|
Post by Dolfo on Jul 29, 2021 4:37:16 GMT
Viva!
Acrescentei então mais uma espessura de XPS (o topo da colina está agora 12cm acima do nível da estrada) e como se pode ver pela foto abaixo sobra espaço à vontade para a estrada, as ruínas da casa, o Stug, e claro, para as figuras que vão ser incluídas.
Tudo isto vai ser coberto com gesso e/ou betume em massa, rochas (penso como disse antes aproveitar pedaços das sobras do XPS para fazer muita rocha e rochedos e mesmo partes de ruínas, que tenciono espalhar pela colina acima e eventualmente até na parte baixa da cidade em ruínas), lama, vegetação (essencialmente na parte da cidade), poças de água, enfim, tudo o que conseguir arranjar e der mais realismo ao dio.
Neste momento apenas falta colar a peça de XPS mais baixa, ao nível da estrada, à peça maior onde todas as outras assentam.
A madeira de balsa no fim do dio terminado vai ser colada a toda a volta do XPS, laterais, traseira e frente, e envernizada, para enquadrar o todo e tornar tudo mais atraente.
E por agora é tudo.
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jul 29, 2021 13:59:26 GMT
Visto daqui parece que irá funcionar de acordo com o pretendido. A peça preta que está a servir de peso no topo, não será por acaso uma base para figuras 1/6?
Abç
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jul 29, 2021 15:40:59 GMT
Vai ficar grande. Estou a acompanhar.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 29, 2021 17:47:26 GMT
Visto daqui parece que irá funcionar de acordo com o pretendido. A peça preta que está a servir de peso no topo, não será por acaso uma base para figuras 1/6?
Abç
Mareb,
Sim, era esta a ideia do início, provávelmente terei de fazer modificações e adaptações, mas básicamente é seguir o plano inicial.
Não, aquilo preto e redondo (no centro, a servir de peso) é a base dum candeeiro de mesa de trabalho. Uma base como a que referes não teria peso significativo.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 29, 2021 17:51:43 GMT
Vai ficar grande. Estou a acompanhar. Max,
Obrigado, espero corresponder ao interesse
Vai ficar com 60cm X 38,5cm, isto o dio própriamente dito. A placa de MDF onde o todo assenta só acrescenta mais uns poucos cms, o suficiente para depois poder pousar uma caixa em acrílico transparente a tapar o dio.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 31, 2021 18:29:22 GMT
Viva!
Mais um pequeno update. Comecei a 1ª fase de cobrir o XPS com Betume em massa. É apenas a 1ª fase, provávelmente vai ter de levar mais camadas, e/ou eventualmente aperfeiçoar algumas áreas/alguns pontos.
Comecei pelo declive da colina, o resto (solo no topo da colina e na parte baixa da cidade) virá depois.
Ontem, depois de terem secado todas es espessuras de XPS coladas umas às outras, e à base, testei uma localização possível para algumas das tropas, deverão ficar mais ou menos assim (sujeitos ainda a mudanças eventuais) :
E hoje, depois de lixar sobretudo as laterais do XPS, para alisar tudo e permitir no final uma colocação correcta da Madeira de Balsa, com a lixa mais grossa que cá tenho (uma 180) apliquei então o Betume em massa em todo o declive:
Tive de criar um espaço para um Pára que ficará por trás dos sacos de areia um pouco mais abaixo do nível do Mosteiro, a meio da colina, e coloquei temporáriamente um "tijolo" onde o homem ficará sentado, assim como os sacos de areia (para fazer a marcação do local, enquanto o Betume seca), por trás dos quais haverá um tripé para uma MG 34, ou uma MG 42 (tenho modelos de ambas pintados, depois se verá; talvez a MG 42 fique em cima, por trás dos sacos de areia ao nível das ruínas do Mosteiro, e em baixo uma MG 34, não sei ainda), onde a metralhadora será montada.
Neste momento o Betume está a secar, lá fora na varanda.
Amanhã a ver se está seco e se dá para continuar a fazer mais qualquer coisinha.
Entretanto há muitas rochas, e pedregulhos, e partes de ruínas, que posso ir fazendo com os restos do XPS, é preciso é haver motivação e paciência para isso...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 7, 2021 18:58:46 GMT
Viva!
Mais um pequeno update.
Inspirado por vídeos disponíveis no YT, decidi tentar fazer "rochas"/"paredes rochosas", com gesso, e utilizando o método do papel de alumínio.
Por exemplo este vídeo ensina como fazer:
E lá fiz então alguns moldes. Exemplos (estes já com alguma pintura, o básico, precisam de mais variedade, outros tons, etc) :
Este ainda em cru, apenas o molde. Dá para depois partir ou cortar pedaços mais ou menos à medida desejada:
Quanto ao dio, decidi escavar um caminho da base até ao "ninho" da MG 34, e cobri (ainda a secar) com restos/pó de gesso que caiu aquando dos cortes. E colei pedaços de "rocha" cortados dum dos moldes, à volta das paredes do "ninho".
Tudo a secar de momento:
Vou depois escavar pelo menos mais um caminho, da base até ao nível onde ficarão as ruínas do Mosteiro, do lado oposto (o esquerdo, neste caso) da vertente. Devia ter pensado nisso antes, mas não me veio à ideia que os homens precisavam de ter caminhos para subir e descer a colina (e montar ou descer material). Nada de muito complicado reparar.
E por agora é o que há.
Já percebi que sou o único a postar news e updates, pelos vistos o pessoal está todo de férias...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 8, 2021 1:16:51 GMT
Viva!
Mais um caminho de cavado na colina. Ficou mais ao centro do que inicialmente pensava, assim fica mais a meu gosto.
Ainda sem cobertura de pó de gesso, vê-se melhor o trabalho feito. Tive de escavar "degraus" no XPS ao longo do declive. Mais logo se ainda tiver paciência, ou talvez amanhã, cubro então com pó de gesso, colado com cola branca.
O 1º que fiz, para o "ninho" da MG 34, vou ter de o prolongar até mais abaixo, claro.
E claro, mais tarde ambos os caminhos levarão terra diferente do resto do terreno, para se notarem.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 8, 2021 16:28:15 GMT
Viva!
E o 2º caminho agora já coberto com pó de gesso:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 9, 2021 23:29:34 GMT
Viva!
A última parte (a contar de cima, claro; se for a contar de baixo será a 1ª ) do declive/da colina, já foi também coberta com Betume em massa, e o que faltava do caminho do/para o "ninho" da MG 34 foi tambem completado:
Agora sou capaz de ter de ficar parado durante algum tempo, antes de poder prosseguir, por falta de alguns dos materiais necessários para o resto do projecto (desde tintas acrílicas, a pigmentos, colas, etc...) .
A menos que comece a pintar o Betume com um acrílico que sirva de primário/base, mas em teoria será melhor esperar pelo que tenciono encomendar.
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Aug 10, 2021 21:30:18 GMT
Estou a acompanhar.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 11, 2021 1:34:38 GMT
Estou a acompanhar. Abraço Paulo Obrigado, Max
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 11, 2021 19:52:53 GMT
Boas Dolfo Agora sim estive 15 dias fora e já se vê trabalho e pelo que me parece só mesmo teu porque estão todos de férias ou desmotivados eu por mim falo pois estou ausente e longe do meu estaleiro mas estou a ficar cheio de pica para começar a "trabalhar" Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 12, 2021 17:16:04 GMT
Viva, Lemos!
É como vês, parece que sou o único a postar updates e news no site...
Talvez seja por ambas as razões, falta de motivação, e férias, não sei
Força então, é aproveitar essa "pica" e toca a "trabalhar" e postar aqui qualquer coisa, a ver se não sou o único
De momento, como disse no meu post anterior, estou de novo +/- parado, por falta de material. E agora só no final do mês poderei eventualmente encomendar qualquer coisa. Portanto até lá não deverei ter mais updates neste tópico.
Se calhar era boa altura para voltar ao meu busto, mas só de pensar na dificuldade que é pintar caras e sobretudo olhos... desmotiva-me...
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Aug 16, 2021 9:26:50 GMT
Isso é que não pode ser. Além disso pintar olhos é como dizia o outro, primeiro estranha-se e depois entranha-se.
Boa continuação
|
|