|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 4:00:10 GMT
Eu costumo dizer que a primeira de primário é para ver as imperfeições.De qualquer maneira está a ficar com muito bom aspecto. Concordo. O problema aqui é que a que ra suposto ter sido a 1ª de mão, acabou por não sair nada de jeito, nem meia de mão se podia chamar áquilo! O aerógrafo passava avida a entupir, depois não saía tinta de jeito, enfim, ficou uma bosta! Ou seja, esta que foi técnicamente a 2ª de mão, na realidade é como se tivesse sido uma verdadeira 1ª de mão. E agora é que as imperfeições se notam. E ainda vou a tempo de as corrigir.
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 4:05:55 GMT
Aqui está mais um a seguir, até já escolhi a cadeira. Acho que os tanques militares daquela altura eram quase todos com o interior pintado de branco. Acho que nesse papel de montagem vem lá essa informação. Ou basta verificar em outros papeis de montagem, o do "Puma" de certeza vem lá essa informação. Olá Paulo,
Obrigado, já tens cadeira reservada, no problem
Pá, estas instruções de montagem deixam muito a desejar! No 1º post deste tópico postei lá fotos das ditas. E não diz lá nada sobre côres de peças, nem o interior... As únicas sugestões de côres são para o exterior do kit terminado, com 4 opções, em que identificam também a unidade e os decalques a utilizar para cada uma das versões.
Obrigado.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 4:37:15 GMT
Boas companheiro Primeiro desculpa não te visitar em Mafra mas agora voltei para a barafunda de Massamá mas nunca será tarde Já pintei um veiculo por dentro e tive a mesma "guerra",para já não encontrei no no meu cardápio de cores a referencia RAL 1015 mas numa busca aturada encontrei com a referencia RAL 9001 o mais parecido Assim,Vallejo 70.918;Humbrol 41;Revell 10 e Gunze 21.São a core mais próximo daquele branco "sujo" de amarelo ou verde mais conhecido por creme. Um abraço Lemos Olá Lemos,
Quando por aqui vieres, estás à vontade, tens o meu contacto, é só avisares com alguma antecedência Tenho uma irmã que também vive em Queluz/Massamá, mas como está reformada, desde que começou esta história do vírus tem estado numa casa secundária na zona de Santarém. Pelo menos tem um bom terreno para se entreter, bons ares e está longe da confusão. Aqui também é bastante sossegado (regra geral, excepto desde que começaram a fazer obras na cave desta casa, para a transformar em habitação... e o martelo pneumático a começar às 8h da "madrugada" - pois, para mim que sou um noctívago de sempre, a noite é que é bom, basta ver as horas a que costumo aqui postar... e as manhãs são para tentar descansar... mas estes malandros não me têm deixado com tanta barulheira!... - tem sido infernal!...) e com bons ares, como sabes Até mesmo Mafra ainda é uma vila razoávelmente calma (embora agora sem transporte próprio só lá vá às compras, Correios, e Tabacaria, tipo duas vezes por mês) e agradável.
Das referências que enuncias, conheço o #41 da Humbrol enamel, "Ivory" (Marfim). Que é da gama "Gloss" (portanto Brilhante!)
Em opção, e na gama de tintas Matt, eles também têm o #103 (Cream, o tal Creme que referes, embora como digo o #41 da Humbrol enamel seja Ivory, que por sinal é também o nome da côr da AK-Interactive), o #121 (Pale Stone), e o #148 (Radome Tan, que aos meus olhos me parece o mais próximo do Ivory RAL 1001 (Interior Color), da AK-Interactive).
Actualmente não tenho o #103 na minha caixa, mas tenho os outros dois. Vou fazer uns testes, com um e o outro, misturar a cada um umas gotas de Branco Matt (#34), e alguma coisa se há-de arranjar para ficar com o interior (que nem sequer se vai ver depois de terminado... ) todo bonitinho, e históricamente tão fiel quanto possível
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 21, 2020 10:33:15 GMT
Voltando ainda ao tema da cor: As cores utilizadas segundo as pesquisas que fiz, de vários entendidos e com base no livro da AK Real colors of II, que aconselho foram: No inicio da guerra vinham pintados com verde e depois cinzento e red oxid. Durante a guerra a norma era o tal Ral 1001 não o que referes 1015! Atenção que tudo o que abria para o exterior tinha a coe exterior. Já no fim da guerra com falta de reposições de tinta muitos vinham com o red oxid de fabrica. De qualquer das formas força mas é com isso! Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 16:32:56 GMT
"Atenção que tudo o que abria para o exterior tinha a cor exterior."
Obrigado por este detalhe que para mim me parece importante.
É que como disse antes, uma das razões porque decidi pintar o interior é por causa do rebordo das escotilhas, que esses sim vão ficar à vista, embora tencione colocar tanquistas nesses lugares.
Quando dizes "tudo o que abria para o exterior" referes-te por exemplo a esses rebordos (pintados na côr do exterior do veículo) ? Ou por exemplo a parte interna das "portinholas" das escotilhas (que como é óbvio vão ficar abertas) ?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 21, 2020 16:41:48 GMT
Tudo o que dá para o exterior ou abra para o exterior. Atenção a uma coisa! Cuidado ao usares as agulhas! Não uses isso nos nozzles errados senão ainda das cabo disso! Se tens duvidas vai ao site deles que acho que tem lá imagens para identificar as agulhas e os nozzles.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 17:34:56 GMT
Tudo o que dá para o exterior ou abra para o exterior. Atenção a uma coisa! Cuidado ao usares as agulhas! Não uses isso nos nozzles errados senão ainda das cabo disso! Se tens duvidas vai ao site deles que acho que tem lá imagens para identificar as agulhas e os nozzles. Abraço Paulo Ok, acho que fiquei esclarecido quanto ao que deve ser pintado na côr exterior do tanque.
Pois... ainda bem que me alertas sobre isso... Porque andei a mexer nos dois "nozzles" e nas duas agulhas (os que vinham já no aerógrafo, e os que vêem à parte num tubinho), e quando foi para voltar a montar fiquei sem certeza quanto a qual "nozzle" e qual agulha tinha posto!... Tenho mesmo de ver isso e confirmar se está tudo como deve ser!...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 18:29:31 GMT
" Atenção a uma coisa! Cuidado ao usares as agulhas! Não uses isso nos nozzles errados senão ainda das cabo disso!
Se tens duvidas vai ao site deles que acho que tem lá imagens para identificar as agulhas e os nozzles."
Obrigado mais uma vez!
Feito! Fui ao site deles e li e carreguei o PDF com a identificação das agulhas e "nozzles". Não está nada escrito nem nuns nem nos outros, são aqueles tracinhos na ponta de trás de cada um deles: dois tracinhos para os 0,2mm e 4 tracinhos para os 0,4mm. Fácil portanto de identificar.
Por acaso, e por sorte, estava a utilizar "nozzle" e agulha compatíveis, mas ambos de 0,2mm. Como neste caso é para pintar superfícies maiores, substituí ambos pelos 0,4mm, vamos a ver como vai ficar a próxima aplicação de mais primário. Presumo que cubra áreas maiores (portanto deverá ser mais rápido) do que o de 0,2mm.
Mais uma vez um grande obrigado pelo alerta
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 21, 2020 19:30:30 GMT
Belo. E acaba por entupir menos. Eu além desses acabei por comprar o 0.6m mais para primários e para os grandões.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 21, 2020 22:58:15 GMT
Aqui para nós, já por duas ou três vezes que os interiores dos tanques ficaram com o primário branco com aplicações aqui e ali de lavagens mais escuras para as zonas
habitualmente sujas de óleo. Simples e muito rápido. Mas isso sou eu que tenho os meus momentos do tipo meia bola e força.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 21, 2020 23:02:35 GMT
Ora nem mais!
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 21, 2020 23:04:31 GMT
Belo. E acaba por entupir menos. Eu além desses acabei por comprar o 0.6m mais para primários e para os grandões. Abraço Paulo Para já só utilizei o Ultra uma vez, e foi impecável (mesmo com "nozzle" e agulha de 0,2mm). Não entupiu vez nenhuma, sempre fluido, ao contrário do outro aerógrafo que andava a utilizar para aprender e praticar, que passava o tempo a entupir (e com "nozzle" e agulha de 0,3mm), o que se tornava numa enorme trabalheira, porque tirar a tinta do copo, desmontar e limpar tudo a meio dum trabalho, voltar a montar e recomeçar... e aquilo voltar a falhar logo de seguida... enfim... e claro, depois ter de desmontar e limpar tudo a fundo no final duma longa e fastidiosa sessão...
Este até para desmontar e limpar é muito mais prático e bem mais rápido!
Já arrumei o outro, agora só quero o Ultra
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 22, 2020 4:17:47 GMT
Viva!
Fotos dos progressos, depois duma 2ª de mão de primário em algumas partes (as que apresentavam problemas depois da 1ª de mão) e 1ª de mão nas novas partes/peças agora montadas. Directamente da linha de montagem (ou pintura, neste caso ) :
Parece-me que está melhor agora, com as pequenas imperfeições corrigidas
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Nov 22, 2020 10:55:50 GMT
Está bem bom. Isso está a ir a bom ritmo Abraço Paulo
|
|
|
Post by moreno on Nov 22, 2020 12:41:50 GMT