|
Post by Paulo Arrais on Jul 23, 2020 12:59:12 GMT
Isso é que vai prai uma guerra!!! ... e tudo excelente! Os meus parabéns
Abraço Paulo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jul 24, 2020 16:32:40 GMT
Isso é que vai prai uma guerra!!! ... e tudo excelente! Os meus parabéns Abraço Paulo Obrigado. Ia. Agora é escala maior. Tenho de encaixotar estes para arranjar espaço para os outros Abraço
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 25, 2020 21:39:52 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 25, 2020 22:26:52 GMT
"pronto para ser encaixotado"
Isso é que é uma pena
Está um belo diorama!
"Preciso de espaço."
Mas claro, quando falta espaço para coisas novas, presumo que tenha mesmo de ser.
Para os meus dois sobreviventes fiz-lhes na época umas caixas em acrílico transparente (e essa é a razão principal porque depois de várias mudanças de casa ainda sobrevivem!), o que permite colocá-los um em cima do outro, e em cima duma prateleira (com as caixas em acrílico o interior fica protegido, entre outras coisas, do pó; de vez em quando só preciso de limpar o pó ao exterior das caixas ) .
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 26, 2020 9:20:17 GMT
"pronto para ser encaixotado"
Isso é que é uma pena
Está um belo diorama!
"Preciso de espaço."
Mas claro, quando falta espaço para coisas novas, presumo que tenha mesmo de ser.
Para os meus dois sobreviventes fiz-lhes na época umas caixas em acrílico transparente (e essa é a razão principal porque depois de várias mudanças de casa ainda sobrevivem!), o que permite colocá-los um em cima do outro, e em cima duma prateleira (com as caixas em acrílico o interior fica protegido, entre outras coisas, do pó; de vez em quando só preciso de limpar o pó ao exterior das caixas ) .
Abraço,
Dolfo
"Está um belo diorama! " Tá nada. Foi um dos primeiros quando reiniciei o modelismo à uns anos atrás e estava a reaprender coisas novas com a ajuda do forum original. Quanto ao encaixotar, como a minha vertente modelistica é a escala 1/6, necessito de mais espaço para a bonecada, dioramas e tudo o que me de na cabeça de construir ou adquirir. Lá terá de ser para este e outros. Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 26, 2020 17:28:42 GMT
"Tá nada. Foi um dos primeiros quando reiniciei o modelismo à uns anos atrás e estava a reaprender coisas novas com a ajuda do forum original."
Pois, é tudo uma questão pessoal, onde o que se pretendia fazer e o que no fim ficou feito, decerto pesam na balança. Não há melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista ) crítico do nosso trabalho, do que nós mesmos
Visto de fora, para mim está fixe, porque retraça bem a área onde a cena se passa (a casa típicamente da África do Norte foi feita por ti em scratchbuild, penso), e mostra o essencial duma pequena equipa de elementos do DAK. As figuras estão bem, nada a apontar (o oficial até tem uns óculos escuros, ou estou enganado?), a areia acumulada ao longo das escadas, e a tralha toda no terraço da casa, são tudo pormenores que para mim ficaram fixes!
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 26, 2020 20:35:39 GMT
"Tá nada. Foi um dos primeiros quando reiniciei o modelismo à uns anos atrás e estava a reaprender coisas novas com a ajuda do forum original."
Pois, é tudo uma questão pessoal, onde o que se pretendia fazer e o que no fim ficou feito, decerto pesam na balança. Não há melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista ) crítico do nosso trabalho, do que nós mesmos
Visto de fora, para mim está fixe, porque retraça bem a área onde a cena se passa (a casa típicamente da África do Norte foi feita por ti em scratchbuild, penso), e mostra o essencial duma pequena equipa de elementos do DAK. As figuras estão bem, nada a apontar (o oficial até tem uns óculos escuros, ou estou enganado?), a areia acumulada ao longo das escadas, e a tralha toda no terraço da casa, são tudo pormenores que para mim ficaram fixes!
Abraço,
Dolfo É claro. Mas eu penso primeiro no que acho, por isso sim é uma questão pessoal, mas eu entendo muito bem o teu comentário. A casa é sim scratchbuild e as rachas ocorreram durante a secagem da massa depois de aplicada, o que acabou por ficar giro e mais realista. Não o oficial não tem óculos escuros, eu é que tinha e tenho dificuldade em pintar olhos e neste caso a sobra ajudou a disfarçar. Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 26, 2020 22:22:00 GMT
"A casa é sim scratchbuild e as rachas ocorreram durante a secagem da massa depois de aplicada, o que acabou por ficar giro e mais realista."
Como disse acho que a casa está muito fixe e retrata bem construções daquela zona do mundo.
"Não o oficial não tem óculos escuros, eu é que tinha e tenho dificuldade em pintar olhos e neste caso a sobra ajudou a disfarçar."
Ah! Ok! Visto na última foto dá a sensação de ter óculos de sol.
Não és o único a ter dificuldade em pintar olhos! Sobretudo a uma escala como a 1/35! Isso acho que é um "problema" generalizado, só mesmo os pintores de topo, os mestres, pintam os olhos (e mesmo em figuras e bustos a escalas bem maiores, 1/16, 1/12, 1/10, 1/9) de forma absolutamente realista. E há quem faça verdadeiras obras de arte em escalas como 1/32, ou 54mm, ou mesmo até em escalas bem mais pequenas, como 28mm!
É difícil fazê-lo na perfeição. Sobretudo para quem não andou em Belas-Artes, nem é naturalmente dotado para a pintura (o que é o meu caso ) . E já vi dezenas de videos explicando como o fazer, etc, mas depois quando toca a realizar... aí é que a porca torce o rabo... Há quem diga que praticando se consegue alcançar a perfeição... Eu não digo que praticar não nos ajude a melhorar, mas daí a alcançar a perfeição... Para mim a perfeição nasce-se com ela, é um dom natural, uns têm, outros não. E é assim para tudo. Por isso é que uns são super dotados para Letras, outros para Ciências, é raríssimo alguém ser naturalmente dotado para áreas tão diferentes, opostas mesmo, e ser um Mestre em ambas, ou em todas elas. Só me lembro dum homem assim, mas esse foi só (na minha opinião, claro) o maior génio de toda a História desta Civilização, e refiro-me a Leonardo da Vinci
Abraço,
Dolfo
Edit: vou colocar uma foto do grupo de Alemães vistos de frente, no diorama "Ambush". Como poderás verificar, aqueles olhos esbugalhados foram o melhor que na altura consegui fazer
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 27, 2020 15:30:30 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 27, 2020 16:19:24 GMT
"É isso mesmo Dolfo. Os "meus olhos" são desgraça como se pode ver em algumas fotos."
Não se vêm bem os olhos das tuas figuras nas fotos que postaste. Mas tu tem-nas à tua frente, portanto saberás melhor do que ninguém
"Entretanto aqui vai um diorama que esqueci no post inicial e até é dos que eu mais gosto. Um Panzer IV e a sua tripulação na Ucrânia em Janeiro de 1944"
Está muito bom!
Nunca pintei nenhum tanque em "camuflado" de Inverno! Ficam muito fixes!
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 27, 2020 17:27:58 GMT
Ah pois vem se mal. Vou tentar arranjar umas onde se vejam melhor os olhos. Mas eu basicamente evito olhos e prefiro escurecer a coisa. Esta foto já tinha publicado aqui e dá uma ideia dos olhos que consiguia fazer: Isto é o que se chama mirolhos...
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 27, 2020 17:33:23 GMT
Mais olhos mirolhos: Eu sei que não se percebe bem e as fotos são antigas. A seu tempo arranjo melhores... Abraço
|
|
|
Post by moreno on Aug 1, 2020 7:58:44 GMT
Excelentes trabalhos!
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 4, 2020 13:06:22 GMT
Boas Maximilian É por estas e outras dezenas de fotos que tenho saudades do nosso modelismo-na.net Obrigado e que bom seria outros companheiros de "antes" não postarem aqui mais fotos de então Um abraço,Lemos
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Aug 8, 2020 8:08:59 GMT
Muito obrigado Moreno e Lemos Martins. É isso que falta mesmo, a malta continuar e remostrar os trabalhos antigos (e os novos) Abraço a ambos Paulo
|
|