|
Post by Dolfo on Nov 15, 2020 3:44:43 GMT
Italeri 1/35 Sturmgeschütz IV / German Assault Gun Sd. Kfz. 163:
Pela 1ª vez desde há várias décadas, vou tentar fazer um diorama à "minúscula" escala 1/35.
O foco principal é o "tank destroyer" referido no título. Já é um kit antigo, dos anos 70. Tem estado desde há mais de 30 anos no "baú das velharias", mas finalmente chegou o momento de o construir.
A ideia/intenção (é aliás por isso que abri o tópico no sub-forum Dioramas e Vinhetas) é colocá-lo num diorama, que à partida é suposto mostrar uma cena durante a Batalha do Monte Cassino (Batalha esta que consistiu em quatro Assaltos dos Aliados, entre 17 de Janeiro e 18 de Maio de 1944; só ao 4º Assalto os Aliados conseguiram enfim clamar vitória), e de que creio que já tinha aqui falado antes quando começou a nascer a ideia deste projecto.
Curiosamente, fotos do Stug IV durante a Batalha do Monte Cassino não abundam na Net. Há muitas de Stug III, mas raras as que mostram este modelo melhorado do "tank destroyer".
O kit em questão é este:
O manual é algo diferente do habitual (por exemplo os números de cada uma das peças não vem gravado nas "sprues", mas está no manual) e não muito prático, e também não muito preciso:
As partes e peças na caixa, ainda antes de abrir o plástico:
E agora, as primeiras peças já limpas e prontas para iniciar a Fase 1 da montagem:
Se de facto avançar com a cena durante a Batalha do Monte Cassino, e segundo as instruções do manual, o Stug deverá ser pintado em "Light Earth", sem camuflagem.
O set de tankistas que comprei, no entanto, não sei ainda se correspondem a este período e se poderão ter estado envolvidos nesta Batalha. Ainda preciso de fazer mais pesquisa sobre isto:
Mas para já ainda falta básicamente quase tudo, a começar pela construção e pintura do Stug IV. Vai provávelmente ser um projecto relativamente longo, e estou mesmo a pensar fazer algo que não é meu costume, ou seja ter dois projectos em simultâneo, este e um busto à escala 1/10. Assim dá para ir variando e passar dum para o outro quando algo porventura emperrar num deles, ou quando a vista cansar desta escala 1/35...
Actualizações vou-as postando aqui neste tópico.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 15, 2020 18:22:03 GMT
Bora la! Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 15, 2020 20:56:08 GMT
Ena, mais um vintage do tempo em que a Italeri se chamava Italaerei. Fi-lo nos anos 80 e lembro-me de ter achado o kit muito bom, ao nível da Tamiya da época. Talvez com excepção do plástico, mais mole e frágil que o da Tamiya. Enfim, um kit para bons momentos de modelismo. Vou acompanhar com muito interesse, tal como o do colega Paulo Arrais, até porque também tenho uma coisa dessas da Tamiya em estaleiro, para reabilitação. Quanto aos tanquistas e não sendo expert na matéria, julgo que poderás usá-los para a frente italiana. Todas as figuras usam o bivaque (em vez da bóina do início da guerra que julgo ter desaparecido algures durante o ano de 1940). O restante uniforme negro manteve-se inalterado com a adição nalguns casos de outros elementos, como as calças ou dolmens camuflados, de cabedal preto e até mesmo blusões de pele mais "invernais".
Portanto os astros estão alinhados para resultar um belo diorama. Força com isso.
|
|
|
Post by joaoalmeida on Nov 16, 2020 0:10:39 GMT
acho muito bem que o pessoal vá tirando coisas do tal baú. acompanhando. J
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 16, 2020 2:51:58 GMT
Olá!
Montagem da Fase 1 terminada:
As rodas (excepto uma... ) ficaram todas a funcionar/rodar.
Estou agora na Fase 2 da montagem.
Estou a pensar "primar" após terminar a Fase 2, ou talvez só depois da Fase 3 ou 4. Enquanto tiver acesso ao interior do veículo.
A propósito, bem sei que o interior do tanque não se vai ver depois de terminado, mas... alguém sabe de que côr era pintado o interior destes veículos? Como é óbvio vou pintá-lo não com tintas de óleo, mas com os minhas habituais tintas enamel da Humbrol. Tintas de óleo (algumas) penso utilizar apenas depois de terminada a pintura para "weathering" e alguns efeitos de uso e/ou envelhecimento.
Obrigado a todos pelos comentários e interesse
Mareb,
"Quanto aos tanquistas e não sendo expert na matéria, julgo que poderás usá-los para a frente italiana. Todas as figuras usam o bivaque (em vez da bóina do início da guerra que julgo ter desaparecido algures durante o ano de 1940). O restante uniforme negro manteve-se inalterado com a adição nalguns casos de outros elementos, como as calças ou dolmens camuflados, de cabedal preto e até mesmo blusões de pele mais "invernais"."
O kit vem como se pode ver pelos scans das instruções, com uma figura. A pintura sugerida para essa é em camuflado... O que a esta escala seria decerto complicado para mim... Estas deste kit relativamente mais recente da Tamiya, uma das razões porque optei por elas é o facto do uniforme ser todo duma só côr
Quanto às boinas e bivaques, também não sou perito na matéria, e uso sistemáticamente duas revistas que aí tenho sobre uniformes, insígnias, apetrechos, etc, tudo o que usavam os soldados Alemães da Wehrmacht na WWII. São uma boa fonte com fotos, e muitos outros detalhes informativos. E claro, recorro à Net, para tentar encontrar algumas respostas.
Já confirmei por exemplo pelas minhas revistas que a insígnia com a "cabeça de morto" era dos tanquistas, portanto até aí tudo bem.
Agora, ainda não sei até quando foram utilizadas, se até ao final da Guerra ou não. É que a Batalha do Monte Cassino como referi antes, teve lugar já em 1944, entre Janeiro e Maio.
No Manual das Instruções, a opção de pintura e decalques #3, é justamente para um Stug IV durante essa Batalha. Até agora, estranhamente, ainda não consegui encontrar rasto da unidade mencionada nas instruções!
As instruções de montagem e côres sugeridas para o grupo de tanquistas (como podes ver para alguns deles há duas opções do que têm na cabeça, ou bivaque, ou quepe. Para os oficiais ou sub-oficiais vou optar pelo quepe, os outros ficam com os bivaques) :
A montagem, tanto a do Stug IV, como a das figuras, em princípio deverá ser rápida, o que vai levar depois mais algum tempo será as pinturas (dum e dos outros...), e sobretudo o diorama.
E tenho para aí montes de ruínas e armamento suplementar e uma série doutros extras que estou a pensar colocar no diorama. E isso tudo também terá de ser pintado...
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 16, 2020 9:32:20 GMT
Por norma o interior dos veiculos fechado era pintado com RC046 Elfenbein-Ivory RAL 1001 (Interior Color) esta é da Ak, mas também há de outras marcas.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 16, 2020 9:46:12 GMT
Por norma o interior dos veiculos fechado era pintado com RC046 Elfenbein-Ivory RAL 1001 (Interior Color) esta é da Ak, mas também há de outras marcas. Abraço Paulo Obrigado Paulo, vou procurar o que de equivalente possa haver em tintas enamel.
"RC046 Elfenbein-Ivory RAL 1001 (Interior Color)"
Isso tudo é só uma côr? Ou é uma mistura de duas côres? Pergunto porque leio o que parecem ser duas referências Ou tudo isso é apenas uma?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
EDIT: Ok, já encontrei (é para isso que serve a Net e os motores de pesquisa ). E é mesmo uma referência enorme para uma só tinta! Agora ou tenho de comprar essa (acho que acrílica), ou então arranjar uma equivalente em esmalte...
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 16, 2020 13:41:40 GMT
É só uma cor. Ral 1001. Mas podes sempre fazer uma aproximada que dá no mesmo.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 16, 2020 17:16:29 GMT
É só uma cor. Ral 1001. Mas podes sempre fazer uma aproximada que dá no mesmo.
Abraço Paulo
Sim, já estive a ver isso no site da AK-Interactive:
É uma espécie de amarelado que consigo fazer com outras côres de esmalte que cá tenho (Desert Yellow, ou Sand, ou misturando ambas, por exemplo ) .
Até porque o interior não se vai sequer ver, isto é mesmo só "pancada"...
O mais importante é mesmo o exterior, que se o pintar como nas instruções, para a Frente Italiana, será Light Earth
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 16, 2020 18:19:00 GMT
Curioso, estive a comparar várias tintas, côres, tonalidades, e a mais parecida com a tal RC046 Elfenbein-Ivory RAL 1001 (que por sinal eles dizem ser um verniz acrílico-laca... ) da AK-Interactive na gama da Humbrol enamel não é o que eu inicialmente pensava, nem Desert Yellow nem Sand, mas sim o Radome Tan (que por sinal tenho cá, duma compra recente ), que é práticamente igual à tal tinta da AK! Vai ser mesmo essa que vou utilizar
Além de não ter a tal da AK, reparo que para esse género de tintas (confesso que não percebo muito bem o que é uma tinta "acrylic lacquer varnish", como a descrevem) eles recomendam um diluente próprio para este género de tintas. Também já estive a pesquisar, e o que parece ser o apropriado para estas "acrylic lacquer varnish" será este, que por sinal não consegui encontrar à venda em nenhuma das lojas que conheço em Portugal :
Outra pergunta, ou mais uma confirmação: nestes veículos militares a esta escala, o pessoal costuma começar por um primário, correcto?
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 16, 2020 20:53:11 GMT
Acho que é um pouquinho escura a que eu ca tenho da real colors é mias clara acho que lhe chamavam creamweiss creio eu, mas e como dizes não se vai ver... Depende das tintas que vais usar se forem de base aquosa convem, agora se for humbrol enamel é dar pra frente!. Eu por acaso tenho prali uma caixa cheia disso que nunca mais usei. Força nisso. Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Nov 16, 2020 23:32:07 GMT
Mais um a seguir. E com muito interesse.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 17, 2020 4:27:11 GMT
"Acho que é um pouquinho escura a que eu ca tenho da real colors é mais clara acho que lhe chamavam creamweiss creio eu, mas e como dizes não se vai ver..."
Por "um pouquinho escura" referes-te ao Radome Tan da Humbrol enamel, presumo.
A Humbrol também tem um Cream (em Matt), mais claro do que o Radome Tan. Infelizmente não tenho essa em stock, e ainda hoje fiz uma encomenda, portanto agora só numa próxima ocasião. Juntando um pouco de White Matt ao Radome Tan torna-o mais claro Mas é mesmo isso, depois do tanque fechado, acho que não dá para se ver nada lá dentro. Só serão visíveis por exemplo os rebordos internos das escotilhas abertas, e práticamente mais nada porque em princípio vão haver tanquistas posicionados nessas aberturas
"Depende das tintas que vais usar se forem de base aquosa convem, agora se for humbrol enamel é dar pra frente!"
Como já terás percebido, sou um fã das Humbrol enamel Pá, foi com essas que comecei, dou-me bem com elas e nunca me deram problemas... não me vou pôr agora a "inventar"...
"Eu por acaso tenho prali uma caixa cheia disso que nunca mais usei."
Uma caixa cheia de quê? Latinhas de Humbrol enamel?... Pá... que desperdício!... Se morasse perto ia aí livrar-te desses "monos"...
Se forem bem conservadas, podem durar longos anos. Muitas das que tenho já as tinha há mais de 30 anos! As que ou nunca foram utilizadas, ou as que foram mas estavam bem fechadas, resistiram todos este anos! As outras, tampas mal fechadas, sem vedarem a tinta a 100%, é claro, bom número delas quando abro essas latinhas... lá vão para o lixo... Tenho vindo a repôr o stock aos poucos, desde que voltei ao hobby, substituindo algumas das que secaram, e comprando algumas côres novas.
"Força nisso."
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 17, 2020 4:28:14 GMT
Mais um a seguir. E com muito interesse. Muito obrigado pelo interesse, Moreno!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 18, 2020 17:16:07 GMT
A questão já foi devidamente esclarecida e partilho a abordagem de uma marca que gosto bastante e cujas referências tenho usado últimamente. Penso que as imagens são interessantes e podem ajudar. Bom trabalho.
|
|