|
Post by Dolfo on Dec 9, 2021 2:30:18 GMT
Obrigado, Lemos
Tens andado desaparecido, como está a evoluir o teu RG-31?
Com frio, com calor... não é isso que afecta ou não a minha productividade
Imagina toda esta artilharia (e mais o pequeno PAK, em baixo na cidade na 1ª foto, e mais um outro PAK do qual ainda estou à espera) a dispararem todos ao mesmo tempo... Devia ser completamente ensurdecedor! E nem imagino os danos causados onde acertassem os respectivos obuses... Nota, os "Katyusha" (ou "Órgãos de Estaline" como eram também conhecidos por alguns) Russos/Soviéticos também faziam um barulho absolutamente aterrador!...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Dec 12, 2021 0:27:05 GMT
Boas caro Dolfo o RG 31 está a andar acontece que sou calão para trabalhar as fotos e publicar mas prometo para breve uma reportagem alargada
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 12, 2021 1:11:52 GMT
Boas caro Dolfo o RG 31 está a andar acontece que sou calão para trabalhar as fotos e publicar mas prometo para breve uma reportagem alargada Olá Lemos,
Ok, óptimo, ficamos então a aguardar essa reportagem
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 14, 2021 4:59:45 GMT
Viva!
Aqui ficam as mais recentes fotos do que estive hoje a primar.
A FLAK/PAK 88mm:
Os dois "bogies":
A Zundap:
E a Zundap com o motociclista, que entretanto estive ontem a acabar:
Costumo primar com o Mr Surfacer 1000, da Mr Hobby/Gunze, mas como aparentemente está esgotado, desta vez utilizei, da mesma gama, o Mr Finishing Surfacer 1500 (que chegou hoje) :
Este parece-me mais fino, menos espesso, do que o 1000. Ainda assim juntei um pouco, cerca de 1/3, do Mr Color Rapid Thinner (que creio ser o único thinner/diluente, que permite depois limpar a fundo o aerógrafo, e penso ser o apropriado para estas tintas à base de laca) ao primário.
E agora, já posso enfim passar à fase da pintura destas peças
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Dec 14, 2021 12:31:32 GMT
Boas Dolfo a flak está a ficar um mimo tal como está parece uma foto a p/b. Eu admiro-vos como conseguem pintar seja a pincel o a aerografo os modelos depois de totalmente montados. Sei que há teóricos de defendem que aonde não chega a tinta do aerógrafo também a nossa vista não vê pergunto: Então porque se pinta e aprimora um interior de um "tanque" que depois de pronto nunca mais se vê o seu interior? Boa continuação Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 14, 2021 17:13:34 GMT
Olá Lemos,
Obrigado!
Não tinha pensado nisso, mas tens razão, com o fundo preto, as fotos parecem quase a preto & branco (e na verdade são-no quase, embora o primário seja cinzento claro ) .
Pois, antigamente eu tinha por hábito ir pintando tudo antes de colar e montar os kits, mas nesta fase tenho colado e montado tudo (com algumas excepções, caso da FLAK 20mm, que fui pintando à medida que a ia montando, e que já está pintada) antes de primar, e claro, antes de pintar.
Como tenciono pintar a pincel, e com o acrílico German Grey AK11025, da AK, não deverá ser complicado conseguir pintar mesmo as partes de difícil acesso (espero eu, o pincel vai a todo o lado...) .
Pois, boa pergunta, e francamente não sei porque se pinta o interior dum tanque, ou doutros kits, em que depois de montados nunca mais se vê o interior dos mesmos... A única razão que encontro é "busca da perfeição", por parte do modelista
Logo devo em princípio começar a pintura destas peças agora primadas, em teoria deverá ser fácil e rápido (pelo menos a "base coat", claro que depois fica afaltar o "weathering", o uso, e os pequenos detalhes a realçar, tipo "pigmentos pretos" ou "gun metal" na ponta do canhão, em rebites e em alguns outros detalhes, e por fim o "weathering" a óleos).
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 14, 2021 21:36:29 GMT
Dolfo,
Esses "primados" ficaram um primor.
Abç
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 15, 2021 0:23:41 GMT
Obrigado, Mareb
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 15, 2021 18:21:57 GMT
Viva!
Bom, ontem decidi aproveitar a embalagem da véspera com o aerógrafo, e toca de pintar as peças anteriormente primadas, com aerógrafo.
Utilizei o AK11025 German Grey, diluído com 1/3 de água. E mesmo assim, foi mais de meio frasco só para estas 4 peças! Continuo a achar que o aerógrafo consome muito mais tinta, mas mesmo muito mais, do que o pincel...
A pintura não ficou como eu esperava, de modo que vou ter de fazer alguns acabamentos, ou porventura passar mesmo uma outra de mão em práticamente tudo o que pintei ontem, mas a pincel.
Aí ficam as fotos, tiradas hoje depois da tinta secar:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 16, 2021 17:10:33 GMT
Viva!
A mota e o motociclista, agora básicamente ambos terminados:
A moto hoje levou um "drybrush" de metalizado, essencialmente naquelas partes do motor com estrias, e depois nos rebites & parafusos, assim como em quase tudo o que é suposto ser em metal na mota. Já levou os decalques da matrícula, e pintei as luzes, apenas uma linha em "silver" a da frente, para imitar vidro, e em vermelho brilhante o farol de trás.
Quando for para o dio, há-de levar "weathering" e sujidade, a condizer com o terreno.
Há um detalhe que não tenho a certeza do que é, e como tal de como o pintar.
É aquela "cena" em cima do depósito. Penso que possa ser uma "maleta" onde eles guardassem mapas, entre outras coisas. Será? Alguém sabe? E a ser de facto isso, presumo que não fosse da cor em que está. Talvez em couro?
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by jetway on Dec 16, 2021 22:08:15 GMT
Ola Dolfo,
Tambem não sei o que é essa "maleta" no cimo do deposito, mas pelas referencias que tenho existiam tres tipos destes aliens nos topos dos depositos: a que tens instalado, outro mais baixo e outro redondo tipo uma panela virada ao contrario. Mas qualquer destes tipos eram pintados com a cor de base e por isso, não me parece que fosse de qualquer material maleavel, mas sim de metal.
Abraços
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 16, 2021 22:20:25 GMT
Jetway,
Muito obrigado pela resposta e esclarecimentos!
Ainda não tive ocasião de pesquisar fotos da época destas Zundap, mas pelo que dizes então fica em German Grey, como o resto da mota
Esta pequena peça tem uma forma um pouco de "livro", tipo fole, daí ter pensado que fosse algo para guardarem mapas (estes motociclistas costumavam transportar ordens duns para os outros, e presumo que em terras estrangeiras que não conhecessem muito bem, precisassem de mapas para se orientarem), e até tinha pensado arranjar um pequeno mapa para colar no topo, mas assim sendo, é menos trabalho, só tenho de lhe dar uma 2ª de mão com a cor de base
Abraço,
Dolfo
EDIT: acabei de ver algumas fotos, e com efeito aquela peça, em todas as fotos que vi, é pintada da mesma cor do resto da mota
Talvez fosse uma caixa metálica, para o efeito que eu penso, mas em metal portanto, dentro da qual arrumavam as ordens e mapas, que só retiravam quando fosse necessário.
Outra curiosidade que reparo nas fotos, quer sejam de modelos reduzidos, ou de Zundap reconstruídas recentes, é que os assentos, na imensa maioria são em preto. Eu pintei os meus cor de couro porque é o que dizem as instruções do kit. No entanto nas fotos que já vi, são extremamente raras as que têm os assentos em castanho de couro. Infelizmente as fotos da época, são a preto & branco e não dá para perceber de que cor seriam os assentos, além de que em grande número de casos os assentos não se vêem porque os motociclistas estão sentados em cima deles.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 23, 2021 2:36:14 GMT
Viva!
Ainda a Zundap, e o motociclista, agora ambos terminados. Os assentos da mota levaram um "wash" em cinzento escuro, quase preto (não dá para ver nesta foto), assim como a maleta na traseira da mota, e o motor levou mais um "drybrush" de "gun metal" muito claro, misturado com "silver". O motociclista já tem a carabina K98k, os binóculos e o recipiente da máscara de gás. Fiz em papel uma fivela para os óculos, pintada a preto, e as lentes dos óculos, por cima dum pingo de "silver" levaram um outro pingo de azul, e por cima disto tudo um pingo de Liquin.
Pintei também a "casota" (se alguém souber o nome destas coisas, por favor corrija-me, eu já estou farto de pesquisar e perguntar e ninguém parece saber ao certo Em Portugal sei que existem, ou existiam há uns anos, ao longo de algumas estradas) para a estatueta da Virgem Maria e do Menino Jesus, em acrílico branco com um pouco de cinzento claro à mistura (isto por cima do primário em laca da Mr Hobby, o Mr Surfacer 1000, e ainda assim teve de levar 4 de mão da mistura de acrílico!). O telhado e os tijolos visíveis foram pintados também em acrílico, uma mistura de vermelho, "orange brown" e "red brick". As brechas ao longo das paredes, assim como a data, 1829, foram pintados com Ink Sepia, e o verdete/musgo, com "Slimy Grime Light" da AK (este é um produto enamel).
Finalmente, a Virgem Maria e o Menino Jesus (o conjunto, com a base incluída, tem 28mm de altura! Mesmo com o Optovisor e um pincel 10/0 não foi tarefa das mais simples!), pintados em acrílicos, branco com um pouco de cinzento claro nas vestes da Maria, que levou depois um "wash" de cinzento escuro, e azul para as roupas do Menino Jesus.
EDIT:
E agora já com a estatueta colada no receptáculo:
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 23, 2021 21:51:22 GMT
Pode ter dado trabalho, mas o resultado é muito bom.
Agora o que me tirou do sério, foi mesmo o requinte com a pintura dos óculos do motard, com um muito bom resultado.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 23, 2021 22:52:18 GMT
Mareb,
Vamos a ver como depois fica tudo no dio concluído...
Dolfo
|
|