|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 17:29:28 GMT
"O tranparente ainda não usei, mas quando for possivel quer fazer umas experiências, especialmente com decalques, mas aquilo acaba por ser a mesma treta, só que sem pigmentos..."
Pois, a função primeira dum primer é proteger e permitir uma melhor aderência da pintura final, e o transparente não será excepção. O que acho curioso é que ao aplicar um primer transparente, fica-se a ver por baixo a côr original do kit em bruto.
Gostava de ver resultados dessas experiências, quando as fizeres posta cá fotos.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 21, 2020 19:34:59 GMT
Sim é verdade o que dizes, mas o primário acaba por ser mais um meio da tinta depois agarrar bem. Claro que se a cor do plástico for berrante não ajuda, mas basicamente a função dos primários é fornecer uma forma da tinta depois aderir sem problemas. Se for aplicada directamente no plástico sobretudo `base de água é meio manhoso. Claro que se for enamel é diferente. As lacas também aderem bem, mas é sempre bom dai um primariozinho, e depois sempra há a desculpa de aplicar massa e usar o aerografo... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 22:46:50 GMT
"Claro que se for enamel é diferente."
Ok, está explicado porque é que noutros tempos quando fiz e pintei kits, nunca usei primário (acho que ou não existia, ou eu desconhecia) e no entanto as tintas sempre aderiram bem e nunca tive problemas de escamarem ou algo assim. É porque sempre usei enamel...
Nota que agora, quer neste Stug IV que estou a começar (onde só vou usar tintas enamel, excepto para o weatherting onde em princípio deverei usar alguns óleos), quer nas figuras e bustos (onde por cima do primário as minhas base-coats são sempre com tintas enamel, antes da pintura final a óleos), agora uso sempre primário (à base de laca). Dá jeito, quanto mais não seja para detectar erros e/ou defeitos
Abraço,
Dolfo
|
|