|
Post by Dolfo on Aug 8, 2020 18:51:36 GMT
Ainda agora terminei o Viriato, e já me comecei a meter noutra aventura
Desta feita uma figura Verlinden, em resina, à escala 120 mm, dum Oficial do Exército Vermelho, em Berlim, em 1945.
Tenho figuras de Americanos e Alemães, mas esta será a 1ª figura Russa que vou fazer.
É relativamente simples, já que o personagem está vestido com um daqueles casacos longos, duma só côr, portanto básicamente é um certo verde que predomina. Além disso só as botas, em preto, a sacola para documentos e o coldre da pistola, em couro, e a "Ushanka" na cabeça, num tom esbranquiçado, além claro do badge na frente da "ushanka", uma estrela vermelha com um toque de amarelo, a pistola, em metal, e as divisas no casaco e no colarinho, básicamente em vermelho também.
A caixa:
As várias partes, já depois de lavadas e lixadas (com a parte de cima e a parte de baixo do corpo já coladas, e com um fio de Model filler da Humbrol à volta da junção na cintura) :
E o corpo/casacão, já colado e com a junção betumada, de frente:
E visto de trás:
Depois disto as botas já foram coladas, e as várias partes já estão prontas para o primário.
À medida que for progredindo vou colocando aqui mais fotos das várias etapas.
Abraço,
Dolf
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 8, 2020 22:50:26 GMT
bom projecto, vais pintar a aérografo?
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 9, 2020 17:44:53 GMT
bom projecto, vais pintar a aérografo? Viva!
O primário foi ontem aplicado nas partes maiores, com o aerógrafi, sim.
Para as partes mais pequenas, mãos, coldre e sacola dos documentos, vou aplicar o primário (assim como as "base coats" em enamel), ao pincel.
Ainda não decidi se aplico uma "base coat" a enamel nestas partes que já levaram primário (excepto a cabeça) com aerógrafo, ou a pincel.
Para aplicar o primário nestas 4 partes ontem, foram preciso horas... isto para uns 5 minutos a pintar com o aerógrafo!
Fiz isto na cozinha, e todo o meu material está na sala, portanto tive de andar a carregar tudo, desde o aerógrafo, compressor, fichas eléctricas e cabos, mais o primário e o thinner, as peças, uma caixa de cartão que improvisei para pintar lá dentro, folhas de papel e de jornal para proteger as áreas à volta da caixa, recipiente para a mistura do primário com o thinner, pipeta e pauzinho para misturar, papel de cozinha para limpar... Enfim, um vai e vem longo e chato!
Quando liguei o Compressor, já com o aerógrafo no lugar e a mistura já feita no copo, começo a carregar no botão, saía ar, mas tinta... nada!
Toca a retirar a tinta de novo para o recipiente da mistura, e limpa daqui e dali, desmonto o aerógrafo (para já só ainda utilizei o Fengda FE-130 que veio no kit com o Compressor, ainda não utilizei o Ultra), e faço nova limpeza a fundo a tudo. Reparei que aqui e ali havia pequenos resíduos da tinta acrílica vermelha que utilizei quando fiz os testes iniciais. O Mr. Color Rapid Thinner remove tudo, e com papel de cozinha embebido em thinner, mais cotonetes, mais os escovilhões que vim buscar à sala, lá consegui limpar aquilo como deve ser.
Volto a encher o copo do aerógrafo, com muito mais thinner do que da 1ª tentativa (ou seja, para o aerógrafo funcionar aparentemente a pintura tem de estar diluída com a consistência de água, senão aquilo não passa! Neste aerógrafo a "needle" é uma 0,3mm, não sei se é por isso... Mas nesse caso quando utilizar a "needle" de 0,2mm do Ultra, então só mesmo super-hyper diluída?!... Não sei, nesta área sou um verdadeiro noviço, decerto há aqui quem com experiência nestas lides saiba, umas boas dicas são sempre bem-vindas e apreciadas ) e mesmo sem o pôr a funcionar aquilo começou a pingar pela frente... Sorte que não me caiu nada na roupa, mas caiu no chão e na mesa...
Mas bom, lá pus o Compressor a funcionar (regulado a 2 de BAR, nas instruções detes aerógrafo eles aconselham entre 1 a 3 de BAR, eu regulei para o meio) e finalmente a tinta começou a sair.
Mas... esqueci-me da máscara e das luvas! Aquilo faz uma autêntica nuvem de partículas e provávelmente thinner e pigmentos no ar que até assusta!
Mas enfim, depois de 5 minutos mais ou menos de aplicação, estas partes ficaram "primadas" (e depois foi mais uma hora para limpar o aerógrafo, desmontar a cena toda... Wow!... Acho que o aerógrafo fica reservado mesmo ou para primários em bustos numa escala jeitosa, 1/10, 1/9, ou então para aviões ou blindados com dimensões razoáveis, senão é uma seca de todo o tamanho, para muito pouca coisa que até podia fazer a pincel...) :
Hoje devo começar o "base coat" do casacão e das botas, mas provávelmente... a pincel...
Tenho andado a pesquisar por côres destes casacos longos de Oficiais do Exército Vermelho, em 1945, mas ainda não encontrei nada de realmente esclarecedor.
Links para sites com info a este respeito são óbviamente bem-vindos!
Alguém tem ideia duma côr para isto? Li num site na Net que seria "Olive Green Khaki" Na gama Humbrol não há nada com este nome específico, já percebi que vou ter de andar a misturar côres para tentar criar uma tão parecida com a da caixa quanto possível, para a "base coat". E depois a pintura final a óleo, será básicamente o mesmo
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 10, 2020 17:22:03 GMT
Testes a tentar aprender a fazer fotos melhores...
Estas foram tiradas em Modo Semi-Automático, onde já se podem programar alguns dos parâmetros.
Parecem-me muito melhores do que as fotos anteriores, mais nítidas, melhor focagem, e uma côr mais próxima da realidade (o primário é cinzento muito claro, mas não é branco) .
Depois destas já fiz mais experiências, mexendo no ISO, na Obturação e na Abertura... mas para já ainda não consegui que saísse nada de jeito...
É curioso que a Abertura, em alguns aparelhos, dê para baixar até 1, por exemplo. No meu Canon não me parece que consiga descer além dos 4,5.
As fotos que tirei com Abertura a 4,5 e ISO a 100, saíram completamente desfocadas! Depois tirei só alterando o ISO, para 400, saíram um pouquinho melhor.
Mas estas que aqui deixo, antes de mexer no ISO, Abertura e Obturação, para já parecem-me as melhores e mais nítidas. E estas apenas fiz crop no Photoshop, não retoquei nem fiz mais nada, ao contrário das anteriores, que retoquei no GIMP:
Opiniões, conselhos, dos peritos em fotografia?
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 12, 2020 15:58:59 GMT
Viva!
E "base coats" aplicadas nas peças mais pequenas, mãos, cara e "ushanka", assim como coldre e sacola dos documentos:
"Base coats" com Humbrol esmalte.
A cara e as mãos em côr de pele (Humbrol Matt 61, com uma ligeira mistura duma outra marca que ainda aí tenho, Modelud, também cor de pele, mas um pouco mais amarelada que a da Humbrol, que na minha opinião é demasiado "arrosada"), o coldre e a sacola dos documentos (que no final ficarão em cor de couro), com Humbrol Matt 26, Khaki, e a "ushanka", com Humbrol Matt 148, Radome Tan (no final é para ficar numa espécie de esbranquiçado "sujo"/escurecido, pêlo de animal) .
Ainda não tive força/coragem/disposição, para aplicar a "base coat" nas partes maiores, préviamente fotografadas, porque sei que ficará muito melhor se o fizer com o aerógrafo do que a pincel, mas só de me lembrar da trabalheira que dá, e das horas que são precisas para montar o estendal na cozinha... falta-me o ânimo...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 14, 2020 1:46:17 GMT
Viva!
Ok, finalmente esta tarde lá ganhei força/coragem, para uma "basecoat" do corpo, braços (numa mistura de Humbrol 76, Matt Uniform Green e Humbrol 26, Khaki, mais ou menos 60% de Uniform Green e 40% de Khaki), e botas (em Revell Black Matt) .
Não ficou perfeito, mas isto ainda vai decerto levar o seu tempo até finalmente dominar o aerógrafo e tirar o melhor partido deste utensílio De qualquer forma a pintura final, a óleo, é o que vai ficar e em teoria pequenos defeitos visíveis agora deverão desaparecer depois.
Fotos tiradas esta noite, depois das tintas secarem:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 17, 2020 14:05:56 GMT
Viva!
Algum progresso estes últimos dias.
Comecei os óleos. Dei as primeiras de mão em algumas das pequenas partes, botas, Ushanka e coldre mais sacola dos documentos.
As botas levaram primeiro uma mistura de Ivory Black com Raw Umber e uma pitada de Red Earth:
Ficaram assim:
As duas pequenas peças em couro (coldre e sacola dos documentos), que não levaram preto, apenas Raw Umber com Red Earth ficaram assim:
E a Ushanka, nesta fase levou apenas uma espécie de wash (se assim se pode chamar a tintas de óleo muito diluídas; para isso uso dois Thinners da Abteilung 502, o Matt Effect Thinner e o Fast Dry Thinner, por vezes mais gotas dum, na maioria dos casos do Matt Effect Thinner, mais raramente mais gotas do Fast Dry Thinner), com apenas Raw Umber. Não é costume passar washes nas figuras, neste caso foi preciso porque a Ushanka, que na realidade são feitas em pêlo de vários animais, tem (como se pode ver na foto da caixa pintada pelo Verlinden) "buraquinhos", que neste caso ficarão mais escuros do que as partes mais em cima, que ficarão óbviamente muito mais claras. Ficou então assim:
E nesta fase ficou assim.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 17, 2020 14:31:33 GMT
Viva!
Entretanto houve mais alguns progressos. As pequenas partes préviamente pintadas, levaram mais de mãos de tintas.
A Ushanka levou, com pincel tão seco quanto possível (para a tinta não entrar nos "buraquinhos" e estragar o que foi feito antes), quase como se fossem "highlights", uma mistura de Titanium White, mais Raw Umber, e uma pitada de Naples Yellow:
E agora ficou assim:
As botas levaram também uma espécie de wash, por cima do tom inicial, com sobretudo Red Earth e algum Ivory Black, bastante diluído. Depois de secar este wash, levou com mais Red Earth com uma pitada de Raw Umber, aplicada com o pincel relativamente seco, para dar o efeito de uso. As junções das botas com as solas levaram um pouco de Lamp Black também bastante diluído, apenas para acentuar a separação. Depois disto hão-de ainda ter algum "weathering", mais alguma sujidade, mais acentuada na metade inferior das botas. Para já estão assim (e é pena mas as fotos não mostram exactamente todas as pequenas "nuances") :
E para já é tudo.
Abraços,
Dolfo
PS: não tenho visto novidades postadas por cá... está todo o mundo de férias nos Algarves, ou faz demasiado calor para as vossas bandas?...
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 17, 2020 14:35:29 GMT
Está fixe o russo aqui nao tenho avançado nada. Estive na Ericeira ontem, estava mt bom!
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 17, 2020 15:29:03 GMT
Está fixe o russo aqui nao tenho avançado nada. Estive na Ericeira ontem, estava mt bom! Praia, hein...
Tendo nascido, e vivido em Luanda, Angola, até aos meus 19 anos, e sendo um frequentador assíduo das praias de lá, estas praias de cá (da Europa em geral aliás) ... nunca me converteram... água muito fria...
Mas quando aqui ainda tinha o carro a funcionar ia muitas vezes até à Ericeira, mais pelo passeio e para passear as cadelas, que adoram praia e correr na areia...
Ou às vezes à noite, para fazer observação dos céus com o aparelho de visão nocturna.
Agora... só quando voltar a ter meio de transporte próprio...
Força com esses automóveis, já não deve faltar muito no Rolls
O Russo (enfim, o Oficial Soviético, que tanto podia ser Russo, como doutra nacionalidade qualquer da ex-URSS) vai andando, a próxima etapa deverá ser óleos no casaco comprido (e braços, claro, que são da mesma cõr) . Além de algum "weathering" nas botas e no coldre e sacola. Para provávelmente deixar para o fim a cara e mãos... É para mim a parte mais complicada, e então os olhos... são regra geral uma dôr de cabeça...
Mas convêm deixar secar bem as tintas a óleo, e algumas levam algum tempo.
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 18, 2020 8:05:07 GMT
Praia não, peixe grelhado! A praia dos pescadores até estava encerrada por causa da qualidade da agua...
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 18, 2020 11:30:19 GMT
"Praia não, peixe grelhado!"
Ah, ok! Para o bom peixinho fresco grelhado também cheguei a lá ir
De praias, quando lá ia com as cadelas, ia sempre para a mesma, Praia do Sul. Para a esquerda quem chega àquela rotunda nova à entrada da Ericeira. Nunca fui para o lado Norte (enfim, desde que para aqui vim viver, noutros tempos fui várias vezes para essa zona), que é para onde julgo que fica a Praia dos Pescadores.
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 18, 2020 11:51:26 GMT
A dos pescadores é mesmo no centro da vila
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 18, 2020 16:36:56 GMT
A dos pescadores é mesmo no centro da vila Ok, então deve ser aquela mesmo em frente a uns restaurantes e esplanadas, se a memória não me falha.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 19, 2020 14:49:31 GMT
Pequeno update. O uniforme levou ontem a 1ª de mão de óleos.
Utilizei estas 3 côres:
Hooker's Green, Raw Sienna e Bright Yellow Green.
Depois de aplicada a pintura e antes que secasse, com um pincel de "make-up", retirei boa parte da tinta, para ficar apenas uma camada fina, por cima da qual vou pintar outra camada, com as mesmas tintas usadas para esta 1ª de mão, mas em proporções diferentes (desta vez levará mais Raw Sienna) .
O aspecto neste momento é este:
Abraços,
Dolfo
|
|