|
Post by Dolfo on Oct 24, 2021 19:02:39 GMT
Viva Mareb,
"Só conheço um oldtimer da Tamiya da Flak 38 e inclui as figuras da equipa da dita e ainda um estafeta com mota, de resto tal como aparece na artbox da caixa."
Estás-te a referir a um kit da Tamiya duma Flak 38, ou estás a fazer confusão com este kit que comprei agora, o FLAK (ou PAK) 88mm? Este vem com efeito com 8 membros da equipe + um estafeta e a Zundap.
"Compraste o teu numa loja ou a a um particular?"
A FLAK 38 da Tamiya de que estou à espera que chegue (encomendada na HobbySector, aliás como a FLAK/PAK 88mm, essa chegou antes daí já a ter) é esta:
"agora um 38 sem equipagem, acho estranho...."
E como vês não traz equipe, é só a anti-aérea. Daí precisar de arranjar ume equipe, mesmo em descanso, como é o caso do kit # 0432 da Trumpeter, que referi no meu post anterior.
Entretanto fui ao "baú das antiguidades", a ver se encontrava a caixa da outra FLAK 38 que fiz em tempos (usada no diorama "Falaise Pocket", postado algures aqui no Forum), e sim, eu guardo as caixas mesmo dos kits feitos há... muitas luas... mas nem todos porque não encontro a caixa deste. Fui então ao "dossier" das instruções (que também guardo, de todos os kits que já fiz ), e encontrei as instruções para esta FLAK. E é o mesmo kit que estou a comprar agora. Só a referência era diferente, na época era o kit MM-191, hoje é o kit #35091.
Estranhamente, o que fiz na altura, ao contrário do que pensava, também vinha sem equipagem! Porque não há figuras nenhumas nas instruções, só a FLAK. Mas a verdade é que eu tenho uma equipa no dio que fiz, so não sei donde veio, nem a referência! A pesquisar... Talvez fossem figuras Esci, ou Italeri, não sei, já fiz aquilo há tantos anos que não me recordo de nada disto.
Dá uma vista de ohos às fotos do dio, talvez reconheças as figuras à volta da FLAK. Tenho quase a certeza que pelo menos duas ou três eram dum kit da Esci:
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 24, 2021 21:10:27 GMT
Tens razão, fiz confusão com a flak de 88 mm que é a 36/37 e não a 38. Quanto às figuras da foto do dio, são da ESCI (também tenho essa caixa , algures no baú).
Vou ver nas minhas sobras de figuras o que poderá ser aproveitável para o que pretendes. A questão é se queres por a equipagem em posição de fogo, não devo ter nada que se aproveite, ou seja, apontador e municiador....
Entretanto, sabes alguma coisa do Paulo Arrais?
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 25, 2021 11:27:19 GMT
Viva Mareb,
" Tens razão, fiz confusão com a flak de 88 mm que é a 36/37 e não a 38. "
Ok, foi o que pensei
"Quanto às figuras da foto do dio, são da ESCI (também tenho essa caixa , algures no baú)."
Ok, também me quis parecer que fossem doutro fabricante que da Tamiya, e como na época a minha preferência (como referi antes) ia para a Esci e Italeri... estas figuras do "Falaise Pocket" teriam de ser dum destes dois fabricantes
"Vou ver nas minhas sobras de figuras o que poderá ser aproveitável para o que pretendes. A questão é se queres por a equipagem em posição de fogo, não devo ter nada que se aproveite, ou seja, apontador e municiador...."
Obrigado!
A equipagem para a FLAK 38 (kit #35091 da Tamiya), não precisa de estar em posição de fogo. Ao contrário, em repouso até será melhor, como no dio "Falaise Pocket" que fiz há uns anos. Daí andar à procura do kit #0432 da Trumpeter que mencionei antes. As 4 figuras não estão em posição de fogo, estão em repouso:
"Entretanto, sabes alguma coisa do Paulo Arrais?"
Só sei que a última vez que veio ao Forum já data de 27 de Julho.
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 25, 2021 18:59:31 GMT
A equipagem para a FLAK 38 (kit #35091 da Tamiya), não precisa de estar em posição de fogo. Ao contrário, em repouso até será melhor, como no dio "Falaise Pocket" que fiz há uns anos. Daí andar à procura do kit #0432 da Trumpeter que mencionei antes. As 4 figuras não estão em posição de fogo, estão em repouso:
OK, então estamos a falar de uniformes relativamente "normais" do exército alemão....
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 25, 2021 19:32:08 GMT
Mareb,
"OK, então estamos a falar de uniformes relativamente "normais" do exército alemão...."
O que queres dizer por "uniformes relativamente "normais" " ?...
Com efeito os quatro do kit #00432 da Trumpeter, não percebo bem pela imagem da caixa que tipo de uniformes têm. Um deles, o que está mais à esquerda na imagem, parece ter o uniforme regular, incluindo "suspensórios", etc. O que está mais à direita na imagem, a observar com os binóculos, pelo menos não tem os "suspensórios" e parece ter a "fralda" de fora. Os dois outros que estão sentados, um tem botas altas, o outro não, e nenhum deles parece ter os "suspensórios"...
Não sei se é a isto que te referes quando dizes uniformes "normais"...
Embora para mim "normas" (ou regulares) sejam os do kit da Esci, todos com farda tradicional.
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Oct 25, 2021 21:38:35 GMT
|
|
|
Post by Dolfo on Oct 26, 2021 13:11:37 GMT
Obrigado Mareb, acabei de responder
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 9, 2021 15:18:49 GMT
Tenho estado parado com este tópico porque estive sem máquina fotográfica durante uns dias.
Aqui ficam as fotos de alguns kits adquiridos recentemente, que irão fazer parte do dio:
E algumas fotos de parte do que tenho feito últimamente.
A FLAK/PAK 88mm (agora já práticamente terminada, apenas faltam colar algumas peças minúsculas que só vou colar em princípio depois do primário, pena é não ter tido máquina para tirar algumas fotos durante o processo de construção) :
Um dos "bogies", também práticamente terminado:
E um aspecto da "mesa de trabalho" com partes ainda em processo de andamento:
E por agora é tudo.
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 9, 2021 19:47:46 GMT
Muito trabalhinho que para aí vai.... Essas caixas são bem interessantes, principalmente os snipers e o santo Antoninho.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 9, 2021 21:30:37 GMT
Mareb,
"Muito trabalhinho que para aí vai...."
É verdade, ando a arranjar mais lenha para a fogueira...
" Essas caixas são bem interessantes, principalmente os snipers e o santo Antoninho. "
Pelo "santo Antoninho" (na realidade é a virgem Maria com o menino Jesus ao colo ), referes-te claro à "Capela" da marca Plus Model. Acho que faz sentido incluir uma "capelinha" (sei que não se chamam assim, mas não me recordo do nome que se dá a estes locais, muitas vezes visíveis ao longo de estradas, em Portugal, e porventura noutros países) num dio numa cidade Italiana
Os "snipers" (da Zvezda, é o meu 1º kit deles; a propósito, é uma palavra Russa que quer dizer "estrela" ) e os "German Soldiers at Work" (é também o meu 1º kit da Miniart, enfim, agora com o "Water Pump Set" já são dois da Miniart), depois de muito procurar, de muito esperar, e de nunca mais os conseguir cá... tive de os encomendar de fora... Vieram da Polónia, e chegaram muito rápido! Mais rápido que muitas das encomendas que faço cá... Algumas, ou porque falta um kit, ou por isto ou por aquilo, levam... meses, até as ter... Isto é um país... bom, cala-te boca...
E sim, as caixas (destes dois, para mim não tanto a da "Capela"), são giras
Agora, próxima etapa, a ver se faço o 2º "bogie", para depois primar tudo isto. Já me apercebi que não devia ter colado no 1º "bogie" o "rolo" de cabos eléctricos... este, ou o descolo, ou então tenho de o tapar para os cabos não apanharem tinta...
E depois, claro, pintar o 88mm e os 2 "bogies", e mais algumas pequenas coisas. Como já comecei a montar algumas das peças do "Water Pump Set" (que também me parece ser apropriado colocar numa pequena cidade Italiana do meio do século passado), a ver se também as termino, para irem também ao primário.
E ainda me faltam uma catrefada de soldados (obrigado Mareb ), e mais alguns kits, que ainda hão-de chegar. Assim como o "Foam" da AK, para as ruínas...
Depois de tudo isso pintado, é começar o dio própriamente dito, a base, o terreno, a lama, etc... e ir colocando as peças no lugar
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 10, 2021 16:52:17 GMT
(sei que não se chamam assim, mas não me recordo do nome que se dá a estes locais, muitas vezes visíveis ao longo de estradas, em Portugal, e porventura noutros países)
Lá no Norte e ilhas são as "Alminhas"
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 10, 2021 19:47:08 GMT
" Lá no Norte e ilhas são as "Alminhas" "
Ok, não conheço por esse nome, mas continuo a não me recordar do nome pelo qual as conheço...
Lembro-me duma estrada no Algarve, se a memória não me falha (isto já foi há mais de 40 anos que por lá andei), entre a cidade e o parque de campismo (creio que a cidade seria Albufeira, mas sem certeza, podia ser outra...) onde havia estas "estatuetas" ao longo da estrada. Mas o raio do nome continua a não me vir à memória...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 10, 2021 20:31:17 GMT
Boas Dolfo já publiquei as fotos da minha flak devo dizer que a tua está a ir muito bem falta agora a pintura vou continuar a acompanhar.As fotos que coloquei ou é do monitor do portátil ser mais paqueno que o antigo ou as fotos estão muito grandes a resolução do imgur é a mesma Quando as vires comenta. Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 10, 2021 22:04:54 GMT
Olá Lemos,
Obrigado pelo comentário sobre a minha FLAK (que neste caso será uma PAK)
Sim, vi as tuas fotos e já comentei, e coloquei uma ou duas questões.
A mim parecem-me bem, não vejo qualquer problema.
Como agora tens um portátil, decerto com um monitor mais pequeno do que aquele que tinhas, é normal as fotos parecerem-te mais pequenas, no monitor Tendo a mesma resolução no IMGUR, estão decerto iguais a outras que terás publicado antes.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 10, 2021 22:19:14 GMT
Os dois "bogies" agora já ambos básicamente terminados, falta apenas colocar os "cabos". Nem sequer devia ter colado o 1º (agora, para o primário, e depois para pintar com o aerógrafo, ou tenho de tapar aquilo, ou então descolá-lo) .
Lemos, como vês nos meus não existe aquela espécie de "caixinha" que tens no teu (em ambos os "bogies", aliás). Serão partes em PE?
Abraços,
Dolfo
|
|