|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 17:57:15 GMT
Viva!
Tenho nos meus kits começados há décadas, um BF 109E, à escala 1/32 da Hasegawa.
Este:
O Bf109, e em particular o E, é o meu avião preferido da WWII. Já tenho os decalques para o modelo específico que quero fazer.
E agora que tenho aerógrafo estou a pensar finalmente construí-lo e pintá-lo. A esta escala, a pincel... saía borrada da grossa, por isso nunca o construí antes, e muito menos pintá-lo. Tem estado no "baú das velharias" há décadas, à espera do momento oportuno.
Há muitos anos, andei durante uns tempos a tentar refazer o interior do cockpit, em scratchbuild, refiz o assento, os painéis, etc. Baseado em fotos e esquemas de vários modelos do Bf 109.
Actualmente há firmas que comercializam tudo isto, desde assentos, a painéis, etc, com excelente pormenor e qualidade, em resina e photo-etch.
Descobri por exemplo que existe o assento para o Bf 109E, com os cintos de segurança, a um preço bastante interessante.
Este:
Creio que é fabricado por uma firma de República Checa, Aires, ou eventualmente pela Quickboost. Ou talvez seja fabricado pela Aires, e comercializado (entre outros, porque não creio que seja o único a vendê-los, há mais sites a vender este mesmo kit) pela Quickboost.
Além deste assento específico para o Bf 109E, existe também (fabricado igualmente pela Aires) este outro conjunto, o cockpit inteiro (com o assento e painéis em resina e os cintos de segurança e outras partes em photo-etch), mas este é anunciado no site da Aires como recomendado para o Bf 109E-4/E-7 da Eduard. Não sei se servirá portanto para o meu kit da Hasegawa!
Já contactei a Aires e a Quickboost, perguntado entre outras coisas se o kit do cockpit completo dava para utilizar com o kit da Hasegawa, mas estou sem resposta de ambos...
Alguém sabe se em Portugal há casas que comercializem algum destes kits?
Ou algum site estrangeiro onde qualquer um destes kits exista à venda?
E já agora, será que o cockpit completo se adapta ao Bf109E da Hasegawa, ou é mesmo exclusivamente para o kit da Eduard?
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 21:14:06 GMT
A propósito, é este o avião específico que tenciono reproduzir:
Pilotado por Werner Schröer, no Norte de África, onde fez parte do JG 27.
Há fontes que o indicam como send um Bf 109E-4/Trop, outras fontes dizem ser um Bf109E-7/Trop. Pouco importa, os dois modelos eram semelhantes, e à escala 1/32 as diferenças não se deverão notar.
É um belo pássaro! E com o número "8" a preto e vermelho... para mim que sempre tive uma espécie de obsessão com o número 8, é a cereja no topo do bolo!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 3, 2020 16:16:00 GMT
O nº 8 é o número da sorte para os chineses Eu diria que, mais lixadela menos lixadela, qualquer um desses cockpits em resina deverá caber no kit da hasegawa. Se for um pouco grosso demais, lixas ou cortas o excesso Se for um pouco fino demais, colocas uma tira de plástico adicional. Tudo depende da tua engenhosidade e desenrasque. E lembra-te que, depois de montado, pintado e com o canopy, pouco se vai ver desse trabalho todo. Também esse kit é de 1972. Ora com tanta variedade de kits no mercado sempre a sair, a Aires e as outras marcas dificilmente iriam iriam apostar em fazer nada para um kit tão antigo. Especialmente para um bf-109, em que há imensos kits.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 3, 2020 16:51:42 GMT
Olá Sobral,
" O nº 8 é o número da sorte para os chineses "
Sim, bem sei. E é também o meu número preferido, desde sempre
"Eu diria que, mais lixadela menos lixadela, qualquer um desses cockpits em resina deverá caber no kit da hasegawa.
Se for um pouco grosso demais, lixas ou cortas o excesso Se for um pouco fino demais, colocas uma tira de plástico adicional."
Ok, tens razão. A mais tira-se, a menos acrescenta-se, bem visto
"E lembra-te que, depois de montado, pintado e com o canopy, pouco se vai ver desse trabalho todo."
A menos que deixe o canopy sem colar.
Ou talvez seja aquela mania da perfeição: os outros nem sequer vêem, mas eu sei o que lá está dentro
"Também esse kit é de 1972. Ora com tanta variedade de kits no mercado sempre a sair, a Aires e as outras marcas dificilmente iriam iriam apostar em fazer nada para um kit tão antigo. Especialmente para um bf-109, em que há imensos kits."
Não me recordo agora o quê exactamente mas já vi por aí partes para este kit da Hasegawa.
Quanto a lojas/dealers nacionais que comercializem cá estes produtos, sabes de algum/ns?
É que só em transportes, encomendando lá de fora... é uma pipa de massa! Além de que levam uma eternidade a cá chegar... E é uma seca para os métodos de pagamento que aceitam (eu não uso nenhum deles, e tenho sistemáticamente de estar a pedir a A, B ou C, para me fazer os pagamentos, e eu reembolso a pessoa, mas é uma seca...) .
Cá ao menos posso sempre pagar por Vale dos CTT, o que me facilita imenso as coisas. E a entrega é mais rápida, e os portes são bem mais em conta...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 7, 2020 13:59:33 GMT
Tenta a BigCat ou a GreenModel. São os meus fornecedores nacionais favoritos
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 7, 2020 15:11:00 GMT
Como referi a minha táctica é road map! Vou fazendo uma lista do que pretendo e vou distribuindo por meses...até agora só ainda não consegui a flak da Meritt, mas foi descontinuada, amanhã deve chegar outra belezura, que isto de um gajo ser hoarder modelistico custa... ó se custa! 🤣
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 16:21:52 GMT
Tenta a BigCat ou a GreenModel. São os meus fornecedores nacionais favoritos
Sobral,
A GreenModels, só conheço a do Nuno Albuquerque (que refiro num outro tópico), no Montijo.
Infelizmente ele não tem nada disto, nem um nem outro, nem um outro kit em resina também da Aires, em que estaria interessado para o mesmo avião, as rodas.
Deixei ontem mensagem na GDKits, na Suíça, que são dos poucos que têm disponíveis estes 3 kits que me interessam, mas até há bocado ainda não tinha vindo resposta.
A BigCat desconhecia, encontrei agora o site deles, e vou procurar. Mas... confesso que tenho pouca esperança no mercado nacional para este tipo de artigos
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 7, 2020 17:11:59 GMT
A BigCat não conheço, mas com o referi o Sr. Nuno da Greenmodels tem-me arranjado praticamente tudo o que lhe tenho pedido, e algumas coisas são manhosas de arranjar, mas com tempo a coisa vai-se arranjando, e para falar verdade foi a única loja que contactei, desde que regressei a isto, por ter conhecido pessoalmente, e pela amabilidade e disponibilidade, que para mim ficou logo com um cliente certo. A única loja em que comprei kits online, que na realidade não fui eu, mas os putos que me compraram dois gigantes e que foi na Modellbau-König, mas comigo online não!
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 17:53:19 GMT
Paulo,
Pois, se calhar por encomenda o Nuno consegue arranjar.
Agora que falas nisso, lembro-me de que houve uma altura em que não tinha disponível no site o thinner Matt Effect da Abteilung 502 que menciono algures noutro post/noutro tópico, falei-lhe disso, e passados uns tempos ele contactou-me a dizer que já tinha o dito thinner disponível, e eu encomendei.
É possível que se lhe perguntar por estes extras que me interessam ele até os consiga arranjar, hei-de ligar-lhe a ver se mos consegue arranjar
Kits (modelos completos) online também nunca comprei!
Ou por outra, já comprei 3 bustos, em sites no estrangeiro, mas os donos dessas marcas são membros dum outro Forum, em Inglês, donde também sou membro. E já comprei figuras e bustos a outros membros desse Forum, através dos anúncios "Venda" que lá se colocam.
Mas em lojas só online, que desconheço... que me recorde só tenho comprado de vez em quando algumas pequenezas, como foi agora o caso do kit com as 2 colheres e as 2 pipetas. E algumas coisas peço a um amigo em França, que mas encomenda pela Amazon France (caso do Compressor, por exemplo) .
Na minha antiga fase no modelismo, em que nem sequer Internet existia, sempre comprei tudo em lojas físicas, na área de Lisboa, por exemplo numa loja que existia ali perto da Avenida de Roma (esquece-me agora o nome da loja, o dono daquilo era um rapaz novo, Toni, se a memória não me falha), e por vezes cheguei a comprar alguns kits, ou acessórios, noutras lojas também físicas, que na época existiam em Lisboa.
Abraço,
Dolfo
|
|