|
Post by Dolfo on Jan 9, 2022 9:14:45 GMT
Viva!
Ora aí estão mais duas fotos onde se vê parte do que tenho feito últimamente.
Nesta pode-se ver as diferenças se comparada com a anterior da bancada:
As figuras estão quase todas mais ou menos completas, umas inteiramente, outras falta ainda alguma pintura (caso dos cozinheiros, a quem falta ainda pintar os aventais e a "boina" branca dum deles), e outras falta-lhes os acabamentos finais (olhos, insígnias, etc) .
E nesta outra foto um detalhe da Cozinha e das rodas:
Como disse antes, pintei os dois elementos da Cozinha com Humbrol Field Gray, e depois levou um "wash" com cinzento escuro (acrílico da Vallejo).
As rodas foram pintadas com Humbrol #27003, "Polished Steel". Os rebites foram depois acentuados com uma mistura de Humbrol "Silver" e "Polished Steel" (só um pouco deste último para a cor não ficar demasiado brilhante, como é o "Silver") .
E isto, mesmo parecendo que não, representa muitas horas sentado à bancada...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by josepedro on Jan 9, 2022 22:13:02 GMT
Olá Dolfo! Parabéns pelo grande trabalho!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Jan 10, 2022 12:12:35 GMT
Essas figuras estão a ficar com muito bom aspecto.
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 10, 2022 18:40:31 GMT
Obrigado a ambos pelas palavras de encorajamento
Apercebi-me há dias que comecei este projecto (na altura apenas tinha o Stug, tudo o resto veio depois aos poucos) há um ano! Espero que este ano fique terminado, porque nunca levei tanto tempo para terminar um dio... Note-se que os outros dios a 1/35 que fiz, fi-los há mais de 30 anos, perto de 40... Talvez seja da idade...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 10, 2022 18:57:22 GMT
Boas Dolfo, vai com calma o que é preciso é que vá indo, na verdade quando acabamos um vamos logo começar outro O meu RG já está na prateleira e já está outro na bancada Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 10, 2022 22:42:33 GMT
Olá Lemos,
"vai com calma o que é preciso é que vá indo, na verdade quando acabamos um vamos logo começar outro"
É verdade, com calma, e aos poucos isto vai, e um dia há-de chegar ao fim
Pois, isto é um hobby (que como todos os outros hobbies, e falo por experiência porque já tive muitos hobbies) mas acaba por se tornar quase um vício...
"O meu RG já está na prateleira e já está outro na bancada"
É como eu digo... uns a seguir aos outros... já é mais vício do que outra coisa
O que é que vais fazer desta vez?
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 15, 2022 1:13:06 GMT
A montagem da 7.5cm Anti-Tank Gun (PAK 40/L46) levou dois dias, está básicamente terminada (sendo que tenho dois pequenos problemas para resolver antes de o dar como 100% terminado).
Ainda em bruto, sem primário:
Já alguém do Forum fez este kit (Tamiya #35047) antes?
Curiosamente, e isto apesar de ser um kit relativamente pequeno e com apenas nove etapas para construir, não foi dos mais fáceis que fiz até agora! Tem peças tão pequenas que sem os óculos acho que não as via... Para as manusear, só mesmo com recurso a pinças... Francamente algumas delas não vejo a necessidade de as terem feito separadas das partes maiores onde se colam, podiam bem tê-las feito já integradas nas partes maiores, poupavam-nos horas de trabalho sem muito sentido...
Mas o meu problema maior com este kit é justamente a última etapa, a 9. Para manter o canhão a poder mexer-se (isto é, não o colando numa posição fixa à base), não vejo como seja possível! Aquilo não se segura no sítio, ao mínimo toque cai/sai o canhão do encaixe.
Isto porque a peça onde o canhão desliza, tem, virada para baixo, uma "cena" que me parece ser uma cremalheira (na verdade não vejo qual a função dela, ficando assim suspensa no "vazio"... ), que sendo básicamente tão longa como o "espigão" que é suposto encaixar (e em teoria deveria encaixar o suficiente para manter a Gun estável e ela poder mover-se para um lado e para o outro sobre este eixo) no centro da base onde tudo assenta, nestas condições não permite mover o canhão, e a única solução que vejo é colar o dito "espigão" à base e assim o PAK fica fixo num posição única.
Complicado, hein?...
Fotos abaixo (não são minhas, são da construção do mesmo kit por um modelista que as postou online) :
Foto 1 (a tal peça onde o canhão se pousa, e é suposto deslizar, com a tal "cena" que parece uma cremalheira) :
Foto 2 (aqui vê-se a cremalheira e o tal "espigão", ambos básicamente com o mesmo comprimento; ou seja, para o "espigão poder encaixar correctamente na base, só há uma solução, cortar parte da cremalheira, para assim ter espaço de manobra e poder encaixar o "espigão" e o canhão poder mover-se. Dos vários vídeos que já vi da montagem deste kit, quer-me parecer que o pessoal cola o "espigão" à base, e claro, nesse caso o canhão fica fixo numa posição e não se pode mover sobre o eixo) :
Foto 3 (a base, com ao centro o orifício onde o "espigão" é suposto encaixar e poder rodar; mas a cremalheira, com o mesmo comprimento +/- do "espigão", não deixa isso acontecer!
O outro problema, é o canhão própriamente dito. Nas instruções dizem para não o colar à peça (Foto 1) onde ele se pousa, para poder deslizar. Mas se não o colar, ele não só desliza, como se virar o kit, ele cai... porque não fica seguro a nada!
É estranho, ou então não percebo estas instruções, ou eventualmente estarei a fazer algo errado!
Daí, se alguém já fez este kit, conselhos e/ou dicas são bem-vindos
O mesmo modelista que postou estas 3 fotos acima no site dele, também tem um vídeo curto do PAK já terminado:
E curiosamente, a certo momento do vídeo (logo ao início, por volta do segundo 13 +/-) dá para aperceber a dita cremalheira, que estranhamente não parece tocar na base onde assenta o "espigão", aliás parece estar bem mais alta do que no caso do meu kit!!! Será que ele cortou parte da cremalheira?!... Não faço ideia!
É possível que eu tenha feito algo errado na montagem do kit... mas já revi todas as etapas e não vejo o que possa ter feito de errado!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 16, 2022 12:27:40 GMT
Boas Dolfo eu tenho um mas não é o mesmo canhão no entanto e quanto á boca de fogo cair da plataforma pergunto esta não tem por baixo umas bainhas que supostamente deveriam entrar numas corrediças da plataforma? Eu na foto vejo junto á culatra e por baixo uma zona que acompanha a boca de fogo que me parece ser o "macho" dessa corrediça. Quanto á cremalheira parece que realmente é demasiado grande assim como o "gume" de ataque da mesma está quase ao nível da base o que deveria permitir que a mesma pode-se passar para baixo da base. Vê se descobres o problema pois normalmente a Tamiya não costuma errar. Um abraço e boa continuação Lemos
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 16, 2022 12:37:33 GMT
Repara, na foto da base e na parte de trás tem uma bainha com três rebites já viste se não é onde encaixa o "macho" da boca de fogo?
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 16, 2022 19:42:23 GMT
Lemos,
Obrigado pelo post e dicas.
"quanto á boca de fogo cair da plataforma pergunto esta não tem por baixo umas bainhas que supostamente deveriam entrar numas corrediças da plataforma? Eu na foto vejo junto á culatra e por baixo uma zona que acompanha a boca de fogo que me parece ser o "macho" dessa corrediça."
Sim, há uma peça, enfim, parte do canhão mesmo, que é suposto encaixar na plataforma e deixar assim correr o canhão, sem ele cair.
No entanto essa parte de peça do canhão é demasiado grande para caber onde deveria encaixar... Tenho andado a lixar essa parte da peça e em tentativas tentar que acabe por entrar na plataforma e possa correr, sem cair. Mas até agora sem sucesso, continuo a não conseguir encaixar essa parte na plataforma...
"Quanto á cremalheira parece que realmente é demasiado grande assim como o "gume" de ataque da mesma está quase ao nível da base o que deveria permitir que a mesma pode-se passar para baixo da base.
...
normalmente a Tamiya não costuma errar."
É assim, a Tamiya aqui falhou e falhou em grande! Isto porque numa das etapas/fases da construção, onde se colam as duas partes laterais à plataforma, há 2 pinos que a Tamiya devia ter notado que não se devem colar (pelo menos não nessa fase) porque colando-os, como eu fiz (não tendo mente de engenheiro, é complicado para mim prever etapas posteriores, e como tal sigo sempre as instruções à letra! Ora se não me dizem para não colar, eu colo, do mesmo modo que quando as instuções dizem para não colar, eu não colo, mas é preciso isso estar escrito nas instruções, e a Tamiya não o fez neste caso; e já não é a 1ª vez que tal sucede, portanto a Tamiya não é perfeita, erra como qualquer outro), e agora é tarde demais para tentar descolar esses pinos e poder elevar o conjunto com a plataforma, e o canhão, o que deveria permitir encaixar a parte de cima na base/no trailer.
Agora só resta uma solução. Cortar parte da cremalheira, encaixar a parte de cima no trailer como é suposto, e depois se conseguir, voltar a colar a parte da cremalheira cortada, ou pelo menos parte dela...
Enfim... um kit tão simples, mas tão complicado, com peças ridículamente minúsculas que não há necessidade sequer de existirem (a Tamiya podia perfeitamente ter moldado essas pecinhas nas peças maiores onde elas se colam, porque o fazê-las assim separadas, e tão minúsculas que se não tivesse os óculos e o Optivisor, se calhar nem as conseguia ver, não tem na minha humilde opinião qualquer interesse, nem dá mais realismo ao kit!...) e instruções que estão mal feitas ou incompletas... e que por isso correu mal...
Enfim, vou tentar consertar/remediar o que conseguir, mas é demasiado trabalho e muita dor de cabeça por tão pouco...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 16, 2022 19:53:37 GMT
"Repara, na foto da base e na parte de trás tem uma bainha com três rebites já viste se não é onde encaixa o "macho" da boca de fogo?"
O "macho" (ou o "espigão", como eu lhe chamo) deve encaixar naquele buraco que se vê na foto da base/do trailer. Mas tal como está, e porque é demasiado longa, a cremalheira não deixa o "macho" encaixar como deve ser, mal consigo colocá-lo no topo do buraco, e claro, para aquilo ficar seguro e o canhão poder rodar, tem de entrar até um certo ponto nesse buraco (há uma marca no "macho", ou "espigão", que é até onde deve entrar no buraco da base/trailer, para ficar seguro, mas com a cremalheira do tamanho que é, é impossível conseguir que o "macho", ou "espigão" entre até onde é suposto entrar) . Já me deu muitas dores de cabeça e muitas horas passadas a tentar consertar este problema, para um kit tão simples... Abraço, Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 17, 2022 19:40:16 GMT
Boas caro Dolfo, desculpa a minha insistência, o meu interesse é colaborar, mas já tentaste por a o suporte do canhão na vertical e encaixa-la na base? terias que desencaixar a cremalheira do linguete ou gume para que o suporte ficasse na vertical, de outra forma só mesmo cortar a cremalheira e depois volta a cola-la. Que tudo corra bem Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 18, 2022 1:47:25 GMT
Olá Lemos,
"desculpa a minha insistência, o meu interesse é colaborar"
Não tens de te desculpar, eu postei cá estas questões justamente para tentar obter ajuda, e é o que tens feito, portanto só posso agradecer, companheiro
"já tentaste por a o suporte do canhão na vertical e encaixa-la na base?"
Desde há uns 2 ou 3 dias que não voltei a mexer naquilo. Peguei noutras coisas, justamente para espairecer um pouco, e porque por vezes é bom deixar passar algum tempo antes de voltar a algo que não correu bem e é preciso consertar, ou tentar consertar.
Francamente não sei se vou conseguir consertar isto.
Não sei se percebo o que queres dizer com "por o suporte do canhão na vertical"? Por a peça na vertical?
Para tentar exncaixar o tal "espigão" no buraco na base/trailer, eu ja tentei tudo. Como digo, a cremalheira é demasiado longa para permitir que o "espigão" entre no buraco da base. Bloqueia todas as tentativas que eu faça, seja em que posição puser o suporte do canhão (mudar a posição não altera o problema, que é o tamanho demasiado longo da cremalheira).
"terias que desencaixar a cremalheira do linguete ou gume para que o suporte ficasse na vertical"
É impossível desencaixar a cremalheira. Esta faz parte duma das metades da peça onde corre o canhão, o "Muzzle Brake" (as duas metades colam-se uma à outra numa fase da montagem, logo ao início). Portanto a cremalheira está fixa, presa, colada, não se pode desencaixar, porque não é uma peça solta, como digo faz parte, está moldada numa das metades que se colam uma à outra e formam o "Muzzle Brake", ou seja a peça onde o canhão é suposto encaixar e correr ao longo dessa peça (o meu não corre como deve ser, ou seja, corre, mas está solto, isto porque uma outra peça que se cola à base do canhão, e que é suposto encaixar na tal "muzzle brake", não a consigo encaixar... só talvez lixando os encaixes pouco a pouco, e ir tentando até aquilo conseguir encaixar, mas é um trabalho longo e que exige muita paciência...) .
A cremalheira, o problema que ela causa, é como digo não deixar o "espigão" entrar o suficiente no buraco da base/trailer, o suficiente para a parte de cima ficar encaixada, e segura, e assim o canhão poder rodar para um lado e para o outro, sem se soltar.
É difícil explicar isto, sem se ver. Não só porque me faltam os termos "técnicos" para muitas destas peças, mas também porque tu não tendo o mesmo kit, não te posso sequer dar os números das peças e as fases da montagem.
O que posso fazer, é digitalizar as instruções, e postá-las aqui. Vou tentar fazer isso.
Mas como digo, afastei-me um pouco deste kit, e acho que vou deixar passar uns dias até voltar a mexer nele... O recuo temporário por vezes ajuda a ver melhor certas coisas quando depois voltamos a elas com um novo olhar
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Jan 19, 2022 1:27:37 GMT
OK fazes bem muitas vezes os problemas resolvem-se depois de nos afastarmos deles uns tempos Boa continuação no resto do dio Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Jan 20, 2022 2:13:37 GMT
Obrigado, Lemos.
Aí ficam então as instruções digitalizadas, talvez ajudem a compreender o que digo:
Da Fase 1 à Fase 5:
Como esta Fase 6 se vê mal na digitalização das duas metades da página, fica apenas a Fase 6 neste scan (esta Fase foi extremamente complicada de realizar! Peças absolutamente minúsculas, e 4 delas devem colar-se ao Escudo!) :
Da Fase 7 à última Fase, a 9:
O problema da cremalheira, como se pode ver, é que ela faz parte/está moldada na peça A 14 (Fase 2). Portanto é impossível movê-la.
O macho/pino/espigão, que é suposto encaixar na base/trailer, é o que é formado pela junção das duas peças A 21 + A 24, na Fase 3.
O problema é a cremalheira (que curiosamente mal se nota existir na imagem da Fase 9, mas ela está lá!) que é tão longa quanto o macho/pino/espigão formado pelas peças A 21 + A 24, e que deve entrar no buraco no centro da peça B 28 (a base/trailer) .
Lemos, continuo a não perceber o que queres dizer com "já tentaste por a o suporte do canhão na vertical e encaixa-la na base?" ...
E quanto a "terias que desencaixar a cremalheira do linguete ou gume para que o suporte ficasse na vertical", não percebo o que queres dizer com "linguete ou gume", mas como podes ver, a cremalheira, como digo antes, faz parte da peça A 14, não a posso desencaixar.
Ou corto parte dela, encaixo o macho/pino/espigão no buraco da peça B 28, e depois volto a colar a parte que cortei à cremalheira (se der, se couber, senão terei de cortar definitivamente um pouco e colar apenas a parte que couber). Não vejo outra solução.
Um ponto que referi antes, onde a Tamiya falhou redondamente (pelo menos na tradução das instruções para Inglês; poderá estar correcto nas instruções em Japonês e ter sido um erro na tradução, mas como não percebo Japonês, não sei) é na Fase 3, onde nada diz sobre não colar os pinos maiores (os das partes de cima) das peças A 21 e A 24. Supostamente, segundo um modelista no YT que já fez este kit e que me deu algumas dicas sobre como tentar resolver isto, estes 2 pinos não devem ser colados na Fase 3, para se poder mover o suporte do canhão (peças A 13 e A 14) para cima mais tarde, e assim por exemplo poder na Fase 9 encaixar a parte de cima do canhão na base/trailer, movendo todo aquele conjunto para cima (com os dois pinos colados na Fase 3, isso torna-se agora impossível!) .
Espero ter com isto clarificado o que quis dizer antes, e talvez esclarecer os pontos que referes e que como podes constatar não é possível executar.
Abraço,
Dolfo
|
|