|
Post by moreno on Feb 26, 2021 19:31:26 GMT
Cá para mim estás a descriminar a Humbrol!!! Hehehehe Abraço Paulo Já não uso Humbrol! Tenho ali umas quantas guardadas de recordação. Mas só por isso mesmo. Acrilicas da Humbrol, não obrigado!
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 26, 2021 22:27:06 GMT
Como vês é bem o que eu pensava, Paulo...
Humbrol enamel é uma relíquia do passado, e poucos/raros são os que actualmente ainda as usam...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 27, 2021 1:42:48 GMT
Como vês é bem o que eu pensava, Paulo...
Humbrol enamel é uma relíquia do passado, e poucos/raros são os que actualmente ainda as usam...
Abraço,
Dolfo
Hehehehe! É por isso que as tenho ali bem guardadinhas. Não se pode andar a bricar com relíquias.
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 27, 2021 2:19:16 GMT
"Hehehehe! É por isso que as tenho ali bem guardadinhas. Não se pode andar a bricar com relíquias."
Atenção que elas não duram para sempre, têm uma validade, há quem diga 10 anos, há quem diga 3 anos... As minhas tenho-as, na maioria dos casos, há uns 30+ anos, e uma boa parte das que vou abrindo quando preciso, ainda estão em bom estado.
Outras não, ou secaram por completo, ou estão inutilizáveis (o pigmento acumula no fundo da latinha, e o líquido por cima, mesmo mexendo muito bem... não há como as recuperar...) .
Creio que a duração tem muito a ver com como foram mantidas, e como estão fechadas. Pela minha experiência, as que nunca serviram antes, e portanto nunca sequer foram abertas, no geral mantêm-se em bom estado durante mais tempo. As que foram abertas e usadas, depende de como foram fechadas. Se bem fechadas, estanques, sem ar que tenha entrado, em geral também se mantêm mais tempo em boas condições. Se ficaram mal fechadas e entrou ar... é para esquecer, porque regra geral ao fim destes anos todos estão secas ou inutilizáveis.
E acho que também depende das côres. Por exemplo côres metálicas, como Silver, ou Gunmetal, parecem aguentar-se (quase) indefinidamente em bom estado/estado aceitável, que ainda permite serem utilizadas. Outras côres, Amarelos, Vermelhos, Verdes, Azuis (com as muitas variantes dentro de cada uma) parecem deteriorar-se mais fácilmente.
Portanto depende do teu objectivo em guardá-las... Se é apenas como uma coleção de latinhas da Humbrol enamel (mesmo que as tintas lá dentro já não se possam utilizar), ok. Mas se o objectivo é um dia abrires aquilo e elas estarem em bom estado... é como digo, depende de vários factores. Penso que o local onde forem guardadas também possa ter influência. Mas não sei em que tipo de local... se seco, ou húmido, se escuro, ou luminoso... isso já não faço ideia... Em princípio, e seguindo a regra geral para manter coisas durante longos períodos de tempo, presumo que num local seco e com pouca ou nenhuma luz, mas isto é apenas um palpite...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 28, 2021 1:51:32 GMT
"Hehehehe! É por isso que as tenho ali bem guardadinhas. Não se pode andar a bricar com relíquias."
Atenção que elas não duram para sempre, têm uma validade, há quem diga 10 anos, há quem diga 3 anos... As minhas tenho-as, na maioria dos casos, há uns 30+ anos, e uma boa parte das que vou abrindo quando preciso, ainda estão em bom estado.
Outras não, ou secaram por completo, ou estão inutilizáveis (o pigmento acumula no fundo da latinha, e o líquido por cima, mesmo mexendo muito bem... não há como as recuperar...) .
Creio que a duração tem muito a ver com como foram mantidas, e como estão fechadas. Pela minha experiência, as que nunca serviram antes, e portanto nunca sequer foram abertas, no geral mantêm-se em bom estado durante mais tempo. As que foram abertas e usadas, depende de como foram fechadas. Se bem fechadas, estanques, sem ar que tenha entrado, em geral também se mantêm mais tempo em boas condições. Se ficaram mal fechadas e entrou ar... é para esquecer, porque regra geral ao fim destes anos todos estão secas ou inutilizáveis.
E acho que também depende das côres. Por exemplo côres metálicas, como Silver, ou Gunmetal, parecem aguentar-se (quase) indefinidamente em bom estado/estado aceitável, que ainda permite serem utilizadas. Outras côres, Amarelos, Vermelhos, Verdes, Azuis (com as muitas variantes dentro de cada uma) parecem deteriorar-se mais fácilmente.
Portanto depende do teu objectivo em guardá-las... Se é apenas como uma coleção de latinhas da Humbrol enamel (mesmo que as tintas lá dentro já não se possam utilizar), ok. Mas se o objectivo é um dia abrires aquilo e elas estarem em bom estado... é como digo, depende de vários factores. Penso que o local onde forem guardadas também possa ter influência. Mas não sei em que tipo de local... se seco, ou húmido, se escuro, ou luminoso... isso já não faço ideia... Em princípio, e seguindo a regra geral para manter coisas durante longos períodos de tempo, presumo que num local seco e com pouca ou nenhuma luz, mas isto é apenas um palpite...
Abraço,
Dolfo
As latas da humbrol que tenho terão, as mais velhas, uns 4o anos e as mais novas uns 35. Quando voltei ao hobbie, à uns anos atrás, abri grande parte delas lor curiosidade. E a maior parte delas entavam boas. No entanto já tinha descoberto as acrílicas da Tamiya e não as voltei a usar, pelo que decidi guardalas como uma recordação de outros tempos. Não são muitas e estão junto a outras marcas de então. São pequenas lembranças!
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 28, 2021 4:00:03 GMT
"São pequenas lembranças!"
Assim sendo, acho que são uma bonita recordação na bancada de qualquer modelista
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Apr 8, 2021 21:51:58 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Apr 8, 2021 23:23:45 GMT
Excelente, Moreno!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Apr 9, 2021 13:39:29 GMT
E o scratch built continua, agora um espositor para miniaturas Die Cast a 1/43.
Ficou com óptimo aspecto. Vais fazer mais? Os "carrinhos" die-cast na 1/43 fazem parte da minha short-list de interesses sobre itens coleccionáveis. Comecei aos 14 anos com os Corgi e nunca mais parei, com um enorme pico de actividade nos anos 80 e 90. Posso mesmo afirmar que foi a minha primeira colecção mais a sério (os bonecos da bola e outros cromos não entram nesta conversa). Últimamente tenho estado mais parado, mas ainda me faltam uns quantos para completar o sub-tema dos vencedores de Le Mans.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Apr 9, 2021 17:18:25 GMT
Excelente trabalho de carpintaria que por aí vai! Lembro-me de ter feito uma coisa dessas, há canos mas não ficou nem lá perto... isso dava-me jeito na escala 1/16! Para por os jerry cans!!! Também comecei com diecast da Burago na 1/18, mas parei quando cheguei à dúzia... eram carotes na altura, e ocupam bastante espaço, por isso parei. Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on May 13, 2021 22:56:47 GMT
Excelente, Moreno!
Abraço,
Dolfo
Obrigado Dolfo!
|
|
|
Post by moreno on May 13, 2021 22:58:52 GMT
E o scratch built continua, agora um espositor para miniaturas Die Cast a 1/43.
Ficou com óptimo aspecto. Vais fazer mais? Os "carrinhos" die-cast na 1/43 fazem parte da minha short-list de interesses sobre itens coleccionáveis. Comecei aos 14 anos com os Corgi e nunca mais parei, com um enorme pico de actividade nos anos 80 e 90. Posso mesmo afirmar que foi a minha primeira colecção mais a sério (os bonecos da bola e outros cromos não entram nesta conversa). Últimamente tenho estado mais parado, mas ainda me faltam uns quantos para completar o sub-tema dos vencedores de Le Mans. Obrigado Mareb! Vou fazer pelo menos mais dois moveis com estas dimensões. Um Para carros de combate e outro para os de Le Mans!
|
|
|
Post by moreno on May 13, 2021 23:00:31 GMT
Excelente trabalho de carpintaria que por aí vai! Lembro-me de ter feito uma coisa dessas, há canos mas não ficou nem lá perto... isso dava-me jeito na escala 1/16! Para por os jerry cans!!! Também comecei com diecast da Burago na 1/18, mas parei quando cheguei à dúzia... eram carotes na altura, e ocupam bastante espaço, por isso parei. Abraço Paulo Obrigado Paulo! Já agora, foram muito simpáticos em não terem comentado que ficou estilo Torre de Pisa!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on May 14, 2021 13:25:59 GMT
Já agora, foram muito simpáticos em não terem comentado que ficou estilo Torre de Pisa! Bem, eu realmente gostei bastante do expositor mas, amigo Moreno, daí a considerá-lo património da Humanidade, enfim, vai alguma distância...
|
|
|
Post by moreno on May 14, 2021 23:26:15 GMT
Já agora, foram muito simpáticos em não terem comentado que ficou estilo Torre de Pisa! Bem, eu realmente gostei bastante do expositor mas, amigo Moreno, daí a considerá-lo património da Humanidade, enfim, vai alguma distância... 😂😂😂😂😂😂😂
|
|