|
Post by Dolfo on Nov 22, 2020 15:05:55 GMT
Obrigado a ambos
Abraços,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Nov 26, 2020 12:11:16 GMT
Este é um modelo da Italeri que eu nunca tinha visto antes. Quero ver como fica.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 26, 2020 23:53:14 GMT
Este é um modelo da Italeri que eu nunca tinha visto antes. Quero ver como fica. Max,
Se não estou em erro, o kit original data dos anos 70 (do século passado, claro ), e depois já foram feitas re-edições, mas acho que o kit em si se mantêm o mesmo, só vão mudando as imagens da caixa. Não tenho a certeza de quando data o meu, mas pela imagem da caixa é bem possível que seja das primeiras edições. Para um kit dessa época, não está própriamente mau. O pior na minha opinião ainda são as instruções de montagem, essas sim deixam algo a desejar, se comparadas com as de kits mais recentes...
Há um fulano no YT a construir um agora.
Este é o 1º vídeo da série, mas entretanto ele já vai no 7º ou assim (se vires o 1º, fácilmente encontras os seguintes no canal YT dele) :
A ideia é usar este Stug IV como a peça central num diorama. Com muitos soldados (tanquistas e talvez outros), ruínas, entulho, etc... À partida a ideia é tentar reproduzir uma pequena cena durante a Batalha do Monte Cassino, mas a info sobre a participação do Stug IV nessa Batalha aparentemente escasseia (há muita coisa, fotos, etc, sobre a participação do Sug III, mas do IV... nem por isso), de modo que vamos a ver.
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Nov 27, 2020 8:58:51 GMT
Boas Dolfo,
Pois os kits Italeri sempre foram "estranhos" em relação a outros fabricantes. No entanto com alguma dedicação conseguem se excelentes resultados, como acredito que vai acontecer com este.
Abraço
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 27, 2020 11:11:18 GMT
Ora isso é tudo treta, o pessoal agora quer é coisinhas todas xpto. Qualquer kit pode dar uma bela peça... depende muito de nós, com mais ou menos detalhes.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 27, 2020 23:42:46 GMT
Boas Dolfo, Pois os kits Italeri sempre foram "estranhos" em relação a outros fabricantes. No entanto com alguma dedicação conseguem se excelentes resultados, como acredito que vai acontecer com este. Abraço Viva Max,
Sim, se a memória não me falha, a maioria dos kits (blindados, veículos de combate) que fiz noutros tempos eram quase todos ou Italeri ou Esci. Da Tamyia acho que nunca fiz muita coisa (embora sempre tenham tido melhor reputação que Italeri e Esci, eram também mais caros já nessa época). E sempre me consegui desenrascar e obter resultados mais ou menos correctos.
Neste como digo o único problema que vejo são mesmo as instruções de montagem algo estranhas (até comparando com outros kits Italeri e Esci que fiz), mas nada de impeditivo
E o facto das peças não virem numeradas nas "sprues". Os números das peças estão num desenho das "sprues", no manual de instruções. Curioso e um pouco trabalhoso, mas também não é nada que não possa ser resolvido (viram-se as páginas mais vezes, é só)
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 28, 2020 0:19:19 GMT
Se achas essas complicadas havias de ver as da flak da tamiya... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 28, 2020 20:08:55 GMT
Se achas essas complicadas havias de ver as da flak da tamiya... Abraço Paulo
Não me estou a queixar, apenas a constatar, e já vi melhores, como já vi piores
Nada é nunca demasiado complicado, amigo Paulo, tudo tem sempre solução
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2020 0:54:51 GMT
Viva!
Os progressos de hoje, em fotos:
É um bocado seca, pintar, enfim, "primar" todas estas peças, muitas delas minúsculas, em separado Tive de as segurar com uma tira de fita-cola dobrada em três, para "colar" dos dois lados, colada numa folha de papel, e esperar que secassem dum lado, virá-las e "primar" do outro lado... Isto porque nenhuma destas peças estão ainda coladas à estrutura principal, e como essa já levou duas mãos de primário, se as colasse agora e as "primasse" já nos lugares definitivos, a estrutura principal levava com uma 3ª de mão, o que me parece ser demasiado, até porque por cima do primário isto vai ser ainda pintado, e depois "envelhecido". Às tantas, com tanta tinta, desapareciam todas as linhas e texturas de origem.
Isto foi burrice/falta de prática da minha parte, porque provávelmente (como agora vejo outros a fazer) devia ter montado tudo/quase tudo, e só depois aplicar o primário... Mas comecei a aplicá-lo logo de início , só com muito pouco ainda montado (com a "pancada" de querer "primar" o interior, para depois o pintar...)...
Agora tem de ser assim No problem, vai só dar um pouco mais de trabalho e levar mais tempo, mas tempo não falta e paciência vai-se arranjando
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 29, 2020 1:03:10 GMT
O que interessa é que com jeito e paciência a coisa vai-se fazendo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2020 1:28:49 GMT
" O que interessa é que com jeito e paciência a coisa vai-se fazendo "
Exactamente! E esse é que tem de ser o espírito
Não fosse este um hobby em que algum jeito e muita paciência são absolutamente fundamentais, quem não tiver estas características é melhor dedicar-se a outra coisa, outros hobbies, mas modelismo não me parece de todo aconselhável
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 29, 2020 8:42:33 GMT
A paciência faz parte, outro pormenor é que vais ter dificuldade em colar as peças pintadas. Eu basicamente só pinto quando está tudo completamente montado, salvo algumas excepções.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 29, 2020 13:31:23 GMT
A paciência faz parte, outro pormenor é que vais ter dificuldade em colar as peças pintadas. Eu basicamente só pinto quando está tudo completamente montado, salvo algumas excepções. Abraço Paulo
Eu também costumo ir mais por aí. É por isso que quando vai um avião na 1/48 para a bancada, o triste fica para lá tempos infinitos até estar pronto para o aerógrafo. Já com os blindados, logo que estão montados, vai tudo para o spray, com o cuidado de não colar as rodas definitivamente (costumo usar o blue tac) e retirar as lagartas e os pequenos acessórios a colocar na super-estrutura. No caso dos blindados na 1/72, muitas vezes vai mesmo tudo a pincel. Começo com o tom de base com Tamiya e tudo o resto vai com os acrílicos de última geração.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2020 17:22:54 GMT
A paciência faz parte, outro pormenor é que vais ter dificuldade em colar as peças pintadas. Eu basicamente só pinto quando está tudo completamente montado, salvo algumas excepções. Abraço Paulo Pois, é como disse, foi burrice e falta de prática da minha parte Já não construía um blindado à escala 1/35 há umas boas décadas... Aliás, a esta escala há uns 35 anos pelo menos que não construo nada...
Quanto a colar as pequenas peças agora "primadas" na estrutura principal. Pois, tens razão, por isso o que tenho andado a fazer, antes de as colar, é lixar as partes das mesmas que devem colar à estrutura principal, e na estrutura principal, com o X-Acto, tenho desgastado uns pontos onde as ditas partes minúsculas vão depois ser coladas. Até agora tem resultado, ainda não se descolou nenhuma
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 29, 2020 18:05:37 GMT
Pois...shit happens... já me aconteceu. Já agora sem querer meter o bedelho, mas para esses metiers os bisturis são melhores, digo eu que sou avesso a x-actos...bad memories... Abraço Paulo
|
|