|
Post by Dolfo on Jul 28, 2020 22:04:26 GMT
Viva!
E depois de duas mãos de "base coat" (Humbrol enamel 62, Leather, e Revell 8, Matt Black) tanto nos "raios" como no resto do escudo, neste momento está assim:
Quando secar completamente, passo aos óleos. Os "raios" acho que os vou pintar em metal (só ainda não decidi se numa côr a imitar ferro, como a parte central, ou se noutros tons de metal, e tenho vários, que posso misturar para obter o tom que ache que ficará melhor, prata, bronze, cobre, e posso escurecer com preto, ou clarear com Naples Yellow, por exemplo), e o resto vou tentar imitar pele (com Burnt Sienna, Raw Umber e outras côres que ajudam a imitar pele/couro) .
A parte interior acho que a vou deixar como está, com as estrias a imitarem madeira e pintar com óleos por cima da côr de base, de modo a ficar a parecer madeira natural.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 30, 2020 19:45:27 GMT
E já pintado com óleos:
Para uma coisa tão pequena (tem +/- 5cm de diâmetro), utilizei 8 côres diferentes, as 4 à esquerda para os "raios" e o rebordo da parte metálica central, e as 4 à direita para a parte que tenta imitar pele:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by joaoalmeida on Aug 2, 2020 8:23:21 GMT
Gostei do novo episódio. Isto que vou dizer agora já será inútil nesta altura mas lembrei-me que os raios, em vez de terem sido feitos em plástico, podiam ter sido esgravatado de uns bocadinhos de metal das latas de coca cola , e depois colados. Entretanto, e se precisares de pormenores da estátua, eu vou passar ao pé do original dentro de dias. Força. J
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 2, 2020 14:30:15 GMT
Obrigado João
Pois, agora estão feitos, os "raios". Ficam bem assim, acho eu. O que pretendia era dar-lhes algum relevo, e isso se apenas os pintasse não ia conseguir. Assim cumprem o objectivo.
Obrigado pela oferta sobre pormenores da estátua, mas as fotos disponíveis na Net chegam para o que precisava (e era mesmo só inspiração para o escudo, o resto do busto já está práticamente todo pintado, e para isso a estátua em Viseu não ajuda) .
Agora vou ter de passar à colagem das várias partes, e à fixação numa base. É um trabalho de minúcia e delicado, porque tem de bater tudo certo e não pode haver erros nem deslizes. Mas vai correr bem com certeza
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 5, 2020 19:34:13 GMT
E finalmente o busto do Viriato está terminado. Enfim, quase, a 99% digamos. Nas fotos que seguem falta ainda colar o escudo, que é o que tenho estado a tentar fazer hoje, mas a coisa não está a correr muito bem... há duas partes frágeis, uma vinha partida de origem, a outra partiu-se recentemente, e tenho andado a fazer os possíveis para as recolar, mas agora fiquei sem cola epoxy, que parece ser a melhor para a resina, e se as peças não colarem como deve ser, fotos do busto completo a 100% só lá para a próxima semana, que é quando devo voltar à vila...
Entretanto aqui ficam estas (dois fundos, branco e preto; acho que no geral o fundo branco resulta melhor/realça melhor o objecto, mas há pelo menos uma onde me parece ficar melhor com o fundo preto; vejam e comentem) :
Com fundo branco:
Mais ou menos o mesmo ângulo, com fundo preto:
Neste caso parece-me que ficou melhor com fundo branco!
Outro ângulo, fundo branco:
E mais ou menos o mesmo ângulo, com fundo preto:
Neste ângulo também me parece que ficou melhor o fundo branco.
Outro ângulo, fundo branco:
E mais ou menos o mesmo ângulo, fundo preto:
Aqui também me parece que ficou melhor com fundo branco.
Mais um ângulo, fundo branco:
E mais ou menos o mesmo ângulo, fundo preto:
Neste caso parece-me que terá ficado ligeiramente melhor o fundo preto, mais contraste, mais luz também...
Que dizem os peritos em fotografia?
E que acham do "boneco"?
Depois destas fotos tiradas ontem à noite, já tive de repintar pequenos pormenores por causa do raio da cola
O escudo também já teve de ser parcialmente repintado... Agora a aguardar que a cola solidifique e se ficar ok logo tiro mais fotos já com o Viriato terminado a 100%
Abraços,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 5, 2020 21:09:43 GMT
desligou o flash?
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 5, 2020 21:22:30 GMT
Sim, todas as fotos são sem flash.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 5, 2020 21:28:52 GMT
O raio da cola é que não está a cooperar... Talvez acrescente um pingo de cola rápida, na peça que não está a colar... Mas receio que ao mexer-lhe, o resto do escudo se descole... Raios...
Pode ser que a cola rápida funcione e não descole o resto, e nesse caso logo tiro mais algumas fotos com o guerreiro já a 100%...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 6, 2020 3:05:14 GMT
Viva!
Ok, a cola conseguiu aguentar-se, de forma que deu para tirar mais algumas fotos do Viriato completo. Enfim, a 99,9%, porque ainda há dois ou três pequenos detalhes a acabar como deve ser, por exemplo uma gota de metalizado nos pontos de junção das "fitas" em pele, e corrigir pequenos problemas nas côres corretas, onde houve cola a mais. Àparte isso, penso que o dou como terminado. O problema é que para este busto não creio que hajam nem caixas em acrílico, nem campânulas de vidro onde ele caiba! A lança torna-o incrívelmente longo (cerca de 30 cm da ponta da mão esquerda ao fim da lança!), cerca de 14 cm de largura, e cerca de 18 cm de altura (com a base de madeira, claro) .
Aí ficam então as fotos mais recentes (desta vez todas em fundo branco) :
Para o meu 2º busto, e nesta escala, e para quem nunca teve queda artística, nunca se interessou por arte/pintura, nem percebe nada de correntes e estilos de pintura, e começou há menos de dois anos a aprender a pintar com tintas artísticas a óleo... vendo-o assim na mão, de perto (mas sem zoom, que as fotos revelam mais do que a olho nu), e sem qualquer pretensiosismo, dou-me por satisfeito, acho que não ficou nada mal Até lhe consegui pintar as veias dos braços, que nunca imaginei que seria capaz! Não fui ao ponto de lhe pintar pelos nos braços, como vi nos trabalhos de alguns mestes e profissionais do ramo, mas ao contrário de muitos deles nunca frequentei Belas-Artes...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Aug 6, 2020 10:57:49 GMT
Ficou tudo excelente menos as fotos Tens de lhe dar uma pequena pós-produção para corrigir as cores, o equilibrio de brancos, etc. Exemplo muito rápido:
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 6, 2020 13:03:43 GMT
Olá Sobral,
Obrigado!
Pois, modelismo e fotografia vão muitas vezes juntos, mas os meus dotes para fotografia, como já é por aqui sabido, deixam muito a desejar...
Como é que fizeste essa magia? Com efeito fica logo muitíssimo melhor!
Programas para tratamento de fotos, além dos que vêm com a máquina (e que nunca utilizei!), só tenho o Photoshop 6, que é o que uso para fazer "crop" às fotos, e eventualmente redimensioná-las (mas com o Imgur isso agora nem é preciso, porque ao "uploadar" para lá as fotos dá para escolher as dimensões numa gama variada). De resto, o Photoshop nunca o utilizei para mexer nas/corrigir as côres... Em tempos utilizei uma outra ferramente no programa, para colar duas fotos uma ao lado da outra, como tenho no meu Blog, mas acho que é tudo.
Ah, e também tenho o Paint, que vem com o Windows, mas esse só uso para converter formatos de imagens, por exemplo de .png para .jpeg, e mais nada.
Mas é provável que hajam outros programas de mais fácil utilização, e de carregamento gratuito na Net. Dicas?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 6, 2020 13:13:45 GMT
podes tirar as fotos em raw e depois tentar usar o lightroom por exemplo.
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 6, 2020 14:22:16 GMT
podes tirar as fotos em raw e depois tentar usar o lightroom por exemplo. Entretanto fui pesquisar pelos melhores programas gratuitos de tratamento de imagem, e dos vários sites, e videos que vi, o concenso parece ser unânime que o melhor programa que por aí anda (aparte o Photoshop, mas esse não é gratuito, embora como é óbvio exista na Net para download gratuito, mas como tenho o 6, e pouco me sirvo dele, fui para outra opção) para este fim será o GIMP.
Já o carreguei, agora é instalá-lo e testá-lo.
Se bem percebo o Lightroom é uma versão do Photoshop.
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Aug 9, 2020 7:48:29 GMT
Excelente! Muito bom trabalho.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Aug 9, 2020 11:38:42 GMT
O photoshop é mais um programa de tratamento gráfico ou para manipulação de fotos. É muito complexo de usar, pelo menos para tirar tirar partido dele a fundo. O lightroom é um programa para tratamento de fotos, e gestão de arquivos. É usado essencialmente na correcção das fotos. Uso versão antiga que as actuais querem subscrição mensal... e não tenho vagar para pagar uma data de massa mensalmente para usar aquilo pontualmente. Ni inicio usava o Acdsee e o Zoner photo studio. São dois programas fáceis de usar, mas potentes na mesma. Creio que ambos ainda têm a opção de correcção automática, que deve ser o que queres. Nem sempre fica como queremos, mas depois podes sempre dar uns ajustes. Deves tentar colocar as fontes de luz de forma a iluminar bem o boneco, e vê se ficas quase sem sombras...normalmente quer dizer que a coisa está boa.
A propósito o boneco ficou muito bom! Abraço Paulo
|
|