|
Post by lemos99martins on Dec 23, 2021 23:57:46 GMT
Boas caro Dolfo o meu modelo também trazia a moto e o "motoqueiro" mas ficaram dentro da caixa das sobras á mota falta-lhe já o guiador. Na verdade os óculos do personagem então muito bons Quanto á casota para mim será mesmo um nicho co a finalidade que lhe deste e que também está muito bem. Boa continuação Um abraço e boa Consoada Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 24, 2021 5:42:07 GMT
Obrigado, Lemos
Um nicho! És capaz de ter razão e esse ser com efeito o nome destas coisas onde é/era costume haverem estatuetas de santos e personagens bíblicos, muitas vezes ao longo de estradas onde há/havia peregrinações, ou procissões.
Num dicionário online dizem, e faço copiar & colar:
"Nicho possui diversos significados. Nicho é um tipo de cavidade aberta em uma parede, para colocar imagens, urnas, estátuas, muito comum ser visto em Igrejas. Nicho também possui significados na área de marketing e na ecologia."
Actualmente "nicho" tem tendência a ser mais utilizado com conotação de marketing, ou de carácter ecológico, mas como diz a definição, à origem o significado da palavra era outro. E básicamente é o que estas coisas são, neste caso, com Maria e Jesus lá dentro.
Neste caso não numa igreja, mas ao ar livre, numa estrada. Por acaso fabriquei com Blue Stuff um 2º exemplar da estatueta, que estou a pensar incluir nas ruínas do Mosteiro, num nicho a criar para esse efeito.
Obrigado, parece que finalmente se encontrou o termo adequado para isto
Eu não lhe dei esta finalidade, o nicho comprei-o (devo ter postado fotos da caixa, no tópico sobre compras) e era mesmo para este efeito, já vinha assim, com o nicho própriamente dito (em gesso, creio, excepto o teto, em resina) e a estatueta (penso que em plástico rígido, ou talvez resina), só tive de os pintar
Vais passar a Consoada em Queluz, ou aqui na Barreiralva?
Uma boa Consoada para ti e para os teus também!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 3, 2022 19:01:27 GMT
Viva!
Mais um pequeno update, que há já algum tempo que não actualizo este tópico. Ultimamente tenho sobretudo montado e pintado figuras, agora estou a montar e colar a "Field Kitchen". É um kit muito engraçado e de fácil construção. E é suposto dar alguma alegria ao dio (à volta da mesa, ou neste caso da Cozinha de Campanha, há sempre boa disposição e alegria ) .
Aí ficam as fotos do estado actual da montagem (ainda sem pintura, em bruto portanto), a 1ª fase está terminada, ainda faltam a 2ª parte do conjunto (onde fica o assento do condutor, entre outras), e claro, pequenos elementos como sacos de batatas, jarros para o leite, cantis, o banco para o cozinheiro, e as figuras:
Falta colocar a tampa do panelão grande, em posição aberta, mas só depois do primário, senão dificulta a pintura do interior da panela:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 4, 2022 4:09:08 GMT
Viva!
E agora já com a 2ª parte do conjunto montada:
As duas partes do conjunto podem acoplar-se uma à outra (provávelmente não ficarão assim no dio; mas vou ter de arranjar forma de estabilizar, na horizontal, a parte dianteira do conjunto, senão o que lá pusessem em cima ou caía, ou escorregava, e há uma série de recipientes e afins a colocar nesta parte do conjunto) .
Como se pode ver esta Cozinha de Campanha era puxada por cavalos (não incluídos no kit; ou se calhar os Alemães esfomeados já os comeram ) .
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jan 4, 2022 12:58:14 GMT
Viva Dolfo, um bom ano 2022.
Essa cozinha é uma peça muito interessante, namorei-a muitas vezes, mas nunca a fiz. No entanto lembro-me que na art box apareciam os cavalos atrelados. Afinal era publicidade enganosa ou havia realmente um outro kit sem os cavalos? Boa continuação dessa tua saga.
Ainda não retomei a actividade modelística, espero fazê-lo em breve.
Abç
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 4, 2022 17:59:09 GMT
Olá Mareb,
"Viva Dolfo, um bom ano 2022."
Obrigado! Para ti e para os teus também desejo um excelente ano de 2022.
Este ano para mim vai ser o ano de tudo, ou nada, muita coisa vai ter de ser resolvida, mas se não o for... bom, logo se há-de ver...
"Essa cozinha é uma peça muito interessante, namorei-a muitas vezes, mas nunca a fiz."
Também eu namorei este kit durante muito tempo E só agora surgiu a oportunidade de enfim o adquirir e construir. Acho que vai ficar bem no dio, humanizando-o um pouco (já tenho peças de guerra que cheguem, esta é diferente)
" No entanto lembro-me que na art box apareciam os cavalos atrelados. Afinal era publicidade enganosa ou havia realmente um outro kit sem os cavalos? "
A art box deste kit em particular (Tamiya #35247), como podes verificar pela foto que postei no tópico das compras, não tem cavalos.
Existe um outro kit, também da Tamiya (#35103) e com uma Cozinha de Campanha Alemã, que inclui cavalos, mas não é o mesmo kit, talvez te estejas a referir a esse outro kit.
Este:
E existe também um kit com uma Cozinha idêntica, mas dum outro fabricante (Riich? Desconhecia a marca) onde na art box se vê um cavalo. E pelas fotos que vi do kit construído de facto vem com um cavalo (e um gato, e uma galinha... ) .
Este:
"Ainda não retomei a actividade modelística, espero fazê-lo em breve."
Força com isso
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 5, 2022 18:13:36 GMT
Aspecto da minha bancada actualmente:
Figuras e mais figuras... e alguns acessórios, assim como a Field Kitchen...
Boa parte dos acessórios (baldes, bomba de água, Zundap e motociclista, nicho e estatueta(s), etc, como já aqui postei, estão já pintados), mas as figuras tenho algumas já pintadas (nessas falta apenas pintar as "épaulettes" com os rebordos nas cores da Artilharia, vermelho), outras primadas e à espera da pintura, e outras ainda em bruto, sem primário (as 4 do conjunto da Field Kitchen)...
Idem para muitos dos acessórios das tropas (sacos do pão, pistolas, capacetes, etc), regra geral já primados mas ainda não pintados. Os acessórios da Field Kitchen, recipientes da comida, do leite, saco de batatas, etc, ainda em bruto... E ainda faltam alguns pequenos acessórios deste conjunto (pão, queijo, maçãs, uma lâmpada), que ainda não retirei da sprue...
Está aqui muito trabalho, para umas boas horas de entretenimento...
Abraços,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jan 6, 2022 15:19:26 GMT
Isso está a andar bem depressa. Digamos que é uma bancada bem fornecida e com muito potencial para relax.
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 6, 2022 16:52:10 GMT
Olá Mareb,
Obrigado pela visita e pelo comentário
Não tão depressa quanto seria desejável, vai indo aos poucos.
Ontem já pintei as "épaulettes" nos que já estavam pintados e só faltava esse detalhe (na verdade lembrei-me que ainda faltam as insígnias, quer as das túnicas, quer as das "boinas"... Talvez use decalques para as das túnicas, as redondas das boinas tenho de as pintar), e pintei em Field Blue os 3 que já estavam primados (o 4º. o que está a apontar para a esquerda, que é do kit do 88mm original, não o vou utilizar, em vez desse vou utilizar o outro, com "boina", a apontar para a direita, que é do kit do grupo do DAK para um 88mm; Vou misturar parte dum kit e parte do outro, tendo em conta que o meu 88mm não vai estar em acção).
Hoje vou continuar, com primário para os soldados e peças ainda em bruto. E se houver tempo e disposição (e se as costas aguentarem, que isto anda mau a esse nível, e não aguento muito tempo sentado na mesma posição e concentrado!...) talvez pinte os pequenos detalhes que refiro que faltam ainda nos ja pintados, e avance um pouco mais (caras e mãos nos que pintei ontem), e se possível uma 1ª de mão nos sacos do pão, armas e outras pequenezas.
Abraço,
Dolfo
|
|
maximilian
Senior Member
https://www.instagram.com/rammhobby/
|
Post by maximilian on Jan 7, 2022 14:30:20 GMT
Impressionante. Tenho andado a visitar para acompanhar. Estou mesmo curioso como vai ficar no final.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 7, 2022 17:11:28 GMT
Olá Max,
Obrigado por acompanhares, e pelo comentário
Pois, eu também estou ansioso que isto termine... Mas há sempre mais qualquer coisa, ou a acrescentar, ou a fazer, ou a pintar... e é difícil sentar-me à bancada por longos períodos, de modo que tem de ser aos poucos... Este ano fica terminado, tem mesmo de ser
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 8, 2022 0:36:27 GMT
Boas caro Dolfo, felizmente o pessoal está a regressar das férias e eu também Passei a Consoada e o Ano Novo em Massamá já dei um avanço no RG-31 mas e agora está parado á espera para tirar fotos mas tenho que descarregar a máquina para o computador antes pois está com muitas fotos das "Festas" espero amanhã postar as fotos para terminar o modelo. Desejo-te um bom ano. PS: Levei a dose de reforço na 3ª feira e fiquei de cama até ontem com febre Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 8, 2022 18:02:22 GMT
Olá Lemos,
"felizmente o pessoal está a regressar das férias"
Mais férias?... Presumo que não te refiras às do Verão.
"Passei a Consoada e o Ano Novo em Massamá"
Óptimo Espero que tenas comido muitas filhozes e rabanadas, e claro, bacalhau, como manda a tradição
"já dei um avanço no RG-31 mas e agora está parado á espera para tirar fotos mas tenho que descarregar a máquina para o computador antes pois está com muitas fotos das "Festas" espero amanhã postar as fotos para terminar o modelo."
Força, cá esperamos por essas fotos
"Desejo-te um bom ano."
Para ti e para os teus também desejo um Bom Ano!
Este ano promete... A bem ou a mal isto vai ter de se compor...
"Levei a dose de reforço na 3ª feira e fiquei de cama até ontem com febre"
Se só tiveste febre, estás com muita sorte...
Há muitos a caírem para não mais se levantarem, após serem injectados...
Basta pesquisares quantos atletas (portanto gente jovem e físicamente em tão boas condições quanto possível) já cairam desde que começaram as injecções em massa, em plenos terrenos de jogos, com... ataques cardíacos... Nunca antes isto aconteceu, sobretudo nestas proporções! E os "mainstream media" continuam a enganar o povinho, e recusam divulgar abertamente a relação causa » efeito entre as injecções e estas mortes...
De vez em quando lá passa uma voz dizendo algumas verdades, mas é tão raro...
Sabes a minha opinião sobre esta fantochada (ou melhor dizendo, esta "fraudemia"), de modo que não tenho muito mais a acrescentar... Este é um planeta de Livre-Arbítrio, cada um sabe de si...
Eu não alinho em obrigações, sejam elas de que tipo forem (e para uma "vacina" que de vacina nada tem, porque não impede sequer os que os que sejam injectados, de contrair o dito vírus, de continuar a transmiti-lo a outros e onde nada muda pois continuam a ter de andar de "açaime", a manter a "distância social", etc... nessa então não caio de certeza...), sempre assim fui, e é assim que hei-de sempre ser
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 8, 2022 20:19:25 GMT
Boas caro Dolfo, bem, eu como apanhei um valente cagaço, está no dia 13 a fazer um ano que pensei não estar aqui hoje pelo sim pelo não... Devo dizer que a tua cozinha está a ficar uma pequena maravilha não sei é se dá para alimentar essa gente toda que para aí tens, uma coisa eu sei não te vai faltar paciência para lhes dares core. Boa continuação Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 9, 2022 1:58:18 GMT
Olá Lemos,
"Devo dizer que a tua cozinha está a ficar uma pequena maravilha não sei é se dá para alimentar essa gente toda que para aí tens, uma coisa eu sei não te vai faltar paciência para lhes dares core."
Obrigado
Pois, para alimentar toda esta gente o cozinheiro terá de fazer horas extraordinárias Mas "na guerra" não comem todos ao mesmo tempo, é à vez... O kit vem com 2 soldados à espera da "sopa", e são esses 2 que vou lá colocar, a serem servidos. Como tenho aí uma série de figuras ainda sem destino exacto, se arranjar mais que possa adaptar, talvez as coloque também na fila para o tacho
"uma coisa eu sei não te vai faltar paciência para lhes dares core."
Já está pintada Pintei-a em "Field Gray", mas como acho que ficou um pouco para o verde, depois disso, esta tarde, dei-lhe um "wash" com cinzento escuro (aquele da Vallejo). Está agora a secar, mais logo talvez dê para tirar fotos, e se for o caso e posto-as aqui.
E já avancei bastante com todas as figuras e acessórios visíveis na foto acima, da vista da minha bancada.
Só que isto tem de ir devagar, porque é preciso esperar que a cor do uniforme (tenho utilizado para todos estes "Field Blue" da Humbrol, que acho que era a cor usada pela Luftwaffe, incluindo a Artilharia integrada a eles) seque, para depois poder pintar caras e mãos e braços (neste caso tenho dado uma "base color" com Humbrol #61, "Flesh", e depois de seca, levam pelo menos 2 de mão com acrílicos da AK, "Base Flesh" e "Light Flesh", uma mistura das duas e depois um pouco de cada uma, sobretudo "Light Flesh". Nas caras é preciso também pintar as sobrancelhas e olhos, e nas cabeças, o cabelo. E enfim as botas, que tenho pintado a preto, com acrílico da AK. E claro, há os cintos, as alças e/ou suspensórios, as insígnias, os emblemas e medalhas...
Cada figura leva o tempo que for necessário até secar a última parte pintada e poder passar à seguinte... Os acrílicos têm a vantagem de secar mais rápido que os esmaltes, mas mesmo assim levam algum tempo até poder manusear de novo a figura sem deixar marcas de dedos, nem estragar o que já foi feito...
Mas isto vai, devagar mas um dia há-de chegar ao fim. E aí vou ficar com vontade de recomeçar tudo de novo... Talvez depois deste me aventure num dio sobre Estalinegrado, na neve...
Abraço,
Dolfo
|
|