maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jun 29, 2020 9:50:01 GMT
"Ontem veio à conversa por exemplo uma série TV de que eu era fã na época (e este meu amigo também, e reviu-a há pouco tempo), "Cosmos 1999" (não me recordo quando cá passou mas sei que a vi cá, portanto foi ou antes de 76-77, ou depois de 80-81, mas o mais provável é que tenha sido antes de 76-77"
Essa série sim passou: Space 1999, cá em Portugal é Espaço 1999 e sim mais ou menos nesses anos. Curiosamente tenho andado a rever os episódios via Youtube, estão todos lá. Excelente série da época. E claro que são antigos não tem nada a ver com os actuais para mim é mesmo por nostalgia."Essas tuas figuras são da Dragon, correcto? " Só o Heinz Guderian é que é Dragon/Cyber Hobby. Os Hitlers são DID/3R, o Major SS é DID com misturas de farda Dragon e DID (as calças que não estão à vista são da Action Man), o Indiana Jones é Hasbro (versão que fala em espanhol, leva pilhas. Foi comprado em Espanha) o Darth Vader é também Hasbro, mas é daqueles bem foleiros é todo em plástico e pouco articulado. Tanto o Indiana Jones como o Darth Vader são brinquedos."Eu tenho algumas, e todas do Exército (e Marinha) Soviético
São, da WWII, o meu exército favorito. Se não fossem eles, e o povo Russo em geral (cerca de 27 milhões de mortos é muito... é demasiado!) hoje por esta Europa fora, ou falávamos todos Alemão e fazíamos a saudação nazi, ou então nem sequer existíamos porque os Americanos teriam reduzido a Europa inteira a cinzas radioactivas com meia-dúzia de bombas como as que reduziram Hiroshima e Nagasaki a... cinzas...
Aí fica uma foto das minhas (da Dragon) do Exército Vermelho: "Ora aí está sem qualquer duvida um grande exército, que enfrentaram durante anos o exército alemão. A muito custo e é claro que que concordo que foi muito graças a eles que o mundo não é nazi, foi com todo o sucesso bem merecido. Espectáculo de figuras!!! Sim lá está o Fuzileiro Naval. Adoro essa figura. Ando a pensar em ter uma dessas ao tempo. Gosto muito das outras especialmente o comissário e claro a russa escondida lá atrás Portanto temos aqui mais um entusiasta desta escala. E trabalhinhos? Tens mais?
"E esse pódium está simplesmente um espectáculo!" Obrigado, não é nada demais, é simples. O piano é que me deu imenso trabalho.
Grande Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 29, 2020 14:49:41 GMT
Ora viva!
"cá em Portugal é Espaço 1999"
Sim, tens razão! Acho que foi em França que o título é/era "Cosmos 1999".
"Excelente série da época."
Absolutamente! Eu não perdia um episódio Agora confesso que não sei se me daria gozo rever...
"Só o Heinz Guderian é que é Dragon/Cyber Hobby. Os Hitlers são DID/3R, o Major SS é DID com misturas de farda Dragon e DID (as calças que não estão à vista são da Action Man), o Indiana Jones é Hasbro (versão que fala em espanhol, leva pilhas. Foi comprado em Espanha) o Darth Vader é também Hasbro, mas é daqueles bem foleiros é todo em plástico e pouco articulado. Tanto o Indiana Jones como o Darth Vader são brinquedos."
Quando comprei os meus (penso que terá sido no início dos anos 2000) se bem me lembro só a Dragon fazia estas figuras. Conheço, de nome, algumas das outras marcas que referes, outras desconheço.
Esta pequena coleção comprei-a numa pequena loja deste tipo de artigos, e tinham alguns livros interessantes para modelistas e gente interessada em História (de todas as épocas; como o meu foco de interesse principal é a WWII, e em particular a Frente de Leste, como referi antes, ainda lá comprei alguns livros da Osprey e da Kagero, sobre Heróis e Heroínas do Exército Vermelho, Snipers também do Exército Vermelho, e sobre o meu caça favorite de todos os da WWII, o BF-109), que existia na época na Graça, em Lisboa (não sei se ainda existirá).
" Espectáculo de figuras!!! Sim lá está o Fuzileiro Naval. Adoro essa figura. Ando a pensar em ter uma dessas ao tempo. Gosto muito das outras especialmente o comissário e claro a russa escondida lá atrás "
Aí te deixo mais fotos, das três figuras que referes (não estão grande coisa porque foram tiradas nessa época, com a minha 1a máquina fotográfica digital, que era fraquinha).
O Fuzileiro Naval, Dmitri:
O Comissário, Alexei Petrovich Komarov:
E a bela Russa, Anna, Controladora de Tráfico:
Todos eles têm nomes, e do que me recordo de ler, cada cara seria esculpida a partir de alguém real.
"E trabalhinhos? Tens mais?"
Modelos recentes... nada!
Isto tem andado meio parado nesse campo. Como referi num outro tópico, estou à espera do material todo para poder começar a treinar com o aerógrafo, e o resto está básicamente parado, ou em stand-by...
No MnN oficial postei fotos do que tenho feito/pintado recentemente (enfim, desde que voltei ao hobby, há cerca de 2 anos, depois dum interregno de mais de 30 anos), sobretudo figuras a 1/16, ou 120mm, e um ou dois bustos a 1/10. Estou ainda com um para terminar (o Viriato, à escala 1/10, da RP Miniaturas, uma excelente marca Portuguesa que está a fazer furor no mercado internacional, com excelentes figuras e bustos esculpidos em 3D), está quase terminado, falta-me pintar o escudo (que ainda não sei bem como hei-de fazer, é a 1ª vez que pinto um escudo...), dar uns retoques finais e depois colar o conjunto, e montá-lo numa base.
Tenho em mente um projecto dum diorama a 1/35 (espero não me meter em grandes complicações, porque o último diorama que fiz a esta escala já foi há mais de 30 anos... e na época tanto a visão, como a firmeza das mãos eram muito melhores do que são actualmente... Mas gosto de dioramas, talvez mais até do que de modelos simples, acho que os "bonecos" ficam melhor num contexto do que isolados, e como tenho aí um StuG IV ainda na caixa, desde há décadas, e muito material no "baú das velharias" e nas várias "caixas de sobras", gostava de o fazer, pintar, e expô-lo num diorama), vamos a ver.
"Obrigado, não é nada demais, é simples. O piano é que me deu imenso trabalho."
Imagino que sim, que o piano tenha dado mais trabalho (e ficou uma pequena maravilha!), mas para o "tio Adolfo", claro, não o ias pôr a tocar piano, e o pódium é mesmo o apropriado, e ficou muito bom, com excelentes detalhes!
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jun 29, 2020 15:38:54 GMT
Viva, "Absolutamente! Eu não perdia um episódio Agora confesso que não sei se me daria gozo rever..." Nada como experimentar: www.youtube.com/watch?v=un7FB2XjVos&list=PLHloTpmV7roN0VBdaUbyr4w9nYtATaP06
"Quando comprei os meus (penso que terá sido no início dos anos 2000) se bem me lembro só a Dragon fazia estas figuras. Conheço, de nome, algumas das outras marcas que referes, outras desconheço." É mais ou menos assim: No inicio dos anos 2000 / finais dos anos 90 existiam 2 marcas dominantes (pós era Action Man), sendo a primeira que apareceu a 21st century e logo a seguir a Dragon. A 21sth Century em termos de figuras (corpo, cabeça e articulações), equipamentos e material era bastante foleira, no entanto destacou-se em veículos. Fabricou váriosmodelos à escala 1/6 como a BMW R75 com sidecar o kettenkraftrad, Jeep Willys, etc, que ainda hoje são procurados. A Dragon apareceu em 1999 e começou logo bem, dado a qualidade das figuras, dos uniformes e equipamentos, destacando-se em relação à 21sth Century, se bem que na altura pareciam mais brinquedos do que figuras de coleccionismo. A Dragon fez pareceria com a marca Cyber Hobby para lançamento de figuras e equipamento exclusivos.
Paralelamente e ao longo dos anos apareceram outras marcas de grande destaque como foi o caso da BBI / Elite Force que fabricava figuras e equipamento de grande qualidade, eu tenho 2 figuras e equipamento da BBI e são das minhas favoritas. Entretanto apareceu a DID que segundo os rumores dizem que foi criada a partir de empregados da Dragon descontentes e que quiseram inovar e fazer melhor. Dizem que DID quer dizer "Dragon in Dreams", mas não estou bem certo. A DID é aquela que apareceu logo a matar. As suas figuras melhores que as Dragon e outros, principalmente na headsculpt, equipamentos muito mais, destacando-se por exemplo em tecidos mais realistas, armas que na realidade eram de madeira, as deles tinham e tem madeira a sério, tudo muito à frente. A DID faz pareceria com a 3R, sendo que sobre a designação 3R existem figuras exclusivas, como estes hitlers e muitos outros, que não são comercializados só pela DID.
Entretanto apareceram várias outras marcas que lançaram vários produtos relacionados e só se encontram como raridades.
Actualmente é assim: A Dragon deixou de fabricar este tipo de produtos em 2011 ou 2013 e dedicou-se aos kits tão bem conhecidos dos modelistas. No entanto recentemente lançou edições especiais e limitadas de figuras e equipamento a preços absurdos que ninguém quer. A marca Cyber Hobby continua a desenvolver produtos nesta e noutras áreas (muito bons). A Dragon a partir de 2004 / 2005 começou a produzir figuras e equipamento de alta qualidade em todos os aspectos. São actualmente os mais procurados.
A DID e a 3R continuam a nesta área e são os Reis. As figuras e equipamento são incríveis! Do melhor absoluto. Mas como é óbvio são caros.
A BBI deixou esta escala e dedicou-se a outros coleccionáveis. Actualmente é a empresa BBI Blue Box.
Outros fabricantes vão lançando figuras e equipamentos aqui e ali. É claro que só estou a referir figuras e equipamentos relacionados com a 2ª Guerra Mundial, existem muitas outras marcas que lançam de tudo, desde Super Herois a Figuras de Filmes vários. Se ainda não saiu estava para sair uma figura do Comandante John Koenig do Espaço 1999
Em termos de aquisição destas coisas. Eu evito lojas online e tenho 2 ou 3 fornecedores de confiança cá em Portugal. No entanto existem várias figuras destas completas em caixa à venda no OLX. A quem quiser indico aqui ou por PM quais são os utilizadores no OLX que vendem estas coisas.
Links de fabricantes ainda nesta área: Cyber Hobby: www.cyber-hobby.com/ DID Corporation (Este vale mesmo a pena ver): www.did.co/ 3R (Especializado em figuras do 3º Reich): www.3reich.us/ Dragon Models: www.dragon-models.com/d-m-releases.asp?tl=DRF
Depois continuo as respostas. Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 29, 2020 16:46:50 GMT
Viva Maximilian!
Obrigado pela descrição e esclarecimentos sobre estas figuras! Já salvei os links nos favoritos para poder lá voltar com tempo.
"Nada como experimentar"
Link também salvo nos favoritos. Hei-de rever pelo menos este 1º episódio da 1ª temporada e depois, dependendo do interesse, logo vejo se continuo
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 29, 2020 17:41:23 GMT
Muito porreiras essas figura, o fundo é que acho que não ajuda nada! Um fundo negro, ou cinzento escuro creio que ficava melhor... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 30, 2020 15:42:18 GMT
Muito porreiras essas figura, o fundo é que acho que não ajuda nada! Um fundo negro, ou cinzento escuro creio que ficava melhor... Abraço Paulo
Acho que na altura escolhi um fundo vermelho, porque sendo figuras retratando elementos do... Exército Vermelho, me pareceu engraçado.
Estas fotos foram tiradas há mais de 10 anos, e não com o Canon EOS 600D que tenho actualmente, mas com um outro Canon compacto, bastante inferior a este.
Mas tens razão (e tu é que és o expert em fotografia), de facto não ajuda a realçar as figuras.
Nota que com o mini estúdio que aí tenho, iluminado com 2 fileiras de leds, vieram fundos de várias cores, branco, preto, verde, azul, amarelo e vermelho.
Já testei vários, e confesso que neste caso (não para fotografar estas figuras, mas as mais recentes que pintei e os bustos) o meu fundo favorito parece ser o vermelho Parece-me que neste caso realça melhor as figuras do que por exemplo o preto (que vejo frequentemente utilizado com grande sucesso por outros modelistas-fotógrafos) . Mas é com certeza nabice minha...
Abraços,
Dolfo
|
|
mayer
New Member
|
Post by mayer on Jul 2, 2020 12:56:13 GMT
Parabéns pelo excelente trabalho. O modelismo é mesmo isso, a representação de momentos históricos (e não só) em todas as suas formas... De facto esta onda de higienização da história que alastra por todo lado já irrita... Se se fosse apagar tudo de mau que aconteceu no passado deixaria de existir história... cambada de atrasados mentais... Um abraço
Ricardo Mayer
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Jul 2, 2020 17:05:09 GMT
Parabéns pelo excelente trabalho. O modelismo é mesmo isso, a representação de momentos históricos (e não só) em todas as suas formas... De facto esta onda de higienização da história que alastra por todo lado já irrita... Se se fosse apagar tudo de mau que aconteceu no passado deixaria de existir história... cambada de atrasados mentais... Um abraço Ricardo Mayer Muito obrigado e exactamente! Penso que no geral a maior parte de nós modelistas (no meu caso modelista curioso) estamos de acordo. História é história e o resto é conversa de chacha. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 17:17:49 GMT
" De facto esta onda de higienização da história que alastra por todo lado já irrita... Se se fosse apagar tudo de mau que aconteceu no passado
deixaria de existir história... cambada de atrasados mentais..."
Completamente de acordo!
Se não tivessem acontecido períodos negativos/maus, na História, nunca teríamos chegado ao que temos hoje. Foi preciso acontecer o que de mau/negativo ocorreu, para aprendermos a dar valor ao que de bom/positivo hoje temos.
E esta pandilha está com esta estupidez a dar cabo do que de melhor fomos capazes de concretizar! Vão acabar por criar divisões na sociedade, que podem levar a extremismos, e a voltarmos a cair no que de pior tivemos na nossa História...
Enfim...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 19:01:37 GMT
Olha aconselho-te a experimentares no modo manual. É uma boa maneira de aprender a mexer na máquina e quando deres com o set adequado depois é sempre o mesmo... Se usas tripé podes meter a velocidade em 1/125 e o diafragma tipo a 5/6 e depois vais mudando até a coisa ficar bem. Com a mesma iluminação depois acaba por ser sempre o mesmo, e torna-se mais facil.
Abraço Pauilo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 20:50:46 GMT
Olha aconselho-te a experimentares no modo manual. É uma boa maneira de aprender a mexer na máquina e quando deres com o set adequado depois é sempre o mesmo... Se usas tripé podes meter a velocidade em 1/125 e o diafragma tipo a 5/6 e depois vais mudando até a coisa ficar bem. Com a mesma iluminação depois acaba por ser sempre o mesmo, e torna-se mais facil. Abraço Pauilo
Tenho tripé, mas raríssimas vezes terei usado para fotografia. Uso bem mais frequentemente para obsevação do céu com binóculos para astronomia, ou com o aparelho de visão nocturna.
Vou tomar nota das indicações, pode ser que um dia consiga tirar fotos de miniaturas de jeito. Fotos de grandes planos, paisagens, pessoas, animais, mesmo em Modo Automático, a coisa funciona mais ou menos bem. É mesmo com as miniaturas que só sai borrada...
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|