|
Post by Dolfo on Feb 11, 2022 23:05:39 GMT
Aqui ficam algumas fotos de algumas das figuras que tenho andado a montar e pintar para o dio.
As básicamente acabadas:
Nesta foto as duas figuras da direita (que fazem parte do kit German Field Kitchen) são as únicas completamente pintadas com Vallejo 70.920 German Uniform. A do meio está pintada em Field Blue (Humbrol enamel). E as duas à esquerda (do kit German Field Kitchen) têm as túnicas pintadas em AK 11154 German Field Grey, e os aventais em AK 11372 Washable White (muitas de mão!) e depois sujos em vários tons.
Este é um Para a carregar um obus para o PAK 40.
As mais ou menos terminadas, sendo que algumas ainda lhes faltam alguns detalhes:
As duas à esquerda estão básicamente terminadas, assim como as 5 à direita. Destas 5 o oficial, pintado com Vallejo German Uniform, mas por cima da AK German Field Grey (portanto ficou um pouco diferente das duas únicamente pintadas com a Vallejo German Uniform). A 3ª à esquerda faltam-lhe os braços, porque como é uma das figuras que vão ficar a operar o PAK 88mm, só lhe colo os braços quando colocar o 88mm no lugar.
A 3ª à direita vai a carregar um Obus ara o PAK 88mm.
Todas estas figuras (excepto o oficial) estão pintadas com Humbrol enamel Field Blue.
As ainda incompletas (falta pintar-lhes as botas, as caras, cabelo, capacete ou boina, e em algumas colar-lhes um ou outro braço; estas estão a fazer algo, cavar, por exemplo, em que usam pás ou picaretas e só lhes colo os braços quando incluir também as pás ou picareta; a 2ª à direita está a carregar um tronco de árvore, mas falta pintar-lhe os tons de pele, e olhos e colar a boina; a 1ª à direita vai com um carrinho a carregar algo, falta.lhe essencialmente as cores de pele, olhos, e colar a boina). Estas 5 figuras fazem parte do kit da MiniArt "German Soldiers at Work (RAD)". RAD é a sigla Alemão para "Reichsarbeitsdienst", ou em Inglês "Reich Labor Service". Estão pintadas em Humbrol enamel #26, Khaki, e algumas com as camisas em Humbrol enamel Field Blue. Uma delas tem calças brancas, pintadas com AK 11372 Washable White e um cheirinho de AK 11013 Pale Grey (várias de mão!) :
E para terminar mais duas, do kit da MiniArt "German Tankers Refueling":
Estas duas também estão quase terminadas, falta pintar-lhes os olhos e um ou outro pequeno detalhe. A figura à esquerda foi pintada a óleos, porque não tenho nenhuma tinta enamel ou acrílica que imite a cor azul do fato de macaco. A à direita, foi pintada (isto se a memória não me engana... já são tantas e com tintas e métodos diferentes que às tantas começo a confundir... ) com Humbrol enamel, um Field Grey que levou um cheirinho de branco para ficar mais claro (isto porque é a cor que parece ter na Box Art).
E voilà, para já é o que há de novo em termos de figuras
Infelizmente as fotos de figuras tão pequenas não rendem (sobretudo quando são algumas numa só foto), e não se vêem detalhes, tais como a Cruz de Ferro no oficial e em mais uma ou duas figuras, etc.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 12, 2022 0:08:36 GMT
Muito bom o vídeo! A técnica é para experimentar! E a figura ficou muito boa. No entanto, na minha modesta opinião que nem aos calcanhares do homem eu chego, as luzes e as sombras estão exageradas. E como tu escreves Dolfo a qualidade da figura é soberba! fica tudo mais fácil. A maioria dos bonecos que acompanha os modelos de 1/35 são de qualidade muito sofrível. O que torna as coisas muito mais difíceis. De qualquer maneira, muito obrigado pela partilha!
|
|
|
Post by moreno on Feb 12, 2022 0:10:56 GMT
As tuas figuras também estão muito boas! Força nesta obra de arte que é este Dio!
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 12, 2022 0:45:09 GMT
Boas Dolfo, sem dúvida um grande artista mas eu nem me dou a este trabalho nem penso algum dia dedicar-me a tal tarefa Obrigado pelo vídio que no entanto serve de referencia para algumas técnicas que poderei utilizar Abraços
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 12, 2022 0:46:12 GMT
Vai ao post do Churchill ver as fotos dos "bonecos"
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 12, 2022 2:25:36 GMT
Obrigado a ambos
Moreno, sim, aquela figura não tem nada a ver com aquelas que vêem nos kits a 1/35, em plástico. Por isso penso que seja uma figura em resina (em geral custam uma "nota preta"... Só uma boa figura em resina é em geral mais cara que sets de 5, ou 6, ou mais figuras em plástico...) e a diferença de qualidade nota-se Sim, também acho que ele acentuou talvez um pouco demais as sombras e as luzes ("shadows" e "highlights"), mas no geral o resultado é muito bom! Quem me dera conseguir pintar nem que fosse só um décimo do nível que ele consegue...
Bom, o homem ainda é novo, terá com certeza boa visão e mãos bem firmes... e nada disto é o meu caso... Enfim, faz-se o que se pode e se consegue...
Lemos, sim, já vi as novas fotos que postaste no tópico do Churchil, e já comentei
Os teus "bonecos" estão fixes, nada a assinalar. E as tuas fotos estão excelentes, muito melhores do que as minhas
Tenho de voltar a utilizar as 3 lâmpadas que utilizei a certa altura, em princípio deverão tornar as minhas fotos também mais claras.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 12, 2022 12:17:55 GMT
Dolfo já dei a minha opinião no meu poste sobre as tuas fotos se reparares as sombras das figuras está bem definida no chão por baixo delas o que significa que a luz está por cima e deveria estar de frente para iluminar melhor as figuras Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 12, 2022 17:59:00 GMT
Obrigado, Lemos.
Pois, para estas fotos tiradas sem ser no "estúdio", uso as duas mesmas lâmpadas que tenho na bancada de trabalho.
Ambas incidem com efeito de cima, mas com estas lâmpadas não tenho outra hipótese, não dá para as fazer incidir nos sujeitos de outra forma.
Vou ter de voltar a utilizar as 3 lâmpadas do "estúdio", mas é uma trabalheira que nem te passa pela cabeça!...
Quando ganhar coragem para andar com os "bonecos" da sala para a cozinha, instalar a caixa que serve de "estúdio" e fixar o fundo em cartolina, ligar as 3 lâmpadas a uma tomada, que por sua vez tenho de ligar a uma extensão, carregar com o tripé da sala para a cozinha e instalá-lo lá... e depois voltar a arrumar tudo de volta... volto a tentar mais umas fotos (rezando para que nestes trajectos não caia nenhuma figura e se parta toda... )
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 16, 2022 17:47:50 GMT
Viva!
Tenho uma pergunta para os mais entendidos nestas coisas, talvez haja por aí alguém que me possa ajudar/aconselhar.
É o seguinte, comecei o kit da Zvezda, dos snipers Alemães (as figuras parecem-me bem, assim como os acessórios, o plástico parece-me ser um pouco menos rígido do que o da Tamiya, mas para já não tive problemas), e há uma figura (ver foto abaixo), cujo capacete (ver também fotos abaixo... e melhor do que isto não consigo... ) tem uma "rede" a cobri-lo, como era hábito para alguns militares em algumas especialidades.
Bom, para já pintei o capacete no tom que penso adequado, mas agora não faço ideia como hei-de pintar a "rede"!
Já pensei em "drybrush", mas suspeito que não vá resultar porque a "rede" é tão fina, que num capacete a esta escala a cor que utilizar para o drybrush (a propósito, de que cor eram estas "redes"? Talvez o Maximilian saiba ) vai espalhar-se pelo resto do capacete, alterando a cor do mesmo, e deixa de se perceber que aquilo é uma "rede".
Pintar, mesmo com o pincel mais fino que tenho, cada "fio" da "rede", acho que nunca vou conseguir!
Com "tape"? Nunca utilizei, mas também não faço ideia como seria possível aplicar "tape" num capacete minúsculo, onde os "fios" da rede são ainda mais minúsculos...
De momento talvez a hipótese drybrush seja a mais viável, e ir por tentativas.
O ajudante de sniper em questão, é este:
E o capacete (desculpem a má qualidade das fotos, mas é o melhor que consigo fazer ) :
Como podem verificar, nas fotos mal dá para se ver as linhas (em relevo) da "rede", mas elas estão lá.
Acho que vou tentar o drybrush, mas ainda assim convinha saber de que cor eram estas redes (na imagem da Box Art parece esbranquiçada, mas o boneco talvez engane), e que cor(es) utilizar para dar o drybrush, se alguém souber, agradeço desde já.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 16, 2022 19:11:57 GMT
Boas caro Dolfo eu na minha santa ignorância daria uma cor neutra próximo da dor da corda vê na tabela de conversões uma cor próxima do XF 55 Canela com a técnica do pincel seco è a minha modesta opinião venham as dos mais entendidos Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 16, 2022 22:45:34 GMT
Obrigado, Lemos
Todas as opiniões e sugestões são bem-vindas e igualmente importantes
O Tamiya XF-55, na minha tabela de conversões, dizem que corresponde ao Humbrol #28, Matt Camouflage Grey.
É provávelmente uma boa cor para o efeito. Não sei te a tenho disponível, vou ter de procurar na caixa.
Senão nos acrílicos tenho uma que se assemelha a esta cor, o AK 11013 "Pale Grey", caso não tenha o Humbrol #28 disponível de momento.
E acho que estás de acordo comigo quanto à técnica do pincel seco / drybrush, parece-me com efeito ser talvez o melhor método. Nunca experimentei ainda esta técnica com tintas acrílicas, não sei bem como resulta.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Feb 17, 2022 0:31:43 GMT
Olá Dolfo sim com as acrílicas também funciona tem o cuidado de secares bem o pincel, eu costumo depois de molha-lo passar com ele várias vezes numa folha de papel cozinha até quase não pintar nada e se passares suavemente e de fugida para que só toque nas partes salientes (cordas) vai resultar quanto á core um cinzento muito claro algo parecido com corda suja Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 17, 2022 1:07:44 GMT
"Olá Dolfo sim com as acrílicas também funciona tem o cuidado de secares bem o pincel, eu costumo depois de molha-lo passar com ele várias vezes numa folha de papel cozinha até quase não pintar nada e se passares suavemente e de fugida para que só toque nas partes salientes (cordas) vai resultar quanto á core um cinzento muito claro algo parecido com corda suja"
Obrigado mais uma vez, Lemos
O AK "Pale Grey" que referi antes, não parece própriamente "corda suja", utilizei-o aliás para pintar um fio eléctrico que vai fazer de mangueira para os homens que estão a encher os jerrycans com gasolina. Mas muito ligeiro, como dizes, talvez resulte neste caso das "cordas" da "rede". Só mesmo experimentando, ou mais logo ou amanhã faço isso.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 17, 2022 1:45:15 GMT
Lemos,
Mais uma vez...
É assim, estive a ver na caixa das tintas Humbrol, e não tenho o #28.
Mas tenho o #147, "Light Grey", que é relativamente parecido com o #28, mas mais claro. É aliás muito semelhante ao AK 11013 "Pale Grey".
Na tabela de conversões que aqui tenho dá como equivalente do Humbrol #147, o Tamiya XF-14.
Pela imagem da Box Art, confesso que a cor da "rede" me parece, como disse inicialmente, que as "cordas" serão mais para o esbranquiçado, porventura amarelado. E descobri uma tinta Humbrol que também tenho disponível, a #121, "Pale Stone", que talvez pudesse assemelhar-se a este tom da Box Art.
Se pesquisares na Net por Humbrol 121, e Humbrol 147, vais ver fotos de ambas as cores.
O que achas? Qual destas te parece mais apropriada para o efeito que pretendo? É que como nunca fiz "drybrush" com tintas acrílicas, e já fiz muitas vezes com estas enamel da Humbrol, acho que me sinto mais confiante utilizando algo que já conheço...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 17, 2022 15:34:22 GMT
Eu pintaria tudo ao contrario. Primeiro a cor da rede, depois a cor do capacete. Como e porque? Depois de aplicar a cor da rede utilizaria uma gaze ou outro produto parecido com uma rede, punha-o encima do capacete e pintava então a cor do capacete. retirava a gaze e ficava lá a primeira pintura a desenhar a rede.
|
|