|
Post by Dolfo on Nov 29, 2020 19:14:21 GMT
"para esses metiers os bisturis são melhores, digo eu que sou avesso a x-actos...bad memories..."
Nunca cheguei a encomendar/comprar os bisturis de que se falou aqui, há uns tempos Tenho os X-Acto que sempre tive, é com esses que tenho de trabalhar
Mas os bisturis não são ainda mais afiados, e por conseguinte potencialmente mais perigosos do que os X-Acto? Se são destinados a médicos, cirurgias, etc, em teoria devem ser ainda mais afiados do que os X-Acto. Por acaso (e só por acaso, porque acidentes podem acontecer, e a qualquer um que mexa nestas coisas) nunca tive nenhum acidente com os meus X-Acto.
Por outro lado, o facto de provávelmente os bisturis serem ainda mais afiados do que os X-Acto, para estes trabalhos de extrema minúcia se calhar serão com efeitos mais apropriados. Mas é como digo, não tendo bisturis, faz-se com o que se tem...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 30, 2020 18:16:05 GMT
Pouca coisa, mas é o que há, como trabalho de hoje (até agora, logo é possível que avance mais um pouco) .
Estive a pintar as lagartas. As pequenas, que vão ficar distribuídas em 4 pontos do tanque, como peças sobressalentes, pintei-as directamente com Gunmetal (#53 da Humbrol enamel) . As grandes, portanto as lagartas que vão ser aplicadas às rodas do tanque, dei-lhes um "wash" (enfim, aquilo que eu chamo um "wash", e que nada tem a ver com os "wash" de marca, já prontos a usar; aquilo a que eu chamo "wash" é uma pintura extremamente diluída em diluente), neste caso, Matt Black (o #8 da Revell), muito diluído com diluente.
Não sei de que côr a malta costuma pintar as lagartas dos blindados, mas presumo que pelo menos a "base color", antes de "weathering", envelhecimento, sujidade, etc, a côr de base seja Gunmetal.
É o que estou a pensar fazer com estas lagartas. A próxima etapa será um "drybrush" com Gunmetal por cima do Matt Black. A ver como ficam. Se ficarem bem, provávelmente faço o mesmo nas partes mais pequenas, um "wash" a Matt Black e depois "drybrush" com Gunmetal.
Isto claro, para as poder em seguida montar no tanque. Mais tarde, como o tanque inteiro aliás, hão-de ser "sujas" com efeitos vários.
Aí ficam duas fotos, onde se vê a diferença entre as mais pequenas e as maiores:
Deu um trabalhão fazer isto a pincel! Cerca de 2 horas para aplicar o "wash" dos dois lados das lagartas grandes! As pequenas foi como é óbvio bem mais rápido, também a pincel.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 30, 2020 18:29:25 GMT
Se fosse rápido não tinha piada, era como comprar a coisa já pronta! O que interessa é ficar al dente como queremos! Eu costumo pintar com tracks primer e depois pozinho e washes e o gun metal no final, nas partes de contacto dos rastos. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 30, 2020 21:17:36 GMT
"Se fosse rápido não tinha piada, era como comprar a coisa já pronta! O que interessa é ficar al dente como queremos!"
Isso é bem verdade, Paulo
"Eu costumo pintar com tracks primer e depois pozinho e washes e o gun metal no final, nas partes de contacto dos rastos."
Aí é que fiquei com cara de parvo...
Traduz lá isso por miúdos por favor, que Gunmetal conheço, mas o resto... "Tracks primer" (há primário exclusivamente para as lagartas?!... Caramba, o que eles inventam!... ) ? E "pózinho"? "Washes" conheço vagamente, mas nunca utilizei nenhum dos comerciais. Como digo no post anterior, os meus "wash" são tinta extremamente diluída ("wash" afinal é lavagem, em Inglês...) .
Se puderes colocar links para isso tudo... era uma boa!
Curiosamente reparo que dizes que só usas o Gunmetal no final, depois das tais outras fases... Portanto por cima de tudo isso? E apenas nas partes de contacto dos rastos...Interessante!...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 30, 2020 22:18:30 GMT
Como eu faço (leia-se no Hotchkiss), que foi o único que acabei agora é: Primário Tracks primer da Ammo, mas qualquer tinta castanho escuro tipo ferrugem e tal dá na mesma. Em seguida aplico umas lavagens aqui e ali com tons mais claros/escuros ao de leve, e em seguida aplico pigmentos, ao gosto conforme o terreno, de preferência mais que um tom para dar mais realismo. No fim então aplico um pouco de gun metal, nas partes de mais desgaste dos rastos (lápis de carvão também serve...)
Espero não te ter confundido ainda mais que eu a explicar vai lá vai...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Nov 30, 2020 22:20:09 GMT
O track wash da AK é fixe. E o dark brown da AK também.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 30, 2020 22:45:30 GMT
"Espero não te ter confundido ainda mais que eu a explicar vai lá vai..."
Pois... Lol... Vou ter de reler a tua descrição, a ver se percebi tudo...
"Primário Tracks primer da Ammo, mas qualquer tinta castanho escuro tipo ferrugem e tal dá na mesma. Em seguida aplico umas lavagens aqui e ali com tons mais claros/escuros ao de leve, e em seguida aplico pigmentos, ao gosto conforme o terreno, de preferência mais que um tom para dar mais realismo. No fim então aplico um pouco de gun metal, nas partes de mais desgaste dos rastos (lápis de carvão também serve...)"
Os "Rust Deposit" ("Light", "Medium", ou "Dark"), ou o "Terrains Dry Ground" (e do "Dry" porque de momento o outro, "Terrains Dark Earth", está esgotado; e a zona de Cassino será decerto mais para o seco do que por exemplo a Europa Central ou do Norte, ou certas zonas da Rússia, onde aí se justificaria mais o "Dark Earth", ou mesmo o "Muddy Ground"), não serve,?
É que encomendei isso há dias da AK. Assim como o "Splatter Effects Dirt".
Mas nenhum destes são pigmentos... Embora os "Rust Deposit" (todos eles são tinta "enamel") sejam para imitar uso, ferrugem, etc.
Vou ver o que isto vai dar
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 30, 2020 22:47:47 GMT
O track wash da AK é fixe. E o dark brown da AK também. Lá vou ter de procurar isso no site deles... Mas ainda agora fiz de lá uma encomenda... agora não sei quando volto a fazer outra...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by joaoalmeida on Dec 1, 2020 0:37:51 GMT
fico sempre meio preocupado com o material de que o pessoal fala hoje em dia - estou mesmo desactualizado uma coisa fixe foi saber de mais alguém que tb usa X-actos... bom trabalho. J
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 1, 2020 3:55:15 GMT
fico sempre meio preocupado com o material de que o pessoal fala hoje em dia - estou mesmo desactualizado uma coisa fixe foi saber de mais alguém que tb usa X-actos... bom trabalho. J Olá João!
Desactualizado, então já somos dois... lol...
Para ser franco acho que todas estas modernices são apenas mais consumismo... Os grandes Mestres do Modelismo dos anos 70, 80, 90, do século passado, Sheperd Paine, Verlinden, outros, faziam, e fizeram, verdadeiras obras de arte sem recurso a nada destas modernices... O básico, e algum engenho, na minha modesta opinião, é tudo o que é preciso para fazermos coisas bonitas e realistas, neste hobby
Claro, os X-Acto são uma das ferramentas base do nosso hobby. Os que aí tenho (embora já estejam perros e a precisar de reforma), vão servindo muito bem, só é preciso mudar-lhes as lâminas de vez em quando
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 1, 2020 13:43:34 GMT
Já que estamos numa troca de receitas, aí vai a minha para as lagartas (atenção que a minha abordagem ao hobby é mais do tipo apreciar o momento e evitar ao máximo demasiadas dúvidas existenciais quanto ao "rigor" das cores e outros pormenores.)
- Pintura geral com gun metal mais para o escuro. - Pincel seco com o gun metal mais claro nas articulações das lagartas e nas "palhetas" centrais que trabalham entre os rodízios.
- Aplicação com castanho "ferruginoso" aqui e ali - antes usava o rust da gama da humbrol. Depois com os acrílicos a oferta de tons de ferrugem é imensa. Habitualmente uso os da vallejo.
Por vezes dá-me para usar os pózinhos e normalmente a coisa descamba para um cenário de quase lama, mas enfim. Os pigmentos que uso são da AK.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 1, 2020 15:17:58 GMT
"Já que estamos numa troca de receitas, aí vai a minha para as lagartas"
Muito obrigado, Mareb
Pelo que vejo serás mais para uma abordagem tradicional destas artes
"Pintura geral com gun metal mais para o escuro."
Presumo que Gunmetal com um pouco de Matt Black.
Também já o fiz noutras ocasiões.
"Pincel seco com o gun metal mais claro nas articulações das lagartas e nas "palhetas" centrais que trabalham entre os rodízios."
Eu sou mesmo um verdadeiro zero à esquerda da vírgula no que se refere a saber (entre outras coisas!) os vários componentes de lagartas de blindados!
Ou seja, "articulações" (as dos meus joelhos e braços ainda sei o que são e onde se situam... as das lagartas... ), "palhetas" e "rodízios"... básicamente fiquei a branco...
A ver se descubro um site online onde hajam descrições pormenorizadas dos vários componentes destas lagartas
"Aplicação com castanho "ferruginoso" aqui e ali - antes usava o rust da gama da humbrol. Depois com os acrílicos a oferta de tons de ferrugem é imensa. Habitualmente uso os da vallejo."
Por acaso tenho cá o Rust em enamel da Humbrol (#113). Mas encomendei, entre outras coisas os três Rust Deposits da AK (Light, Medium e Dark) e depois do drybrush por cima do preto com Gunmetal, vou tentar jogar um pouco com esses Rust Deposits, a ver no que dá (e também são enamel).
"Por vezes dá-me para usar os pózinhos e normalmente a coisa descamba para um cenário de quase lama, mas enfim. Os pigmentos que uso são da AK."
Não tenho a certeza se são pigmentos, ou se é outra coisa... Pela descrição, pode ser diluído com diluente acrílico, ou água. Penso que sejam "pózinhos".
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 1, 2020 15:23:37 GMT
" (leia-se no Hotchkiss), que foi o único que acabei agora" Paulo, utilizei o motor de pesquisa do Forum para tentar encontrar "Hotchkiss", mas o único resultado que obtenho, é o deste teu post neste tópico...
Consegues aqui pôr o link?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 1, 2020 17:25:47 GMT
Não encontras porque o outro fórum está em baixo, e só meti aquilo lá... mas ficas aqui com uns links de umas imagens dele: Como referi a base é sempre castanho rust, porque aquilo era ferro e oxida rapidamente. Depois enche-se de terras, etc, e por fim pelo menos é como eu faço dou-lhe um toque de gunmetal ou lápis de carvão na parte de contacto e desgaste das lagartas, para fazer sobressair a coisa, mas como diee, é apenas como eu costumo fazer. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 1, 2020 23:00:52 GMT
"Não encontras porque o outro fórum está em baixo, e só meti aquilo lá... mas ficas aqui com uns links de umas imagens dele"
Ok! Obrigado, Paulo! Não tinha percebido que as fotos estavam no outro Forum.
Muito bom, muito realista!
Já agora, de que côr eram as antenas, nestes blindados?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|