|
Post by lemos99martins on Nov 11, 2021 0:55:15 GMT
Sim faz parte dos PEs assim como aquele "pedal" dos outros guarda-lamas também são PEs
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 11, 2021 11:35:05 GMT
Visto daqui está com bom aspecto. No teu lugar era capaz de optar pela utilização do Maskol para "tapar" os cabos. Rápido e eficaz.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 11, 2021 12:41:19 GMT
Visto daqui está com bom aspecto. No teu lugar era capaz de optar pela utilização do Maskol para "tapar" os cabos. Rápido e eficaz. Olá Mareb,
Obrigado!
Pois, actualmente não tenho Maskol, teria de encomendar.
Tive em tempos (há muitas luas atrás ), e se bem me recordo aquilo não me agradava muito na época, porque por vezes tornava-se difícil descolar. Pode ser que entretanto tenham mudado a fórmula e agora seja melhor, não sei, teria mesmo de testar.
Senão faço como fiz para os eixos das lagartas do Stug, que tapei com papel, e resultou, não levaram com tinta.
É coisa para pensar e ver qual a melhor solução.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 11, 2021 12:42:42 GMT
Sim faz parte dos PEs assim como aquele "pedal" dos outros guarda-lamas também são PEs Ok, obrigado Lemos. Respondi no teu tópico com as fotos do teu 88mm
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 11, 2021 18:09:27 GMT
Dolfo,
Também podes experimentar com papel de guardanapo embebido em água de formas a moldar-se e cobrir bem a parte a não pintar.
É práctico e muito mais barato.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 11, 2021 18:29:42 GMT
Dolfo,
Também podes experimentar com papel de guardanapo embebido em água de formas a moldar-se e cobrir bem a parte a não pintar.
É práctico e muito mais barato. Mareb,
Nunca experimentei, mas parece-me uma excelente ideia
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 13, 2021 1:59:47 GMT
Viva!
Mais um pequeno avanço nas construções para o dio. Desta feita terminei (enfim, práticamente, só falta colar a "maleta" na parte traseira esquerda da mota, mas como é duma cor diferente de quase tudo o resto, excepto os assentos, que serão da mesma cor, "brown"/"leather", para já deixei-a de parte) a Zundap.
O volante ficou a poder mexer-se (o que diga-se de passagem deu uma trabalheira de pelo menos uma hora para conseguir encaixar, e colar, o volante a uma outra peça que se cola também à parte da frente da mota, havendo um "espigão" em cima e outro em baixo, onde apenas se encaixa volante e a peça à qual ficou colado, sem colar, para poder ficar amovível), assim como o repouso da mota.
Fotos:
A próxima fase é o primário, e de seguida a pintura.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 14, 2021 22:36:12 GMT
Mareb,
"Entretanto, sabes alguma coisa do Paulo Arrais?"
Perguntaste há uns dias pelo Paulo Arrais. Na altura a única info que tinha era, como te respondi, que a última visita dele ao Forum, datava de 27 de Julho.
Apercebi-me há pouco que passou por cá hoje (domingo 14/11). Pelos vistos só mesmo de passagem porque não terá postado nada (pelo menos públicamente) .
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 15, 2021 10:28:17 GMT
Perguntaste há uns dias pelo Paulo Arrais. Na altura a única info que tinha era, como te respondi, que a última visita dele ao Forum, datava de 27 de Julho. Apercebi-me há pouco que passou por cá hoje (domingo 14/11). Pelos vistos só mesmo de passagem porque não terá postado nada (pelo menos públicamente) .
Viva Dollfo,
Tens razão, passou por cá há pouco tempo, já é uma boa notícia.
Essa mota tem ar de ser potente.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 15, 2021 16:26:52 GMT
Viva Mareb,
" Essa mota tem ar de ser potente. "
Pessoalmente sempre tive um fraquinho pela BMW R-75 (com side-car), mas esta Zundap também é uma bela mota (e também existia uma versão com side-car)
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2021 4:50:13 GMT
Algumas fotos de pinturas recentes.
O motociclista, depois de primado (todos estes items nas fotos abaixo foram primados com o primer da Humbrol, o enamel #1), e depois de ter levado uma base de Field Grey, por cima levou uma pintura de Field Blue (tenciono fazer a equipa da FLAK/PAK 88mm como sendo da Luftwaffe, e segundo creio estes tinham o uniforme em Field Blue, em vez do Field Grey da Whermacht) no uniforme. O cinto, as botas e cartucheiras estão pintados com o acrílico da AK, AK11929, Black Intense. A parte em couro, a alça/bandoleira/cinto (enfim, aquela fita em couro, na época, que permitia levar a espingarda ao ombro), levou 1º uma pintura com Mahogany Brown da AK (AK11106) e por cima uma camada de Burnt Umber, também da AK (AK11111). A cara e mãos, levaram 1º uma pintura com AK Base Flesh (AK11401) e por cima uma camada de AK Light Flesh (AK11402) :
Muito há ainda a fazer no homem, mas está começado.
A maleta a colocar na mota, foi 1º pintada com Humbrol enamel Leather (#62), e depois levou com o AK Mahogany Brown por cima, com alguns detalhes (as fitas do fecho, por exemplo) a terem para já sido pintados com o AK Burnt Umber por cima. Pequenos detalhes metálicos dos fechos levaram com Humbrol enamel Gun Metal (#53) :
Ainda há mais trabalho a fazer na maleta, mas está para já começada.
O capacete do motociclista, levou o mesmo tratamento do homem. Agora está em Field Blue. Os binóculos, por cima do primário, para já só levaram com o Black Intense da AK.
O recipiente da máscara de gás, assim como os óculos, para já só foram primados:
A bomba de água, e todos os baldes e recipientes para água, para já também só ainda levaram o primário. É um início, o resto há-de vir
As minúsculas partes em PE, além de serem uma seca das grandes para as conseguir colar, o primário não parece ter aderido muito bem, vou ter de tratar disso.
E por agora é o que há (e já não é mau de todo, já aqui estão algumas horas de prazer e entretenimento bem passadas)
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 20, 2021 16:34:42 GMT
Boas Dolfo, como não tenho espaço não coloco as figuras mas de vez em quando entretenho-me a pinta-las tenho esse tipo mas a moto falta-lhe o guiador e as restantes estão prontas a entrar em cena Boa continuação Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 20, 2021 17:43:22 GMT
Olá Lemos,
Pois, tu não fazes dioramas, não utlizas portanto as figuras
Que fizeste ao guiador da mota, perdeste-o? Não estará "perdido"/arrumado na caixa das "sobras"?
Quanto aos membros do team da FLAK/PAK 88mm, não vou em princípio utilizar todos os que vêem no kit original, talvez um ou dois. Tenho encomendado (e pago! Continuo, desde há muitas semanas, à espera que chegue um kit em falta para me enviarem a encomenda inteira, senão tenho de estar a pagar portes de cada vez que enviam apenas parte duma encomenda...) um outro kit, também da Tamiya, o 35343, com uma outra crew para utilizar sobretudo elementos desse kit, porque o meu 88mm não vai estar em acção (embora pronto para entrar em acção a qualquer momento, como será característico do dio em geral, que reflecte uma breve pausa antes de haver novamente pancadaria ) e essa crew adapta-se melhor a isto.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 23, 2021 3:15:15 GMT
Viva!
Mais um pequeno update. As munições do 88mm estão agora a ser pintadas.
As 9 mais à esquerda são munições inteiras, ainda não disparadas portanto. Já levaram uma camada de Humbrol enamel #54 (Brass, ou Latão, ou há quem trduza por Bronze, mas acho que Bronze é outra coisa, outra cor), na parte de baixo, e depois vão levar, como as 2 completamente à direita na foto, Black Matte, na parte de cima (o projéctil própriamente dito, o que era disparado). As pontas dessas partes em Preto vão depois levar uma pontinha em Branco (parece que passou a ser norma em 1943, para se verem bem à noite; ainda não descobri é se era Branco Brilhante, ou Branco Matte...). Há duas pequenas saliências na base do projéctil, que creio que talvez fossem duas tiras também em Branco (mas nem toda a gente pinta essas tiras... ) .
As 9 seguintes, são apenas os invólucros, o que resta depois da munição ter sido disparada. Ontem pintei-os em Brass, mas como tive de as segurar em fita-cola dupla, para poder pintar, as bases só puderam ser pintadas hoje. Acho que na outra extremidade (não visível na foto, porque está para baixo), que é a que antes da munição disparada, está fixa ao projéctil, vou pintar em Preto Matte, para dar uma ideia de vazio :
Como se pode ver, tenho a bancada cheia de peças e partes minúsculas, tudo à espera de vez para passarem à pintura...
As caixas das munições, por exemplo, à esquerda na foto, já levaram primário, e as que estão abertas, as extremidades das munições já foram pintadas também em Brass.
Descobri esta foto, que penso ser de caixas de munições autênticas, da WWII, das munições de 88mm (e agora percebo o porquê do "rendilhado" na caixas a 1/35... Se aquilo era de facto feito como se vê nesta foto, seriam feitas em madeira (os suportes laterais), mas também em "vime" ( ? ) (as partes de cima e de baixo das caixas) e em metal ( ? ) (as extremidades sobre o comprimento) . Com aparentemente uma fita em tecido forte (de tipo serapilheira?) como fecho, sobre um pedaço de metal (ferro?) ... Vai ser giro pintar isto, com estas nuances todas de cores, em objectos tão pequenos...
Fotos dos exemplos em que me baseio para as munições.
Neste caso pretendo que as munições deste 88mm sejam como as do meio, nesta foto (se não estou em erro estas eram AP, portanto ideais para tanques, como PAK) :
Nesta outra foto, um comparativo dos tamanhos de munições de vários tipos, sendo que estas do meu 88mm são as do 3º tipo a contar de baixo (e confirma-se que estas eram munições AP, utilizadas tanto pela FLAK/PAK 36, como pelo tanque Tiger I) :
E se aquilo já secou, vou continuar a pintar mais um pouco, senão a continuação fica para amanhã
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 23, 2021 11:12:13 GMT
Dolfo, isso vai em grande ritmo!
Até fico envergonhado de me estar a dedicar tão pouco à minha bancada. A ver se esta semana a coisa melhora....
Caixas de obuses em vime?! Isso em dias de chuva devia ser difícil
Abç
|
|