Post by Paulo Arrais on Jul 16, 2020 9:02:43 GMT
Comparação de fitas
Com o calor que está não há vontade seja para o que for...9 da manhã com 30 graus no covil...
Bom mas lá fiz uma perninha para uma pequena comparação entre fitas. No caso Tamiya, Dexter e Tesa.
A textura da Tesa e da Tamiya são muito similares, assim como a força de colagem. Dado que a da dexter é mais larga que a Tamiya pelas experiências que fiz e tendo em atenção esse factor tem um pouco menos de força de agarre, mas mínima. Já a Tesa tem bastante mais força diria até perto do dobro.
Qualquer uma dá para o uso, mas pessoalmente a minha escolha será a Dexter, até mesmo pelo factor preço. Sendo mais larga que a Tamiya tem mais 9m e é mais larga, sendo mais barata. Por outro lado tem a vantagem de vir num envolucro selado que impede que a porcaria se agarre às laterais e pode provocar defeitos se se utilizar para fazer linhas limpas. No meu caso não é importante, mas para outros tipos de modelos poderá ser.
De qualquer das formas qualquer uma deverá ser de imediato guardada num recipiente fechado para que isso não aconteça. Basta pousar a fita na mesa se esta não estiver imaculadamente limpa o mal fica logo feito.
Abraço
Paulo
Com o calor que está não há vontade seja para o que for...9 da manhã com 30 graus no covil...
Das três a Tesa é a que é mais consistente e espessa, como se pode verificar facilmente pelas fotos.
Qualquer uma dá para o uso, mas pessoalmente a minha escolha será a Dexter, até mesmo pelo factor preço. Sendo mais larga que a Tamiya tem mais 9m e é mais larga, sendo mais barata. Por outro lado tem a vantagem de vir num envolucro selado que impede que a porcaria se agarre às laterais e pode provocar defeitos se se utilizar para fazer linhas limpas. No meu caso não é importante, mas para outros tipos de modelos poderá ser.
De qualquer das formas qualquer uma deverá ser de imediato guardada num recipiente fechado para que isso não aconteça. Basta pousar a fita na mesa se esta não estiver imaculadamente limpa o mal fica logo feito.
Para linhas perfeitas a Tamiya tem uma ligeira vantagem sobre a Dexter, e claro para contornos, com as fitas de pequena largura não há sucedâneos baratos, já nas largas creio que a Dexter está lá. A chatice é consegui-la, já que com a mudança do Aki para Leroy a coisa desapareceu, pelo menos até ver.
Paulo