|
Post by Dolfo on Sept 25, 2020 21:03:15 GMT
Obrigado Paulo
Há já uns tempos que não postas cá nada, que eu me tenha apercebido, espero que esteja tudo bem contigo!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Sept 27, 2020 15:45:16 GMT
Pois é...😢, mas é unicamente por falta de tempo, e cansaço... que nesta altura tenho montes de coisas a fazer na quinta, e depois falta o tempo. Mais uma semana e a coisa deve voltar ao normal... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 27, 2020 17:10:16 GMT
Pois é...😢, mas é unicamente por falta de tempo, e cansaço... que nesta altura tenho montes de coisas a fazer na quinta, e depois falta o tempo. Mais uma semana e a coisa deve voltar ao normal... Abraço Paulo Ok, força com isso
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 27, 2020 17:26:44 GMT
Depois de duas de mão nas calças do Feldmarschall (sendo que a 1ª foi como de costume básicamente "limpa" com um pincel largo de maquilhagem; são ideais por 2 razões: não deixam pêlos, e são relativamente "soft"), e tentando retratar o desenho da frente da caixa, neste momento estamos aqui:
Esta cor foi obtida misturando as seguintes tintas, Yellow Ochre e Phtalo Green Yellow Shade. Na 1ª de mão em partes mais ou menos iguais, e na 2ª de mão bastante mais Yellow Ochre:
Esta 2ª de mão não foi "limpa", mas foi dada relativamente diluída, com os 2 "thinners" da Abteilung 502 que uso, "Matt Effect Thinner" e "Fast Dry Thinner", e ficou durante a noite a secar no "secador".
Agora vai levar um "wash" (neste caso a tinta bastante diluída) de nova mistura das 2 tintas, mas género 90% de Yellow Ochre e o restante de Phtalo Green Yellow Shade.
E depois, "shadowings" e "highlights".
Ainda há muito a fazer, outras partes a pintar, vai devagar e com calma, que não há pressas
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Sept 29, 2020 10:58:28 GMT
Tou a seguir. Estou mesmo curioso para ver como fica.
Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 29, 2020 15:28:12 GMT
Viva!
"Tou a seguir. Estou mesmo curioso para ver como fica."
Olá Maximilian, obrigado pelo interesse Pois, para já os progressos são poucos, mas vai devagarinho e há-de-se lá chegar
Como disse no post anterior, as calças levaram mais uma de mão, com mais Yellow Ochre desta vez. A diferença não é enorme, mas a olho nu nota-se melhor que as calças estão mais claras, e num tom mais "amarelo-esverdeado" do que estavam ao início.
Aí ficam as fotos:
Avancei também um pouco na "Schirmmütze", em que a parte de cima (na 1ª foto abaixo, à direita) é suposto ser Field Gray, e a parte de baixo (na 2ª foto abaixo, à direita) é suposto ser Dark Green. A parte em preto que se vê é para ser lixada porque é a parte que vai ser colada à parte de cima.
Ainda há muito a fazer, todos os pequenos detalhes (como as insígnias, tanto no uniforme como na "Schirmmütze", os dourados, etc) e claro, as partes carne (cara/cabeça, mãos), fabricar tiras para imitar as correias em couro para os binóculos, enfim...
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Sept 29, 2020 21:19:11 GMT
Deixo aqui uma foto das figuras DAK que tenho. repara nas cores dos uniformes. Eu penso que o Rommel é o que tem a cor mais irreal, ou seja, é como escrevi antes é uma "figura foleira" que apenas serve para colecção. No entanto as outras figuras, tanto quanto consegui perceber, estão muito bem em termos de realismo da cor dos uniformes e equipamento. Penso que a figura da esquerda que representa o então Oberst Fritz Bayerlein é o que tem a cor da túnica mais realista (túnica personalizada) e penso que o Rommel deveria ter um uniforme mais dessa cor e não com a cor de mostarda ou amarelo cueca que a figura tem. Mas não é facil actualmente perceber exactamente, apenas me guio pelos fabricantes e pela data de fabrico, pois dada a concorrência nesta área ao longo dos anos, cada vez mais foram melhorando a qualidade das figuras, dos uniformes e dos equipamentos. Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 30, 2020 0:01:46 GMT
Obrigado Maximilian
Mas se bem percebo todas as figuras da tua foto têm uniformes de cores diferentes, cada um deles com uma cor diferente dos outros.
Sempre tive a ideia que os uniformes do DAK eram amarelados/Desert Yellow. Já andei a pesquisar e por exemplo nas firmas que fabricam acrílicos específicos para certos períodos, ou certos exércitos, ou neste caso o DAK, na generalidade o Desert Yellow parece-me ser a cor predominante.
Tenho também visto fotos a cores da época. Aí as coisas são menos óbvias, e com efeito há uma série de cores diferentes para os uniformes!
A mim parece-me fazer sentido os tons amarelados, porque em teoria seriam uma boa camuflagem no deserto. E a Humbrol, outros fabricantes de tintas, todos têm o famoso Desert Yellow que refiro, e como o nome indica é uma cor predominantemente para o amarelo.
Como a minha ideia é tentar pintar a minha figura baseada no desenho da capa da caixa da Tamiya (vê a 2ª foto do meu 1º post neste tópico), daí estar a tentar fazer o Rommel com a túnica no tal Desert Yellow, e as calças num tom mais amarelo-esverdeado. Fazer as calças tal como no desenho da embalagem é práticamente impossível porque ficariam com aspecto dum camuflado a 2 cores, amarelado e esverdeado, portanto estou a tentar arranjar um meio-termo como base, o resto será feito, se o conseguir, com as "shadows" e os "highlights".
Se não conseguir o efeito pretendido, bom, ficará o meu Rommel com um uniforme "personalizado"
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Sept 30, 2020 11:14:51 GMT
Viva, Basicamente o meu post era para mostrar que a cor foleira do uniforme Rommel que eu tenho não é uma boa base. Quanto aos uniformes é um pouco complexo porque a diferença entre uniformes tropicais e não tropicais não é só a cor, mas também o tecido e o design. Pelo que percebi existem varias cores, sendo que as cores iniciais eram cor de azeitona e foram mudando para o tal amarelo tropical, dai a confusão e mistura de uniformes que podes ver na foto com as minhas figuras. Ou seja não é incorreto, excetuando a cor do uniforme do Rommel. Link com reproduções de uniformes do DAK: linkDeixo aqui um video que podem ajudar como perceber melhor os uniformes do DAK:
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 30, 2020 16:23:03 GMT
Viva!
Obrigado Maximilian
Já guardei o link do vídeo nos favoritos, vou ver mais daqui a pouco. A imagem fixa mostra um fulano com o tal uniforme que sempre supus fosse a norma para o DAK, ou seja amarelado/Desert Yellow. Mas é como dizes, acho que as cores dos uniformes foram mudando com o tempo, inicialmente seriam mais para o esverdeado, e acabando depois num tom mais amarelado.
Ontem, na continuação da pesquisa sobre as cores destes uniformes do DAK, encontrei as seguintes fotos:
O Rommel, com uma túnica mais para o esbranquiçado, como referes num post anterior:
Esquemas de vários dos uniformes utilizados pelo Rommel (note-se que ele não esteve só na Frente do Norte de África, logo percebe-se que tenha utilizado uniformes de diferentes cores, adaptados à Frente em que estivesse a dada altura). No 2º tem uma túnica branca/esbranquiçada, não sei se corresponderá à época em que liderou o DAK, provávelmente:
E um esquema de cores generalizado, para uniformes do DAK (creio que da Osprey). E aqui são todos para o tal amarelado/Desert Yellow:
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 30, 2020 20:54:34 GMT
Olá de novo, Maximiliam
Estive então a ver o vídeo do teu link. E pelos vistos os uniformes do DAK, pelo menos a partir de certa altura, eram mesmo (na generalidade, o Rommel seria porventura uma excepção) para o amarelado/Desert Yellow (túnicas e calças).
O Rommel, sendo quem era, teria pelos vistos uniformes personalizados. Aparentemente a túnica (enquanto esteve no Norte de África) seria para o esbranquiçado, como referiste antes. As calças... não sei bem
Lá vou ter de mudar a cor da túnica da minha figura... (e assim já não vai ficar como o desenho na frente da caixa ), e a ver se descubro qual a cor das calças do homem...
Obrigado pelas dicas
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 2, 2020 17:00:19 GMT
Viva,
As calças estão básicamente prontas, já com "shadows" e "highlights":
Ainda não decidi se vou mudar ou não a cor da túnica. Pintar em "branco" por cima do que já está feito pode ser uma grande dor de cabeça... E isto é para a gente se divertir, não para ter mais dores de cabeça do que aquelas que a vida do dia a dia já provoca...
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
|
Post by maximilian on Oct 2, 2020 20:42:17 GMT
Boas
"O Rommel, sendo quem era, teria pelos vistos uniformes personalizados. Aparentemente a túnica (enquanto esteve no Norte de África) seria para o esbranquiçado, como referiste antes.
As calças... não sei bem"
RE: Pois eu concordo com o tal "esbranquiçado", as calças para mim seriam aquele esverdiado / azeitona como aparece nas fotos inclusive dos meus borregos. Mas não te preocupes muito com isso, vai em frente.
Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 4, 2020 0:52:10 GMT
Olá Maximilian,
Bom, isto da mania da veracidade histórica acabou por vencer... e já comecei a mudar a cor da túnica, para "branca" (enfim, não é um branco puro, porque a túnica dele nas fotos da época não é dum branco imaculado, parece mais ou um branco sujo, ou um branco escurecido, e também porque pelo menos com os óleos nunca se usa o branco puro, mistura-se sempre com qualquer outra cor), misturando Branco de Titânio com um pouquinho de Payne's Grey, e mais um poucochinho mesmo pouco duma mistura de Raw Umber com Burnt Umber, Raw Sienna e Burnt Sienna. Claro que tive de ir acrescentando mais Branco de Titânio para parecer tão esbranquiçado quanto possível, as outras cores são apenas para não ficar branco puro e escurecer ligeiramente o branco.
Já levou duas de mão ontem, removidas/limpas parcialmente com o meu instrumento mostrado numa foto anterior, e hoje levou uma 3ª de mão, que não removi, está agora na cabine de pintura a secar. Quando puder tiro fotos e publico-as aqui.
As calças, para já não lhes voltei a mexer, mas se calhar também vou alterar a cor para o tal verde azeitona, depois da túnica pronta vejo o que lhes hei-de fazer.
E ainda nem comecei a pintar com óleos a cara/cabeça e as mãos... que são normalmente a parte mais difícil para mim (a cor de pele nunca é fácil... e a cereja no topo do bolo são os olhos, que a esta escala também não são nada fáceis para quem como eu já não tem nem a firmeza de mãos de há 30-40 anos, e ainda menos a visão desses tempos... ) .
Amanhã já devo conseguir tirar fotos da "nova" túnica, antes de passar às "shadowings" e "highlights".
Obrigado pelas dicas e por estares a acompanhar os progressos
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 4, 2020 17:33:45 GMT
Viva!
Ora então aqui ficam as fotos depois da mudança de cor da túnica;
O branco não ficou lá muito bem nas fotos, enfim, é o que há...
De seguida vou passar à fase das sombras e "highlights".
As calças também vão mudar de cor, mas depois de terminar a túnica.
Abraços,
Dolfo
|
|