|
Post by Admin on Jun 18, 2020 14:56:59 GMT
Com uma máquina fotográfica ou com um telemóvel, claro!
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 26, 2020 18:30:28 GMT
Em resposta a essa questão, por acaso recentemente descobri uns videos-tutoriais interessantes.
Aí ficam os links, pode ser que sejam úteis para alguns de nós:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 18:37:53 GMT
Obrigado pelos links, pelo menos eu gosto de ir vendo, pois aprende-se sempre qualquer coisinha. Pessoalmente optei por começar a usar o telemóvel, pois para além de ser mais pratico, por ser uma grande angular de pouca distancia da uma profundidade de foco maior, em vez de andar a tirar as dslr da mala donde não saem prai há um ano. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 26, 2020 18:47:33 GMT
Obrigado pelos links, pelo menos eu gosto de ir vendo, pois aprende-se sempre qualquer coisinha. Pessoalmente optei por começar a usar o telemóvel, pois para além de ser mais pratico, por ser uma grande angular de pouca distancia da uma profundidade de foco maior, em vez de andar a tirar as dslr da mala donde não saem prai há um ano. Abraço Paulo
Eu como não tenho, nem faço tenções de alguma vez vir a ter, desses "telemóveis" modernos, que fazem tudo e mais alguma coisa (o meu é apenas um telemóvel, faz e recebe chamadas, envia e recebe sms, ou seja, faz jus ao nome ) uso máquina fotográfica para a fotografia.
A minha objectiva (Canon 18-55mm, que é a que veio com o meu Canon EOS 600D) é que não é o ideal para fotografar miniaturas Um dia destes vou ter de ver se arranjo uma objectiva Macro a bom preço.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 19:42:09 GMT
Com a 18-55 consegues melhores resultados que com uma macro, pois se estas são boas para focar em pormenores, e ampliar, depois o resto fica desfocado por muito que feches o diafragma. Comecei por fazer isso e depois desisti. A minha e uma Sigma 105mm F2.8 EX DG OS HSM. O meu telemóvel e um Samsung barato e a coisa nem fica pior, e o melhor e ser muito mais pratico...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 26, 2020 19:52:28 GMT
Com a 18-55 consegues melhores resultados que com uma macro, pois se estas são boas para focar em pormenores, e ampliar, depois o resto fica desfocado por muito que feches o diafragma. Comecei por fazer isso e depois desisti. A minha e uma Sigma 105mm F2.8 EX DG OS HSM. O meu telemóvel e um Samsung barato e a coisa nem fica pior, e o melhor e ser muito mais pratico... Abraço Paulo
Paulo,
Deves ter visto algumas das fotos de alguns dos meus modelos (figuras e bustos, regra geral) mais recentes, no MnN oficial.
E aquilo nunca fica grande coisa...
Apesar de há não muito tempo ter comprado um daqueles mini-estúdios baratuchos iluminados a leds, com fundos de várias cores, que supostamente deveriam dar uma "ajudinha" para o resultado final ficar um pouco melhor, do que fotos tiradas ao sol na varanda, por exemplo, ou à noite sob a luz artificial dos candeeiros da mesa de trabalho... Mas não vejo grandes diferenças para melhor...
Este fulano dos videos que coloquei acima (e outros "pros" da fotografia de miniaturas) parecem elogiar as vantagens das Macro...
Eu confesso que fotografia não é de todo o meu forte... Aliás, para veres a minha nabice nesse campo, tiro tudo sempre em Modo Automático... Porque em Modo Manual... não percebo patavina daquilo!... É um autêntico "bicho de 7 cabeças" para mim...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 20:04:52 GMT
Pois olha que as macro são uns bichos BEM exigentes, e nunca são fáceis de usar, bem pelo contrario...a minha guerra na fotografia e mais a paisagem como podes ver aqui (https://www.flickr.com/photos/67337335@N00), mas de vez em quando fazia umas macros, mas os meus olhos já não chegam la... Antes de te meteres nisso experimenta primeiro... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 27, 2020 1:57:50 GMT
Pois olha que as macro são uns bichos BEM exigentes, e nunca são fáceis de usar, bem pelo contrario...a minha guerra na fotografia e mais a paisagem como podes ver aqui (https://www.flickr.com/photos/67337335@N00), mas de vez em quando fazia umas macros, mas os meus olhos já não chegam la... Antes de te meteres nisso experimenta primeiro... Abraço Paulo
Paulo,
Fui ver o teu álbum de fotos no Flickr! Pá, os meus parabéns, és um verdadeiro artista da fotografia! Tens lá fotos, todas na verdade, que são dignas do Prémio Pulitzer de Fotografia!!!
Tu és um profissional (mesmo que não tenhas feita da fotografia profissão no verdadeiro sentido do termo), eu nem sequer um pincipiante sou, é como querer comparar um Rolls Royce com um Clio, ou um clube de futebol profissional de nível mundial com o clube de amadores duma lugarejo perdido no mapa lá no meio do Amazonas... Não jogamos definitivamente na mesma Liga
Reparei que tens lá algumas fotos em Macro, por exemplo uma rosa com gotículas de água (suberba! linda!), uma outra dos olhos dum insecto (caramba! está espectacular!), enfim, com o teu dom para a fotografia acho que devias "tirar as dslr da mala donde não saem prai há um ano", porque é uma pena tanto talento desperdiçado!
Parabéns! Guardei o teu link do Flickr nos favoritos para lá voltar de vez em quando, quanto mais não seja como quando se visita um Museu e de cada vez que lá se volta, por mais vezes que já tenhamos visto esta ou aquela obra de arte, descobrimos sempre mais este ou aquele detalhe e há sempre algo que nos faz voltar.
As tuas fotos são mesmo verdadeiras obras de arte!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 27, 2020 9:40:21 GMT
Hehe obrigado, mas não é caso para tanto. Na actualidade com o advento dos telemóveis, e com o diverso software tornou-se banal fotografar, e quando dizem que não têm jeito. é mais tipo desculpa para não fazer. Há que fotografar e fotografar, e a coisa vai sempre melhorando. Claro que alguma leitura ajuda, e agora há por todo o lado, mas antigamente não havia praticamente nada e era difícil... e caro que os rolinhos eram caros e havia que pensar bem onde se usavam. Agora pode-se estourar cartões a eito e não passa nada. A fotografia é sobretudo uma forma de capturar algo que vemos, e se aprendi algo com isso ao longo dos anos, é que o fotografo desenvolve capacidades de ver instintivamente pormenores, que escapam aos outros, e é sobretudo isso que faz a diferença, e que por outro lado se torna interessante, pois conseguimos ver aquilo que nos rodeia de uma forma mais completa e gratificante. Poderia ter enveredado no profissionalismo, mas na altura não era fácil, a menos que quisesse enveredar pela foto de pessoas, que normalmente detesto fazer, a minha praia é mais locais onde não há ninguém por perto. Já de alguns anos a esta parte pouco tenho feito. que isto para fotografar paisagem é preciso saúde, coisa que não abunda nada por aqui, muito pelo contrário, e boa visão, coisa que ultimamente também está cada vez pior (PDI), mesmo ate no modelismo acabo por fotografar para depois ver melhor o que está mal, pois com os meus faróis, mesmo com óculos não vou lá. E para ajudar agora com o covidro está tudo dentro da mala selada com montes de sílica, por causa das coisas. Mas o bichinho continua cá, é uma questão de oportunidade e ele volta, tal qual o modelismo. É até bom, pois assim a coisa vai refrescando e não chateia...~ Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 27, 2020 14:57:07 GMT
Paulo,
"Na actualidade com o advento dos telemóveis, e com o diverso software tornou-se banal fotografar"
Sim, é um facto. Mas a imensa maioria do que por aí se vê é mesmo muito mau... Tipo filmarem na vertical, quando aparentemente basta rodarem o telemóvel para o video sair na horizontal, e portanto com um ângulo maior. E refiro-me a videos porque na minha outra grande paixão (pesquisa sobre OVNIs) vejo milhares de videos sobre tema, e a esmagadora maioria são de péssima qualidade! Mas é o mesmo para as fotos, na vertical, quando na horizontal o resultado seria bastante melhor!
"Poderia ter enveredado no profissionalismo, mas na altura não era fácil"
Nos meus "early 20's" vivi alguns anos em França. Tinha um amigo que não era fotógrafo profissional (por acaso anos mais tarde acabou por enveredar por aí) e fazia fotografia. E lembro-me que chegou a participar em exposições e concursos.
"saúde, coisa que não abunda nada por aqui, muito pelo contrário, e boa visão, coisa que ultimamente também está cada vez pior (PDI), mesmo ate no modelismo acabo por fotografar para depois ver melhor o que está mal, pois com os meus faróis, mesmo com óculos não vou lá."
Pois, isso do raio da PDI é um mal que mais tarde ou mais cedo no afecta a todos... E pouco ou quase nada há a fazer contra esse "mal"... Faz parte do processo... (e isto é para os que lá chegam, já que muitos vão antes de aí chegarem!...)
É preciso é que o espírito continue jovem como sempre, e o resto vai-se fazendo o que se consegue...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 27, 2020 18:25:38 GMT
Sim, é um facto. Mas a imensa maioria do que por aí se vê é mesmo muito mau... Tipo filmarem na vertical, quando aparentemente basta rodarem o telemóvel para o video sair na horizontal, e portanto com um ângulo maior.
Verdade verdadinha! Aliás é uma das duas coisas que o fotografo mais odeia... isso e meterem-se à frente quando estamos prestes a fazer um click... Mas isso só atesta que tens percepção e sentido artístico, aliás para fazer este tipo de trabalhos temos de ar algum, creio eu. E o problema desses vídeos verticais já não falo da estética, é que isso não se enquadra nos padrões da nossa visão que é na horizontal, nem nos nosso monitores e televisões, muito embora o meu rode, e fique na vertical, para trabalhos de retoque em retrato, mas poucas vezes usei. O meu conselho é fotografares bastante, e ler alguma coisa dos conceitos, como a regra dos terços. E usa essa lente que é uma todo o terreno. Mas basicamente o que faz uma boa fotografia é a qualidade da luz. Por exemplo em paisagem, na chamada golden hour até um cagal.. fica excelente, e não estou a inventar é que as coisas ficam mesmo diferentes, é tudo uma questão de iluminação, mais até que o equipamento. Claro que também é preciso gostar do que se está a fazer, e claro se isso não existir é mais complicado.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 27, 2020 21:52:58 GMT
"E o problema desses vídeos verticais já não falo da estética, é que isso não se enquadra nos padrões da nossa visão que é na horizontal"
Exactamente! São uma verdadeira aberração! Não percebo... Hoje em dia toda a gente tem essas modernices todas, mas a maioria não se sabe servir delas...
"Claro que também é preciso gostar do que se está a fazer"
Pois, para tudo o que faz é preciso haver interesse, paixão, só assim se obtêm bons resultados. Senão caímos na mediocridade.
Eu tenho muitos interesses, algumas paixões, admito que a fotografia não é um deles... Noutros tempos, durante os meus tempos de juventude, quando vivi em França, passava o tempo a viajar dum lado para o outro. E nessa época uma das namoradas de então tinha uma boa máquina para a época (analógica, claro, o digital não existia nessa época), se a memória não me falha um Pentax. E eu na altura até aprendi a utilizar a máquina e a tirar algumas fotos interessantes em Modo Manual, nos muitos países por onde andei. Ainda tenho muitas, mas em papel, claro.
Nota que nessa época ainda não tinha outros hobbies, como agora... Nem miniaturas, nem "boardgames", nem astronomia amadora... Além de que os rolos não eram de graça, e a revelação também era carota... Ou seja, antes de se tirar uma foto, pensava-se, preparava-se tudo, enfim, era preciso saber utilizar uma máquina fotográfica, senão custavam caro as brincadeiras...
Actualmente, com os digitais, sem rolo, sem revelação... é só carregar no botão... e guardam-se a boas fotos e as outras vão para o lixo... a custo zero!...
Obrigado pelas dicas
Abraços,
Dolfo
|
|