|
Post by Admin on Jul 8, 2020 13:44:29 GMT
Começou assim, com lampadas de halogéneo Depois foi sofrendo várias modificações E atualmente está mais ou menos assim, com as lampadas já do tipo LED E cartolinas de várias cores para o fundo Embora ultimamente só use a cinzenta escura. A máquina e o tripé continuam os mesmos, que a vida está cara Mas confesso que ultimamente, com a melhoria de qualidade dos telemóveis, muitas vezes já não uso a máquina.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 8, 2020 15:23:03 GMT
Sobral,
Obrigado por este post, muito útil!
Portanto usas sempre três fontes de iluminação, uma de cada um dos lados e outra por cima do objecto!
Lá vou ter de gastar mais uns Euros para tentar fazer algo como o teu estúdio! As Lâmpadas/LEDs + os candeeiros + cartolina... é sempre a somar...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 8, 2020 15:46:57 GMT
Olha eu tenho esses dois na bancada... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jul 9, 2020 15:49:18 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 9, 2020 16:29:06 GMT
" Esta é precisamente a parte mais barata de todos o modelismo!
Lampadas: 2 euros / unidade www.ikea.com/pt/pt/p/ryet-lampada-led-e27-806-lumenes-globo-branco-opala-10438722/
Candeeiros: 8 euros / unidade www.ikea.com/pt/pt/p/tertial-candeeiro-de-secretaria-branco-70355455/
cartolinas: 0.5 euro / unidade Ou zero, se arranjares um cartão velho.
No total gastas cerca de 30 Euros, que te duram 1 vida. É muito menos do que muitos kits."
Viva!
Engraçado que antes de aqui vir agora estava mesmo a ver isto (lâmpadas e candeeiros) no site do Ikea
Vi essas que referes a 2€/unidade, mas vinha justamente confirmar se as características correspondiam ao que o Paulo recomendou anteriormente. Ainda não confirmei. Desculpa a ignorância, mas o que são os "lúmenes"? Parece-me ter algo a ver com a luminosidade, mas... Estas têm 806 lúmenes... É suficiente para aquilo a que se destinam (fotografar as miniaturas) ?
O Paulo fala em "K" (6500K acho que foi o que ele referiu), mas continuo a não ver isso referido nem indo às Informações Técnicas das lâmpadas...
(EDIT: Estas do Leroy-Merlin têm os tais 6500K de que o Paulo fala:
Os candeeiros, vi esses do teu link (só não tinha ainda visto o branco, vi em preto, verde e azul, mas acho que prefiro os pretos de qualquer forma), e o preço é atractivo sem dúvida.
Seriam cerca de 30€ se pudesse lá ir ao IKEA (mais a gasolina) . Sem carro neste momento só mesmo encomendando online.
Se bem percebo do que lá li, creio que cobram 7€ (para encomendas até 5Kg, e neste caso de 3 candeeiros + 3 ou 4 lâmpadas, não deve exceder os 5Kg), enviando pelos CTT. Se for de facto assim não é caro!
Kits já não compro... Só eventuais extras (como o set para o cockpit do Bf109E, ou materiais, ou utensílios) ...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 9, 2020 17:42:42 GMT
Está feito, 3 candeeiros encomendados ao Ikea. Confirmo que a entrega pelos CTT fica em 7€.
As lâmpadas acho que vou optar pelas do Leroy-Merlin (parecem-me mais potentes). Quando puder dou lá um salto, parece que as do link do post anterior estão disponíveis no Leroy-Merlin de Mafra.
Obrigado pelas dicas e conselhos
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 11, 2020 13:11:04 GMT
Lúmen é a unidade internacional de fluxo luminoso. Em termos práticos é a quantidade de luz que uma fonte luminosa dá. Quanto maior melhor 800 lm é mais do que suficiente para iluminar uma sala media, quanto mais um modelo pequeno. Agora multiplica por 3! Graus Kelvin (os tais 6500K) é a temperatura da cor da luz que a lâmpada dá. Valores mais baixos significam luz mais amarelada, valores mais elevados significam luz mais azulada. É ao gosto do freguês, mas eu prefiro luzes mais para o quente, tipo 3000K. Se quiseres luz neutra vai para os 4000K.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 15:23:36 GMT
Obrigado Sobral, fiquei esclarecido Agora tenho é de anotar tudo isso num papel para não me esquecer
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 11, 2020 16:06:53 GMT
Epa só agora me apercebi que me enganei a teclar a temperatura de cor. não é 6500 como teclei mas 5500 kelvin... As minhas desculpas se induzi em erro. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 16:22:05 GMT
Epa só agora me apercebi que me enganei a teclar a temperatura de cor. não é 6500 como teclei mas 5500 kelvin... As minhas desculpas se induzi em erro. Abraço Paulo Ok, obrigado pelo esclarecimento, Paulo
Ainda não as comprei, por isso ainda estou a tempo de corrigir isso. Tinha estas na mira (1521lm e 6500k) mas pelos vistos, e pelas vossas explicações, serão então fortes demais. Vou procurar outras, mais dentro do que menciona o Sobral.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 18:03:51 GMT
Estas parecem-me mais em linha com as sugestões do Sobral:
10W, 806lm e 4000k.
E são muito mais em conta do que as anteriores que tinha em mira
Recomendas isto Sobral? Sabendo para que fim se destinam, e que é não só para iluminar a mesa de trabalho, com um ou dois candeeiros, mas com os 3 candeeiros poder fazer melhores fotos dos modelos.
E como também preciso de 2, com casquilho fino, para 2 candeeiros que já cá tenho, estas serão recomendáveis?
Básicamente tem as mesmas características do set de três acima, 8W em vez de 10W, o resto é igual, 806lm e 4000k :
Para terminar e aproveitando o tema sobre lâmpadas, tenho um candeeiro de pé alto, do IKEA, que tem um dos dois "abat-jours" a apontar para o tecto (fixo) e que originalmente vinha com uma lâmpada enorme, um globo, que fundiu.
Vi agora este globo em promoção, com casquilho grosso, que penso que talvez fosse uma boa opção, o que acham?
Básicamente tem as mesmas características das outras referidas acima, 8W e 4000k, mas com mais lúmenes, 1055 (mas este é para iluminar a sala, embora com luz indirecta a apontar para o tecto) :
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 13, 2020 7:55:45 GMT
Quanto mais lumens melhor 6500K para mim é uma luz demasiado azulada e fria. Fico deprimido, e parece-me que estou numa sala de interrogatório do KGB nos anos 50 Para mim algo na ordem dos 3000K é o que me faz sentir bem. 4000K é mais ou menos neutro. Nem me alegra nem me deprime Mas isto é tudo muito subjetivo. Para ti pode ser totalmente diferente. Experimenta primeiro!
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 13, 2020 9:05:12 GMT
Para quem não percebe muito de correcções da temperatura de cor, luz do dia é preferível, mas é como dizes cada um sabe de si, desde que fique a gosto...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 13, 2020 19:43:57 GMT
Fui então pela tua sugestão, Sobral, e comprei LEDs de 4000k. Logo que cheguem os candeeiros do IKEA já faço uns testes. Só não comprei foi cartolina (tinha anotado branca, preta e cinzenta, mas com as outras compras esqueci-me da cartolina... Há-de-se arranjar algo entretanto, até voltar à vila) .
Entretanto, de casquilho fino também comprei 2, 6.6W (ou 60W anteriormente), 806lm e 4000k (estas para os 2 candeeiros actuais da mesa de trabalho, que depois hão-de ser substituídos pelos novos do IKEA) .
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|