mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 20, 2020 15:09:40 GMT
Olá a todos,
Este post é a continuação de um iniciado no "outro" forum, antes daquele ter entrado em hibernação.
Trata-se de transformar uma figura de um cavaleiro da baixa idade média num "pobre cavaleiro de Cristo e do templo de Salomão". A figura é de metal e foi criada pelo modelista Fernando Ruiz. Acabei-a circa de 2001, usando pela primeira vez uns decalques de heráldica medieval, novidade à época. Resumindo os decalques foram-se alterando e degradando com o tempo, razão pela qual resolvi tentar umas mexidas no original, a ver o que dava. Talvez desse para fazer um monge-guerreiro do tempo da reconquista em Portugal. Impus-me um desafio, pintá-lo com a mensagem dos opostos: o branco e o preto (ai, ai, que não vai ser pêra doce....)
Passando à frente esta é figura:
E este é o estado de referência antes de iniciar este processo:
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 20, 2020 15:16:53 GMT
Antes da harmonia, o caos:
Primeira abordagem, com uma subida de luz:
(continua)
|
|
|
Post by moreno on Oct 20, 2020 19:50:57 GMT
Não percebo nada disto! Para mim já estava bom!
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 22, 2020 16:03:02 GMT
Se bem percebo, em escala, 54mm corresponde a 1/30, correcto? Apenas um pouquinho maior do que as figuras a 1/32 e 1/35.
Acho que actualmente até com o Optivisor será para mim difícil pintar numa escala dessas... E bem gostava por exemplo da 1/35, noutros tempos... Além de que no mercado das figuras em resina, há uma série invejável de belas figuras e motivos e épocas interessantes, em 54mm. E ainda aí tenho muita coisa a esta escala e até gostava de concretizar um projecto de diorama a 1/35, mas francamente não sei se consigo voltar a "trabalhar" a esta escala... Um tanque ainda vá que não vá, mas para um diorama também é preciso incluir algumas figuras, e aí é que a porca torce o rabo...
Parabéns pela coragem em aventurares-te por algo (para mim) tão pequeno... E ainda por cima em branco!...
Que tipo de tintas usas? Presumo que acrílicos.
A acompanhar!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 22, 2020 22:50:44 GMT
Obrigado Dolfo pelo comentário. Olha, desde que surgiram as tintas acrílicas no mundo do modelismo, não quero outra coisa. Prácticas de usar e menos agressivas para a saúde. Comecei como todos a usar as Tamiya, para além de serem fabulosas, também não havia outras. Nos últimos 20 anos derivei para as Vallejo (Model Color) e mais recentemente para as Life Color que acho espectaculares para as figuras (para aplicação a pincel). Eu diria que as figuras em 54mm corresponderão à escala 1/32 (enfim, +/-). Pois, o branco e o preto.... vamos ver o que isto vai dar.
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 22, 2020 23:36:05 GMT
"Olha, desde que surgiram as tintas acrílicas no mundo do modelismo, não quero outra coisa."
Embora claro, sem certezas porque não é tão fácil quanto isso ter certezas apenas baseado em duas fotos, foi o que me pareceu pelas fotos do modelo re-iniciado a preto e branco. O preto, a óleos, faz-se relativamente bem (nunca é só preto, mas consegue-se com alguma facilidade uma mistura à base de preto mais ou menos convincente), agora o branco... parce-me bem mais complicado... foi o cabo dos trabalhos para conseguir um tom capaz de imitar um branco sujo na túnica do meu personagem...
"Eu diria que as figuras em 54mm corresponderão à escala 1/32 (enfim, +/-)."
As tabelas que existem na Net dizem que 54mm corresponde a 1/30. Mas claro, há figuras a 54mm maiores, outras menores, logo traduzindo para uma escala, variam com certeza, umas mais próximas do 1/32, ou até do 1/35, e outras até menos de 1/30.
" Pois, o branco e o preto.... vamos ver o que isto vai dar. "
Força com isso, vou acompanhar com interesse.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 23, 2020 23:27:57 GMT
A FER voltou a reproduzir esta figura, "Norman Night Antioch, 1268", que esteve "OOP" durante alguns anos:
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 24, 2020 13:29:35 GMT
Obrigado pelo link.
Pois, pensava que o escultor era o Fernando Ruiz e afinal é o Latorre.
Fico curioso para conhecer a edição em resina, mas é obvio que não vou reinvestir na mesma figura. Afinal de contas, a minha é a edição original em metal. Mas se fizer burrada neste processo, sempre posso ir buscar outra igual....
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 7, 2020 20:41:04 GMT
Viva pessoal,
Lá consegui dar uns avanços na figura, até resolvi montá-la para ver o resultado. Mas na realidade precisa de imensos retoques e até de um enchimento com massa no ombro esquerdo. As fotos são manhosas -meu telemóvel - mas a verdade é que a minha máquina digital pifou e não me apetece nada ir já a correr comprar outra. Vou tentar reactivar outra mais antiga que já estava reformada. Entretanto aqui ficam as fotos do estado actual.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 7, 2020 23:36:58 GMT
Força com isso, Mareb! A continuar a acompanhar
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 8, 2020 18:43:39 GMT
Olá pessoal,
Resolvi retomar o trabalho na figura e melhorar a pintura. Para isso voltei a desmontá-la. Também vou tentar acrescentar uma capa que irei moldar naquele material tipo folha de estanho que rodeia o gargalo das garrafas de vinho. Vamos ver se consigo aquilo que pretendo. Ficam as fotos de hoje para ilustrar o novo desafio.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 8, 2020 21:17:58 GMT
E é do Esporão! Bom vinho!
Estou a gostar!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Nov 10, 2020 21:02:36 GMT
A capa está a ficar um espetáculo. Como o vinho
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 1, 2020 18:58:50 GMT
Dou por terminada esta figura na sua nova "versão" de irmão templário (ainda precisa de uns retoques antes de ir para a vitrina na cota de malha junto às mangas)
Não ficou bem como esperava, mas valeu pelo desafio da capa, parece que arranjei mais um material para usar nesta escala. Ficam as fotos.
|
|
|
Post by moreno on Dec 1, 2020 19:16:59 GMT
Pareceme muito bem!
|
|