"Parece que isto está mesmo a morrer."
Se está a "morrer", de "covid" não será com certeza... Até as pessoas têm uma taxa de sobrevivência de 99,xx% ao dito cujo... A gripe mata muitos mais todos os anos...
Mas enfim, adiante...
"Infelizmente e tal como tinha previsto, isto está a morrer aos poucos, por falta de participação."
Quantos, dos inscritos, começaram por participar, e com o tempo deixaram de o fazer?
Assim de memória penso que dois, talvez três.
Desde início somos relativamente poucos inscritos neste Forum. A solução, na minha opinião, passaria por convidar mais gente a juntar-se ao Forum.
"A pouco e pouco o pessoal, que já é pouco, vai deixando de postar e o pessoal está nitidamente a perder o interesse, e dentro de pouco tempo a coisa pára."
Do que me é dado perceber, os que continuam a postar com regularidade (aquela que a vida permite, que nem sempre permite postar coisas novas todos os dias), são básicamente (como digo antes, talvez houvessem mais dois ou três membros que postaram durante algum tempo no início e depois deixaram de postar, efectivamente desapareceram do Forum, como aliás perguntei num outro tópico por dois deles) os mesmos que sempre postaram regularmente desde o início da abertura deste Forum, ou seja, quatro membros.
"Quando o maestro perde a pica, e abandona a orquestra a coisa começa a descambar, pois não há quem saiba dinamizar a orquestra."
Eu tenho feito o possível, aliás basta ver o meu número de posts. Não tenho postado nada desde há cerca duma semana por razões da vida pessoal, às vezes temos outras prioridades, e a vida não é só fazer kits... (antes fosse
) . E não mexi em nada dos meus dois projectos actuais, logo não há novidades.
Talvez alguém deva falar com o Sobral, e ficar o Forum entregue a outro responsável. Para isso é necessário ele fornecer o que é preciso para o acesso e gestão deste espaço.
"Creio que a única maneira de revitalizar isto, creio que passa por abrir o fórum a participações (e visibilidade) externas de molde a permitir que o fórum seja pesquisável e visível a todos, o que permite essa visibilidade acrescida, e maior participação, de contrário é tudo muito bonito, mas não há volta a dar... os fóruns vivem das participações e do número de participantes."
Concordo em absoluto com o que dizes na última parte, em relação aos Forums viverem das participações e do número de participantes. Claro, isso é óbvio.
Agora, e como já aqui o disse antes, discordo em absoluto da solução de se abrir o Forum a não membros inscritos.
Isso é muito bonito, e seria o ideal, mas era se vivêssemos num mundo perfeito. Infelizmente a realidade é completamente diferente.
Todos, mas todos sem excepção, os Forum abertos a mirones, em que já participei, são um alvo que não sei porquê, parecem atrair hackers, parasitas, spammers, e toda e escória que abunda online. Infelizmente neste mundo, tal como está agora, e estou convencido que ainda há-de piorar pelo menos durante mais algum tempo (basta ver o que se passa nos EUA, por exemplo, com todos o movimnentos de tipo BLM, Antifas, e afins...), há "gente" (entre aspas porque nem sei se assim se podem denominar...) que só pensa em fazer mal, e prejudicar os outros, e destruir... e passam o tempo todo a fazê-lo, ou pelo menos a tentarem arruinar as vidas dos outros!
Muitos desses Forums são tão atacados sistemáticamente, que mais tarde ou mais cedo acabam por ser destruídos. Penso que foi o que aconteceu ao Forum antigo!
Para resistir (e mesmo assim, eles mais tarde ou mais cedo acabam por entrar e dar cabo de tudo!) tanto tempo quanto possível, e o melhor possível, a esses ataques, nunca poderia ser um Forum usando o sistema/programa que este usa (por isso é gratuito!), teria de ser através duma firma profissional, que fizesse a criação, a programação, e a manutenção sistemática e regular do Forum. Isso tem custos! Estás disposto a pagar esses custos, Paulo? Penso que o Sobral, se optou por este formato gratuito, também não terá nem interesse, nem em vista, ter despesas de manutenção dum espaço (que ele agora já nem frequenta, porque a vida é assim mesmo, e os hobbies podem mudar, eu já tive tantos, e assim mudam os interesses na vida) como este, apenas, eventualmente (porque nem isso é garantido, e como exemplo disso tens o exemplo do outro Forum, e do número de membros inscritos, e se bem me recordo, da fraquíssima participação dos mesmos) com mais gente. E mais gente equivale a mais problemas, mais situações a resolver...
Eu, com os meus magros recursos, não tenho nem como poder pagar todas as facturas de casa todos os meses... muito menos para a manutenção dum Forum!
Para além disto, há ainda o ponto pertinente referido pelo Mareb:
"A solução proposta de "abertura" do forum a participações externas obriga à necessidade de criar uma administração forte no sentido de manter a rapaziada dentro dos limites
da civilidade e do bom senso."
A juntar aos custos financeiros de manutenção e defesa do Forum aberto ao exterior, é também necessário haver Moderadores dedicados e prontos a agir, 24 hpras por dia... Senão é o caos!
"É uma pena o outro nunca mais voltar, pois era dos poucos a nível mundial com algum interesse e dimensão, para além de não haver mais nada por cá"
A nível... mundial?!... A menos que te refiras ao mundo da lusofonia...
Porque Forums de modelismo (em todas as suas vertentes, uns mais específicos, outros mais generalistas, como era o caso do antigo, e deste Forums) há milhentos, noutras línguas.
Com efeito em Português não sei, confesso. Só conhecia o outro, e agora este. Mas estou inscrito em dois em Inglês, e sei de muitos outros, em Inglês, Francês, Alemão, Russo... Há montes deles, e muitos deles activos e a funcionarem normalmente. Além dos dois outros além deste em que estou inscrito (um deles já não participo há muito tempo, o outro vou participando, mas pouco) sigo alguns em Inglês e em Francês, porque são duas línguas que domino e em que não tenho qualquer problema. Alemão e Russo, infelizmente não percebo patavina...
Os Forums, todos eles, seja qual for o tema, têm estes últimos anos, perdido imensa gente, mas a razão principal é na minha opinião porque toda essa gente migram todos para o FB...
Eu, FB, nunca tive lá conta, nem tenho a menor intenção de alguma vez lá vir a abrir conta, e está fora de questão dar a conhecer a minha vida ao Mister Zuckerberg... Sujeitar-me a "regras" sem sentido, e que eles mudam ao sabor do vento, só porque é "moda", ou lhes dá jeito, ou o que eles determinam ser "políticamente correcto" (
), ser censurado (
) por pensar de forma diferente das massas?... Só mesmo para masoquistas, e eu de masoquista não tenho nem nunca tive mesmo nada! Portanto prefiro e vou sempre preferir Forums, ao "FaceBocas"...
Mas voltando ao antigo "Modelismo na Net". Eu aderi creio que em 2018, que foi quando voltei a este hobby após um longo interregno de 3 ou 4 décadas.
Francamente, não tenho saudades absolutamente nenhumas, zero mesmo, do Forum antigo! Já aqui disse que me sinto muito melhor aqui do que alguma vez me senti no outro, sem comparação sequer!
Mas é como no resto, há quem goste de multidões, de concertos gigantes, de muita gente, enfim ... de confusão... Eu em puto novo também tive a minha dose de multidões, concertos, etc, mas isso só durou uma curta fase da minha vida, e passou. Em adulto, mesmo em jovem adulto, sempre preferi a calma, a tranquilidade, de lugares mais pacatos, e não suporto multidões nem confusão!
Aliás na vida tendo a ser mais solitário do que social. É uma opção, no meu caso consciente e por escolha.
Abraços,
Dolfo