mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 23, 2021 13:39:30 GMT
Viva Dolfo,
Sim, a Tamiya foi sempre uma marca cara, só que nos últimos 15 anos (+/-) os moldes mais antigos ficaram muito mais baratos e acessíveis. É o caso das primeiras auto-metralhadoras e meias-lagartas alemãs lançadas nos anos 70 e 80, do primeiro panzer II (uma pequena jóia a um preço muito barato), os primeiros t-34, o M-41 e os anti-tanque Pak 35 e 40, o jeep das SAS, o famoso Flak 88mm que o sr. Rommel usou como anti-tanque, com sucesso que se sabe.
Já as edições mais recentes da marca mantêm os habituais preços altos e se formos para 1:48, então, são quase proibitivos, digo eu.
Resumindo, os tamiya old timers são óptimas aquisições.
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 23, 2021 16:18:27 GMT
Viva Mareb,
"os moldes mais antigos ficaram muito mais baratos e acessíveis. ... Já as edições mais recentes da marca mantêm os habituais preços altos"
Tens razão. Os que actualmente se encontram a melhores preços que outros similares doutras marcas, são com efeito re-edições de kits mais antigos, dos anos 70-80. Os kits recentes continuam efectivamente a serem caros.
Vi isso por exemplo com este mesmo canhão 88mm, na versão DAK (kit 35283), que a Tamiya também tem e lançou em 2006, e cujo preço é mais do dobro deste 1º que lançou inicialmente em 1972 e tem vindo a re-editar desde então.
Pois, pelos vistos eles aprenderam a espremer as tetas da vaca como outros não sabem fazer...
Este meu 88mm também vai ficar na versão anti-tanque. Para anti-aéreas tenho um outro canhão já encomendado, uma Flak 38, também a versão da Tamiya claro, e que já utilizei num outro dio que fiz no passado (há fotos dele aqui no Forum), "Falaise Pocket". E também estou à espera duma PAK, a 7,5cm (PAK 40/L 46). Assim como da Field Kitchen (tudo isto da Tamiya), tudo para incorporar neste dio... Vai ficar tudo apertadinho, mas há-de caber tudo
Um dia destes talvez ainda me meta a fazer um T-34 (nas últimas versões provávelmente o melhor tanque da WWII...) desses antigos, com um dio à maneira, talvez fazer enfim um dio na neve, que é algo que nunca fiz.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 9, 2021 15:25:24 GMT
Sim o meu é da Tamiya os fotogravados são da Eduard vou procurar fotos para veres Um abraço Lemos Lemos,
Então essas fotos do teu 88mm?...
Ainda estás de "férias" (enfim, longe da tua bancada) ?
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 12, 2021 0:53:13 GMT
Vamos então actualizar este tópico com as mais recentes compras.
Estas 3 primeiras fotos estão também noutro tópico, mas na verdade é aqui que deviam estar:
E esta 4ª ainda não a tinha postado no Forum, e pertence a este tópico (mais 2 tintas acrílicas a AK, o "Puddles", para fazer poças de água, e uma centena de "pedrinhas" - paralelepípedos - para ajudar na decoração) :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by pedropereira on Nov 13, 2021 19:26:56 GMT
Boas Um tópico sempre actual OS meus foram alguns,mas fotos não tirei,ainda...
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 14, 2021 1:23:55 GMT
Força, toca a postar fotos das novidades
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 24, 2021 16:51:59 GMT
Viva!
Mais uma encomenda recebida. Tudo isto é para o diorama sobre Cassino (e já lá vai uma pipa de massa só com este diorama... ) .
Esta anti-aérea foi o que atrasou esta encomenda uma pequena eternidade, porque terá vindo de longe, e de camião (eu acho que visto o tempo que levou a cá chegar deve ter vindo de carroça puxada por burricos... ) :
Mais duas equipas de pessoal para o dio.
A ideia é utilizar uma boa parte da crew para a FLAK/PAK 88mm, do kit que a Tamiya lançou para o mesmo canhão mas do DAK, e da crew original utilizar apenas um ou dois. A outra equipe é, claro, para os por a carregarem munições para o Stug :
E este é o principal que me faltava para começar realmente a trabalhar no dio, é a peça que me vai permitir fazer as ruínas do Convento, e eventualmente outras, dependendo do que sobrar:
Por fim, alguns "pózinhos" para sujar o Stug e outras coisas, com o Pigment Fixer para ajudar a fixar os ditos pigmentos. O Magic Gel para pincéis já tinha vindo numa encomenda anterior, mas tinha-me esquecido de cá colocar foto :
Voilà! E por agora é tudo.
Tenho aqui muito com que me entreter durante umas boas horas!
Ainda me falta, também para o dio, mas encomendado a um outro dealer, uma PAK 40/L 46, kit # 35047 da Tamiya, do qual estou à espera há... uns 2 meses... assim como a German Field Kitchen, kit também da Tamiya, # 35347, uma equipa de Alemães a abastecerem um tanque com combustível, kit da Miniart #35348, e mais umas miudezas...
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 24, 2021 18:32:28 GMT
"Tenho aqui muito com que me entreter durante umas boas horas!
Ainda me falta, também para o dio, mas encomendado a um outro dealer, uma PAK 40/L 46, kit # 35047 da Tamiya, do qual estou à espera há... uns 2 meses... assim como a German Field Kitchen, kit também da Tamiya, # 35347, uma equipa de Alemães a abastecerem um tanque com combustível, kit da Miniart #35348, e mais umas miudezas..."
Sem dúvida, esse dio vai ficar muito completo e, claro está, enorme.
Engraçado, na artbox da Tamiya lá estão as caixas dos obuses em vime. E esta, hem?...
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 24, 2021 19:45:09 GMT
Sem dúvida, esse dio vai ficar muito completo e, claro está, enorme.
Engraçado, na artbox da Tamiya lá estão as caixas dos obuses em vime. E esta, hem?...
Mareb,
Sim, como acho que referi algures antes, aos poucos foi nascendo esta ideia de fazer este dio com vários pontos de interesse, quase como vários pequenos dios dentro do mesmo diorama.
O espaço é que continua a ser o mesmo... 60cm X 40cm +/- ...Talvez devesse ter feito a base um pouco maior, mas há-de lá caber tudo (eventualmente um pouco apertado de espaço, mas agora já não há forma de aumentar o tamanho da base)
Estava muito vazio, tal como o previ inicialmente. Agora se calhar vai ficar muito cheio... Isto é 8 ou 80...
Sim, já estive a ver as caixas dos obuses para o 88mm que vêem no kit #35343, com a crew para o 88mm no Norte de África, e com efeito (tal como já tinha visto numa review no YT) estas caixa também são do tipo "vime", mas melhoradas em relação às anteriores que cá tenho, do kit do 88mm original.
No outro kit, o #35188, com a equipe a carregar munições para um tanque (e o que vem na caixa é que são munições para 3 modelos de tanques/blindados, o Pz. Kpfw. IV - ou o Panzer IV, se não estou em erro -, o King Tiger e o Tiger I. E há obuses HE e AP), as caixas são do tipo em madeira. Francamente não sei (lá terei de pesquisar mais um pouco) que tipo de munições usava o Stug IV, mas é possível que pelo menos um dos tipos de caixas e obuses neste kit sirvam
Quem provávelmente nos poderia elucidar sobre isto, talvez fosse o Paulo Arrais... mas ele parece não estar com vontade de participar neste Forum... Paciência, hei-de desenrascar-me sózinho
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 25, 2021 0:59:37 GMT
Viva!
Em relação a isto "... o que vem na caixa é que são munições para 3 modelos de tanques/blindados, o Pz. Kpfw. IV. ou o Panzer IV, se não estou em erro...".
Ora como algumas das munições do kit #35188 são justamente para o Panzer IV, vou poder utilizar pelo menos essas para o meu Stug IV. Já não é mau...
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 25, 2021 11:31:35 GMT
Estive a ler um artigo no Wikipédia ( en.wikipedia.org/wiki/Sturmgesch%C3%BCtz_IV ), onde dizem que o canhão montado no Stug IV era o 7.5 cm Stuk 40 L/48, que era o mesmo canhão montado no Panzer IV. Ora como algumas das munições do kit #35188 são justamente para o Panzer IV, vou poder utilizar pelo menos essas para o meu Stug IV. Já não é mau...
Boa, isso é uma boa notícia.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 25, 2021 18:10:49 GMT
Boa, isso é uma boa notícia.
Sem dúvida, Mareb
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by pedropereira on Nov 27, 2021 19:05:15 GMT
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 27, 2021 21:04:23 GMT
Nos ultimos tempos com o encerramento das lojas fisicas e mais recentemente com a pandemia, as compras reduziram-se...
Pois, suponho que aconteceu com a maioria de nós.... (No meu caso e nos últimos anos, tenho-me ficado só por consumíveis, decalques e uma ou outra caixa com figuras, que o baú ainda tem muitas caixas.... )
Belos kits, esse fogareiro da RAF tem umas linhas bem interessantes.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 27, 2021 22:14:09 GMT
Eu voltei a este hobby há cerca de 3 anos, em 2018. Isto depois dum interregno de mais de 30 anos (em que tive vários outros hobbies, desde falerística, a astronomia amadora, a "boardgaming", a criação de algumas espécies de psitacídeos, entre outos, mas não fiz Modelismo) .
Na minha 1ª fase do Modelismo, haviam por aí, na zona de Lisboa, muitas lojas da especialidade (e até algumas que não tinham nada a ver com Modelismo, mas não sei porquê vendiam alguns kits, por vezes até a preços bastante competitivos se comparados com lojas de Modelismo). Eu costumava frequentar regularmente uma loja perto da Av de Roma (o dono daquilo era o Tony, se a memória não me falha), foi aí que comprei as minhas figuras Verlinden a 120mm, entre outras, tintas (Humbrol enamel, claro ), pincéis, etc. Isto terá sido na década de 80.
Mas depois a vida mudou, e durante muitos anos não tive sequer hobby nenhum (enfim, coleccionava muita coisa, mas isso não é própriamente um hobby), até já nos anos 2000 ter recomeçado a ter hobbies (os acima mencionados, entre outros). E para alguns deles (excepto as aves) comprava básicamente tudo online.
Desde 2018, nunca comprei para o Modelismo nada em lojas físicas. Sei que muitas delas (incluindo aquela que frequentava para os lados da Av de Roma) fecharam. É pena. Mas isso parece ser uma das consequências da existência da Net, e do comércio online.
O meu principal fornecedor, no que respeita ao Modelismo, tem sido a Hobby Sector. Eles têm loja física, em Sacavém, creio, mas nunca lá fui. Falo com o Sr Pedro Raposo ao telemóvel, ou comunicamos por mail, e é por esta via que faço as minhas encomendas.
Últimamente, desde que voltei a este hobby, e sobretudo desde que comecei este dio sobre Cassino, tenho comprado uma série de coisas, e gasto uma pipa de massa, mas há consumíveis que são precisos (e não tinha a maioria deles, outros, como as tintas Humbrol enamel, de vez em quando é preciso refazer pelo menos parcialmente o sock) e materiais que também não tinha. Não sou do género de fazer contas, mas assim por alto, este dio sobre Cassino vai-me sair caro!
Enfim, como diz o povo, quem corre por gosto não cansa...
Abraços,
Dolfo
|
|