|
Post by Dolfo on Nov 23, 2021 18:29:17 GMT
Mareb,
" Caixas de obuses em vime?! Isso em dias de chuva devia ser difícil "
Pois, tens razão. Mas as caixas em 1/35 que aqui tenho, têm de facto uma superfície tipo "rendilhada", e esta foto encontrei-a na Net, como sendo dessas caixas originais... Não sei! Talvez estas fossem utilizadas no Norte de África, onde não chove? Embora a areia, com o vento, também fosse igualmente complicado... Não sei, terei de pesquisar mais, e ver mais alguns vídeos de combates da época, a ver se percebo
Há outro tipo de caixas, penso que em madeira, que também já vi em fotos e vídeos. Mas essas não têm uma superfície tipo "rendilhada".
Talvez estas fossem transportadas dentro das outras?...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 24, 2021 0:52:31 GMT
Mareb,
Mais algumas fotos que encontro online, das caixas de obuses de 88mm.
As duas primeiras são reproduções, e como se vê, também parecem do modelo em "vime":
Esta outra, são em 1/35, em resina, e são do tipo caixote em madeira:
E esta última, dum kit da Tamiya, também a 1/35, kit # 35188, German Tank Ammo Loading Crew, onde existem caixas de munições/obuses, para canhão de tanque (qual canhão, qual tanque, não sei, mas as caixas são semelhantes à em madeira antes vistas). Parecem haver, nas caixas abertas, obuses de 88mm, tanto AP como HE :
Estou à espera deste kit, juntamente com mais alguns items, é capaz de chegar ainda hoje, se a DHL funcionar como deve ser, ou amanhã, se se atrasarem...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 24, 2021 1:02:47 GMT
Há no YT muitos vídeos do 88mm em acção, imagens autênticas de filmes de propaganda nazi na WWII.
Infelizmente, não consigo ver em nenhum dos muitos que já vi até agora, imagens claras das caixas dos obuses. Há uma imagem em que se vêm 3 soldados a retirarem obuses duma "caixa" (enfim, mais parece uma arrumação de muitos obuses, não é portanto um bom exemplo das caixas mais pequenas de que estamo a falar), mas as caixas mais pequenas, tanto o modelo em madeira (há um ou outro caso em que se vêem muito de relance o que parecem caixas do modelo em madeira), como o modelo em "vime", não as consigo discernir nem nestes nem noutros vídeos (até porque muitas das imagens dos inumeros vídeos disponíveis repetem-se nos vários vídeos, aparentemente todas extraídas da mesma fonte) :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 24, 2021 17:09:47 GMT
Viva!
Ontem estive a continuar as pinturas dos obuses, e comecei as caixas dos ditos obuses. Se bem que o novo kit que chegou hoje, com uma crew para o 88mm, traga também caixas para obuses para o 88mm, e aparentemente são uma versão melhorada destas do kit original. É possível que o que comecei nestas caixas sirva apenas de treino para as outras caixas. Os dois obuses mais à direita na foto estão básicamente terminados, já com o "chapéuzinho" em branco, os 9 invólucros vazios à esquerda também estão básicamente terminados, com o preto no lado de cima, e os 9 acima, já levaram o preto, agora falta levarem a ponta do explosivo em branco :
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 24, 2021 18:35:26 GMT
Grande trabalho de pesquisa, Dolfo.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 24, 2021 20:31:32 GMT
Grande trabalho de pesquisa, Dolfo.
Mareb,
Isto, quando se tem muito tempo livre... há que ocupá-lo com qualquer coisa
Antes de adormecer tenho por hábito ler durante um pedaço, até me dar o sono. Actualmente ando a ler o 2º livro dos vários que tenho do mesmo autor, David M. Glantz, sobre a Frente de Leste. É reconhecido como um dos melhores e mais bem informados historiadores sobre a WWII naquela Frente. Li há pouco tempo "Before Stalingrad", e agora ando a ler "When Titans Clashed". Super interessante. E estou a aprender uma série de coisas que desconhecia, assim como a deitar para o lixo uma série de mitos e mal-entendidos sobre a guerra na ex-União Soviética. Os Soviéticos perderam com efeito milhões de soldados nas primeiras semanas depois do início da Operação Barbarossa, porque não estavam preparados para uma invasão daquelas proporções, porque o Stalin não acreditava que o Hitler invadisse a URSS (eles tinham assinado um Tratado de Não-Agressão, que o Hitler ignorou completamente, e o Stalin acreditava que isso lhe daria pelo menos tempo para se reforçar militarmente... Ainda por cima, com as purgas que fez na época anterior à invasão, deu cabo da estrutura militar, ao mandar para o gulag e fuzilando muitos dos comandantes militares capazes, e o Exército Vermelho, aquando da invasão, estava cheio de comandantes incompetentes e/ou inexperientes...). Mas ainda assim, com milhões de percas em vidas humanas, o Exército Vermelho foi-se recompondo aos poucos, e em Dezembro de 41 (apenas uns meros 6 meses após a Operação Barbarossa) já conseguiam dar luta em várias frentes, entre outras conseguiram empurrar os Alemães das imediações de Moscovo, fazendo-os recuar em alguns casos de centenas de kms!
Eu tinha uma ideia diferente de tudo isto, mas com estas leituras estou a aprender os factos, a realidade do que lá se passou
Ainda não li nada deste autor sobre a Batalha de Estalinegrado própriamente dita, mas tenho aí, para ler depois, "The Road to Stalingrad", dum outro autor também conceituado, John Erickson, e "Stopped at Stalingrad", de Joel S. A. Hayward, além de "Zhukov's Greatest Defeat", do David Glantz (este é sobre a Operação Marte, em 1942, e é um livrinho de 400 e tal páginas...).
E claro, sobre Estalingrado, tenho aí e já li alguns livros de autores mais conhecidos (porventura históricamente menos credíveis, e nalguns casos algo romanceados), como "The Battle for Stalingrad" de Edwin P. Hoyt, "War of the Rats", de David L. Robbins, "The Forsaken Army", de Heinrich Gerlach, "Stalingrad", de Joachim Wieder e Heinrich Graf Von Einsiedel, assim como o "clássico" "Estalinegrado" (este tenho-o na tradução para Português, todos os outros tenho-os em Inglês), do Antony Beevor.
Tenho, e já li, também dois pequenos grandes livros, sobre a Batalha de Estalinegrado (que na minha opinião mudou o rumo da WWII a favor dos Aliados, e onde começou o início do fim do 3º Reich), um do homem que comandou o 62º Exército Soviético, e conseguiu não só resistir, como aos poucos virar a maré e derrotar o 6º Exército Alemão, o Marechal Vasili Ivanovich Chuikov, "The Battle for Stalingrad", e o outro do famoso sniper Soviético, Vassili Zaitzev, autor dum livro de memórias, "Notes of a Sniper".
Enfim, isto é já em previsão dum próximo dio, em Estalinegrado, eventualmente com neve...
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 25, 2021 11:44:27 GMT
Dolfo,
No meu caso é de facto a frente Leste, mas também a do Pacífico, em relação às quais sempre me interessei menos, modelisticamente falando, portanto sobre as quais sou menos informado e tenho menos bibliografia. Sempre fui mais interessado na frente Sul, norte de África ( sou aficionado pela história e equipamentos do DAK, incluindo os vários uniformes utilizados), mediterrâneo e médio oriente. Apesar de gostar bastante - modelisticamente falando de novo - das decorações de inverno, quer blindados, quer aviões.
Abç
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 25, 2021 18:29:03 GMT
Mareb,
Ok. Pois, eu o meu foco principal (Históricamente falando, porque em termos Modelísticos não tenho exactamente uma preferência, sendo que em dioramas, como referi antes, nunca até agora fiz nenhum na Frente Leste, aliás nem sequer nunca fiz um tanque Soviético Tenho dois T-34, em escalas diferentes, mas daqueles que se compram já feitos e pintados ) é sem dúvidas a Frente Leste, e Estalinegrado muito em particular (pelas razões que referi antes) .
Sobre todas as outras Frentes o meu interesse é limitado. Tenho "boardgames" (jogos de estratégia mesa/de tabuleiro) que cobrem práticamente todas as Frentes, mas uma parte significativa (a maior fatia, digamos) é também centrada na Frente Leste, e claro, na Batalha de Estalinegrado.
Penso que a seguir à Frente Leste, ainda Históricamente falando, talvez o meu interesse vá para a Frente Ocidental, e porventura a seguir para a Frente do Pacífico (tenho alguns livros, e "boardgames" focando-se em ambas estas Frentes, creio que apenas dois "boardgames" sobre a Frente do Norte de África, o velhinho e clássico "Afrika Korps", e um mais recente "Operation Battleaxe: Wavell vs Rommel", e literatura... acho que nenhuma ) .
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 25, 2021 18:51:10 GMT
Viva!
Os obuses estão todos já pintados, como se pode ver na foto abaixo.
As caixas dos obuses, também avancei um pouco, depois das partes em "vime", ontem pintei as partes em madeira e um dos lados em metal. Penso que estas vão sobretudo servir para treinar, porque em princípio vou utilizar no dio as novas caixas do kit mais recente. Ou talvez utilize também algumas destas, porque do novo kit só há 3 caixas, e penso que quantas mais melhor
Já comecei também a pintar alguns dos baldes e afins, do kit da Miniart "Water Pump Set", visíveis (embora desfocados) ao fundo da foto.
E estou cheio de vontade de libertar espaço na bancada para começar a montagem da Anti-Aérea 20mm FLAK 38 (igual à que fiz para o dio "Falaise Pocket") .
E depois dela concluída vou provávelmente ter de passar ao aerógrafo...
Como no dio a FLAK não vai estar em acção, mas em descanso, vou ver se para esta FLAK aproveito alguns dos soldados amávelmente oferecidos pelo amigo Mareb
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 25, 2021 19:10:26 GMT
Boas caro Dolfo, pelos vistos nos próximos dias não vais estender a roupa mas também está de chuva... Estou a gostar desse trabalhinho miudinho o meu jagd já está na prateleira agora vou atacar o GR-31 veiculo canadiano vou abrir o post e por as primeiras fotos mas hoje fico por aqui. Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 25, 2021 19:46:59 GMT
Olá Lemos,
Este trabalhinho em miudezas, não rende porque mal se vêem os resultados, mas a verdade é que corresponde a umas boas horas de concentração, para não fazer "borrada" e ficar tudo mais ou menos aceitável
Pois, eu de qualquer modo nunca estendo a roupa lá fora, uso um daqueles "estendais" de interior, quer faça chuva ou faça sol
Vi as fotos do teu Jagdpanzer (muito bom!), e no post pergunto qual o próximo, mas afinal a tua resposta está neste post, um "GR-31 Canadiano" (desconheço em absoluto o que seja, vou pesquisar) . Força companheiro, a eito/em série é que é
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 26, 2021 2:43:17 GMT
Lemos,
"...desconheço em absoluto o que seja, vou pesquisar..."
A propósito disto, não consegui encontrar nada (enfim, para Modelismo ) com essa definição (GR-31) .
Não será antes um RG-31 Nyala? É que destes encontro muitas fotos de veículos militares (Canadianos, Americanos) com esta designação
É um veículo blindado de transporte militar rápido, correcto?
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 26, 2021 2:56:10 GMT
Viva!
E aqui deixo mais 2 fotos das caixas para obuses de 88mm, em "vime":
À direita, 2 das que vêem com o kit original da FLAK/PAK 88mm, uma aberta, a outra fechada. Já estão +/- pintadas. Mal se nota, mas os 3 obuses estão pintados na caixa aberta.
À esquerda, as 3 que vêem com o kit mais recente, uma aberta, com a tampa baixada, e as duas outras fechadas. Não levaram ainda sequer primário, acabei de as colar agora. Não só a definição dos pormenores está melhor nas do kit mais recente (incluindo por exemplo os lados - não visíveis nestas fotos - que também são em "vime", ao contrário das outras, onde parecem ser em madeira, e lisas) como há também uma ligeira diferença na "altura" (espessura, a esta escala), que práticamente não se nota nas fotos, mas as novas são mais finas do que as antigas.
Amanhã, primário. E depois pintura.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 28, 2021 5:37:34 GMT
Viva!
Bom, mais uma noitada agarrado às miudezas (e uma dor nas costas daquelas... mas lá está, quem corre por gosto não cansa...).
Acabei as caixas dos obuses do kit original (o novo só traz 3 caixas, é pouco, vou ter de utilizar estas também, mesmo que fiquem por baixo das mais recentes, a fazerem volume, há-de-se ver...), tive de estar de novo a pintar o "vime" porque havia "manchas" da tinta das tiras em madeira que tinham passado para o "vime", agora isso foi na medida do possível corrigido:
Um dos inconvenientes que vejo nos acrílicos é a falta de densidade, sendo tintas a água, a tendência é ficar tudo muito... aguado/deslavado, o que obriga a passar várias vezes a tinta nas mesmas áreas, e claro, às tantas acaba por o pincel ir ao lado (já para não falar das dores nas costas...) .
Estive também a pintar a bomba de água, baldes, alguidares, etc, que vêem no set "Water Pump":
Ainda faltam detalhes, dar-lhes alguns washes, e no que diz respeito à bomba de água, vou dar-lhe uma boa camada de "rust" (como na "box art" da caixa).
Alguns detalhes (todos os baldes, bomba de água, etc, foram todos pintados com misturas, ou não, de tintas Humbrol enamel, excepto o balde amarelado, que foi pintado com misturas de acrílicos; e foi o que deu mais trabalho, porque para não ficar aguado/deslavado, teve de levar "n" mãos... ). Ainda não sei é como é que vou conseguir pintar o interior dos baldes, sem estragar o resto já feito... Talvez devesse ter começado justamente por pintar o interior, até porque é em todos/quase todos a mesma cor, branco esmaltado, vamos a ver como vai correr isso... :
As novas caixas de obuses entretanto já foram primadas:
Um pormenor da lateral duma delas, onde se vê que neste caso também é em "vime":
E por hoje chega, amanhã há mais
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Nov 28, 2021 15:38:01 GMT
Boas caro Dolfo, não sei porque dizes que a tinta acrílica fica aguada, no entanto devo dizer-te que para dar a pincel é um pouco complicado Quanto á "lataria" parece-me bastante bem, aquele balde e o latão para o leite está magnifico. Boa continuação. Lemos
|
|