mesmo na 'Steinhoff' de F-4F em 1985 ainda com os 7 tons. Depois existem várias aplicações diferentes nas asas. Havia aviões com linhas 'rectas' outros com linhas mais 'curvilineas'. Especialmente na Asa esquerda onde são aplicados três cinzentos o Quarzgrau o Basaltgrau e o Staubgrau, há fotos que evidenciam na Norm 81a e, aqui, refiro-me apenas à 81a, que os cinzentos eram aplicados segundo um padrão curvilineo discreto, enquanto havia outros, que exibiam um padrão recto um pouco à semelhança de certa aplicação da Norm 72. Em virtude de toda esta variedade, decidi, seguir um conjunto de fotografias de um avião que tenho num livro e por ele guiar-me. O esquema utilizado é mais curvilineo nas asas e diagonal no centro da fuselagem. Esse avião segue um esquema próximo, mas, não igual ao da folha que acompanha os decalques. Estou a utilizar decalques da Hahen Decals. Esta folha de decalques já é feita há uns bons anos, todavia, tem um equívoco, para o qual enviei email. Onde indica RAL 7005 Grüngrau, deve ler-se RAL 7009 Grüngrau. Depois tem algumas imprecisões na representação dos painéis do avião, para quem, por eles quiser orientar-se. Por último, a escolha das cores para impressão é terrível. Por exemplo coloca o RAL 7037 o Staubgrau como sendo muito mais escuro do que o RAL 7039 Quarzgrau e inclusive mais escuro que o Basaltgrau. Depois a representaçaõ do Steingrau apresenta dois tons diferentes, quando, o esquema que representa é o posterior a 1983 onde havia 6 tons e não 7. Álem disso, alguns F-4F nesta norma utilizavam junto à entrada de ar e no estabilizador uma pequena fatia preta. Que vou replicar. Por último, os depósitos externos, como em muitas fotos, não seguiam um padrão rígido, inclusive, há várias fotos de aviões com tanques com cores e padrões diferentes. Neste avião que vou representar, vou utilizar tanques de treino com o laranja 'luminoso' e os Sidewinders vão estar de azul que é a cor de treino. Lá vamos nós... Ao contrário do inicial, não utilizo AK Real Colour mas as cores da HATAKA. E fiquei fã da HATAKA mais do que da AK Real Colour. Começamos por baixo, a aplicação dos dois tons Depois de forma livre pintei as laterais com o Steingrau Depois como não me ajeito com o Blutac. Utilizo um pouco de Vallejo Model Air muito diluído com água e um pincel para marcar o ondulatório das laterais tendo à minha frente as fotografias. Depois coloco tape e faço máscaras cor a cor. Ou seja, não utilizo uma cor base e depois foi aplicando as outras cores. Aplico cor a cor por cima do pré-shade. Então é mascarar esperar secar 24h e voltar a mascarar e assim por diante. Este é o método que uso. Pode-se ver que utilizo um pouco de tape nas laterais para me ajudar a orientar no traço com o aerógrafo à mão. Depois aplico a cor. Utilizei o Quarzgrau para fazer o contorno ondulatório e servir de base ao mesmo. Depois é retirar a tape e repetir o processo e assim por diante. Depois para o contraste diagonal na fuselagem central entre o Staubgrau e o Grüngrau aplico tape tamiya elástica para definir fronteiras. E depois é repetir o processo para todas as cores. Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:28:58 GMT
Continuando... Uma vez terminado grosso da pintura é fazer correcções e aplicar máscaras para receber o preto que neste caso, não é bem preto é um tiefschwarz ou preto jacto. Depois para pintar as duas redomas de preto, ou 'preto jacto', tiro as medidas com um stencil e faço uma máscara com ele Depois é pintar, eu o stencil fixo e aperto com a mão e com a outra dou com o aerógrafo uma leve camada. Depois enquanto seca vou dar o laranja 'luminoso' ou 'brilhante', o leuchtorange, que pode ser mais bem traduzido por 'incandescente' no sentido de 'luminária/o', deixando a linguística preparo os depósitos externos Depois de aplicar gosto de dar um tom de laranja fluorescente nas pontas e desta vez decidi experimentar as cores fluorescentes da GreenStuff e Puff ao fazer pressão no frasco para libertar uma gota sai tudo disparado felizmente não houve estragos o avião estava longe e os depósitos também Depois de aplicado, faltando ainda aplicar laranja normal no centro e amarelo para dar algum desgaste Depois fui aplicar Steel da Alclad um tom muito ao de leve na entrada de ar central, como aquilo fica escuro deixo o preto no fundo e apenas aplico uma leve camadinha de Steel Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:30:50 GMT
Continuando... Por fim a parte principal da pintura está feita, faltando o post-shade. A parte de baixo As laterais e a parte superior Entretanto ficou a secar à espera de tudo o que faltando Falta agora pintar a traseira do motor, os poços do trem, post-shade, decalques, linhas e envelhecimento. Ainda falta bastante. Com respeito às entradas de ar não receberam atenção porque vão ser tapadas com FOD. Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:31:55 GMT
Continuando... Entretanto lá apliquei verniz nos carts e fui fazer uma sessão de decalcomanias nos carts e aproveitei para comparar vários productos. Depois foi deixar secar para vir a receber mais verniz para selar e preparar os carts para o desgaste Uma vez isso feito fui aplicar máscaras para a traseira do avião e para a linha vermelha que traça a fuselagem traseira. Eu não gosto de usar decalcomanias e prefiro pintar. Todavia, convém notar que existem nas fotografias da Norm81a dois esquemas para essa linha, uma em que a linha é interrompida para a colocação da cruz de ferro e o identificador e, outra, em que a linha é contínua. Esta discrepância existia, inclusive, em aviões do mesmo esquadrão. Em virtude disso, decidi pintar uma linha contínua, sendo que a linha ficará entre o identificador e a cruz de ferro. De, igual forma, mascarei os poços do trem E lá fui pintar a linha e o primário preto para receber as Alclad. Sublinho que para aplicar o primário decidi fazê-lo em duas passagens. Na primeira, utilizei o Gloss Black que é comercializado pela AMMO sob licença da Alclad que é muito mais fino, diluído e delicado. Na segunda, utilizei o Gloss Black da própria Alclad que é mais espesso e mais microfiller. Este último presta-se melhor a ser polido e foi o que fiz no final depois destas fotos. Após a segunda passagem, mais espessa com o primário da Alclad (não aquele que é comercializado pela AMMO com licença da Alclad), ficamos com uma camada mais 'sólida' e menos frágil que melhor se presta a polir. Então depois fui utilizar os panos de polir da alclad e as esponjas de polir da Tamiya e foi como tirar o lustre. Fica depois mais fino e muito lisinho. É sobre essa superfície que quero aplicar os metalizados. A linha já sem máscara Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:33:18 GMT
Continuando... Entretanto, retoma-se as tubeiras. Elas, como havia indicado, tinham recebido primário preto mas não com o mesmo cuidado que a traseira recebeu. Depois foram pintadas com alumínio (não o polido). Depois não tenho fotos, mas receberam um lavado muito diluído com preto e foram seladas com verniz. Tendo por base isso e estando seladas, fui começar a dar o resto do tratamento, que consiste em alternar verticalmente entre dois tons que especialmente aprecio, o Hotmetal Violet e o Gold Titanium da Alclad, sobre a tubeira previamente selada com alumínio e lavagem preta. Depois de aplicada a primeira sessão. Depois pego em preto esmalte neste caso Humbrol 33 e preparo-o muito diluído para ser dado a aerógrafo. Depois tenho à mão scratch brushes da GreenStuff E aplico uma fina camada de Humbrol 33 (Preto esmalte matte), no exterior das tubeiras, ficando assim Depois gentilmente, aos poucos, com um pouco de diluente, vou utilizar os scratch brushes para na vertical aplicar desgaste às tubeiras. Depois aplico uma camada muito leve de Holomatic Spectral Chrome sobre o exterior da tubeira Por fim, selo com verniz. E vou preparar as tubeiras para serem tratadas interiormente. O tratamento no interior é diferente do exterior. Antes de aplicar o exterior o que tinha feito no interior havia sido uma lavagem com Raw Umber dentro da tubeira quando no exterior havia sido com preto, depois apliquei uma fina camada de Gold Titanium no interior e selei. Mas, depois, irei dar um tratamento diferente ao interior da tubeira, mas só faço isso depois do exterior estar terminado. Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:34:40 GMT
Continuando... Depois fui aplicar Polished Aluminium à traseira que vai ser primeira fase do tratamento Depois é selada esta camada com verniz para o tratamento que seguir-se-á Entretanto a dianteira dos misséis é pintada com Steel da Alclad e a ponta vai ser com Aluminium, antes de receberem as resinas transparentes para os sensores. Já pintadas E pinto as figuras. Faltando a estas depois de aplicado o verniz as lavagens, as luzes e mais um pequeno tratamento. Todavia, para mim é muito difícil pintar figuras, tenho sempre receio delas.
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:36:18 GMT
Obrigado a todos pelo vosso incentivo à concretização deste projecto. Agora como estamos a começar o 2.º Semestre tenho menos tempo para o modelismo. Pois bem, entretanto lá fui continuar a traseira. Após a aplicação do Polished Aluminium e selagem do mesmo com verniz brilhante, fui aplicar uma mistura de branco com Aluminium (ambos em esmalte Humbrol) bastante diluídos nas pontas e apliquei um lavado preto. Depois fui aplicar um camada muito fina de Aluminium da Alclad por cima. Depois fui aplicar Amarelo Transparente e Azul Transparente nos painéis, começando do amarelo para o azul e assim sucessivamente. Depois lá recorri àquela placa de corte da AK de que fiquei fã, para cortar tiras de tape finas. E fui aplicar as tiras Depois fui escurecer os três paineis centrais e para isso fui mascará-los. E apliquei na máscara Magnesium Depois foi retirar a máscara e aplicar Jet Exhaust no sentido da saída da tubeira. Uma vez isso feito, fui aplicar com aérografo Fuel Stains da AK um pouco diluído Depois harmonizo tudo com mistura muito diluída de Pale Brass, Polished Steel, Hot Metal Violet e Hot Metal Carbon. Termino, mascarando os painéis laterais e pintando-os com diferentes tons: Steel, Alluminium, Durallumium, Titanium, Airframe Alluminium e fazendo sombras com Magnesium e luzes com Chrome for Plastic, tudo da Alclad. Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:38:21 GMT
Continuando... Depois volto aos depósitos e vou clarear com laranja e amarelo a parte central Depois vou preparar o avião para receber verniz. Para isso vou utilizar um tecido de polir da Alclad 8000 com água. Decidi colocar já uma camada de verniz, por uma questão de segurança, antes do Post-shade porque dei vários toques com o avião e tive de retocar a tinta num local. Mesmo assim devo elogiar com muitos louvores as propriedades mecânicas da tinta da Hataka, simplesmente, impecavel. E fui mover para uma nova construção que adquiri, uma base para colocar os aviões. E foi envernizado numa primeira camada e suspenso pela traseira e uma chave de fendas no suporte dos aerógrafos. Entretanto lá regressei à base para ir aplicar tufos feitos por mim e flocagem para dar mais textura à relva e tridimensionalidade. A flocagem aplicada é feita por mim, depois farei o upload às fotos de como faço vários grãos com Serradura (ou Serrim, conforme a ideossincracia local) Depois de aplicado. Depois aplico o Post-shade, utilizando vários tons e diluições tendo por base as cores 'base' da camuflagem. Por fim, vou aplicar mais verniz brilhante para seguirem as decalcomanias. A seguir a essa fase mais verniz e lavagens. Ainda à muito para fazer.
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:40:07 GMT
Saudações a todos e obrigado por acompanharem a concretização deste projecto. Infelizmente o 2.º Semestre começou e com ele as aulas, pelo que agora tenho menos tempo. Como tal, vou colocar aqui este post e deixarei mais alguns detalhes para quando terminar a colocação de todos os decals. @dmachado Para esbater tenho usado um de três métodos: a) passar por cima com a cor base muito diluída com o aerógrafo; b) usar óleos; c) mais arriscada, usar uma 'solução velha' 'sem marca', mas posso colocar aqui depois foto, para amaciar os decals que é tão forte que faz os decals perderem cor. Todavia ainda não sei o que tenciono fazer sem terminar a aplicação de todos os decals e ver como fica. Os decals que irei utilizar para este projecto são os da Norm 81 da Hahen Decals e os Stencils para os F-4F da Luftwaffe da AirDoc. Infelizmente, os decals da Hahen, no que a Stencils dizem respeito são muito pobrezinhos. Eu pessoalmente, gosto de ver os aviões com stencils, mesmo que os stencils que são empregues à escala 1/48 e 1/72 não sejam 'realistas'. Sei que isto pode parecer uma afirmação 'ousada', mas, mais adiante no final explicarei a minha asserção. Não obstante, eu gosto de ver um avião com stencils e, logo, o F-4 que é pródigo neles. Como tal, nem hesitei utilizar a excelente folha da AirDoc, mesmo sabendo que utilizei um post-shade com a pintura esbatida, análoga, a uma fotografia de um livro pelo qual me tenho guiado. Os decals da Hahen têm muito que se lhe diga, a nível da relação qualidade/preço não são dos melhores. Pessoalmente, considero-os superiores aos da Peddinghaus Decals, mas inferiores aos da Furball, da DACO, da AirDoc etc. Tanto a nível do carácter bibliográfico e explanatório, como ao nível do decal em si mesmo e à facilidade de aplicação. Mas depois explicarei isto em maior detalhe. Os da AirDoc são de muito boa qualidade nos domínios previamente assinalados. Aqui uma fica uma foto deles antes de começar o corte. E preparo o avião para começar a receber os decals. Não fui tirando fotos ao processo porque fui fazendo aos poucos ao longo de todos estes dias. Entretanto fui preparar os estabilizadores traseiros: Depois do primário fui aplicar as cores. Convém salientar nesta foto, que o esquema apresentado pela Hahen tem vários erros nas tonalidades sugeridas, como já expliquei em posts anteriores. Depois fui mascarar para dar o primário preto Alclad e pintar os metalizados. Começo a pintar os metalizados, utilizando airframe alluminium, polished alluminium e stainless steel. Depois fui mascarar os estabilizadores na parte superior com tape de 0,7; 0,5 e 0,4 mm, com sete tiras. Depois fui aplicar várias matizes metalizadas com sombres e luzes, tendo utilizado Durallumium, Dark Alluminium, Polished Steel, Steel, Airframe Alluminium e Jet Exhaust. Entretanto, apesar de não gostar de pintar figuras, fui esbater a pintura da figura e clareá-la aos poucos. Ainda falta aplicar o pincel seco, mais alguns óleos e esbater um pouco mais e envernizar. Apesar de faltar esse processo, decidi experimentar os decals da Peddinghaus Decals para colocar nos olhos das figuras à 1/48. Decidi recorrer a decals porque acho muito difícil pintá-los à mão. E lá tentei pintar a face e dar alguma cor com o set de pele da Vallejo Model Colour e experimentei os decals, que são mais pequenos que os dos aviões na 1/700 lol. Gostei dos Decals. Mas são dificeis de trabalhar, por serem muito pequeninos. Só agora ao ver a foto no PC é que reparei que os olhos não ficaram direitos, nem consegui percepcionar isso, só com a máquina a zoom x5 no monitor é que agora vi que os olhos não estão totalmente horizontais. Coisa que não consegui ver. E ficou assim a face da figura à escala 1/48. Mas recomendo os decals, a olho nú gostei. E, paulatinamente, vou colocando os decals. Ainda falta colocar na parte de baixo e ainda em cima. A bem ou a mal ainda tenho muito trabalho pela frente. Como tenho agora menos tempo, não conto fazer um update tão cedo a não ser que por algum milagre ou excesso de zelo consiga avançar mais rapidamente. Obrigado a todos.
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:41:03 GMT
Saudações, @quero agradecer a todos as vossa simpáticas palavras, apoio e presença ao longo desta construção. Lá fui tratar dos pneus. Decidi utilizar rodas da Eduard em resina muito detalhadas. O que vem no interior. Depois fui dar primário e experimentei o primário da AK Interactive para resinas em lata e não fiquei muito fã, mais à frente também decidi experimentar o primário da AK Interactive para peças metálicas e preferi esse. Uma vez dado o primário fui pintar com Rubber. Depois coloquei as máscaras e pintei Depois óleos e pós Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:42:25 GMT
Continuando... Depois de ter selado os decals, fui marcar os painéis e para isso experimentei pela primeira vez o Tamiya Panel e utilizei três tons: Black, Dark Grey e Dark Brown. Gostei, mas creio que continuo a preferir a utilização de óleos pois pode fazer-se mais tonalidades. Depois apliquei mais óleos em cima e em baixo. Entretanto fui colar as peças traseiras uma de cada vez tendo medido o ângulo. Para manter na posição utilizo um "calço" improvisado e deixo secar, uma peça de cada vez. A parte de baixo já suja. Decidi sujar mais os poços do trem de aterragem e dos travões. Antes disso tinha pintado a cabelagem. E fui dar os dois últimos retoques nas tubeiras. Para isso fui dar cream brown em pincel seco (mas não muito seco) no interior da tubeira e pincel seco (muito seco) com Humbrol 27001. Depois virei-me para a probe e para o pitot tube da Master Como são peças muito pequenas utilizei com aerógrafo primário da Gunze para metal e pintei com Alclad Alluminium, sendo que no final pintei o funil do pitot com Jet Black Continua...
|
|
|
Post by DIO on Jun 19, 2020 11:43:38 GMT
Continuando... Depois reservei os Sidewinders quase prontos e os tanques: Depois também reservei as tubeiras prontas e os assentos: Depois reservei as peças do trem de aterragem: Depois fui dar início à preparação do FOD para colocar no avião: Depois de preparar as fotogravuras experimentei pela primeira vez o primário da AK Interactive para metal. Gostei, tendo preferido o seu resultado do que, como acima referi, o primário da AK para resina. Depois de já ter pintado as fotogravuras para serem aplicadas na carlinga, fui colá-las às transparências e utilizei a cola da Ammo e neste papel a cola da Ammo esteve bem. Depois fui terminar os Sidewinders com a aplicação do sensor em resina transparente e a colocação da fotogravura da traseira do míssil. Um dos problemas com que me deparei foi que apesar da resina transparente vir com um pino que ajuda ao encaixe e posicionamento da "lente", este pino é demasiado 'grande' para entrar na cova do míssil. Ao contrário do AIM-9B que tem "lentes" maiores e a cova é maior na resinad a Eduard, a cova do AIM-9L é demasiado pequena. Como tal, o que tive de fazer foi cortar com muito cuidado o pino e apenas deixar a 'lente'. Uma vez isso feito foi colar com CA a 'lente' ao Sidewinder: Continua...
|
|