|
Post by joaoalmeida on Aug 20, 2020 22:56:15 GMT
comoé? sinceramente, esta parte de andar aqui a esculpir não me está a correr mt bem. provavelmente eu devia estar a usar qq coisa tipo MIlliput, mas ainda não arranjei isso e continuo com os métodos do putty - pouco rendimento do trabalho, assim. eu trato do assunto, e volto em breve abs J
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 21, 2020 2:51:26 GMT
Olá João!
"provavelmente eu devia estar a usar qq coisa tipo MIlliput, mas ainda não arranjei isso e continuo com os métodos do putty"
Que "putty" é que usas?
É que o Milliput, é um "putty"
Há outros/outras marcas, mas o Milliput é um deles
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Sept 9, 2020 8:07:25 GMT
Cada vez mais interessante! Força nisso!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Sept 9, 2020 14:10:34 GMT
Acho interessante estas reconversões e reconheço o enorme mérito modelístico que exigem. Mas é claramente areia demais para a minha camioneta, pelo que me limito a acompanhar. Boa continuação.
|
|
|
Post by joaoalmeida on Sept 26, 2020 10:37:49 GMT
Olá João!
"provavelmente eu devia estar a usar qq coisa tipo MIlliput, mas ainda não arranjei isso e continuo com os métodos do putty"
Que "putty" é que usas?
É que o Milliput, é um "putty"
Há outros/outras marcas, mas o Milliput é um deles
Abraço,
Dolfo
boas! sinceramente nunca tinha pensado que o Milliput é na verdade um putty, por o associar mais a algo que o pessoal na net usa para fabricar formas e objectos. conto finalmente arranjar uma coisa daquelas dentro de dias, e ver como corre; aparentemente vai dar jeito para o modelismo que (aparentemente) prefiro, que é fazer coisas adaptadas. abs. J
|
|
|
Post by joaoalmeida on Sept 26, 2020 10:38:54 GMT
Cada vez mais interessante! Força nisso! grande Moreno! obrigado pela companhia, e lamento isto andar tão devagar... J
|
|
|
Post by joaoalmeida on Sept 26, 2020 10:41:32 GMT
Acho interessante estas reconversões e reconheço o enorme mérito modelístico que exigem. Mas é claramente areia demais para a minha camioneta, pelo que me limito a acompanhar. Boa continuação. comé? epá, isto na verdade também é areia a mais para a minha camioneta; a diferença talvez seja ter um pouco mais de paciência. tenho notado que gosto de me meter nestas lutas de adaptações, mas por outro lado rebenta com os timings todos e já se está mesmo a ver que nem em sonhos irei cosneguir construir tudo o que gostaria. abs e obrigado pela companhia. J
|
|
|
Post by joaoalmeida on Sept 26, 2020 12:01:38 GMT
olá a todos. será natural que pensem que isto não andou mas não foi o caso - andou sempre, ainda que devagarinho. os trabalhos tinham ficado no aperfeiçoamento da cauda, e quase arranquei tudo para substituir por algo em madeira. em lugar disso obriguei-me a alguma calma e método, e avancei para resolver o assunto só com plasticard, betume, e lixa. comecei por fabricar o "escape", que neste planador era na verdade ocupado pelo pára-quedas; podem ver aqui uma imagem do que seria, arrancada da net: esta peça daria para me guiar quanto ao formato do terminus da cauda, e tem uma forma que é aparentemente uma elipse que termina num círculo; fiz um círculo com uma peça de punção, separei-o em dois, e depois colei um pedaço de plasticard no meio: fiz depois o "lábio" em torno do círculo, com plasticard formado com água a ferver: arranjei um pauzinho dos chineses, enrolei e fixei o plasticard nele, e algumas tentativas depois consegui algo aceitável: com o formato da cauda resolvido passei à montagem da asa principal. no kit da Heller a localização é ligeiramente demasiado acima qeue o que devia e logo no início eu já a tinha tapado. agora foi preciso abrir de novo os buracos para a colocar, e usei fita Tamiya para estabelecer os alinhamentos principais: no fim lá apareceu a asa, colada no sítio e provavelmente bem segura: nesta altura as coisas estavam a ganhar andamento, mas então apanhei um susto do caraças: descobri que estava qq coisa muuuuuito errada com o que eu estava fazer, porque não tinha reparado nas óbvias diferenças que haviam entre a canopy e a cauda deste protótipo, comparadas com as dos Natter normais. vejamos as seguintes imagens: as diferenças estiveram sempre bem à vista, mas eu só reparei nelas um bocado tarde. basicamente o protótipo tem a asa da cauda integrada na fuselagem e não em "T", e a canopy é mais longa e começa pouco depois da raiz da asa. lá tiveram que ser feitos mais uns cortes e acrescentos, para compôr a zona do cockpit: a seguir ataquei as asas da cauda, e aqui a luta foi dura. comecei por tentar aproveitar as originais e as adaptar, mas o resultado nunca foi grande coisa e só gastou tempo. a solução veio com a resolução de as fabricar a partir de plasticard. usei 3 camadas coladas com cyano, lixa, putty, e paciência; demorou, mas valeu a pena e resolveu o problema: deu algum trabalho fazer as asas do nada mas a verdade surpreendente é que demorou uma fracção do tempo que perdi tentando fazer coisas a partir das originais. o prémio no fim foi montar as peças novas na fuselagem, e é com essas imagens que vou acabar por hoje: a última foto tem lá as asas originais, adaptadas - um desperdício de tempo. o bicho vai ficar a secar o dia todo, antes de lhe arrancar os pedacinhos de plasticard das juntas e lixar juntas. próxima fase: regularizar as superfícies, e ajeitar formas antes da parte de detalhar o cockpit. obrigado a todos por verem. J
|
|
|
Post by Dolfo on Sept 26, 2020 15:57:25 GMT
Olá João,
WOW!!! Isso está aí um trabalho absolutamente impressionante! A paciência, e a persistência, e a habilidade que tu tens são realmente notáveis! Parabéns!
A continuar a acompanhar essa tua extraordinária aventura.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Sept 27, 2020 15:40:56 GMT
Coitado do pequenote. Está cheio de pensos! 🤣 Força nisso. Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Sept 28, 2020 7:15:24 GMT
Grande trabalho que aqui vai!
|
|
|
Post by joaoalmeida on Sept 29, 2020 13:05:52 GMT
obrigado pela companhia, pessoal. esta montagem está a dar algum trabalho, mas sinceramente estou a gostar muito. esta fase que passou foi difícil e demorou um bocado, mas o próximo post é capaz de vir já dentro de dias. está a avançar! abs J
|
|
|
Post by danielmachado on Oct 5, 2020 20:43:06 GMT
Trabalheira fantástica que aqui vai, a 1/72!! Nada como implicar com um tema e levar tudo até ao fim!
Parabéns pela persistência e pela paciência João, está a ficar um belo trabalho.
Um abraço.
|
|
|
Post by joaoalmeida on Oct 8, 2020 18:36:38 GMT
Trabalheira fantástica que aqui vai, a 1/72!! Nada como implicar com um tema e levar tudo até ao fim! Parabéns pela persistência e pela paciência João, está a ficar um belo trabalho. Um abraço. Daniel, obrigado. vou tentando pensar que é um tema menos visto, para ver se aguento os níveis de paciência - não está fácil! abs J
|
|
|
Post by joaoalmeida on Oct 8, 2020 18:48:41 GMT
boa tarde a todos, e que estejam bem. não tem sido fácil construir este modelo, pela falta de informação disponível. tento acima de tudo que seja coerente com as poucas fotos que existem, e com os cálculos que vou fazendo sobre as proporções a partir delas. planos de jeito tb não encontro, por isso esta montagem é uma coisa bem humilde, que tenta ser aproximada e pouco mais. enfim, a coisa teve as formas finais acabadas no passado fim de semana, após mais lixa e putty; eu já estava aguado para chegar a esta fase, e aplicar uma coisa que apenas descobri há alguns meses - o Mr Surfacer 1500. apliquei ontem à meia noite e meia, de forma a regularizar superfícies e poder ver melhor onde falta ainda aprimorar: como podem ver na última foto, a zona do nariz ainda precisa de mais uns retoques. tenho trabalhado na canopy, e vou iniciar os trabalhos para o interior - volto em breve. obrigado por acompanharem. abs J
|
|