|
Post by Dolfo on Aug 20, 2020 14:18:06 GMT
Viva!
Depois da 2ª de mão (com mais Raw Umber na mistura; embora as fotos não pareçam evidenciar isso ) :
A 1ª foto, do uniforme visto de frente, antes de a tirar, esqueci-me de acender as 3 lâmpadas que iluminam o "estúdio de fotografia", e tirei sem querer uma foto antes, portanto sem nenhuma das lâmpadas acesas, apenas com a luz do dia que entra pela janela (e que hoje até é pouca porque aqui chove/chuvisca, e está o céu encoberto), e deu isto:
Curiosamente, se não incidir luz artificial nenhuma no "boneco", esta imagem está mais próxima da realidade do que as anteriores...
Enfim, mistérios da fotografia...
Vai levar pelo menos mais uma de mão, com ainda mais Raw Umber na mistura. E algo que lhe dê um tom mais "olive" (só ainda não sei ao certo que tinta(s) vou usar para obter esse efeito, vou ter de fazer experiências até obter um tom que me agrade e se aproxime da côr destes casacos longos em 1945) .
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 21, 2020 17:23:54 GMT
Hoje, depois de ter dado a 3ª de mão ontem à noite, tirei mais algumas fotos. Com fundo branco e com fundo preto. Com ISO a 400 e a 800.
As com fundo preto, seja qual dos dois ISO for (ficam muitíssimo idênticas) ficam a meu ver demasiado claras, e dão um tom demasiado verde ao uniforme, o que actualmente, depois desta 3ª de mão, já não corresponde à realidade.
Até porque na 3ª mão de ontem nem sequer utilizei verdes, mas sim as côres na foto abaixo (sobretudo as 3 da fileira de cima, French Ultramarine Blue, Yellow Lake e Cadmium Red Light Hue, e apenas um pouco das duas de baixo, só mesmo para amenizar um pouco o tom, Indian Yellow e Cadmium Yellow Mix) :
Enfim... mistérios da fotografia...
Aqui fica uma, da frente do nosso Oficial, com fundo preto, e a 800 ISO:
E três outras, com fundo branco (que no geral ficaram demasiado escuras, a da parte da frente do uniforme foi corrigida com o GIMP e o IrfanView) :
Nenhuma das fotos corresponde à realidade... mas pelos vistos é o melhor que se consegue arranjar...
Agora há-de levar shadows e highlights, e mais uns quantos pequenos detalhes.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 28, 2020 21:43:06 GMT
Duas fotos tiradas esta noite, que na minha humilde opinião, até não ficaram mal de todo:
Estas fotos, depois da última de mão ter secado completamente, ficaram bem mais realistas do que as anteriores. E só mudei a inclinação das lâmpadas a incidirem sobre o sujeito! De resto os parâmetros da máquina, se bem me lembro, são os mesmos das fotos do post anterior (que ficaram muito pouco fiéis à realidade) .
Os progressos agora têm sido lentos, porque é preciso deixar secar bem a tinta antes de lhe voltar a pegar para mais pequenos detalhes.
Tive de repintar parcialmente as botas, porque não as deixei secar completamente antes da última de mão no uniforme (e acho que até não estão mal , só lhes falta um pouco de "lixo"), portanto agora vai com mais calma (que o mundo, assim espero, ainda não deverá acabar amanhã) . Entretanto só pintei portanto parte dos botões (com Cadmium Vermelho), falta em cada botão a foice e o martelo, em amarelo/dourado (com uma mistura de Gold e Amarelo de Nápoles, por exemplo, ou outro amarelo, talvez Ocre Amarelo) .
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 30, 2020 20:10:27 GMT
Viva!
E mais duas, já com as insígnias dos ombros e do colarinho parcialmente pintadas.
O Oficial é um "Junior Lieutenant" (não fiz tropa e não faço ideia de como isto se diz em Português ) da Artilharia:
Curiosamente na 1ª foto a côr do uniforme/casaco comprido, ficou mais realista do que na 2ª. Isto com a mesma iluminação e os mesmos parâmetros na máquina, a única coisa que mudou foi que subi um pouco os pés do tripé, para tirar a 2ª foto dum ângulo mais de cima para baixo, para se verem melhor as insígnias
As botas estão práticamente terminadas.
Comecei também a pintar as partes "pele", como a cara e mãos, e para a 1ª de mão utilizei estas tintas, Vermelho Cadmium Light Hue, Amarelo Ocre, Branco de Titânio e Veridian :
A foice e o martelo também foi pintada na estrela vermelha na Ushanka.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 10, 2020 15:48:25 GMT
Viva!
O "boneco" está práticamente terminado, faltam apenas alguns pequenos detalhes, e comecei o cenário da base onde vai ficar inserido.
Primeiro envernizei a toda a volta da base e depois cobri a parte de cima com Milliput branco:
Depois deste secar, cobri o Milliput com um material que aí tenho (do que utlizava há décadas, não faço ideia do nome nem do que seja Parece erva, como a utilizada para o modelismo, mas seca, castanha) . As pequenas manchas mais claras que se vêem, é um outro material mais ou menos idêntico ao que apliquei primeiro, mas este é ligeiramente mais claro, e bastante mais fino, quase em põ. Também não sei o nome Mas presumo que sejam ambos materiais usados em dioramas de comboios eléctricos.
De seguida, transformei uns "tijolos" a 1/35 (da Tamiya e Italeri), cobrindo-os com Model Filler da Humbrol, redesenhando assim o tamanho dos tijolos para o dobro. Pintei com uma mistura de Humbrol esmalte Brilhante #19 (Bright Red), + #20 (Crimson), + Humbrol esmalte Satin # 133 (Brown), os blocos maiores, assim como cada pedacinho de tijolo verdadeiro (além dos já colocados, há muitos outros a colocar ainda) .
De momento está assim:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 11, 2020 16:58:05 GMT
Aos poucos (porque a cada novo acrescento de "tijolos" a tinta tem de secar, e depois, colocados um a um, usando cola branca, também têm de secar antes de poder continuar) os progressos vão indo. Mais alguns "tijolos", assim como algum "lixo", acrescentados a noite passada:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 12, 2020 17:23:38 GMT
Viva!
Base terminada:
Faltam uns pequenos retoques e detalhes na figura, e depois colá-la na base. Mais fotos quando terminar.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 12, 2020 23:52:58 GMT
Viva!
E aqui ficam as fotos do projecto terminado:
E agora que já está na prateleira, na campânula de vidro do IKEA, é altura de passar ao seguinte
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Sept 17, 2020 15:25:59 GMT
Já ando ao tempo para comentar, aqui vai. Está expectacular. A base também. Excelente trabalho.
Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 17, 2020 15:54:22 GMT
Já ando ao tempo para comentar, aqui vai. Está expectacular. A base também. Excelente trabalho. Abraço
Obrigado Maximilian
Abraço,
Dolfo
|
|