maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Dec 5, 2020 19:56:54 GMT
Está tudo muito bom Paulo. Obrigado Mareb. Mais virão Abraço
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Dec 5, 2020 19:58:20 GMT
Excelente, Max!!! As fotos do antes e depois mostram o trabalho que tens feito nestas figuras, e é de facto incrível o nível do detalhe!
Abraço,
Dolfo
Obrigado. Não me sentiria bem, sendo eu modelista, senão alterasse as figuras. Sem alterações são colecionáveis, prefiro alterar o mais que posso. Abraço
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Dec 5, 2020 20:20:11 GMT
E agora: Capacetes. Existem capacetes de vários fabricantes para estas figuras. Os capacetes que mais tenho são obviamente do fabricante Dragon o fabricante que mais lançou no mercado figuras destas (mais de 600 diferentes). Os capacetes mais antigos deste fabricante eram e são em plástico e não são muito perfeitos, ou seja são giros, mas... Nos mais antigos os capacetes a correia era em elástico com uma fivela e uma peça de encaixe ambas metálicas, sabemos que não eram assim na realidade. Como tal é me impensável meter um capacete na cabeça dos borregos sem substituir o elástico por um material a imitar pele, tal como eram na realidade e com uma única fivela que permitia ajustar a mesma aos queixos dos gajos. Sendo assim todos os capacetes que vieram com elástico eu substitui com uma imitação de pele e como a cor era simplesmente a de plástico decidi retocar e dar especto metálico, seguem alguns exemplos (descrição a seguir a cada foto): Exemplo de capacete original da Dragon com cor original e elástico a servir de correia e com a fivela e a peça de encaixe em metal. Capacete da Luftwaffe original da marca Dragon em metal, com a correia a imitar pele. É daqueles que é "não mexer para não estragar". O mesmo capacete da foto anterior. Esta fivela é que sim. É perfeita e realista, ao contrário das outras que vinham com os capacetes antigos. Capacete do fabricante Elite Force em metal, versão DAK. É excelente e decidi manter a pintura original (por enquanto). É ligeiramente diferente dos da marca Dragon e até me parece mais perfeito, no entanto parece-me que a fivela está do lado errado (de acordo com informação na internet) e veio assim de origem. Capacete Dragon (DAK) originalmente amarelo e com elástico, repintado, com a correia substituída e o decalque do escudo nacional lateral impresso e colado. O mesmo capacete da foto anterior. Capacete do fabricante Dragon pintado por mim para camuflagem da neve e com correia de elástico substituída por uma a imitar pele. Lá está a tal fivela exagerada, mas é o que há por enquanto. A correia está um pouco larga demais, oportunamente irei substituir por uma menos larga. O mesmo capacete da foto anterior. O arame foi também adicionado por mim. Outro capacete da Dragon pintado como camuflagem de inverno. É diferente do anterior. O anterior é mais recente, mas como gosto deste decidi não lhe mexer para não estragar. Tal como o anterior a correia de elástico foi substituída por uma correia a imitar pele. Capacete mais recente do que os anteriores do fabricante Dragon, sendo que este modelo é mais fiel à realidade, mas é mais pequeno e não cabe em determinados elementos mais cabeçudos. Este alem da correia nova (a ser substituída por uma menos larga), levou com uma "rede de galinhas" e foi também repintado para parecer mais realista e mais metálico. A ferrugem nos arames, neste e nos anteriores é real. Basta por uns dias de molho em água. e temos ferrugem real. Penso que dá para perceber o que se pode fazer com capacetes. Não mostrei nas fotos, mas o interior dos capacetes tem os apoios e ajustes tal como os capacetes tinhas na realidade. Adoro o detalhe. Ao inicio substitui os elásticos por imitações de correias de pele mas cometi o erro de usar a largura dos elásticos de origem. Conforme me apetece vou substituindo por correias menos largas tudo em nome do detalhe e realismo. Os mais recentes já estão bem. Abraços
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 6, 2020 1:33:48 GMT
Wow! Belíssimos detalhes!
"O mesmo capacete da foto anterior. O arame foi também adicionado por mim."
Só por curiosidade, eles punham arame à volta dos capacetes? Para que efeito?
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Dec 6, 2020 10:24:28 GMT
Wow! Belíssimos detalhes!
"O mesmo capacete da foto anterior. O arame foi também adicionado por mim."
Só por curiosidade, eles punham arame à volta dos capacetes? Para que efeito?
Abraço,
Dolfo
Boas Adolfo, Obrigado. Os arames era colocados no capacete para poderem adicionar camuflagem, folhas, tronquinhos, palha, etc. Também usavam tiras de borracha ou correias do equipamento. Por exemplo o saco do pão era habitualmente preso ao cinto mas o conjunto incluía uma correia para se poder usar ao ombro, então é comum ver também capacetes com essa correia para prender camuflagem. Existia uma "capa" camuflada de fabrica especial para cobrir os capacetes, mas nas fotos da guerra nem sempre aparecem, parece que não era acessível a todas as tropas. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 6, 2020 13:36:46 GMT
Sem querer estar a depreciar o excelente trabalho que por aí vai, acho que essa rede está demasiado grossa...muito mesmo. Não consegues fazer isso com um araminho mais fino? É que acho que acaba por destoar do resto do trabalho.
Abraço Paulo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Dec 6, 2020 16:56:53 GMT
Sem querer estar a depreciar o excelente trabalho que por aí vai, acho que essa rede está demasiado grossa...muito mesmo. Não consegues fazer isso com um araminho mais fino? É que acho que acaba por destoar do resto do trabalho. Abraço Paulo Criticas e comentários são sempre bem-vindos e claro que agradeço sempre. Sim Paulo que concordo podia e devia ser mais fino, mas era o que tinha. O bom nesta escala é que se pode sempre ir melhorando conforme se encontra o material mais correcto. Só para teres uma ideia demorei uns 2 ou 3 anos para encontrar onde se vende-se fita igual à correia que usei nas caixas de máscaras e quando encontrei é branca, comprei 10m, então cada vez que preciso, tenho de a mergulhar em tinta da cor que quero para ficar como pretendo e fica fixe. Os cachecóis são feitos com um tecido tipo elástico, encontrei na mesma loja onde encontrei a tal fita e comprei vários metros e a cor até bate certo. Posso fazer cachecóis e similares para muitas figuras. O arame mais fino ainda não encontrei, mas deve existir algures Outra procura que tenho feito é encontrar um tipo de serrapilheira fina para fazer sacos de areia, mas ainda não encontrei... Abraço e uma vez mais obrigado.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 6, 2020 17:59:53 GMT
E que tal fio eléctrico? Há daquele entrançado com vários diâmetros talvez seja a melhor solução. Agora deve dar cá uma trabalheira... Quanto à serapilheira talvez encontres algum tipo de tecido que se pareça, é uma questão de cuscar. Por vezes temos materiais mesmo à mão e nem nos apercebemos. Abraço Paulo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Dec 6, 2020 18:14:29 GMT
E que tal fio eléctrico? Há daquele entrançado com vários diâmetros talvez seja a melhor solução. Agora deve dar cá uma trabalheira... Quanto à serapilheira talvez encontres algum tipo de tecido que se pareça, é uma questão de cuscar. Por vezes temos materiais mesmo à mão e nem nos apercebemos. Abraço Paulo Sim existem uns fio eléctricos bem finos. Obrigado por me lembrares, é uma questão de tentar por causa da tensão e da tal trabalheira. Vou ver o que arranjo. É isso mesmo passo a vida a ver o que encontro por aí à mão. Quanto à serrapilheira deve existir algures. Os sacos a esta escala são feitos com esse tipo de serrapilheira fino. Ei de encontrar, já vi por aí algures. Onde moro existe uma enorme loja de tecidos de todos os tipos, é onde encontro estes tecidos exóticos Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 6, 2020 18:41:48 GMT
"Obrigado. Os arames era colocados no capacete para poderem adicionar camuflagem, folhas, tronquinhos, palha, etc. Também usavam tiras de borracha ou correias do equipamento."
Obrigado pela explicação, Max
Pois, bem sei que em certas ocasiões eles (e outros exércitos, claro) camuflavam os capacetes com folhas, vegetação, etc, mas acho que nunca tinha pensado em como fixavam aquilo aos capacetes. O fio de arame, ou as tiras de borracha/correias do equipamento, fazem de facto todo o sentido para segurarem a vegetação aos capacetes
Já vi capacetes, sem camuflagem, mas com tiras (aparentemente ou de borracha, ou couro, não sei ao certo) à volta dos capacetes, nunca tinha era visto os arames, daí ter perguntado
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 6, 2020 18:48:02 GMT
"Quanto à serrapilheira deve existir algures. Os sacos a esta escala são feitos com esse tipo de serrapilheira fino. Ei de encontrar, já vi por aí algures."
Eu sei que também já vi, mas de momento não me consigo lembrar onde!
Se não estou em erro há até produtos de consumo alimentar (talvez cafés, ou chás, mas sem certezas) que são vendidos em saquinhos de sarapilheira, que provávelmente poderiam servir para os utilizares a essa escala.
Se me conseguir lembrar, ou se vir alguma coisa que possa servir, posto aqui
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Dec 8, 2020 20:21:16 GMT
"Quanto à serrapilheira deve existir algures. Os sacos a esta escala são feitos com esse tipo de serrapilheira fino. Ei de encontrar, já vi por aí algures."
Eu sei que também já vi, mas de momento não me consigo lembrar onde!
Se não estou em erro há até produtos de consumo alimentar (talvez cafés, ou chás, mas sem certezas) que são vendidos em saquinhos de sarapilheira, que provávelmente poderiam servir para os utilizares a essa escala.
Se me conseguir lembrar, ou se vir alguma coisa que possa servir, posto aqui
Abraço,
Dolfo
Obrigado. Mas a tal serrapilheira é algo como isto. Não é fácil de encontrar: Abraço
|
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 9, 2020 22:24:25 GMT
Max,
"Obrigado. Mas a tal serrapilheira é algo como isto. Não é fácil de encontrar"
Pois, bastante fina, é isso que queres dizer?
Se vir algo assim posto aqui info
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 9, 2020 22:26:32 GMT
Essa bicicleta está o máximo!
Abraço,
Dolfo
|
|