|
Post by Admin on Jul 8, 2020 13:31:49 GMT
D. Gualdim Pais (Amares, 1118 - Tomar, 1195) Foi um rapaz que, no tempo em que a esperança média de vida era de menos de 40 anos, viveu até aos 77, pelo que se pode dizer que, estatisticamente, viveu duas vidas. Foi ordenado cavaleiro pelo D. Afonso Henriques no campo de Ourique (a localidade, não o bairro de Lisboa). Como gostava de cruzes vermelhas, ingressou nos Templários, onde, por mérito próprio, chegou ao topo da carreira, acabando por ser ordenado Grão-Mestre da Ordem em Portugal. Passou grande parte da sua vida à porrada com os muçulmanos (chamavam-se mouros naquele tempo), tanto na Península Ibérica como na Palestina, onde ajudou no cerco de Gaza. Fundava castelos como se não houvesse amanhã (Almourol, Idanha, Ceras, Monsanto e Pombal), mas onde ele gostava mesmo de estar era em Tomar, onde fundou o castelo e o Convento de Cristo. De forma que, mesmo depois de morto continua lá, na Igreja de Santa Maria dos Olivais. E agora a vinheta de homenagem, recriando uma cena do nosso herói a descer junto às muralhas castelo, a toda a velocidade Gualdim amigo, o povo está contigo!
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 8, 2020 15:34:31 GMT
" Gualdim amigo, o povo está contigo! "
Pequeno diorama mas muito bem concebido!
Qual a escala, Sobral? Com a moeda de 1 cêntimo para comparação, diria talvez 28mm, será isso?
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by paulo51 on Jul 8, 2020 16:18:50 GMT
Está espectacular, adorei.
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jul 8, 2020 16:18:51 GMT
É escala 1/72. Impressionante!
|
|
|
Post by Admin on Jul 8, 2020 17:01:13 GMT
Obrigado. Sim, é 1/72. Eu coloco sempre a escala no título do tópico
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 8, 2020 18:31:26 GMT
Obrigado. Sim, é 1/72. Eu coloco sempre a escala no título do tópico Sorry, não reparei
Pois, para essa escala (do que andei a pesquisar online sobre tamanhos em mm e escalas, e do que mede um figura a 1/72 das que ainda por cá tenho, uns meros 20mm... essa figura a 1/72 provávelmente ainda é mais pequena que 28mm como inicialmente supus!) está mesmo muito bom!
Abraço,
Dolfo
|
|
mayer
New Member
|
Post by mayer on Jul 17, 2020 10:09:33 GMT
Que bela homenagem a Gualdim pais. Adorei a ideia e o que dela resultou. Um belíssimo diorama👍 Excelente Antonio Sobral 👍
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jul 17, 2020 12:33:02 GMT
Já sou do tempo em que o Sobral colocou esta figura no forum (o outro ) e não me canso de apreciar este trabalho. Também sou suspeito, porque considero o personagem como uma das figuras mais interessante e importante do nosso período medieval. Tenho andado às voltas com um projecto para o Mestre na escala 1/6, vamos lá a ver se conseguirei concretizá-lo. Só uma pequena nota a propósito: Em novembro visitei a igreja que o Sobral refere e o túmulo já não se encontrava lá....
|
|
|
Post by Admin on Jul 17, 2020 13:49:48 GMT
Só uma pequena nota a propósito: Em novembro visitei a igreja que o Sobral refere e o túmulo já não se encontrava lá....
Roubaram-no? Malandros!!!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jul 17, 2020 15:07:38 GMT
Na realidade eu quis dizer "pedra tumular" com a inscrição funerária. Acontece que esta pedra tumular foi substituída por uma foto da mesma na escala 1/1. Claro que é interessante na mesma, mas não é a mesma coisa.
|
|