|
Post by lemos99martins on Jan 21, 2022 20:38:42 GMT
" Mas isto vai, devagar mas um dia há-de chegar ao fim. E aí vou ficar com vontade de recomeçar tudo de novo... Talvez depois deste me aventure num dio sobre Estalinegrado, na neve... "
ok obrigado vou jantar
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 3, 2022 22:42:44 GMT
Viva!
Não tenho postado nada de novo neste tópico porque estes últimos tempos não tenho feito outra coisa senão montar e pintar figuras...
Hoje lá me decidi a por primário no PAK 40, e ai fica uma foto do mesmo, já primado (com o habitual Mr Surfacer da Mr Hobby, neste caso um resto do 1000, aplicado a pincel) e pronto para a pintura (que também será a pincel, com a AK 11025, German Grey, como o restante armamento pesado) :
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 6, 2022 19:37:55 GMT
Boas caro Dolfo então como vai a pintura da bonecada? Eu estou a tentar pintar o pessoal que vem neste kit mas sou um desastre mas pelo menos estou entretido e não ocupo espaço. Até breve Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 6, 2022 21:26:06 GMT
Olá Lemos,
"Boas caro Dolfo então como vai a pintura da bonecada?"
Obrigado por perguntares
Oh pá, isto são muitas figuras!
Ontem estive a montar os dois auxiliares do kit da MiniArt #35348 (German Tankers Refueling), e também os barris de 200l e alguns jerrycans que vêem com o kit (raio da MiniArt com as minúsculas partes em PE que me dão cabo dos nervos... Partem-se umas, perco outras - devem ir para outra dimensão, porque quando desparecem não as consigo voltar a encontrar!... - mas lá consegui utilizar quase todas as que queria/precisava...). O kit é giro, mas francamente não vejo necessidade de fazerem partes em PE (que se podem perfeitamente fazer em plástico como o resto) e ainda por cima tão minúsculas e tão frágeis!...
Agora falta-me pintar estes elementos do dio. Talvez o faça mais logo. Mas isto é demasiado pequeno para conseguir tirar boas fotos e postá-las aqui.
Hão-de-se ver quando avançar com o dio.
"Eu estou a tentar pintar o pessoal que vem neste kit mas sou um desastre mas pelo menos estou entretido e não ocupo espaço."
Lol... Figuras a 1/35 são pequenas e não são fáceis de pintar, pelo menos com detalhes realistas. Embora hajam por aí verdadeiros artistas, que não sei como, são capazes de pintar verdadeiras obras de arte a esta escala!!!
Enfim, é uma questão de prática, muito treino e imensa paciência...
Senão entretanto pintei o PAK 40, hoje básicamente terminei a pintura. Já fiz algum desgaste, com o lápis "gun metal" da AK, mas falta todo o verdadeiro "weathering", e esse só o vou fazer, nesta como em todas as outras peças grandes, quando começar o terreno no dio, para condizerem.
Pintei este com o AK11025 "German Grey" (como todas as peças de artilharia pesada), e depois pintei a pá na frente com uma mistura de Silver da Humbrol e Preto, para a pá própriamente dita, a tira em que a pá prende em Humbrol #27003 "Polished Steel", e o cabo em Humbrol #110 "Natural Wood".
O farol foi pintado com Humbrol #19 "Bright Red" (vermelho brilhante portanto) e a armação do mesmo com uma mistura de "Polished Steel" e "Silver" com Preto.
E para os pneus utilizei pela primeira vez o AK11027 "Rubber Black". Mas tive de dar pelo menos 3 de mão para aquilo ficar mais ou menos de jeito! E talvez ainda seja necessário dar mais 1 ou 2 de mão!
É como disse antes, um dos inconvenientes das tintas acrílicas, o serem demasiado "deslavadas", quase como se fossem "washes", e precisarem de várias de mão para ficarem como deve ser.
Para já está portanto dado como terminado.
Aqui ficam as fotos:
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 8, 2022 18:38:19 GMT
Esta é a peça da Tamiya que compraste? Está muito fixe!
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 8, 2022 20:31:14 GMT
Olá Moreno,
Antes de mais bem-vindo de novo ao Forum, é bom ver-te por cá
"Esta é a peça da Tamiya que compraste? Está muito fixe!"
Esta é uma das muitas peças, da Tamiya e outros fabricantes, que comprei já só para este dio... (Vai-me sair caro, o dio!) Vê o resto do tópico, logo percebes o que quero dizer. Só em artilharia pesada já tenho para este dio a FLAK/PAK 88mm (a maior e mais linda peça de armamento pesado que vai estar no dio, na minha opinião), a FLAK 20mm (que também é uma bela peça), e este PAK 40 (que para uma peça pequena já me deu muitas dores de cabeça... mas enfim, lá a consegui acabar).
Se a tua pergunta se refere ao kit que eles não conseguiam arranjar na Warkit, sim, penso que era este PAK. Não veio deles, veio da Polónia, ou da Hungria, ou da Bulgária... não me recordo agora ao certo, porque já encomendei coisas desses vários países... no problem O que não há cá, existe noutro lado qualquer
Abraço,
Dolfo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 9, 2022 12:01:25 GMT
Mais uma componente do dio que ficou muito bem. Nem se nota que te deu tantas dores de cabeça.
Siga a Marinha!
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 9, 2022 18:25:00 GMT
Olá Mareb,
"Mais uma componente do dio que ficou muito bem."
Obrigado
" Nem se nota que te deu tantas dores de cabeça. "
Pois, se leres/vires os posts anteriores percebes as dores de cabeça que já me deu...
E não ficou perfeito. Não consegui resolver os dois problemas da montagem que refiro em posts anteriores, mas bom, fica mesmo assim. Vou ter de colar o canhão à peça onde assenta (e onde deveria poder mover-se, como dizem nas instruções... mas isso é impossível...) e a parte de cima vou também ter de a colar, portanto em posição fixa, à base... Enfim, paciência, no dio é para ficar fixo e quieto, portanto não há problema.
Hoje comecei a montar o kit 35067 da MiniArt (German Soldiers at Work), comecei pelo "carrinho", que está montado e só falta pintar, e mais logo vou passar às figuras (cinco...), montagem, e posteriormente pintura.
Estes é suposto ficarem a trabalhar na estrada, na vila em baixo do Monte, ainda não sei se vou colocar os cinco no dio, talvez sejam demais, logo vejo, mas em princípio vou montá-los e pintá-los todos, a decisão de os incluir todos ou não fica para mais tarde, quando tiver o dio aprontado para começar a colocar ruínas, armamento, e figuras.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 10, 2022 0:30:57 GMT
Boas caro Dolfo pintas as figuras com que tintas eu tentei a Vallejo model color próprias para pincel mas não me dei muito bem e uso as tamiya que secam rápido e na verdade não são próprias para pincel mas vou-me safando O teu modelo está ótimo e como dizes e bem são modelos estáticos por isso não necessitam de funcionar pois não são brinquedos. Boa continuação Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 10, 2022 2:28:38 GMT
Olá Lemos,
Até recentemente pintava as figuras (a esta escala, 1/35) com Humbrol enamel (figuras a escalas maiores, 1/16, ou bustos, Humbrol enamel para a base color, por cima do primário, e depois a óleos). Nestas a 1/35, por vezes primo primeiro, outras vezes não primo, depende da disposição.
As primeiras figuras que pintei para este dio, fi-lo com Humbrol enamel exclusivamente, até porque na altura ainda não tinha nenhuma tinta acrílica.
Como sabes, mais recentemente comecei a utilizar algumas tintas acrílicas, inicialmente só da AK Interactive, e tenho algumas figuras pintadas assim.
Ainda mais recentemente adquiri algumas tintas da Vallejo (da gama Model Color), mas só tenho 3 desta gama (German Uniform, German Fieldgrey, e Sunny Skin Tone) e uma outra da gama Model Air (RAL 7028 Dunkelgelb/Dark Yellow). Para já só testei as duas primeiras destas, e devo dizer que gostei. O tom esverdeado do German Uniform é giro, e diferente dos tons idênticos da AK e da Humbrol (este é mesmo daqueles Fieldgrey bem esverdeados, os outros são mais acinzentados; mas como os uniformes Alemães da época variavam imenso de tons, dependendo de muitos factores, fabricante, época durante a guerra, etc, vou ficar com vários uniformes com tons ligeiramente diferentes, o que é suposto corresponder ao que acontecia, e dá mais variação às figuras).
Decerto já terás visto esta foto que circula há anos na Net, com tantas "nuances" de Fieldgrey como de túnicas que se vêem... Não há duas iguais... :
Além disso tenho muitas das figuras pintadas em Fiel Blue, e este da Humbrol enamel. E alguns, os tanquistas, em Black (misturado com outra coisa qualquer para não ficar mesmo preto, como pinto por exemplo as botas, em preto puro; se bem que últimamente tenho pintado o preto das botas com o Black Intense da AK), este o #8 da Revell, em vez do #33 da Humbrol, por causa daquela história que te contei com o Guimarães (como o Black da Humbrol na altura estava esgotado em todo o lado, comprei-lhe umas quantas latinhas deste equivalente da Revell, que não é mau, é idêntico ao da Humbrol, e enquanto não acabarem estas não vale a pena comprar o #33 da Humbrol).
Portanto é como vês, 4 marcas de tintas, e todas funcionam. As acrílicas têm a vantagem de secar mais rápido que as enamel, o que permite passado pouco tempo poder pintar outras partes das figuras. Se bem que se tocar com os dedos nas partes anteriormente pintadas, a tinta sai com bastante facilidade, e passo a vida a ter de retocar aqui e ali... Tenho luvas que podia utilizar, e já o fiz por vezes, sobretudo com figuras maiores, pintadas a óleo, mas não sei se mesmo com luvas a tinta acrílica não sairia, se calhar saía na mesma. Aquilo é à base de água, é normal que saia com facilidade tocando-lhe. As enamel levam mais tempo a secar, mas na minha opinião depois aderem melhor, e não saem com tanta facilidade (também acabam por sair, se lhes tocar com os dedos, mas não tão fácilmente como as acrílicas). Enfim, isto é a minha opinião baseada na pouca experiência que tenho com tintas acrílicas, outros (incluindo tu, se não me engano) poderão ter opiniões diferentes.
E é como te digo, como as tuas figuras são Ingleses (para o Churchil, correcto?), não sei que cores da Vallejo, Model Color, estás a usar, estas que referi para os Alemães, gostei. Para já só tenho duas figuras pentadas com este tom da Vallejo, mas como ainda tenho muitas mais figuras a pintar, decerto vou voltar a utilizar para mais algumas.
Tintas da Tamiya, como sabes... não tenho... porque a única vez que utilizei uma há mais de 30 anos, o pivete era tal que nunca mais voltei a usar tintas da Tamiya. Bem sei que mudaram de fórmula, e que também têm verdadeiras acrílicas (a água), em vez das tipo laca que tinham em tempos, e pelo que me contaste no outro dia agora até têm uma gama enamel, mas estou satisfeito com as que tenho e uso, penso que não vale a pena meter-me em mais aventuras
Espero ter respondido à tua pergunta e de algum modo dado uma ajuda.
Pois, o PAK 40 está o melhor que consegui, apesar de todos os problemas que não consegui resolver. Claro que embora não seja um brinquedo e seja para ficar estático num dio, ainda assim gostava de ter conseguido que as partes amovíveis tivessem ficado a poder movimentar-se (como todas as outras peças de armamento pesado que já fiz para este dio), mas paciência, fica tal e qual está, e não estará mal de todo
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 10, 2022 20:27:12 GMT
Obrigado pela informação bastante boa essa foto dos uniformes é bastante elucidativa da variedade de cores dos uniformes, eu tenho da vallejo as cores dos uniformes alemães a vallejo tem uns folhetos com o conjunto de cores em caixas ou podemos comprar a granel esses conjuntos comprei numa altura em que me dediquei a pintar a pintar um montão de figuras que iam ficando para trás e que vinham com os modelos, terminaram todas dentro de uma caixa por não ter espaço para as colocar junto dos respetivos modelos, agora estas são inglesas e civis estou a pinta-las com a tamiya e logo se vê onde vão ficar Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 10, 2022 23:13:45 GMT
Olá Lemos,
Ok. Não guardes as figuras em caixas, é uma pena na minha opinião, arranja um espacinho para as colocares junto com os modelos a que pertencem. As figuras, sobretudo na escala 1/35 não ocupam práticamente espaço quase nenhum. E na minha opinião dão vida aos modelos.
Enfim, isto é apenas a minha opinião, tu é que sabes do espaço e da disponibilidade.
Se conseguires tirar fotos a algumas posta-as aí no Forum.
Há dias estive a pintar uma figura, dos dois German Tankers Refueling, e nas imagens ele está com uma espécie de fato de macaco azul. Ora, nem nos Humbrol enamel, nem nas acrílicas (AK e Vallejo) tenho um azul que se assemelhe a este. E resolvi o problema pintando-o com óleos.
Quando estiver bem seco, a ver se tiro uma foto das várias figuras que aí tenho, e posto-a aqui.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 11, 2022 0:53:38 GMT
Tens razão as figuras fazem parte dos modelos mas vou fazer umas fotos das prateleiras onde eles estão e darás a tua opinião assim como as fotos deles Lemos PS: Continuo a analisar a fotos das cores das fardas
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 11, 2022 2:17:51 GMT
Lemos,
"Tens razão as figuras fazem parte dos modelos mas vou fazer umas fotos das prateleiras onde eles estão e darás a tua opinião assim como as fotos deles"
Força!
"Continuo a analisar a fotos das cores das fardas"
Esta foto é conhecidíssima, como disse já circula na Net há anos. Pensei que já a tivesses visto antes. Mas se não a conhecias, ficas então com uma boa ideia das diferenças de tons entre fardas que em teoria eram todas da mesma cor, Field Grey
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 11, 2022 17:43:29 GMT
Lemos,
Acabei de ver este vídeo publicado hoje, justamente sobre como pintar figuras (e nesta escala 1/35). Nota que a figura neste caso é excelente, super detalhada, não a conheço mas presumo que seja uma figura em resina (que são sempre mais detalhadas do que as figuras em plástico que vêem com os kits, ou em sets apenas de figuras).
Eu não tenho (ainda) "retarder", e nunca usei aerógrafo para pintar figuras a esta escala. E como disse antes nem sempre as primo antes de pintar. Este homem dá-lhes 2 primários, e depois usa um método que ele acha simples e rápido...
Na maioiria dos casos nem sequer dou "highlights" e sombras em figuras a esta escala... Pintar-lhes os olhos já é um tremendo esforço de minúcia...
Vê, pode ser que encontres dicas e alguma utilidade neste método.
A verdade é que no fim a figura que ele pintou está um espectáculo!
Abraço,
Dolfo
|
|