|
Post by Dolfo on Jul 21, 2020 12:13:22 GMT
A cena passa-se na região de Cherbourg, em França, durante a WWII.
Um grupo de "maquisards" prepara-se para fazer explodir uma ponte e com ela um grupo de Alemães, liderado por uma BMW R75 e mais dois soldados a pé, que são os primeiros duma coluna militar que se aproxima.
A ponte está prestes a explodir (tem dinamite por baixo da mesma) e a cena é portanto como um instante parado no tempo, mesmo antes do... BUM!
É possível que alguns já tenham visto fotos deste diorama no MnN oficial. Se a memória não me engana acho que foi o 1º diorama a 1/35 que fiz, e isto foi há +/- uns 35 anos.
As fotos do rio que tirei com luz artificial a noite passada não ficaram nada de jeito. Logo a ver se tiro mais algumas no exterior, com luz natural, pode ser que fiquem melhores.
Maximiliam, aí tens fotos da mesma casa de esquina em ruínas de que falei recentemente, também com o interior todo em "scratchbuild"
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 23, 2020 12:52:37 GMT
Gostei mais do outro, mas se calhar é das fotos que dão um aspecto um pouco confuso. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 23, 2020 14:53:29 GMT
Gostei mais do outro, mas se calhar é das fotos que dão um aspecto um pouco confuso. Abraço Paulo Obrigado Paulo
Este foi o meu 1º diorama à escala 1/35. Há muito scratchbuilding aqui: todo o interior da casa, a ponte, o rio, e uma série doutros pequenos detalhes.
Tem mais pormenores do que o outro, mas é uma área relativamente grande e algo dispersa, com zonas vazias (a estrada por exemplo) e outras sobrecarregadas de centros de atenção. Mas para poder incluir a ponte e o rio, com a coluna de Alemães que se aproxima, foi preciso criar alguma distância entre eles e os maquisards Franceses. Se o fizesse hoje provávelmente tentaria fazer tudo isto numa área mais concentrada.
Quando tiver ocasião tiro mais fotos, incluindo do rio, e uma vista geral de cima, que dá uma melhor perspectiva do todo.
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jul 24, 2020 15:00:10 GMT
Está muito bom e para 1º diorama melhor ainda.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 24, 2020 18:48:23 GMT
Está muito bom e para 1º diorama melhor ainda.
Obrigado Maximilian
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 26, 2020 17:11:55 GMT
Viva!
Como prometido, aqui deixo mais fotos tiradas hoje, no exterior com luz natural.
Duas imagens do rio/riacho, dum lado e do outro da ponte (ponte esta que foi toda feita em scratchbuild, se bem me lembro em gesso; o rio/riacho, já não me recordo exactamente como fiz a água, mas creio que misturando duas partes de... qualquer coisa ) :
A fachada da casa em ruínas (uma ex-padaria) :
E o interior, onde os maquisards se esconderam para uma embuscada aos Alemães:
Vista de pormenor do 1º piso da casa:
O grupo de Alemães prestes a serem embuscados:
E uma vista geral do diorama (talvez agora pareça menos confuso e faça mais sentido, Paulo ) . A área útil do dio tem 40cm por 30cm :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 26, 2020 22:29:38 GMT
Aí fica, para o Maximiliam, uma foto de frente dos Alemães:
Aquilo mais parecem uns faróis do que olhos, sobretudo os dois na mota Os dois outros ainda passam mais ou menos, sobretudo o que vem com a MG-34 (o outro não dá para ver bem) .
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jul 27, 2020 15:15:34 GMT
Obrigado pelo post. Como escrevi antes, eu acho excelente e ainda mais tendo em conta que foi o primeiro diorama. O meu primeiro diorama já não existe e todos os posteriores foram destruídos e refeitos, ou seja, nada tenho da antiguidade, apenas coisas recentes de 2014 prá frente, quando recomecei o vicio. Os olhos não estão maus. É claro que há muitos artistas que conseguem fazer melhor, mas esses estão bem e tendo em conta a qualidade das figuras em si. No geral e para mim está um trabalho excelente.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 27, 2020 16:32:20 GMT
Obrigado pelo post. Como escrevi antes, eu acho excelente e ainda mais tendo em conta que foi o primeiro diorama. O meu primeiro diorama já não existe e todos os posteriores foram destruídos e refeitos, ou seja, nada tenho da antiguidade, apenas coisas recentes de 2014 prá frente, quando recomecei o vicio. Os olhos não estão maus. É claro que há muitos artistas que conseguem fazer melhor, mas esses estão bem e tendo em conta a qualidade das figuras em si. No geral e para mim está um trabalho excelente. Abraço Paulo Obrigado Paulo
Actualmente, até em figuras de 120mm, ou 1/16, ou em bustos a 1/10, 1/9, tenho dificuldade em pintar os olhos...
É o raio da "pdi"...
Isto apesar de ter alguns bons pincéis e de usar uma lupa óptica... Pá, quando falta a firmeza das mãos como tinha há 30-40 anos atrás, nem vendo dezenas de videos e lendo "n" manuais de peritos se consegue fazer muito melhor do que aquilo que se vai fazendo...
Francamente estou apreensivo quanto ao diorama a 1/35 que tenciono fazer, e que além do blindado inclui umas 8 figuras (ou mais), e vai ser uma tarefa hercúlea para mim...
Com tempo, muita paciência e dedicação, talvez acabe por sair alguma coisa aceitável... há-de-se ver
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 4, 2020 13:11:09 GMT
Parabéns dolfo pela públicação deste trabalho e claro que me lembro dele no MnN Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 14:33:22 GMT
Parabéns dolfo pela públicação deste trabalho e claro que me lembro dele no MnN Um abraço Lemos Muito obrigado Lemos!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Aug 6, 2020 17:26:38 GMT
Está muito bom! Gostei.
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 6, 2020 21:19:56 GMT
Muito obrigado, Moreno
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by joaoalmeida on Aug 20, 2020 23:04:15 GMT
boas. claro que gostei de ver também, e é dos trabalhos em que é divertido vasculhar pelos montes de pormenores. a única coisa que me parece destoar um bocadinho é a combinação amarelo/vermelho da suástica - lembra as cores soviéticas, talvez. a toque especial das barras de dinamite é porreiro. abs J
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 21, 2020 3:23:28 GMT
Obrigado João!
"a única coisa que me parece destoar um bocadinho é a combinação amarelo/vermelho da suástica - lembra as cores soviéticas, talvez."
Referes-te à suástica na mota, presumo. Aquilo é um decalque, que vinha com o kit.
A propósito, não é amarelo e vermelho, é branco (sujo, como o resto da mota) num círculo vermelho. Penso que foi utilizado pelos nazis pelo menos até uma certa época durante a guerra, incluindo nos capacetes (estes a certa altura tiveram transformações, e deixaram até de ter estes emblemas), mas a bandeira deste período era destas côres, branca, vermelha e preta. A diferença é que na bandeira a suástica era preta (e não branca) num círculo branco (e não vermelho), ao centro, e o resto da bandeira era vermelha.
"a toque especial das barras de dinamite é porreiro."
Também gosto, e gostei da ideia Se reparares, um dos maquisards (o do casaco azul) tem um detonador (há cabos que vão do detonador, na casa, por ali fora, meio escondidos pela vegetação, até às barras de dinamite) e só aguarda o sinal do chefe do grupo (o do colete amarelado) para carregar naquilo e rebentar com a ponte, e com os Alemães em cima dela...
O dio é como se fosse uma foto tirada uns segundos antes da explosão
Abraço,
Dolfo
|
|