|
Post by lemos99martins on Nov 20, 2021 16:11:47 GMT
Boas companheiros aqui estou com mais um modelo para animar as ostes
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 20, 2021 16:19:50 GMT
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 20, 2021 16:22:41 GMT
Desculpem mas esta treta do computador novo só me baralha Umas vezes fica tudo como quero outras fica como ele quer vou tentar fazer tudo direitinho mas...
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 20, 2021 16:29:14 GMT
Este será com as insígnias da 15th infantaria diviâon França 1942/1943. O "piqueno" já está um pouco mais avançado mas só tenho por agora estas fotos Isto de fotos da máquina para o PC, do PC para o Imgur e depois para o forùm é uma trabalheira e ainda por cima um computador novo minha nossa....
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2021 17:27:07 GMT
Olá Lemos,
Está com óptimo aspecto, esse Marder I
Lembro-me de teres dito em tempos que não usavas primário nos teus kits. As fotos com partes em cinzento escuro, não é primário? É a cor final? Ou se for primário, qual utilizaste?
Força, continua a postar fotos, a "trabalheira" que descreves faz parte do "ofício". Se todas as "trabalheiras" desta vida fossem assim... isto era um paraíso
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 20, 2021 23:01:25 GMT
Boas caro Dolfo Não, não é primário é a tinta final acontece que eu como estive muito tempo parado fiz coisas disparatadas como pintar meio montado e depois ter que pintar novamente. Na verdade deixei de usar primário quando descobri que muita gente no antigo forúm utilizava primários linha branca, daqueles enlatados que dão para tudo, depois com a prática cheguei á conclusão que depois do verniz a pintura fica bem protegida e sempre poupo alguma coisa Breve coloco mais fotos o "bicho" está quase pronto e já tenho outro no forno desejoso de o começar É assim ou tudo ou nada Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2021 23:55:42 GMT
Olá Lemos,
"Não, não é primário é a tinta final acontece que eu como estive muito tempo parado fiz coisas disparatadas como pintar meio montado e depois ter que pintar novamente."
Ok, bem me parecia que tinhas dito que não usavas primário, daí ter assumido que fosse a cor final Este vai portanto ficar em German/Panzer Grey, se não me engano.
Já agora, que tinta usaste? Acrílico, presumo, mas de que marca? Está uma bela cor! Parece-me ter sido aplicada com aerógrafo, correcto?
Pois, quando se está muito tempo parado (bem sei, estive mais de 30 anos afastado deste hobby...) ao voltar à bancada temos tendência a por vezes fazer disparates... Mas isto é como andar de bicicleta, basta aprendermos uma vez, e depois nunca mais esquecemos completamente
"Na verdade deixei de usar primário quando descobri que muita gente no antigo forúm utilizava primários linha branca, daqueles enlatados que dão para tudo, depois com a prática cheguei á conclusão que depois do verniz a pintura fica bem protegida"
Sim, num outro Forum de que sou também membro, muito do pessoal utiliza primários para automóveis... Enfim, nunca experimentei... Mas neste caso é para figuras a escalas grandes, ou bustos. Eu penso que o primário não é para proteger a pintura final, é sim para que a tinta adira melhor ao plástico (ou à resina, ou ao metal, dependendo do material em que as miniaturas são feitas) . Nota que uma boa lavagem antes (com detergente de cozinha), também ajuda a eliminar alguma da gordura que possa vir nos kits de origem. Eu confesso que antigamente também nunca usei primário, e a verdade é que os kits e figuras que ainda tenho dessa época, não perderam tinta, e continuam ok ao fim destes anos todos. Portanto é tudo relativo...
"Breve coloco mais fotos o "bicho" está quase pronto e já tenho outro no forno desejoso de o começar É assim ou tudo ou nada"
Força! Venham essas novas fotos!
Caramba, isso é o que dá estar afastado uns tempos, ao voltar à bancada é tudo a eito...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 22, 2021 19:28:01 GMT
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 22, 2021 19:33:18 GMT
Ainda falta muita coisa, colar o resto das lagartas (lindo!) retocar algo que só se vê nas fotos e por fim verniz mate. Aceitam-se criticas; opiniões e ideias Um abraço
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 22, 2021 19:44:51 GMT
Boas caro Dolfo, na verdade cheguei á conclusão que - e mais no plástico - a tinta adere bem afinal o primário é pouco mais que tinta e o verniz endurece a tinta e protege. Eu não lavo as peças com detergente as maiores especialmente se for barcos passo com álcool para retirar alguma gordura e escovo o resto com um pincel também com álcool. A tinta é XF-63 german grey da tamiya e foi dada com aerografo Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 22, 2021 20:04:50 GMT
Ainda falta muita coisa, colar o resto das lagartas (lindo!) retocar algo que só se vê nas fotos e por fim verniz mate. Aceitam-se criticas; opiniões e ideias Um abraço Olá Lemos,
Na minha opinião está a ficar um belo tanque! Nada a criticar, nem a sugerir
Reparo é que esse tanque tinha um canhão de fazer tremer qualquer adversário! Wow, isso parece uma FLAK/PAK de 88mm!
Sei que alguns tanques Alemães adaptaram um canhão de 88mm, mas como não estou bem dentro do assunto, não sei quais exactamente. Talvez este teu Marder I fosse um deles, não sei, talvez tu saibas.
Força com isso, que já faltou mais
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 22, 2021 20:14:20 GMT
Boas caro Dolfo, na verdade cheguei á conclusão que - e mais no plástico - a tinta adere bem afinal o primário é pouco mais que tinta e o verniz endurece a tinta e protege. Eu não lavo as peças com detergente as maiores especialmente se for barcos passo com álcool para retirar alguma gordura e escovo o resto com um pincel também com álcool. A tinta é XF-63 german grey da tamiya e foi dada com aerografo Um abraço Lemos Olá Lemos,
Pois, como disse antes, só agora nesta minha 2ª fase no Modelismo, é que comecei a utilizar primários. Sobretudo porque recomecei com figuras 120mm e bustos, ambos em resina.
Também passei a aplicar nos kits em plástico. Francamente não sei se fará uma enorme diferença, faço-o porque parece ser o que a maioria do pessoal faz... e neste caso (ao contrário do que é norma comigo, que nunca costumo it atrás do que fazem as massas ) faço tipo "Maria vai com os outros"...
Passei também a lavar alguns dos kits (sobretudo as peças maiores, porque com as mais pequenas é complicado, acabava por perder algumas é certo...) com detergente (Fairy é o que uso na cozinha, e é com esse que lavo as peças), isto antes de aplicar o primário. Até nos soldadinhos a 1/35, e nas peças mais minúsculas, agora aplico primário... Manias...
Ok, German Grey é o que pensei. Não uso tintas da Tamiya, mas o German Grey existe em todas as marcas e gamas, e é reconhecível à distância
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 22, 2021 23:30:53 GMT
Viva Lemos, belo trabalhinho que para aí vai.
O kit é muito interessante, acho até que é o primeiro Marder I que vejo nesta escala. E também desconhecia que a Tamiya tinha este modelo (muito boa a artbox). Só acho é que a ferrugem parece demasiado encarniçada, talvez com umas lavagens fique mais discreta e realista. Suponho que os Marder operavam com Pak 40 e é o que me parece ser esse canhão.
A acompanhar com muito interesse. Abç
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 23, 2021 0:07:30 GMT
Boas Mareb, na verdade em alguns casos a ferrugem está exagerada mas a foto também aumenta a core talvez uma pequena lavagem e também falta o verniz mate que amortece um pouco o avermelhado Obrigado pela participação Lemos
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 23, 2021 10:59:48 GMT
.... também falta o verniz mate que amortece um pouco o avermelhado
Sim, sem dúvida que o verniz também irá ajudar.
Nesse caso eu acrescentaria ao verniz um pouquinho de um tom de ferrugem mais escuro, tipo wash de verniz, para aplicação apenas sobre as manchas de ferrugem originais, claro.
Tem graça que quanto à questão dos primários, também prefiro o método da pré-lavagem com detergente e igualmente pincelo os sprues com álcool no caso das figuras. Ainda no caso das figuras uso por vezes um cinzento claro da tamiya aplicado a pincel e que funciona muito bem como primário.
Abç
|
|