|
Post by danielmachado on Oct 5, 2020 20:35:28 GMT
Viva, eu de figuras, resinas e óleos pouco ou nada percebo, mas tens aqui uma excelente descrição de todo o trabalho.
Quero ver como vai ficar o general.
Um abraço.
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Oct 6, 2020 10:45:57 GMT
Ficou logo diferente. Eu pessoalmente gosto mais assim com o tom mais para o branco.
Abraço
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 6, 2020 15:25:12 GMT
Viva!
Obrigado a ambos.
Ainda não ataquei a fase das sombras e "highlights" da túnica, ontem pus-me a pintar os detalhes em dourados, alumínio, e vermelho (insígnias, botões e "schirmmütze"), vamos a ver se não borro tudo quando lhe pegar para as sombras e "highlights" da túnica e para repintar as calças...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 22, 2020 1:17:29 GMT
Ora viva! Desde o meu último post neste tópico, que já data de dia 6/10, não tenho estado própriamente parado. Mas antes de continuar com esta figura, fiz arrumações e modificações na mesa de trabalho, com novo tampo do Leroy-Merlin e uns cavaletes que já tinha há largos anos mas não estavam a ser utilizados.
Como desde que recomecei o hobby estava a trabalhar na mesa da sala de jantar, esta mudança tinha mesmo de ser, até por receio de estar a estragar a mesa, e sobretudo porque não era o espaço apropriado. Agora fiquei com o meu cantinho só para o hobby, e embora o tampo tenha 120cm X 80cm, logo ficou práticamente cheio!
Enfim, agora fiquei com espaço próprio para o modelismo e isso é o que importa:
(O problema são os 3 candeeiros, que são os mesmos que uso para tirar fotos dos modelos... mas na cozinha... Ou seja, de cada vez que preciso de fotografar um modelo, como ainda há pouco fiz, tenho de estar a desmontá-los, instalálos na mesa da cozinha, e claro, levar para lá tudo o que é preciso, desde o modelo, ao tripé, à máquina fotográfica, à caixa-"estúdio"... Wow! Um ir i vir cansativo... Mas é como é...)
A mesa da sala de jantar agora ficou livre, e felizmente sem estragos apesar de ter servido de bancada de trabalho durante cerca de 2 anos:
Enfim, vamos aos "updates" em relação ao "boneco", enfim, o Feldmarshall Rommel.
Consegui finalmente um "branco" decente na túnica, e já tem sombras e "highlights":
As calças também mudaram de côr, para o verde-azeitona mais típico da época, e também já levaram sombras e "highlights", como se pode ver pelas fotos acima.
Dou ambos, túnica e calças, como terminadas.
As botas, claro, ainda precisam de "sujidade", porque para já estão em preto semi-brilhante, como seriam em novas.
Para a túnica utilizei as seguintes côres, Branco de Titânio, com uma leve pitada de Payne's Grey, e um pouquinho de Raw Umber:
Para as calças utilizei uma mistura de Hooker's Green, com um pouco de Payne's Grey e uma pitada de Preto de Marfim. Para as sombras escureci a mistura de base acrescentando mais Preto à mistura, e para os "highlights" utilizei a côr base com algum Yellow Ochre:
E para já são as novidades.
Já tenho as divisas dos ombros prontas/pintadas, só preciso de as colar, idem para os binóculos e a "Schirmmütze". Fabriquei em folha de plástico umas tiras que serão coladas à parte de trás dos binóculos e irão até à parte inferior da gola da túnica, pintadas a imitar couro.
Faltam portanto as partes em pele, cara/cabeça e mãos, sujar as botas, e depois montar a figura completa numa base, que tenciono fazer com areia por cima de Milliput, já que o nosso homem afinal era conhecido como a Raposa do Deserto, e a figura representa-o na época em que liderava o DAK, entre 1941 e 1943.
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 22, 2020 13:10:55 GMT
Caro Dolfo, se me é permitido, chamo a tua atenção para o seguinte: em geral e nas figuras em particular, convém que as sombras do branco ou branco-sujo como é o caso, sejam em tons mais ou menos claros de cinzento. Isto para evitar um contraste demasiado pronunciado e irreal. Isto acontece ainda mais nas escalas pequenas, ou seja, com figuras "grandes" como essa. Se reparares, esse tipo de sombras mais escuras resultam melhor quando as figuras são pequenas tipo escala 1/48, 1/72 ou ainda maior. Se quiseres experimentar sem grande mexidas no trabalho já feito, basta passares um cinza claro diluído por cima de uma das sombras "castanhas" para avaliares se gostas do resultado. Eu uso este princípio,,quanto maior a figura mais leves e claras as sombras e vice-versa, com bons resultados (opinião minha, claro). De qualquer forma, é preciso coragem para avançar com esse "branco" para a túnica. Boa continuação.
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 22, 2020 15:46:21 GMT
Olá Mareb,
Pois, eu reparei que as sombras na túnica deste personagem ficaram extremamente pronunciadas. Mas num fundo "branco", como é o caso da túnica, não é fácil fazê-las muito mais claras.
A mim a figura ficou a parecer algo "cartoonish", tipo "boneco de banda desenhada", não é o meu objectivo, porque prefiro realismo, mas há quem as faça assim tipo "cartoonish". Estava a pensar deixar o meu assim, porque pintar em "branco" francamente é para evitar a todo o custo...
As calças a verde por exemplo, a meu ver ficaram ok, mas o branco é um pesadelo!
Com tintas a óleo, não existem todas as côres, como com outras tintas. Por exemplo não conheço (não tenho) nenhum cinzento claro. Posso é tentar "fabricar" um, misturando um cinzento (no meu caso será o Payne's Grey), com branco (no meu caso Branco de Titânio).
Vou testar a tua sugestão e logo vejo o resultado.
Obrigado pela dica!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 23, 2020 23:20:13 GMT
Era isto que dizias, Mareb?
Como disse antes, um cinzento claro, a óleos, só fabricando um, misturando outras côres. Neste caso, a mistura que me pareceu mais próxima dum cinzento claro obtive-a misturando duas das côres referidas antes, Titanium White + um pouco de Payne's Grey. Antes de começar fiz testes com outras côres que aí tenho, misturando Titanium White a French Blue Ultramarine e também com Prussian Blue. Em ambos estes casos a côr fica com uma tonalidade demasiado azulada, mesmo carregando no Titanium White e só pondo mesmo um cheirinho das outras côres.
Esta mistura que acabei por utilizar, também me parece ficar com uma tonalidade um pouco para o azulado, o que não me agrada muito... mas como sem ovos não se fazem omeletes, também sem as tintas apropriadas não se conseguem milagres... Ainda vou experimentar misturar ao Payne's Grey, em vez do Titanium Whte, um pouco de Naples Yellow, mas não creio que vá daí sair algo melhor (mais acinzentado) do que isto. E vou pesquisar na Net por eventuais opções de misturas de côres para obter o melhor cinzento claro possível (os artistas dizem que com as côres básicas se conseguem fabricar todas as outras côres... mas convêm saber a "roda das côres" na ponta da língua...) .
Passei a mistura por cima dos traços maiores/mais largos, e para já ainda não mexi em algumas das linhas mais finas, como por exemplo à volta dos bolsos ou nas costuras (da gola e da túnica, em baixo/na baínha como as laterais).
Agora é assim, se isto chegar para disfarçar o castanho (Raw Umber) com que pintei antes as sombras (ainda visível por baixo do "cinzento claro"), prossigo com os braços, que ainda não retoquei. Ou convêm pintar mesmo de modo a fazer desaparecer por completo/quase por completo as sombras a castanho? Qual a tua opinião?
E achas que devo fazer o mesmo às linhas mais finas nas quais não toquei ainda (costuras da túnica, bolsos) ?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 6, 2020 2:21:53 GMT
Bom, depois de algumas modificações nas sombras (se bem que vejo por aí belos trabalhos a branco, em escalas bem maiores do que esta, em que as sombras são bem escuras, um dia talvez refaça estas, num tom mais escuro), e dos pequenos pormenores (a proteção da viseira, por exemplo, as Condecorações, etc), lá acabei o modelo e a base.
Fotos:
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 6, 2020 10:35:10 GMT
Olá Dolfo, desculpa não ter respondido às tuas questões, mas só agora vi o teu post. É que ainda estou "viciado" nas funcionalidades do anterior forum e uma delas era listar os posts que ainda não tínhamos visto, o que ajudava os mais distraídos como eu.
Indo ao que interessa, na minha opinião o dolmen ficou muito melhor, quero dizer, com um aspecto mais realista. A simulação do vidro/acrilico da viseira ficou óptima. Usaste verniz? Considerando o enquadramento da base, talvez o verniz das botas seja demasiado intenso, mas é muito subjectivo, o espírito militar e prussiano também lhe podia dar para isso. Parabéns pela figura.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 6, 2020 18:45:22 GMT
Olá Dolfo, desculpa não ter respondido às tuas questões, mas só agora vi o teu post. É que ainda estou "viciado" nas funcionalidades do anterior forum e uma delas era listar os posts que ainda não tínhamos visto, o que ajudava os mais distraídos como eu.
Indo ao que interessa, na minha opinião o dolmen ficou muito melhor, quero dizer, com um aspecto mais realista. A simulação do vidro/acrilico da viseira ficou óptima. Usaste verniz? Considerando o enquadramento da base, talvez o verniz das botas seja demasiado intenso, mas é muito subjectivo, o espírito militar e prussiano também lhe podia dar para isso. Parabéns pela figura. Olá Mareb,
Neste Forum o que ainda não lemos/vimos, ou o que é novo, também aparece assinalado. Aparece como "New Posts", se não estou em erro. É aliás assim que sei o que ainda não li/não vi.
A túnica/dolmen, na minha opinião ficou com as sombras (no geral, onde as refiz) muito pouco visíveis/pronunciadas.
Branco (+/-) por cima de branco (+/-) não faz sobressair as sombras, claro.
Ainda ontem vi duas figuras/bustos (numa escala mais acima do que esta a 1/16), com partes também pintadas a branco, e onde as sombras estão bem mais pronunciadas e visíveis, porque quem as pintou usou uma cor escura (Raw Umber ou algo assim, mesmo se misturado com algum branco, mas pintaram-nas bem mais escuras do que as minhas; um dia talvez refaça isto, carregando um pouco mais no Raw Umber, porque como estão práticamente não se vêem), e são melhores pintores e muitos mais anos de experiência com óleos do que eu
Não usei verniz nenhum (nem uso nunca por cima de óleos, embora tenha aí um verniz justamente para aplicar por cima de óleos e acrílicos; usei uma vez e aquilo fica demasiado brilhante para o meu gosto, que prefiro as coisas mais para o matt, parece-me mais realista, tanto em roupas/tecido, como em caras e pele), da viseira só tive de pintar a parte superior, o resto (a parte transparente) é exactamente como vem de origem no kit. Tenho aí um produto para limpar estas partes transparentes, que já utilizei para outros kits, mas neste caso não foi preciso, porque a viseira não tinha riscos e estava limpa.
As botas, o Marechal acho que as usava bem engraxadas Foram pintadas com Humbrol enamel, duas de mão, uma 1ª com preto brilhante, por cima uma com preto satinado. Dei-lhe um pouco de "dry brushing" com óleos (uma mistura para parecer da cor da areia), para as sujar um pouco, mas como ainda voltei a mexer na figura depois disso, mesmo com luvas acho que o "dry brushing" desapareceu quase por completo. É fácil corrigir e hei-de fazê-lo. Agora já estou a pensar no próximo projecto Estou hesitante entre um dos vários bustos que aí tenho, ou meter-me a fazer um diorama a 1/35... Gosto da parte de construção de bases/vignettes/dioramas, o meu problema agora é se ainda serei capaz de pintar figuras a 1/35 (já não é fácil pintar mesmo a 1/16, ou até 1/10 ou 1/9... porque nem os olhos, e ainda menos as mãos, são ainda o que já foram há 30-40 anos atrás...), e também porque não consigo que o Leroy-Merlin aqui da minha área tenha disponível o material que quero usar para a base (um produto que o Sobral usa, que dá para moldar/cortar, fácilmente), o resto, o tanque, os soldados e até a estrada e as ruínas, já tenho isso tudo. Além disto também já aí tenho tudo o que preciso para finalmente fazer e pintar o meu BF-109E-Trop, o avião do Werner Schröer na Líbia, o problema principal com esse projecto é o tamanho da avez uma vez terminada, já que é à escala 1/32!... E não sei onde o hei-de guardar em segurança depos de feito!
Enfim, há-de-se arranjar qualquer coisa, é preciso é haver vontade e motivação
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by danielmachado on Nov 6, 2020 23:34:47 GMT
Os meus parabéns pela figura concluída. Acompanhei o tópico,bem explicado, mas desta arte pouco percebo, já fui ficando mais informado e esclarecido.
Acho que ficou bem, sem os carregados exagerados de que muitos andam atrás estes dias...
Quanto ao material para as bases de que falas, será XPS do azul, vulgo "roofmate"?
Qualquer drogaria de média dimensão deve ter disso, pelo menos por aqui assim é...
Um abraço.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 7, 2020 2:25:52 GMT
Olá Daniel,
"Os meus parabéns pela figura concluída. Acompanhei o tópico,bem explicado, mas desta arte pouco percebo, já fui ficando mais informado e esclarecido."
Obrigado!
"Quanto ao material para as bases de que falas, será XPS do azul, vulgo "roofmate"?"
No Leroy-Merlin chamam-lhe "Isolamento de EPS", não conheço por outro nome. Ou por outra, lembro-me de ter lido um nome em Inglês mas que agora não me recordo (mas não creio que fosse "roofmate"), talvez até apareça aqui num outro tópico.
É isto:
Que aparentemente estará disponível em algumas lojas Leroy-Merlin, mas nesta de Mafra... nada! Encomendar online no Leroy-Merlin está fora de questão, eles cobram uma pequena fortuna só pelos portes...
"Qualquer drogaria de média dimensão deve ter disso, pelo menos por aqui assim é..."
Em Mafra (vila) só conheço uma drogaria! E eventualmente uma outra casa que vende ferragens, e também alguns produtos de drogaria.
À 1ª nunca lá consegui ir, porque supostamente é o proprietário que abre e fecha e estará ao balcão, já lá estive várias vezes à porta às 15h (que segundo consta no horário de abertura é a hora a que supostamente aquilo abre à tarde), mas esperei, esperei, esperei... e acabei por desistir e ir-me embora porque cerca das 15;30h o homem ainda tinha aquilo fechado e nem sinais dele...
À 2ª loja, da qual me tenho esquecido, quando voltar à vila hei-de lá dar um salto, duvido que tenham disto, mas nunca se sabe...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 7, 2020 15:16:38 GMT
Tendo em atenção que parece estar em campo realmente as botas estão demasiado limpinhas... mas que ficaram bem engraxadinhas lá isso ficaram! Muitos parabéns por mais um trabalho concluído, que é o que nós não conseguimos... a ver se para a semana consigo recomeçar com isto Abraço Paulo
|
|
|
Post by danielmachado on Nov 7, 2020 16:25:14 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 7, 2020 18:59:47 GMT
Tendo em atenção que parece estar em campo realmente as botas estão demasiado limpinhas... mas que ficaram bem engraxadinhas lá isso ficaram! Muitos parabéns por mais um trabalho concluído, que é o que nós não conseguimos... a ver se para a semana consigo recomeçar com isto Abraço Paulo Obrigado Paulo
Pois, um dia destes "sujo-lhe" um pouco as botas
Força com isso, continuo a aguardar progressos nesses tanques "gigantes" que começaste. É preciso é vontade e motivação (e claro, algum tempo disponível)
Abraço,
Dolfo
|
|