|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 9:35:53 GMT
Isto não está propriamente propênsico para compras ultimamente, mas modelista (no meu caso) une-se ao ajuntador de tudo o que é coisa, kitzinhos (ões), frasquinhos e outros itens. Desta feita foi mesmo um apetrecho que já cá fazia falta dado que a Badger já está velhinha. Não era para ter sido esta, mas pronto até acaba por ser bom negócio...Infinity CRPlus 2 em 1.
E mais umas coisinhas em falta... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jun 26, 2020 14:27:18 GMT
Excelente escolha! Agora já não há desculpas para uma má pintura Eu não tenho comprado nada, feliz ou infelizmente...
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 16:08:38 GMT
Epa ó Mestre António atenção que isto no modelismo o pincel não faz o pintor... , mas de qualquer das formas ajuda, e a Badger está com problemas, e até arranjar outro bico, lá teve de ser. Era para ter comprado a Silverline, mas como o Sr.Nuno não tinha acabou por ser mesmo esta, mas estou satisfeito, pelo menos com um teste rápido que fiz. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jun 26, 2020 17:08:55 GMT
Fizeste bem. Essa é basicamente a Silverline com o limitador de gatilho já incorporado, um "espalhador de saída" (não sei como se chama, mas os ingleses chamam-lhe "crown") ligeiramente diferente, e um design mais moderno e fixe. As peças do bicos e as agulhas são exatamente as mesmas. O pincel não faz o pintor, mas ajuda muito
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 18:14:08 GMT
Por isso achei que a diferença de preço compensa, pois também trás 2 conjuntos bico e agulha, e 2 tampas para os copos que dão muito jeito, e se comprar em separado são mais vinte euros só nas tampas.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 27, 2020 10:44:35 GMT
Aqui fica um livrito, que é mais um livrão, tipo for dummies, mas muito interessante, e mais umas coisas que chegaram ao covil... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jun 28, 2020 7:52:28 GMT
Viva
Mudei o tópico de secção.
Aquela onde estava é para mostrar trabalhos de outros temas que não encaixem nos outros pre-definidos.
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 29, 2020 15:29:44 GMT
"Infinity CRPlus 2 em 1."
Wow! Isso é o topo de gama da Harder & Steenbeck! Provávelmente um dos melhores aerógrafos da actualidade! Uma "ganda máquina"!
Agora não há mesmo desculpas para não te meteres a pintar a eito esses blindados todos...
O que comprei recentemente também é da Harder & Steenbeck, mas é bastante mais modesto (para um principiante nestas andaças da aerografia, será talvez quanto baste), o Ultra Two in One, com um nozzle de 0.2mm e um de 0.4mm :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jun 29, 2020 15:53:49 GMT
Viva O Ultra é o que eles chama o "beginners model", mas atenção que os nozzle são iguais aos do Evolution e do Infinity, por exemplo! O que quer dizer que potencialmente deverão pintar tão bem quanto os outros. Por isso nada de desculpas Só acho que os copos deveriam ser maiores. Pelo menos o maior deveria ser de 9ml ou por aí. Senão para pintares um modelo a 1/35, pior exemplo, vais ter de encher o aerógrafo várias vezes. Atenção só numa coisa: se não tiverem trazido tampa, aconselho comprar uma urgentemente. Isso já me "salvou" a roupa várias vezes Agora é treinar durante uns dias. Ninguém nasce ensinado, e experimentar num modelo pode ser frustrante. Por isso quando comprei o aerógrafo e o compressor passei 15 dias em treinos, a desenhar e a pintar coisas em cartão, com água e corante alimentar para não gastar tinta Depois é que passei para o plástico.
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 29, 2020 17:16:40 GMT
"O Ultra é o que eles chamam o "beginners model" "
Sim, vi isso na casa onde o comprei/encomendei (passando a publicidade, a Hobby Sector, do Pedro Raposo; o meu outro fornecedor habitual cá é a Green Models, do Nuno Albuquerque, ambos de recomendar) .
"mas atenção que os nozzle são iguais aos do Evolution e do Infinity, por exemplo!"
Isso não sabia! Boa!
" O que quer dizer que potencialmente deverão pintar tão bem quanto os outros. Por isso nada de desculpas "
Lol... Não há desculpas Neste momento ainda me falta o Compressor, que tarda em chegar, e depois, claro, vou ter de praticar, praticar, praticar... antes de começar a pintar a sério.
O que me falta mesmo neste momento é alguma motivação, e a juntar a isso uma enorme dose de preguicite aguda...
"Só acho que os copos deveriam ser maiores. Pelo menos o maior deveria ser de 9ml ou por aí.
Senão para pintares um modelo a 1/35, pior exemplo, vais ter de encher o aerógrafo várias vezes."
Ele traz um copo de 2ml e um de 5ml. Dizes que para pintar um modelo a 1/35 terei de encher o aerógrafo várias vezes?! Caneco, isso é tinta e mais tinta!...
Claro, como até agora só utilizei uma vez de vez em quando aquela velhinha pistola da Humbrol (sistema diferente), isto para mim é mesmo novidade, e só a seu tempo vou começar a perceber como funciona, e como utilizar esta coisa.
Os copos de 9ml podem comprar-se, presumo. O Pedro Raposo (pelo menos de momento) só lá tem dos que o aerógrafo já traz, de 2ml e 5ml...
Um problema de que já ouvi falar, ou por outra, li em comentários de quem também tem este modelo de aerógrafo, é o facto dos copos não serem de atarrachar (como nos modelos mais caros) mas como sabes são de encaixar, e que por vezes há tinta que sai pela base. Tens alguma experiência sobre isso?
" Atenção só numa coisa: se não tiverem trazido tampa, aconselho comprar uma urgentemente. Isso já me "salvou" a roupa várias vezes "
Não, não traz tampas! Presumo que também se possam comprar?...
Edit: Ok, já as vi à venda (para os copos de 2ml e 5ml) na Hobby Sector (indisponíveis actualmente) .
" Por isso quando comprei o aerógrafo e o compressor passei 15 dias em treinos, a desenhar e a pintar coisas em cartão, com água e corante alimentar para não gastar tinta
Depois é que passei para o plástico."
E é o que também tenciono fazer. Praticar até conseguir dominar a coisa. Tenho aí um PDF com instruções de vários tipos de exercícios recomendados, e acho que vou seguir isso.
Enfim, não tinha pensado na "água e corante alimentar" mas se funciona e não danifica o aerógrafo, porque não? Há dias enganei-me numa compra e em vez duma só latinha de Matt 29 Dark Earth da Humbrol, vieram três... Ou seja, com esta e mais outras que tenho em duplicado, deverá chegar para as experiências e testes.
Obrigado pelas dicas e conselhos!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 29, 2020 18:08:52 GMT
Muito cuidado é na limpeza disso. Eu dou logo com liquido de limpeza e diluente sobretudo se não forem acrilicos. Mas é logo logo! Para evitar ao máximo que a tinta seque no bico. E para começar se calhar é melhor começares pelo bico de 4... Tirando alguns melhoramentos e trazer já as tampas, acaba por ser a mesma coisa!
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 29, 2020 23:23:26 GMT
Muito cuidado é na limpeza disso. Eu dou logo com liquido de limpeza e diluente sobretudo se não forem acrilicos. Mas é logo logo! Para evitar ao máximo que a tinta seque no bico. E para começar se calhar é melhor começares pelo bico de 4... Tirando alguns melhoramentos e trazer já as tampas, acaba por ser a mesma coisa!
Abraço Paulo
Paulo,
Pois, tenho andado a ver tutoriais, e já percebi que a limpeza é obrigatória e indispensável de cada vez que se utiliza o aparelho.
Tens razão, acho que vou começar pelo 0,4 mm
Além do Compressor e do Suporte, estou também à espera que chegue um conjunto com aquela Estação de Limpeza, mais escovilhões e aquela peça para limpar o "nozzle".
Confesso que dos tutoriais que tenho visto, e por causa da enorme trabalheira que parece dar a cada vez que se utiliza, parece-me que depois de praticar, aprender, e usar para o que aí tenho (sobretudo para aplicação de primários e "base coats"), volta para a caixa e só de lá sai quando for mesmo necessário...
Eu até gosto dos pincéis, e as tintas a óleo só mesmo a pincel
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jun 30, 2020 10:30:19 GMT
Atenção que isto é um pouco como ter um filho No início fazemos as "mariquices" todas e seguimos todos as recomendações. Depois ganhamos prática e abandalhamos a coisa um bocado. Quando comecei limpava totalmente o aerógrafo de cada vez que mudava de tinta. Agora se o limpar totalmente 1 vez por semana, já não é mau Vais ganhando pratica e o teu próprio ritmo e rotina. Ao fim de uns tempos torna-se um habito.
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 30, 2020 15:20:31 GMT
" Atenção que isto é um pouco como ter um filho
No início fazemos as "mariquices" todas e seguimos todos as recomendações.
Depois ganhamos prática e abandalhamos a coisa um bocado."
Gosto dessa tua comparação, que por experiência própria entendo perfeitamente
"Quando comecei limpava totalmente o aerógrafo de cada vez que mudava de tinta."
Segundo percebo, dos vários tutoriais que tenho andado a ver, a limpeza completa, com desmontagem, só será mandatória no fim duma sessão, antes de voltar a guardar o aerógrafo na caixa, certo?
Por exemplo é o que diz este utilizador, creio que neste video (o 6º duma série de 6, intitulados "Airbrush Tutorial") :
" Agora se o limpar totalmente 1 vez por semana, já não é mau "
Presumo que isso porque continues a utilizá-lo pelo menos uma vez por semana. Ou seja, não o vais tirar da caixa para o limpar totalmente, não o tendo utilizado, certo?
"Vais ganhando pratica e o teu próprio ritmo e rotina. Ao fim de uns tempos torna-se um habito."
Como básicamente tudo na vida
Abraços,
Dolfo
PS:
Hoje chegou o kit Estação de Limpeza com escovilhões e aquela peça para limpar p "nozzle":
Mas continua a faltar o principal para poder arrancar com as sessões de prática, ou seja, o Compressor.
Em princípio talvez amanhã.
|
|
|
Post by Admin on Jun 30, 2020 16:21:10 GMT
caixa? qual caixa? O aerógrafo está sempre no suporte, na bancada. Mas as vezes passam-se semanas sem o usar. O que não quer dizer que o tenha limpa da ultima vez que o usei! Mas isto é o que NÂO se deve fazer! Limpa sempre o aerografo totalmente pelo menos no final de um dia de trabalho. Também não demora assim tanto. Menos de 5 minutos.
|
|