|
Post by Dolfo on Nov 28, 2021 17:11:06 GMT
Olá Lemos,
Obrigado, Lemos
Mas ainda não está terminado, precisam ainda duns "washes", enfim, algum uso e sujidade.
"...aquele balde e o latão para o leite está magnifico."
Por "balde", acho que te referes ao alguidar, que se vê na foto ao lado do recipiente para... leite, talvez...
O que está agora em azul (levou azul por cima duma base de metálico, uma mistura de "gun metal" com "silver"), na foto onde se vê também a bomba de água, não sei se não será esse o recipiente para o leite...
Pois, até agora só usei os acrílicos que tenho, a pincel (por exemplo para pintar estes minúsculos baldes, dos quais ainda por cima só um foi pintado com acrílicos, todos os outros com Humbrol ename, como referi antes, não me parece que fosse viável andar com a trabalheira toda a montar o equipamento, compressor, aerógrafo, caixa para poder pintar sem borrar chão nem paredes, etc, para um balde que mal se vê a olho nu E idem para as outras pequenas miudezas onde tenho pintado alguns pormenores com acrílicos, tipo os cintos, botas, cara e mãos, do motociclista, sendo que neste caso o resto, uniforme, foi pintado com Humbrol enamel, e idem para as caixas dos obuses, que tenho pintado só com acrílicos, excepto as partes metálicas, mas onde existem pequeníssimas partes com cores diferentes... acho que era impossível pintar aquilo com aerógrafo...) .
Eu tenho juntado água às tintas acrílicas, acho que é assim que se faz, pelo menos é o que vejo em inúmeros vídeos no YT. Talvez ande a juntar demasiada água, não sei. Ao início costumava por 2 partes de água por 1 parte de tinta, mas tenho diminuído a quantidade de água, a ver se as tintas ficam mais espessas. Ou talvez seja a marca das tintas, só tenho usado da AK 3d Gen. Nota que já li que as da Vallejo ainda são mais aguadas do que estas. Francamente não sei, e continuo a achar que para estas coisas a esta escala, o ideal é o Humbrol enamel Para escalas maiores, tipo figuras em 120mm e bustos a 1/10, 1/9, o ideal são as tintas a óleo (por cima duma "base coat" em... Humbrol enamel , na minha opinião, claro). Sei que há quem pinte estas escalas com acrílicos, e já vi vídeos de quem o faça. Mas para as cores ficarem como deve ser, são precisas "n" de mãos... Acho uma trabalheira desnecessária...
Boa continuação para ti também. Como vai esse RG-31? Já avançaste mais?
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 28, 2021 21:45:38 GMT
Essas miudezas estão a ficar no ponto.
Por mim só acrescentaria umas lavagens na bomba de água e nas caixas dos obuses. Boa continuação.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2021 0:45:25 GMT
Obrigado, Mareb
Pois, vai tudo levar uns "washes", algum uso, e alguma sujidade (estou a seguir a "box art" da caixa, mais ou menos, para me inspirar ).
A bomba de água vai também levar "rust", o que me parece que seria normal numa bomba de água eventualmente antiga, e talvez pouco usada e/ou maltratada em tempo de guerra.
As caixas dos obuses, sim, em teoria também deverão levar um pouco de "wash", mas estou com algum receio de sujar demais... E estas caixas penso que só seriam retiradas de contentores maiores quando fossem ser usadas, se calhar não se sujavam assim tanto (nem convinha, penso eu, senão se a sujidade afectasse os obuses... ainda lhes saía o tiro pela culatra... ). Como no dio vão estar no chão, no meio de "rubble" e poeira e todo o lixo que possa haver num Convento quase todo destruído, estou a pensar usar alguns "pózinhos" dos que comprei recentemente para as "sujar", a condizer com os destroços
Hoje já estive a pintar parcialmente as novas caixas (as partes em "vime" e em madeira), falta-me as partes visíveis dos obuses, em "brass", os fechos, em metálico, uma mistura de "gun metal" com "silver", e os puxadores, que pelas fotos seriam em branco. Mais logo já cá posto fotos delas terminadas.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2021 5:10:32 GMT
Mais uma noitada na bancada, aqui ficam os frutos de algumas horas de concentração Pincéis utilizados: nº1, nº 0, nº 00 e nº 10/0...
Tenho de tentar tirar melhores fotos no "estúdio de fotografia", ou em pleno dia à luz do Sol (quando o houver por estas bandas), porque estas não ficaram nada de jeito, e pouco se vê da realidade.
As novas caixas de obuses estão pintadas:
E a bomba de água levou "rust", e por cima um "drybrush" metálico (infelizmente as fotos não mostram nada do que se vê a olho nu ) :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2021 18:30:15 GMT
Viva!
Fotos mais claras da bomba de água, onde já dá para ver o "rust" e metálico:
As novas caixas de obuses de novo, nova foto, também mais clara:
Estas foram tiradas no "estúdio de fotografia", com 3 lâmpadas a incidirem sobre os sujeitos. Ainda assim, as duas da bomba de água tiveram de ser trabalhadas com o IrfanView64, senão continuava a não se ver os detalhes. Não estão perfeitas (a olho nu vêem-se melhor os detalhes), mas parece ser o melhor que consigo.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 29, 2021 18:32:31 GMT
E comecei ontem a montagem da FLAK 20mm (já não era sem tempo) .
Primeiras fotos, da Fase 1 terminada:
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Nov 30, 2021 13:02:04 GMT
Dolfo,
Essa bomba de água está soberba. Só por ela já merecia uma base. Os meus parabéns.
|
|
|
Post by Dolfo on Nov 30, 2021 17:18:10 GMT
Obrigado, Mareb
Ao vivo/a olho nu, está bem melhor do que se vê nas fotos
Agora só lhe falta algum verdete/musgo, na base, mas isso faço depois, quando a incluir no dio.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 1, 2021 3:55:07 GMT
Viva!
A montagem da FLAK 20mm prossegue, terminei a Etapa 3. A seguir são os assentos, o escudo, as munições, e pouco mais. Depois é o "trailer".
Como se pode ver pelas duas fotos abaixo, os canhões ficaram a poder movimentarem-se, para cima e para baixo.
Pintei a "carcassa" em German Grey (acrílico da AK 3rd Gen) e os canhões em Gun Metal (enfim, uma mistura à base de Gun Metal, onde acrescento um pouco de Silver e um pouco de Preto Matt) com Humbrol enamel:
Ainda vai levar mais um "drybrush", tanto nos canhões como no corpo da FLAK pópriamente dita, e talvez experimente "pózinhos" pela 1ª vez nos canhões (o Gun Metal da Mig Jimenez que adquiri recentemente; vou 1º testar e dependendo do resultado, ou decido aplicar ou não).
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 5, 2021 2:24:04 GMT
E a montagem da FLAK 20mm está básicamente terminada (não está ainda inteiramente pintada, e ainda não levou "drybrushes" nem "pózinhos", mas a montagem em si está terminada) :
Esta última foto passou pelo "IrganView64", porque estava muito escura, para um "auto-adjust colors" e ficou ligeiramente diferente das restantes (o azulado do fundo quase desapareceu por completo, e a FLAK em si parece ter ficado com uma cor quase de verdadeiro metal, tipo ferro... ) :
Como se pode constatar pelas fotos, tudo o que são partes móveis ficaram a mexer, para cima, para baixo, para os lados, incluindo os escudos à frente, que não tendo sido colados, seguindo as instruções, também se podem abrir ou fechar um pouco.
E por agora é tudo.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 5, 2021 5:13:12 GMT
Pensei que hoje (esta noite) já não fazia mais nada, mas afinal foi uma noitada bem produtiva, e ainda montei o "trailer" da FLAK:
Só as rodas foram pintadas, falta ainda pintar o resto.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 5, 2021 17:58:47 GMT
Viva!
As duas peças de artilharia pesada e os respectivos "trailers", mais ou menos nas posições em que prevejo que venham a ficar:
Ainda faltam alguns elementos para colocar em baixo, na cidade, e claro, tenho de construir as ruínas do Mosteiro, dentro das quais hão-de ficar a FLAK/PAK 88mm + os 2 "bogies", e a "crew de soldados" que a operam. A mota e motociclista ficarão eventualmente em baixo, na cidade.
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 5, 2021 21:30:38 GMT
Os serões têm sido bem produtivos. Que grande avanço. Está tudo a compor-se muito bem.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 6, 2021 3:42:33 GMT
Os serões têm sido bem produtivos. Que grande avanço. Está tudo a compor-se muito bem.
Mareb,
Obrigado
Os meus serões são mais verdadeiras noitadas... até depois do Sol nascer...
É verdade, isto avançou um bom pedaço estes últimos tempos, as máquinas que cá tinha para montar estão todas montadas (falta a pintura na maioria delas, excepto nesta FLAK 20mm, e no "trailer" para ela, que fui pintando a pincel à medida que fui montando as partes, e que é o processo que utilizava antigamente), agora estou à espera que chegue um primário para poder passar a FLAK/PAK 88mm e "bogies" ao aerógrafo, e depois pintá-los (German Grey).
Enquanto não chegam os kits que ainda faltam, e que podem demorar ainda algum tempo ( ), a próxima etapa será talvez começar a planear as ruínas do Mosteiro, fazer um modelo em cartão para ver como tudo fica, e depois passar o desenho final para o "foam" com recurso a papel vegetal, e trabalhar o "foam" com as formas pretendidas. É um método e um material que nunca utilizei antes, portanto tenho de planear tudo ao mínimo detalhe para nada sair errado
E claro, há montes de soldados e outras miudezas com que me posso também ir ocupando enquanto não chegam os kits ainda em falta.
Enfim, há ainda muita coisa a fazer...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Dec 9, 2021 0:25:12 GMT
Agora e com este tempo frio até apetece fazer noitadas Essa artilharia estão um mimo Boa continuação Lemos
|
|