mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 21, 2021 18:08:00 GMT
Viva,
Vou continuar esta fase de fogareiros da FAP com este icónico modelo que dispensa apresentações. É também uma forma de diminuir a pilha, neste caso concreto uma aquisição feita mesmo a pensar na FAP.
Cá está a caixa.
Como informação adicional e mais pormenorizada sobre a excelente folha de serviço desta aeronave na FAP, podem ver aqui (para quem não conheça este site e se interesse pelos modelos que passaram pela FAP, recomendo vivamente. Vale mesmo a pena.)
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 21, 2021 20:08:36 GMT
Fizeste-me lembrar que tenho aí um Fiat (no meu caso o da Esci, G-91 R-1/R-3, à escala 1/48) no "baú das antiguidades", do qual já me tinha completamente esquecido!
Cheguei até a comprar uma folha de decalques para o fazer como um avião das FAP, mas do que acabei de confirmar parece-me que esta folha de decalques só tem as Cruzes de Cristo, em vários tamanhos.
Deve ser o único avião que aí tenho à escala 1/48. E se bem me lembro só fiz um há muitos anos, um B-25 Mitchel. Já se partiu todo várias vezes em mudanças, já o consertei também umas quantas vezes, mas agora está quase todo em peças soltas nas caixas de sobras...
Força então com este novo projecto dum avião das FAP
Obrigado pelo link!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 22, 2021 22:02:48 GMT
Obrigado Dolfo. Uma imagem do conjunto, já com o primário aplicado.
O kit é o habitual deste fabricante, simples, sem flash, muito fácil de montar, com bons encaixes e pouco pormenor do cockpit. Outra coisa que me agrada é não ter de me preocupar nem com o correcto diedro das asas, nem com as juntas habituais das meias-fuselagens. Fixe. Uma nota para os decalques: são excelentes, pena não os ir utilizar. A continuar em breve (espero).
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 23, 2021 13:22:27 GMT
Boas companheiros Tenho um começado da "falecida" Continental valia mais nem terem começado pois a qualidade do plástico assim como do molde é de tal maneira desmotivante que está na prateleira á espera de dias melhores Lemos
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 23, 2021 18:01:58 GMT
Boas companheiros Tenho um começado da "falecida" Continental valia mais nem terem começado pois a qualidade do plástico assim como do molde é de tal maneira desmotivante que está na prateleira á espera de dias melhores
Nunca fiz nada dessa marca, que de resto não conheço. Esse teu começado também é 1/72?
Calhando era uma boa altura de resolver esse assunto. Pelos vistos dará muita luta, por outro lado deve ser bem desafiante....
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 23, 2021 20:16:55 GMT
Boas Mareb,a Continental era uma marca portuguesa que conforme apareceu assim se foi Tentou criar modelos de aviões da nossa Força Aeria e respectivos decalques,não eram caros mas a qualidade....
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 23, 2021 20:18:35 GMT
Esqueceu-me a escala deo meu é 1/48 como sempre Tenho aqui dois a 1/72 que como não tenho mais nada em casa possivelmente vou construi-los
|
|
|
Post by moreno on Mar 24, 2021 12:20:03 GMT
Fiz o meu Sabre da FAP a partir deste kit. Encaixa tudo bem. Só pena o cockpit ser pobrezinho! Mas fica um sabre muito fixe!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 24, 2021 14:08:58 GMT
Obrigado Moreno, óptima noticia para animar as hostes.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 24, 2021 16:51:52 GMT
Força com isso!
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 27, 2021 23:15:17 GMT
Viva pessoal,
Mais uns avanços no Sabre.
Primeiro dry-fit para ter uma ideia do conjunto. Os encaixes são realmente 5 **. Mas como se pode ver na segunda foto, os bordos do cockpit são demasiado largos e escondem a maior parte das consolas laterais. Por isso resolvi desbastá-los em +/- 2/3 da largura. O resultado é visível na terceira foto, estando o bordo esquerdo já "emagrecido" e o direito ainda não, para se perceber a diferença.
|
|
|
Post by moreno on Mar 27, 2021 23:47:20 GMT
Estou a gostar! Tem cuidado com os desbastes! toma cuidado com o encaixe da canopia.
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 28, 2021 1:37:14 GMT
Também estou a gostar e a acompanhar! Parece com efeito um kit limpo, em que tudo encaixa na perfeição!
Quanto aos desbastes veio-me à mente a mesma ideia do Moreno. Já calculaste bem se depois o "canopy" vai assentar sem problemas?
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Mar 28, 2021 17:50:45 GMT
Já se começa a parecer com um vion! Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 28, 2021 21:53:34 GMT
Estou a gostar! Tem cuidado com os desbastes! toma cuidado com o encaixe da canopia.
Durante uns segundos fiquei preocupado. Mas já verifiquei e vai dar tudo certo, tenho é de desbastar também os encaixes laterais da canopia.
De qualquer forma obrigado pelo aviso, senão ainda podia acelerar demais o processo e quando desse conta já não haver nada a fazer. O próximo passo é terminar e selar o cockpit para passar à pintura.
|
|