|
Post by Dolfo on Nov 18, 2020 23:05:24 GMT
" A questão já foi devidamente esclarecida e partilho a abordagem de uma marca que gosto bastante e cujas referências tenho usado últimamente. Penso que as imagens são interessantes e podem ajudar.
Bom trabalho."
Obrigado, Mareb
Desconhecia essa marca, Lifecolor.
Aparentemente é uma marca Italiana. Há quem venda os produtos deles cá? Como creio que só usas acrílicos presumo que seja tinta acrílica, certo?
(Entretanto encontrei o site deles, e já confirmei que sim )
Se bem percebo, o RAL 1015 deles, é o mesmo German Elfenbein Interiors que a AK-Interactive denomina RAL 1001 (Efelbein-Ivory Interior Color).
A tinta da AK decidi não encomendar, porque como refiro num post anterior, este RAL 1001 não é própriamente uma tinta acrílica corrente (solúvel em água, por exemplo), mas é uma tinta (verniz?) laca-acrílica. Isso obriga a utilizar o "thinner" especial deles (ou doutras marcas, desde que tenha as mesmas características) para a série Real Colors...
Para pintar apenas 3 dedos de interior do meu Stug... já é despesa a mais por tão pouco, que muito provávelmente nem sequer volto a precisar tão cedo...
Isto está mau... Há que eleger prioridades...
Estou a pensar encomendar, lá para o fim do mês, alguns produtos deles, mas estou a precisar doutros para o diorama (tufos de erva, diferentes tonalidades de ferrugem, efeitos de sujidade... etc), e estes têm prioridade... O orçamento não dá para tudo...
A AK-Interactive tem uma coisa interessante, os portes são gratuitos para toda a Península Ibérica, em compras superiores a... 30€. É bastante razoável, a maioria das lojas, até fabricantes, só facultam portes gratuitos a partir de muito mais do que isso... Acho que vou aproveitar e lá para o final do mês faço uma encomenda do que preciso prioritáriamente na ordem dos 30€
De qualquer forma muito obrigado pela info fornecida. E fica a pergunta: há quem comercialize os produtos deles a preço razoável cá em Portugal?
Mais um site para visitar e ir pesquisando o que possam ter de interessante
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 19, 2020 0:11:38 GMT
Sim, são acrílicos e já uso estas tintas há uns anitos. Não são esquisitas, juntar água e já está. E muito práticas de usar também, os recipientes são de plástico com tampa de rosca.
Uso-as essencialmente para as figuras (desde a escala 1/72 até à 1/16) e por vezes para aviões ou blindados ma escala 1/72. Cobrem muito bem a pincel, com aerógrafo ainda não experimentei. Desde que as uso comprei-as quase sempre na Casa Antunes, centro comercial do Martim Moniz, Lisboa. São comercializadas em sets temáticos com 6 cores que custam +/- 16/18 €. Mas a minha intenção ao colocar a foto do set para os interiores dos blindados alemães e italianos era mais no sentido de ajudar a chegar ao tal branco "casca de ovo" com a paleta das cores mais habituais. Força nisso.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 19, 2020 12:39:34 GMT
Obrigado Mareb!
"Mas a minha intenção ao colocar a foto do set para os interiores dos blindados alemães e italianos era mais no sentido de ajudar a chegar ao tal branco "casca de ovo" com a paleta das cores mais habituais."
E foi muito bem-vinda!
Permitiu-me perceber melhor a côr, e é uma óptima ajuda para tentar conseguir o tom correcto com as minhas Humbrol enamel
"Força nisso."
Obrigado! Já lhe dei uma de mão com o primário, mas vou ter de lhe dar uma segunda de mão, porque não ficou nada de jeito... o aerógrafo com que tenho andado a praticar não é grande coisa e é boa altura para começar a utilizar o aerógrafo melhor.
Quando houver progressos posto mais fotos.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 19, 2020 15:18:41 GMT
Acho que não devias ser tão picuinhas com isso, afinal vai tudo ficar tapado, mas a cor é digamos um branco meio sujo tipo misturares umas 2 ou 3 gotas de desert yellow ao branco. De todas as formas as cores eram padronizadas, mas por alturas, e muitas não estavam de acordo, dadas as faltas de tinta. Muitos vinham de fabrica com o red oxid e acabavam assim, até já vi alguns com um panzer grey mas mais claro, por isso não worries... Já agora a caixinha... comecei com isso mas depressa passei para a tamiya e depois ficaram por aqui... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 19, 2020 18:12:39 GMT
"não worries..."
Lol... Não estou nada preocupado, fica da côr que eu conseguir arranjar com as minhas misturas.
E é como dizes, em plena guerra faz-se com o que se pode, sobretudo para um tanque que entrou ao serviço quase no final da Guerra, de finais de 43 até ao fim da Guerra, com peças que eram provenientes de várias fábricas...
Eu só quero é deixar aquilo pintado, para não ficar da côr do kit em cru, agora se é ou não a côr exacta segundo os padrões... será tão aproximada quanto possível
"Já agora a caixinha... comecei com isso mas depressa passei para a tamiya e depois ficaram por aqui..."
Tens aí uma bela coleção
Em número devem aí estar mais ou menos o mesmo número das que eu cá tenho ao serviço!
Reconheço alguns números, outros é mais difícil ver, boa parte delas também as tenho, mas já vi algumas que não tenho, como bom número dos verdes (76, 80, 83, 102, 117), entre outras.
A minha caixa actual:
Como referi antes têm ido umas quantas para o lixo, e tenho vindo a refazer o stock aos poucos.
À direita, numa caixinha mais pequena, e acima dela, as Authentic Colors que a Humbrol teve, e que agora já não creio que existam. A maioria dessas nem nunca foram abertas, espero que ainda estejam boas...
Mas bom, o enamel para mim actualmente é quase exclusivamente para as "base-coats" das figuras e bustos (por cima do primário), e por cima das enamel, as tintas a óleo. Este diorama a 1/35 será uma excepção, porque será quase tudo pintado a enamel.
Destas estou quase com 40, o que para óleos já permite um vasto leque de misturas:
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 19, 2020 18:56:35 GMT
As minhas não sei se estão boas. A grande maioria nem usei. deve ter prai uns 35 anitos. Não da para usar isto por aqui. Há unstempos usei uma em spray e ficou um fedor pela casa toda...nah. Quanto aos óleos uso os oilbrushers. Acaba por ser menos javardardeira...
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 19, 2020 22:00:56 GMT
A maioria dessas nem nunca foram abertas, espero que ainda estejam boas...
Ainda tenho umas quantas dessas, sendo que as mais antigas terão à volta dos 45/47 anos (vocês obrigam-me a fazer contas de cabeça para recuar a um passado demasiado longínquo, o que me deixa habitualmente um pouco deprimido ). Na realidade já não as utilizo há anos, mas se tivesse de apostar, diria que seguramente mais de 70% ainda se encontram operacionais.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2020 0:14:05 GMT
"As minhas não sei se estão boas. A grande maioria nem usei. deve ter prai uns 35 anitos. Não da para usar isto por aqui. Há unstempos usei uma em spray e ficou um fedor pela casa toda...nah."
É curioso, a mim o cheiro das enamel não me perturba nada, ao contrário até gosto daquilo (depende das côres, porque os pigmentos presumo que variem dumas para outras, e uns terão um cheirinho mais agradável do que outros)
Por outro lado, a razão primeira para nunca ter-me convertido aos acrílicos foi ter utilizado (uma vez, e para nunca mais) um vermelho da Tamiya, e aquilo sim, para mim, tinha um tal pivete que nunca mais na vida voltei a utilizar tinta acrílica! Nota que naquele tempo quer-me bem parecer que esses acrílicos (os da Tamiya pelo menos) não eram solúveis em água como os actuais. Não me lembro sequer como ou com o que é que terei depois limpo os pincéis, mas com água tenho quase a certeza que não foi.
Alguém me disse recentemente que as enamel da Humbrol teriam uma validade de 10 anos! O que não bate de todo certo com a minha experiência, nem com a tua nem com a do Mareb (pelo que diz no post acima).
"Quanto aos óleos uso os oilbrushers. Acaba por ser menos javardardeira..."
Deves referir-te áquelas espécie de "canetas", algumas com pincel na ponta para mais fácil aplicação, como por exemplo os oilbrushers do AMMO by Mig Jimenez. Nunca utilizei. Acho que este género são sobretudo utilizados para "washes", "weathering", pequenos detalhes finais, correcto?
Os óleos que utilizo são os que utilizam os pintores (de quadros) a óleo. Comecei por comprar das mais baratas que há por aí no mercado, "Rive Gauche", uma gama mais baixa da Sennelier (e a gama alta, ou artística deles é muito boa, agora já tenho alguns tubos), que não são "artist grade", mas sim "student grade". Mas são fraquinhas, comparadas com as boas marcas de tintas artísticas, os pigmentos não têm a mesma qualidade, por exemplo... Isto é como tudo, "comprar barato não compensa". É sempre melhor comprar menos quantidade mas de melhor qualidade. É claro que mais qualidade implica que sejam mais caras, mas é mesmo assim, os pigmentos são da melhor qualidade possível, a moagem é feita como deve ser, e o resultado final vê.se... Depois fui comprando algumas de marcas artísticas das mais conceituadas, por exemplo da gama Norma da Schmïncke, das Artist Oil Colors da Winsor & Newton, da gama alta da Rembrandt, e da Finest Artists Oils da Sennelier (de todas estas talvez sejam as de textura mais pastosa, tipo creme ). Pá, misturar estas tintas, tentar obter o tom que se quer, isso é por si só um momento de prazer, não há javardeira nenhuma Eu até agora tenho utilizado um método que vi ser utilizado por um profissional de pintura de miniaturas Espanhol, ou seja, uso uma folha de papel de fotocópis A4, dobrada ao meio, em cima duma tampa de gelado em plástico, e depois de lá colocar um pouco das várias tintas que pretendo misturar, com uma pequena espátula começo então a misturar. O papel tem como principal função absorver boa parte do "óleo" (da parte aquosa do mesmo), o que vai ajudar a tornar a tinta mais matt (sim, porque os óleos em geral tendem a ser brilhantes, e nas figuras quer-se um efeito matt).
Estou a pensar começar a utilizar um azulejo, ou um recipiente tipo chávena chinesa, ou do género, feito no mesmo material que os azulejos. Também costumam ser relativamente absorventes, e em vez de gastar resmas de papel A4 de fotocópia, o azulejo é relativamente fácil de limpar, com diluente, depois de utilizado, e pode voltar a servir. Ou quando já não estiver em condições (em teoria só ao fim de bastante tempo, ou então se um dia se partir, mas isso é um acidente, não é resultado directo do uso), substitui-se por outro. Mas em princípio, e isto segundo outros pintores deste género de miniaturas (bustos, figuras), se forem limpos como deve ser depois de cada utilização, têm uma longa duração.
Sei que por exemplo os pintores deste género de miniaturas que usam tintas acrílicas (onde as Vallejo parecem ter a preferência da maioria deles), conseguem guardar as tintas em recipientes tupperware, humidificados, e guardam aquilo no frigorífico, o que lhes permite durar mais tempo (porque do que já vi em vídeos, os acrílicos são de secagem quase instantânea! Ao contrário dos óleos, que são muitíssimo mais lentos a secar; aliás por isso mesmo, em vez dum thinner/diluente como Essência de Terebentina, etc, eu uso dois thinners da Abteilung 502, o Matt Effect Thinner, que ajuda o óleo a ficar ainda mais matte, e o Fast Dry Thinner, que como o nome indica, acelera o tempo de secagem; em tempos tinha de deixar tudo a secar no mínimo dum dia para o outro na caixa aquecedora/antiga maternidade do tempo em que fiz criação de psitacídeos, convertida, agora com estes dois thinners e uma aplicação muitíssimo mais suave em camadas muito finas e bem espalhadas dos óleos, aquilo seca muito mais depressa e raramente preciso de recorrer à caixa aquecedora). Eu também já deixei misturas a óleo no frigorífico, mas neste caso não faz grande efeito, porque com o frio, tal como com o calor, os óleos secam.
Pá, isto é preciso é a gente ir-se entretendo e passar uns bons momentos, sejam quais forem os "mediums" utilizados
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2020 0:28:50 GMT
" Ainda tenho umas quantas dessas, sendo que as mais antigas terão à volta dos 45/47 anos (vocês obrigam-me a fazer contas de cabeça para recuar a um passado demasiado longínquo, o que me deixa habitualmente um pouco deprimido )."
Não há razão nenhuma para o passar do tempo nos deprimir, caro Mareb É o que há de mais natural na nossa existência, e também o mais certo, o passar das horas, dos dias, meses e anos... É inevitável.
O que na minha humilde opinião não devemos deixar que aconteça, é o número que consta no BI/CC, ser determinante. Esse número (o nosso ano de nascimento, a nossa idade) é apenas uma referência. O que para mim mais conta é o espírito com que encaramos o tempo que cá andarmos. Há jovens com 90-100 anos, e há velhos com 20-30-40 anos...
Eu completo 65 daqui a meia-dúzia de meses, mas esse é o tal número que consta no CC, porque nasci em 1956, mas na minha cabeça, no meu espírito... sinto-me com 30's e tenciono ficar por aí
" Na realidade já não as utilizo há anos, mas se tivesse de apostar, diria que seguramente mais de 70% ainda se encontram operacionais. "
Se nunca tiverem sido abertas/utilizadas, ou se foram utilizadas mas ficaram herméticamente bem fechadas, sim, 70%-80% estarão muito provávelmente ainda em bom estado (é o caso das minhas, estiveram perto de 40 anos sem serem utilizadas, e no entanto ao fim destes anos todos a imensa maioria ainda está em perfeito estado de utilização) .
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2020 12:40:44 GMT
Viva!
Ora bem, depois da 2ª mão de primário, já com o aerógrafo da Harder & Steenbeck (é mesmo outra coisa, nem sequer tem comparação com o que estava a utilizar... mas a tinta também se gasta muito mais rápidamente! Confesso que não tenho a certeza se estou a utilizar a "needle" e "nozzle" de 2mm ou a de 4mm ... O copo é o de 5ml, e aquilo vai rápido!), estão assim as partes já "primadas". Fotos directamente da linha de montagem :
Com as fotos já deu para ver que por exemplo que a 4ª roda a contar da frente (na 2ª foto) há uma pequena falha (a "primar"), e que apesar de ter passado uma boa hora a lixar as partes do canhão, ainda assim nota-se (na última foto) a linha central onde as 2 partes foram coladas, idem para a peça que se cola na traseira do tanque, exaustor (?)... Lá vou ter de lixar mais um bocado e voltar a "primar"...
E são os progressos à data.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 20, 2020 16:44:11 GMT
Com uma boa ferramenta como os Harder & Steenbeck as coisas tornam-se bem mais fáceis. Quanto as agulhas se forem as V2 na ponta tem umas incisões a indicar qual é o número, tal qual como os nozzles. E acho que está muito bem, quanto ao gastar mais tinta depende do que queres, mas não gastas mais que a pincel. Pode parecer que gasta mas é ilusão. De qualquer das formas não é preciso ser picuinhas com o primer, já que é apenas para a tinta agarrrar bem, por isso se não ficar totalmente perfeito não há crise.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Nov 20, 2020 21:28:22 GMT
Eu costumo dizer que a primeira de primário é para ver as imperfeições.De qualquer maneira está a ficar com muito bom aspecto.
|
|
|
Post by paulo51 on Nov 20, 2020 23:45:41 GMT
Aqui está mais um a seguir, até já escolhi a cadeira.
Acho que os tanques militares daquela altura eram quase todos com o interior pintado de branco. Acho que nesse papel de montagem vem lá essa informação. Ou basta verificar em outros papeis de montagem, o do "Puma" de certeza vem lá essa informação.
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 21, 2020 0:45:58 GMT
Boas companheiro Primeiro desculpa não te visitar em Mafra mas agora voltei para a barafunda de Massamá mas nunca será tarde Já pintei um veiculo por dentro e tive a mesma "guerra",para já não encontrei no no meu cardápio de cores a referencia RAL 1015 mas numa busca aturada encontrei com a referencia RAL 9001 o mais parecido Assim,Vallejo 70.918;Humbrol 41;Revell 10 e Gunze 21.São a core mais próximo daquele branco "sujo" de amarelo ou verde mais conhecido por creme. Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 3:55:46 GMT
"Quanto as agulhas se forem as V2 na ponta tem umas incisões a indicar qual é o número, tal qual como os nozzles."
Nas "pontas"?!... Nas de trás ou nas da frente?
Pá, vou tentar ver se descubro isso com a lupa mais potente do Optivisor, porque ainda não consegui ver nada!
"quanto ao gastar mais tinta depende do que queres, mas não gastas mais que a pincel. Pode parecer que gasta mas é ilusão."
A comparação que fiz foi entre o que gastei com o outro aerógrafo, e este da H & S. Este da H & S gasta definitivamente mais tinta, até porque não passa a vida a entupir, aquilo vai tudo a eito, e os copos de 5ml acabam num instante!
"De qualquer das formas não é preciso ser picuinhas com o primer, já que é apenas para a tinta agarrrar bem, por isso se não ficar totalmente perfeito não há crise."
Sim, bem sei O problema é que se certos erros, ou imperfeições, não forem corrigidos a tempo (o primer também serve para isso, detectar imperfeições), depois com a tinta definitiva já não há nada a fazer. E não dá bom aspecto ficarem marcas de linhas de colagem nestes kits... Dá um ar desleixado no kit final...
Corrigir estes pequenos detalhes nem vai ser complicado, porque vou ter mais peças para "primar", incluindo algumas onde estas já feitas (caso do canhão, por exemplo, já na próxima etapa da montagem) hão-de encaixar, portanto vai tudo a eito
Abraço,
Dolfo
|
|