|
Post by Dolfo on Jul 21, 2020 13:02:27 GMT
Em Agosto de 1944, depois do desembarque Aliado nas praias da Normandia, e após os Aliados terem reconquistado a cidade Francesa de Caen, o Grupo B do Exército (Army Group B) Alemão, o 7º Exército (7th Army) e o 5º Exército Panzer (Fifth Panzer Army), anteriormente denominado Panzergroup West, foram cercados pelas tropas Aliadas na zona de Falaise. Esta terá sido a batalha decisiva durante a Batalha da Normandia, na WWII.
Este diorama tenta retratar um episódio do cerco Aliado aos Alemães. Há por isso várias unidades misturadas, diferentes uniformes, reinava algum desespero e apreensão entre os Alemães (o sub-oficial Alemão sentado nos sacos de areia que perscruta os céus, em busca de sinais de aviões Aliados, é prova disso mesmo) . A equipe da anti-aérea Flak 20mm, aproveita um momento de calmaria para uma refeição, enquanto um lê as notícias da frente, e um telegrafista tenta estabelecer contacto com outras unidades, observado de perto por um oficial que bebe um chá e fuma um cigarro.
Este terá sido o último diorama a 1/35 que fiz, já lá vão uns 30 anos...
Neste o interior da casa ficou "em branco" porque o diorama é para ser visto de frente, eventualmente dos lados, e a parte de trás não tem interesse:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 21, 2020 14:23:22 GMT
Para um diorama com 30 anos esta excelente! Nesse tempo não havia as modernices de usar óleos, pigmentos, luzes, sombras, lavados, filtros, etc., etc. Agora não concordo quando dizes que é para ser visto de frente. Se fazes um diorama a 3 dimensões, é para ser observado de todos os lados. É essa a maldição dos dioramas! Podes fazer maravilhas de um dos lados, mas se facilitas ou simplificas noutro, adivinha para onde é que os observadores vão todos olhar e comentar? Mas nada que mais umas pedrinhas e entulho diverso não resolvam!
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 21, 2020 16:59:08 GMT
"Mas nada que mais umas pedrinhas e entulho diverso não resolvam!"
Este não lhe toco mais... Está assim há uns 30 anos, é assim que vai ficar
Se lhe fosse mexer agora acabava por partir uma peça aqui, descolar outra ali... e passava o tempo a tentar consertar tudo... Ainda ontem ao tirar as fotos, aquele poste mais alto com as placas "Paris" e "Caen"... descolou-se! Tive de estar aí uma meia-hore de volta daquele raio de poste, para o voltar a colar!...
E já tenho novo projecto a 1/35 para um dia destes começar (a ver é se ainda consigo pintar figuras a esta escala!... porque o blindado ainda vá que não vá, com a ajuda do aerógrafo não deverá ser muito complicado...) .
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 23, 2020 12:50:27 GMT
Realmente o Sobral tem razão... a coisa é para ver à volta, mas claro quando é para ficar apenas na estante não há crise. E realmente para uma coisa feita old school, e sem estas tenicas modernas está um mimo.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 23, 2020 14:41:44 GMT
Obrigado Paulo
É isso mesmo, o dio é para ficar na estante, com a parte de dentro da casa virada para a parede, portanto está ok assim
O Verlinden, o Sheperd Paine, outros, fizeram verdadeiras maravilhas no tempo deles, sem nada destas "modernices", como pigmentos, etc. Aliás criaram métodos de se fazer tudo o que agora se faz com todos estes materiais auxiliares, mas feitos doutras formas. O weathering era feito com drybrush, os metálicos idem...
Nestes dioramas que fiz há +/- uns 30+ anos, inspirei-me justamente das técnicas do Verlinden, de quem tinha os livros publicados até à época. E sem me querer comparar com esses mestres, acho que não me saí muito mal
Abraço,
Dolfo
|
|