|
Post by Dolfo on Jul 10, 2020 23:51:15 GMT
Viva!
Este é o projecto que actualmente (desde há já alguns meses... portanto não é novo nem o comecei agora, mas a preguiça tem sido forte estes últimos tempos...) tenho na mesa de trabalho, um busto do nosso Viriato, à escala 1/10, feito pela firma Portuguesa RPModels, em 3D:
Está práticamente terminado, mas ainda falta colar as partes, afinar alguns pormenores, e pintar o escudo.
Deixei o escudo para o fim, 1º porque nunca pintei nenhum, nem da Antiguidade nem de qualquer outra época, e 2º, porque justamente por isso e pela falta de informação histórica, não há que eu saiba muito onde me inspirar se quiser ser realista/fiel à História.
Há por aí outros bustos iguais, alguns pintados por verdadeiros mestres, mas no que se refere ao escudo a maioria dos que vi pintados têm motivos que identifico mais com escudos Romanos, com lobos, por exemplo, do que com o escudo dum Lusitano (e anti-Romano) .
As referências talvez menos "romanescas" que encontrei provêm da estátua de Viriato em Viseu. Fotos da estátua, sacadas da Net:
Como se pode ver, nesta estátua (e presumo que o escultor tenha tido alguma liberdade artística já que, que eu tenha conhecimento, não existem dados Históricos sobre estes pormenores) em vez de lobos e outros motivos mais "romanescos", o escudo tem 12 espécies de "raios", que partem da parte central do mesmo, e vão até perto dos bordos do escudo.
Na estátua, estes "raios" estão aparentemente esculpidos em relevo. O que, como se pode comprovar pela foto que se segue, o escudo do busto não tem:
Tentei vários métodos, para ver se conseguia passar para o escudo uma cópia dos ditos "raios", como na estátua, papel transparente, etc, mas não resultou.
Neste momento está como na foto acima, em que a lápis (para depois apagar) fiz um esboço dos 12 "raios", como tenciono pintá-los no escudo (actualmente está com o centro metálico mais ou menos terminado, e o resto por cima do primário tem uma base coat de Humbrol enamel matt # 110, Natural Wood, mas vai levar weathering, uso, desgaste e outros tons, em princípio a óleo) porque como é óbvio não há forma (que eu conheça) de os fazer em relevo (pensando bem talvez haja forma de o fazer, utilizando folha de plástico para modelismo! Mas teria de "fabricar" 12 peças iguais e colá-las no escudo!).
Portanto penso que o ideal, e o mais fácil, seja pintar os ditos "raios".
A ideia é inspirada desta pintura (desconheço o autor), que retratou assim o Viriato da estátua:
A pintura dos "raios" está em "trompe l'oeil", e dá a sensação de relevo. Eu não serei com certeza capaz de o pintar assim! Mas portanto a ideia é pintar os "raios" por inteiro.
Não vejo outra solução para introduzir no escudo os tais 12 "raios".
E mesmo para os pintar, algum método vou ter de adoptar para os fazer certinhos, o mais fiéis possível aos "raios" da estátua.
A mais recente ideia que me veio foi desenhar os "raios" em papel, e depois deixar o interior dos mesmos aberto, de forma a poder assim usar o aerógrafo para aplicar a tinta no escudo (fazer uma "máscara" no fundo) . Mas também é algo que nunca fiz! Nem faço ideia que materiais usar para isso! Só para criar as formas dos "raios" vazias, já me parece uma dor de cabeça das grandes... Com um X-Acto, mesmo com uma lâmina fina e bem afiada, não será fácil... Talvez abrir o centro dos "raios" e depois com uma tesoura muito pequena cortar pelas linhas limítrofes do interior de cada "raio"...
Pintar apenas, ao pincel, em "free hand"... há uns 30 ou 40 anos a esta parte talvez conseguisse, agora... a firmeza das mãos já não dá para isso...
Dicas, sugestões, ideias, agradeço e são bem-vindas!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 11, 2020 11:32:59 GMT
A acompanhar a odisseia... mas se calhar a forma mais fácil será pintar o escudo, e arranjar mascaras dos raios colar e pintar a parte exterior, ou seja o contrário do que referes. Dá-me a impressão que é capaz de facilitar mais o trabalho?
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 16:34:33 GMT
A acompanhar a odisseia... mas se calhar a forma mais fácil será pintar o escudo, e arranjar mascaras dos raios colar e pintar a parte exterior, ou seja o contrário do que referes. Dá-me a impressão que é capaz de facilitar mais o trabalho? Abraço Paulo Paulo,
Pois, não faço ideia se fazendo como sugeres facilitará mais o trabalho!
É que é assim: para fazer "máscaras" dos "raios" e pintar o resto (portanto as "máscaras" serviriam para tapar o espaço dos "raios"), é capaz de não ser muito fácil, porque me obrigaria a fazer 12 "raios" iguais, na tal "fita", colá-los certinhos no sítio dos 12 "raios", e deixar o resto em branco para pintar então o resto. Mas e depois? Os "raios" também terão de ser pintados, numa cor diferente. Voltava a fazer "máscara" para neste caso tapar o resto do escudo anteriormente já pintado e expôr apenas os 12 "raios"?...
Pá, não sei, tenho de arranjar forma de resolver isto, e da forma mais prática e mais fácil para mim.
Só que não me veio ainda nenhuma solução definitiva à mente...
Tenho estado a pensar utilizar daquela folha de plástico para modelismo, e fazer 12 "raios" iguais, e colá-los no escudo. Neste caso ficaria com os "raios" em relevo, e talvez fosse mais fácil pintá-los (eventualmente até mesmo antes de os colar ao escudo) um a um...
O problema desta solução é que escudo do busto vem como se fosse em madeira, com estrias, etc, e o escudo da estátua em Viseu retrata aparentemente um escudo em metal... Posso sempre lixar a superfície do escudo para retirar as estrias, claro. Não só os "raios" em folha de plástico colariam melhor numa superfície lisa, como tudo ficaria com um aspecto mais realista.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 13, 2020 7:47:49 GMT
Eu voto pela solução de fazer uns raios em plástico e colar no escudo. É mais fácil de pintar, e mais realista. Um escudo em madeira com reforços em metal parece-me credível. Mas não tens que te cingir ao desenho e modelo da estátua! Aquilo está tão perto do real como qualquer coisa que tu imagines! É tudo tanga e liberdade artística, amigo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 13, 2020 8:59:43 GMT
Ora ai está uma excelente ideia! Soluciona o problema do releve, e fica mais realista. E por outro lado é como referes, estas coisas são sempre uma incógnita, quando não há provas do que era na realidade, são sempre suposições. Já vi escudos com 8 raios e com 13... enfim. Isso aí era uma boa opção era impresso em 3d... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 13, 2020 11:16:58 GMT
Viva!
"Eu voto pela solução de fazer uns raios em plástico e colar no escudo. É mais fácil de pintar, e mais realista.
Um escudo em madeira com reforços em metal parece-me credível."
Pois, é uma solução exequível em que tenho andado a pensar como talvez a mais realista.
E deixavas portanto ficar o resto do escudo em madeira (aquilo tem estrias, a imitar madeira) ? O problema das estrias é que tornam a superfície irregular e mais difícil dos "raios" aderirem, mesmo com super-cola, ou cola cianoacrilato.
Mas acho que vou tentar isso.
" Mas não tens que te cingir ao desenho e modelo da estátua!
Aquilo está tão perto do real como qualquer coisa que tu imagines! É tudo tanga e liberdade artística, amigo "
Claro, bem sei. Os 12 "raios" parecem-me "cool" Se bem que se optasse por menos, facilitava bastante o trabalho
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 13, 2020 13:40:13 GMT
Podes sempre lixar um pouco as "estrias" da imitação da madeira. Essa é só mais uma liberdade artística ou então uma limitação tecnológica da impressão/moldagem da figura. A madeira devidamente lixada/aplainada não tem estrias que sobressaiam. Vês os veios da madeira, mas não os sentes ao toque Falando no número de raios, 12 dá umas contas da treta! Nada como ir para uma sequência binária: 2 - 4 - 8 - 16-.... Neste caso o 8 é o que se adapta melhor, e o simples de realizar. Primeiro fazes uma "cruz" com 4, e depois colocas mais 4 nos intervalos desses. Não precisas de grandes cálculos e poupa-te trabalho
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 13, 2020 20:06:55 GMT
" Podes sempre lixar um pouco as "estrias" da imitação da madeira. Essa é só mais uma liberdade artística ou então uma limitação tecnológica da impressão/moldagem da figura.
A madeira devidamente lixada/aplainada não tem estrias que sobressaiam. Vês os veios da madeira, mas não os sentes ao toque "
Pois, nunca percebi muito bem porque certas miniaturas (algumas claro, nem todas) em que se pretende retratar objectos em madeira têm estas "estrias" De memória agora não me recordo doutros exemplos, mas tenha quase a certeza que não é a 1ª vez que vejo isto. Nesta escala, 1/10, é possível que uma das razões seja para facilitar a pintura, com as "estrias" em alto e baixo relevo. Isso dá jeito para se pintar por exemplo "highlights" e "shadows". Francamente não sei...
É que com efeito, na realidade, a madeira, como bem dizes, não tem "estrias" em alto e baixo relevo. Mesmo quando se vêem os veios da madeira, não são perceptíveis ao toque.
"Falando no número de raios, 12 dá umas contas da treta!"
Lol... Não sei que crenças tinham os Lusitanos, mas há muitas Civilizações Antigas em que o número 12 tinha significados religiosos, ou esotéricos, ou outros... Ainda hoje (e isto vem de longe) são 12 Signos do Zodíaco, 12 meses num ano, 2 ciclos de 12 horas num dia, etc...
" Nada como ir para uma sequência binária: 2 - 4 - 8 - 16-....
Neste caso o 8 é o que se adapta melhor, e o simples de realizar. Primeiro fazes uma "cruz" com 4, e depois colocas mais 4 nos intervalos desses.
Não precisas de grandes cálculos e poupa-te trabalho "
Mas acho que tens razão! E o 8 é mesmo o meu número (algarismo) "fetiche" Desde sempre assim foi
E convenhamos que também tem o seu significado em termos esotéricos, e também é venerado por algumas Civilizações Antigas, aparentemente é o número que significa o infinito (regra geral quando assim é, é visto na horizontal) ...
Mas sobretudo neste caso, facilita-me imenso o trabalho... Portanto acho que vou mesmo pelos 8 "raios"
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 15, 2020 17:48:57 GMT
Estas imagens dum guerreiro Lusitano, e dum escudo da época (assim como uma outra imagem dum outro guerreiro, com um escudo ligeiramente diferente, mas também com 4 "raios" e mais fácil de fazer do que o escudo deste Lusitano da imagem, mas que estranhamente não consigo abrir no PC, embora seja aparentement .jpg, e como tal também não a posso colocar no Imgur... ), são as que me vão servir como inspiração para o escudo deste Viriato:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 21, 2020 11:24:15 GMT
Viva!
Os 8 "raios" em folha de plástico estão mais ou menos prontos (ainda preciso limar mais algumas arestas) :
Agora vou ter de lixar o escudo para retirar a tinta e tentar eliminar as estrias da madeira, e depois já posso colar os "raios" e continuar a partir daí.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 23, 2020 1:15:22 GMT
E o escudo já quase todo lixado (com lixa ) :
Faltam ainda umas pequenas áreas, sobretudo em redor dos dois pontos em relevo (supostamente representando os pregos, enfim as pontas metálicas que deveriam fixar a pega, na parte interior do escudo à estrutura principal), e à volta da parte central em metal. As estrias da madeira nestas áreas provávelmente terão de ser removidas com o X-Acto, porque com a lixa não é fácil, nem são de fácil acesso sem danificar as pontas metálicas e a parte central em metal. Vai com calma e paciência
E agora vai mesmo ter de esperar que se cole uma peça na parte de trás que se partiu Estive mais de meia hora a segurar (e a ter de recomeçar várias vezes) a pequena peça, para enfim as duas partes colarem!
Tenho andado a utilizar para a resina uma cola rápida cianoacrilato marca do AKI, Axton, mas isto por vezes leva uma eternidade para colar/secar! Lembro-me que noutros tempos havia no mercado (até em supermercados) colas cianoacrilato que eram baratas mas colavam intantâneamente, ou quase. Bastava juntar as duas partes/peças a unir, com um pingo de cola numa delas, e aquilo num abrir e fechar de olhos ficava unido e colado (aconteceu-me mesmo por vezes colarem demasiado rápido e nem dar tempo para unir as peças na posição ideal) .
Há decerto no mercado colas cianoacrilato que sejam fortes e realmente rápidas. Dicas? Sugestões?
Para ficar com esta parte do escudo mais suave e uniforme, talvez devesse cobri-la por inteiro com uma espécie de massa (um betume?), mas teria de ser algo mais para o líquido e sem rugosidade. Estive a ver nas minhas coisas, tenho várias massas, incluindo duas ou três qualidades de Milliput, Model Filler da Humbrol, mas nenhuma destas é suficientemente mole, ou pastosa, assim para o líquido, para cobrir toda a área uniformemente. Alguma sugestão?
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 25, 2020 21:23:27 GMT
E agora, já com os 8 "raios" colados:
Próxima etapa: aplicar um primário sobre toda esta área agora remodelada.
E depois, decidir-me pelo melhoe esquema de pintura. E há vários possíveis.
Esta é uma hipótese:
Mas há outras mais acessíveis, como por exemplo este, todo duma côr, apenas um rebordo a imitar pele (que segundo algumas fontes, era o que cobria as Cetras, ou estes pequenos escudos circulares utilizados por alguns povos da Antiguidade, incluindo os Iberos. pt.wikipedia.org/wiki/Cetra ) :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 25, 2020 22:31:30 GMT
Ainda um pouco húmido e brilhante do primário aplicado instantes antes de tirar a foto. Ainda vai se calhar levar outra camada de primário, ou então dependendo de como tudo fica depois de seco, talvez passe logo à pintura:
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by joaoalmeida on Jul 27, 2020 19:06:14 GMT
Grande tópico, em primeiro lugar. Gostei da discussão sobre como fazer os raios, e acho que a solução foi a certa. Já passei pela estátua original uns milhares de vezes, e tb é fixe ver um modelo do tema. Acompanhando, com muito interesse. J
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 27, 2020 21:48:14 GMT
Obrigado João!
Já devia ter levado uma "base coat" (com enamel da Humbrol), mas ainda não me decidi pela, ou pelas côres. É que depende da côr final, a óleo, que vai ter.
O mais provável é os "raios" ficarem duma côr (talvez metálica, como o centro), e o resto doutra (ou doutras, isso é que ainda está por decidir) . Como estas Cetras Lusitanas eram normalmente em madeira coberta de pele, em teoria pelo menos uma parte do resto deveria ficar numa côr a imitar pele. Mas apenas um rebordo (como numa das imagens que coloquei num post anterior), ou tudo em pele, essa é a questão agora...
Enquanto descansa, vou aproveitando para fazer outras coisas, e entretanto vou também pensando nas várias hipóteses
Obrigado pelo interesse
Abraço,
Dolfo
|
|