|
Post by Dolfo on Jul 1, 2020 23:49:03 GMT
Viva!
Já postei fotos destas figuras no MnN oficial. Mas na altura ambas estavam incompletas, faltava a cada uma delas um pequeno detalhe. No piloto Americano do Pacífico faltava-lhe a bandeira Americana no braço direito, e no General Alemão faltavam-lhe as insígnias de General no colarinho. Ambos foram agora terminados há pouco tempo, e em ambos os casos usei decalques à escala.
As fotos de cada um são portanto todas do mesmo ângulo, apenas para se ver a bandeira num e as insígnias no outro.
Os fundos de quatro côres diferentes, são a ver se o Mestre Fotógrafo Paulo Arrais me pode dar umas dicas de qual a melhor côr de fundo. Eu sou sincero, continuo a achar que (pelo menos nestes dois casos) o fundo que melhor realça estas figuras parece ser o vermelho.
O General Alemão, enquanto tirava as fotos, deu um tomo, partiu algumas partes, e tiveram de ser recoladas... Isso deixou algumas mossas, porventura visíveis nas fotos posteriores à queda, um dia destes terei de lhe dar uns arranjos nas côres afectadas...
Aí ficam as fotos do piloto, em fundos branco, azul, vermelho e preto:
E as fotos do General, pela mesma ordem de côres de fundos:
Penso que o branco está completamente fora de questão. Escurece imenso as figuras, e perdem-se todos os detalhes.
A excepção é a bandeira Americana, no caso do piloto, que é com o fundo branco que me parece que melhor se vê!
No caso do General Alemão, o vermelho parece-me o que melhor realça quase tudo! Embora o azul e o preto (sobretudo o fundo azul) também possam favorecer certos aspectos. Penso que isso possa ter a ver com as côres do uniforme.
A iluminação em todas as fotos foi exactamente a mesma, e a distância a que foram tiradas também.
Para melhor se verem fiz em todas "crop" às fotos originais, para apenas ficar visível nas fotos as figuras e as bases. E no Imgur reduzi todas a 1024 x 768.
Comentários e sugestões são bem-vindos.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 2, 2020 10:09:20 GMT
Viva Aqui vão os meus 5 cêntimos de sabedoria. É só a minha opinião, derivada da minha experiencia de fotografar o que fui colocando ao longo dos anos:) Fundos de cores fortes e berrantes cansam a vista e distraem o observador do motivo da foto. Os fundos devem ser neutros. branco, preto ou cinzento (poderá ser ligeiramente colorido, mas num tom muito suave). Se vires bem, a esmagadora maioria dos modelos que aparecem nas fotos das revistas de modelismo tem fundo branco. E com tanta gente a usar, não pode ser mau Quando dizes" branco está completamente fora de questão. Escurece imenso as figuras, e perdem-se todos os detalhes", é porque estás a fazer alguma coisa de forma incorreta: Ou não tens iluminação suficiente, ou tens de mudar algum parâmetro na maquina. Olha para este exemplo de um kit meu com fundo branco Não me vais dizer que está escura e não se vêm os detalhes Outro grande favorito é o preto/cinzento escuro, que permite ao observador abstrair-se totalmente do fundo e focar a atenção só no modelo. Mas como isso para as revistas e publicações em papel é complicado, por fazer encarecer os custos da impressão, elas usam o branco. Exemplos de fundo preto: Simples: Com um cheirinho de efeitos especiais: Já agora, não se devia colocar este tópico na secção de fotografia e apresentação de modelos?
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 10:51:56 GMT
Como o António referiu, fundos berrantes distraiema atenção do essencial, o modeli. Por outro lado de4ver ter pelo menos 2 fontes de luz iguais, preferencialmente três, para a luz iluminar bem o modelo e diluir as sombra ao máximo. Aqui fica a tua foto de fundo branco com umas correcções rápidas, sem grande preocupação de qualidade,
Como vez o problema foi mesmo a má iluminação, e depois o automático baseou-se no fundo. Como tens acesso à china, e pelo menos melhor que cá pois não encontrei em nenhuma baldinhos, encontras lá facilmente uma zona com varias folhas A3 em feltro de várias cores, (convém ser o mais mate possível, para evitar reflexos) que foi onde eu comprei os meus fundos. Isto há que experimentar com várias iluminações até a coisa resultar... Abraço Paulo PS: António esse Neubaufahrzeug está excelente, também está na minha wishlist...
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 13:00:02 GMT
Obrigado a ambos pelas dicas e exemplos
É assim, estas fotos foram tiradas num daqueles "mini estúdios" com 2 fileiras de leds. Na parte de cima do "cubo" dá para abrir uma tampa em círculo, a meio dessa parte. Além das 2 fileiras de leds, neste caso abri a tampa e iluminei também, de cima, com a luz dum dos candeeiros da mesa de trabalho (é uma 4.4W, dessas novas que vieram substituir as antigas que agora são proibidas vender nos supermercados... ).
As minhas fotos são todas tiradas em Modo Automático...
Paulo,
" Aqui fica a tua foto de fundo branco com umas correcções rápidas, sem grande preocupação de qualidade,
Como vez o problema foi mesmo a má iluminação, e depois o automático baseou-se no fundo."
Ou seja, para as figuras em fotos com o fundo branco (tirando as fotos em Modo Automático) ficarem visíveis, só mesmo passando depois pelo Photoshop para as clarear...
Ou isso ou aprender a usar o Modo Manual...
"encontras lá facilmente uma zona com varias folhas A3 em feltro de várias cores, (convém ser o mais mate possível, para evitar reflexos) que foi onde eu comprei os meus fundos."
O "mini-estúdio" já vem com fundos de seis cores diferentes (branco, amarelo, verde, azul, vermelho e preto), e creio que são como referes, num material tipo espuma prensada, e mates.
"Isto há que experimentar com várias iluminações até a coisa resultar..."
Pois, e a deste "mini-estúdio" pelos vistos não será a ideal...
Vejam/leiam este artigo, escrito por um técnico de iluminação Brasileiro, que também é modelista:
Já andei a pesquisar no mercado nacional, a ver se encontro as lâmpadas que ele recomenda, Halogénio, 12V, 50W, mas até agora sem sucesso... Alguém sabe se existem cá no mercado nacional? As que ele recomenda até são duma marca comercializada em Portugal, Osram, mas com estas características, 12V, 50W, não consegui ainda encontrar...
Sobral,
"Se vires bem, a esmagadora maioria dos modelos que aparecem nas fotos das revistas de modelismo tem fundo branco."
Sim, claro, bem sei. Mas aposto que são tiradas por profissionais, e de certeza que não as tiram em Modo Automático... E claro, usam com certeza a melhor iluminação possível para as tirar...
"é porque estás a fazer alguma coisa de forma incorreta: Ou não tens iluminação suficiente, ou tens de mudar algum parâmetro na maquina."
Pelos vistos, fraca iluminação. E acima de tudo... o Modo Automático (onde como sabemos, não dá para mudar parâmetro nenhum na máquina... ). Se quiser obter melhores resultados tenho mesmo que arranjar melhor iluminação e sobretudo, aprender a usar o Modo Manual (e aí sim, posso mudar os parâmetros todos que quiser na máquina... ), mas isso é mesmo uma verdadeira dôr de cabeça para mim... Só de imaginar que tenho de ler aquele Manual da máquina todo...
" Olha para este exemplo de um kit meu com fundo branco. Não me vais dizer que está escura e não se vêm os detalhes "
Excelente foto, claro! Dum belo modelo! E com todos os detalhes bem visíveis!
É a diferença entre um artista e quem não tem a mínima noção sobre o assunto...
"Exemplos de fundo preto
Com um cheirinho de efeitos especiais"
Ambas excelentes também!
Mas aposto que não tiras as tuas fotos em Modo Automático...
"Já agora, não se devia colocar este tópico na secção de fotografia e apresentação de modelos?"
Eu abri-o aqui por causa das Figuras.
Acho que nem reparei que há uma secção de "fotografia e apresentação de modelos"...
Por mim tudo bem, se puderes muda-o para lá por favor.
Em resumo, o que tenho de fazer é mesmo o que digo acima: arranjar uma iluminação decente (e aquelas lâmpadas halogénio, em particular as de 12V e 50W, talvez sejam o ideal para isso, e até para o candeeiro da mesa de trabalho, porque de facto dão uma luminosidade excelente) e sobretudo, ler o raio da Manual da máquina e aprender a tirar fotos em Modo Manual...
Mais uma vez um muito obrigado a ambos!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 2, 2020 15:28:43 GMT
O teu grande inimigo é mesmo o modo automático. Tens de investir algum tempo a estudar os comandos e possibilidades da tua máquina / telemóvel. No meu caso, tenho a minha sempre nesta configuração: Modo: manual Focagem: automática Abertura: f-stop no valor mínimo que a lente permite. 2.8 no meu caso. Velocidade: ajusto de forma a ter a exposição ideal (= 0) (a maquina mede a luminosidade e dá essa informação) Como vês, nada de especial. Quanto à iluminação, hoje em dia só faz sentido os LEDs. Baixo preço, baixo consumo e não aquecem. 3 lâmpadas vulgaríssimas do IKEA de 5 Euros cada é quanto basta no meu caso.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 16:00:30 GMT
Ou seja, para as figuras em fotos com o fundo branco (tirando as fotos em Modo Automático) ficarem visíveis, só mesmo passando depois pelo Photoshop para as clarear...
Ou isso ou aprender a usar o Modo Manual...
Dolfo
Não necessariamente. É uma questão de iluminação e posicionamento das fontes de luz, e Photoshop não é necessário qualquer programa de tratamento de imagem serve, Photoshop é um bocado complicado e sempre detestei, já que por norma só uso para acertar as fotos, e não para manipular. Quanto ao modo manual, bom se vires eu uso o telemóvel, e aquilo vai conforme calha em automático... É uma questão de luz, e arranjar forma da mesma ser difusa. Por exemplo a caixa que eu improvisei:
Serve perfeitamente a sua função e é portátil, e serve também de arrumação quando não está em uso. É uma caixa grande de arrumações que comprei no Aki. Atenção que há umas mais transparentes, este é ligeiramente opaca, mas deixa passar bem a luz. Para além disso ainda a lixei, para ficar com a luz mais difusa. Se mesmo assim achares que tem muita luz podes sempre colocar umas folhas em frente das lâmpadas para diminuir a luz.
Depois é uma questão de gosto e distribuir as luzes a gosto. E não uses halogéneo isso gasta que se farta e aquece demasiado, para além de já não fabricarem. Usa lâmpadas led de 9 ou 11 watts,, de 6500k, que são baratas e resolvem a coisa na boa. Vais ver que a pouco e pouco vais melhorando.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 16:54:41 GMT
" O teu grande inimigo é mesmo o modo automático. "
Pois... bem sei...
"Tens de investir algum tempo a estudar os comandos e possibilidades da tua máquina / telemóvel."
Canon EOS 600D. Com a objectiva com que vem de origem, ou seja uma 18-55mm.
O Manual daquilo... (para quem nunca teve interesse em fotografia, e para quem as máquinas deveriam fazer tudo, nós só tendo de apontar e clicar... lol...) é uma verdadeira seca!... Ponho-me a ler aquilo e antes de terminar uma página, já estou com os neurónios a fervilhar... ou então adormeço...
"No meu caso, tenho a minha sempre nesta configuração: Modo: manual Focagem: automática Abertura: f-stop no valor mínimo que a lente permite. 2.8 no meu caso. Velocidade: ajusto de forma a ter a exposição ideal (= 0) (a maquina mede a luminosidade e dá essa informação)
Como vês, nada de especial."
Nada de especial, dizes tu...
Sobral, isso para mim é mais ou menos equivalente à... Teoria da Relatividade do Einstein... E para um gajo de Letras/Línguas... Ciências/Matemáticas/Física... são um mistério...
"Quanto à iluminação, hoje em dia só faz sentido os LEDs. Baixo preço, baixo consumo e não aquecem. 3 lâmpadas vulgaríssimas do IKEA de 5 Euros cada é quanto basta no meu caso."
Eu tenho em casa algumas lâmpadas LEDs. Tenho por exemplo uma luz de presença no candeeiro da mesinha de cabeceira no quarto (acho que 0.5W) que já dura há uns bons 10 anos! E durante boa parte destes 10 anos costumava ficar acesa a noite inteira! Portanto durar duram, é um facto que este exemplo comprova. Mas LEDs há muitos, e de certeza que para este fim, e/ou para o candeeiro da mesa de trabalho, não será uma pequena lâmpada de 0.5W.
Que potência recomendas?
Eu tenho 2 lâmpadas (além do spot no tecto, mas esse não serve de nada quando estou a trabalhar) a iluminar a mesa de trabalho. No candeeiro principal tenho uma lâmpada (não é LED, mas também não sei o que é; só sei que quando a comprei no Continente o empregado disse-me que eram as novas lâmpadas, pelas novos regulamentos, que vinham substituir aquelas lâmpadas antigas que quase toda a vida usámos, e que agora parece que são proibidas comercializar), com 4.4W / 470lm / 6500k / 50Hz. O vidro deste lâmpada não é transparente, é branco.
Num outro candeeiro auxiliar (que nem sempre tenho aceso, só acendo quando preciso de ter luz vinda de dois lados opostos) tenho uma lâmpada que me parece ser ainda uma das antigas, transparente, com 40W.
"Photoshop não é necessário qualquer programa de tratamento de imagem serve, Photoshop é um bocado complicado e sempre detestei, já que por norma só uso para acertar as fotos, e não para manipular."
Dentro desse género de programas acho que só tenho o Photoshop. E não para manipular nada, porque não percebo nada disso, mas só o uso para 2 coisas: fazer "crop" às fotos, e redimensioná-las. Mais nada. Tudo o resto é areia demais para a minha carruagem...
"Quanto ao modo manual, bom se vires eu uso o telemóvel, e aquilo vai conforme calha em automático..."
Wow! Conclusão, hoje em dia há telemóveis que em Modo Automático tiram melhores fotos do que máquinas fotográficas também em Modo Automático!
"É uma questão de luz, e arranjar forma da mesma ser difusa."
Qual a potência das 2 lâmpadas que tens nos teus candeeiros? E são LEDs?
"Atenção que há umas mais transparentes, este é ligeiramente opaca, mas deixa passar bem a luz. Para além disso ainda a lixei, para ficar com a luz mais difusa. Se mesmo assim achares que tem muita luz podes sempre colocar umas folhas em frente das lâmpadas para diminuir a luz."
Portanto, é preciso boa luz, mas... não demasiada? Ou não deve incidir directamente no objecto a fotografar?
Agora fiquei algo confuso com o porquê de teres optado por uma caixa opaca, em vez duma transparente, e que ainda lixaste...
Mas não é suposto o objecto a fotografar receber a melhor luz possível?
"E não uses halogéneo isso gasta que se farta e aquece demasiado, para além de já não fabricarem."
E eu a pensar que as lâmpadas de halogéneo eram alguma das últimas vagas, ainda mais recentes do que as LEDs...
Mas o Brasileiro é o que recomenda, como sendo a melhor iluminação para se trabalhar e ver bem as nossas miniaturas!
Ele diz que os LEDs são fracos.
"Usa lâmpadas led de 9 ou 11 watts,, de 6500k"
Ok, a ver se encontro disso por aqui nas proximidades.
Grande obrigado a ambos!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 3, 2020 11:31:45 GMT
"Usa lâmpadas led de 9 ou 11 watts,, de 6500k, que são baratas e resolvem a coisa na boa."
Eu não sei onde é que vocês descobrem todas essas coisas fantásticas e baratas!
Estou farto de procurar (Worten, Leroy-Merlin), por LEDs de 9W ou 11W, e de 6500K e... nada!
Os "K" normalmente nem sequer vem das Características do produto, é mesmo uma raridade aparecerem na descrição.
Quanto aos "W", a imensa maioria do que vejo tem muito abaixo dos 9W ou 11W, aliás é raríssimo haver alguma com esses W... (e as raríssimas que vejo, não indicam os "K"...)
Outro pormenor, o meu candeeiro da mesa de trabalho, é de casquilho fino, portanto lâmpadas "normais" de casquilho grosso, não servem...
Ainda vou procurar no IKEA, pode ser que sim...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 3, 2020 13:13:03 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 3, 2020 16:28:05 GMT
Obrigado, Paulo.
Onde dão eles a informação sobre os 6500K? Vejo 11V, mas os K...
Creio que tenha procurado no Leroy-Merlin aqui da minha área (Mafra), e provávelmente aqui não têm essas lâmpadas de 11W, daí não aparecerem na minha pesquisa.
Eles dizem que o casquilho dessas lâmpadas é E27, portanto casquilho grosso com efeito.
Candeeiros do tipo do meu (ou dos teus), com casquilho E27, os mais baratos que lá vejo são estes:
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 7, 2020 13:08:40 GMT
É questão de veres com atenção nas caixas tem uma barra que vai do amarelo ao azul. As de 6500 são as que tem o azul assinalado no máximo. Entretanto lembrei-me que caso queiras usar as de casquilho fino tens uns conversores para grosso, que são de enroscar apenas. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 16:31:59 GMT
É questão de veres com atenção nas caixas tem uma barra que vai do amarelo ao azul. As de 6500 são as que tem o azul assinalado no máximo. Entretanto lembrei-me que caso queiras usar as de casquilho fino tens uns conversores para grosso, que são de enroscar apenas. Abraço Paulo
Boa! Obrigado pelas dicas!
Mas isto sem carro, e desterrado numa aldeia onde durante este tempo todo da "quarentena" suprimiram as 2 únicas camionetas que aqui passavam por dia para Mafra (desde há uns dias têm uma carreia de novo a passar por aqui, mas apenas 2 vezes ao dia), é muito complicado ir às compras! Até para as compras de supermercado durante este tempo todo, teve de ser táxi para lá, táxi para cá... ou seja cada ida e vinda à vila ficava em 20€... Agora com a carreira que aí passa, só já preciso de táxi para voltar para casa, para lá vou de camioneta.
E o único comércio que conheço aqui na zona onde eventualmente possam ter deste tipo de material é ou o Modelo, ou a Worten. E tenho sérias dúvidas que tenham aquilo que procuro.
Há um ex-AKI, agora Leroy-Merlin, mas fica no outro lado oposto de Mafra, a kms do centro... Com carro ia lá muitas vezes, mas a penantes já pesam os anos... Além disso é uma loja relativamente pequena, não têm a mesma variedade de outras lojas Leroy-Merlin maiores (como por exemplo uma outra onde em tempos fui muitas vezes, perto de Sintra) .
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 8, 2020 21:27:26 GMT
Mas isto sem carro, e desterrado numa aldeia onde durante este tempo todo da "quarentena" suprimiram as 2 únicas camionetas que aqui passavam por dia para Mafra (desde há uns dias têm uma carreia de novo a passar por aqui, mas apenas 2 vezes ao dia), é muito complicado ir às compras!
+1 do concelho de Mafra
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 8, 2020 23:13:29 GMT
" +1 do concelho de Mafra "
É bom saber que há outros modelistas na área
Sabes de mais gente a fazer este hobby aqui na zona? Há clubes? Lojas penso que não!
Eu não estou em Mafra vila, mas numa aldeia a 7,5km da vila, junto à entrada para a Tapada. Tem o seu charme e para quem viveu quase toda a vida em grandes cidades (vim para aqui viver há perto de 7 anos) é quase um Paraíso Mas claro, como tudo, e porque nada é perfeito, também tem as suas desvantagens (e agora sem carro, e ainda por cima a Mafrense ter suprimido durante a quarentena as 2 únicas carreiras que passavam pela aldeia, para ir à vila é mesmo complicado! Agora já voltou a haver uma carreira, mas para a volta lá tem de ser de táxi...) . Preciso urgentemente de arranjar um carro barato!
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 9, 2020 11:38:54 GMT
Olá, lojas havia uma na Ericeira que fechou, existe uma em Mafra perto da CM mas é mais dedicada ao radio modelismo, é a Rotomax.
|
|