|
Post by moreno on Feb 17, 2022 15:36:18 GMT
Em relação às cores não sei! mas misturaria um pouco de branco com a cor do capacete para dar o tom da rede. Que me parece mais claro!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Feb 17, 2022 16:21:38 GMT
Eu pintaria tudo ao contrario. Primeiro a cor da rede, depois a cor do capacete. Como e porque? Depois de aplicar a cor da rede utilizaria uma gaze ou outro produto parecido com uma rede, punha-o encima do capacete e pintava então a cor do capacete. retirava a gaze e ficava lá a primeira pintura a desenhar a rede.
Não está mal visto, não senhor....
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 17, 2022 17:49:35 GMT
Eu pintaria tudo ao contrario. Primeiro a cor da rede, depois a cor do capacete. Como e porque? Depois de aplicar a cor da rede utilizaria uma gaze ou outro produto parecido com uma rede, punha-o encima do capacete e pintava então a cor do capacete. retirava a gaze e ficava lá a primeira pintura a desenhar a rede. Olá Moreno,
Obrigado pela resposta e sugestão.
É assim, as marcas das "cordas" da dita "rede" (em relevo) são incrívelmente minúsculas. O capacete em si (a 1/35) já é bem pequeno. Arranjar gaze, ou algo do género com estas medidas... que cobrisse apenas as linhas/"cordas", e me permitisse pintar o resto do capacete... não faço ideia como nem onde...
Vou tentar com o método do "drybrush" e logo vejo no que dá. Se a cor da "rede" ultrapassar as linhas das "cordas" talvez seja mais fácil repintar os "quadradinhos"/a superfície do capacete própriamente dito na cor do mesmo... não sei, só mesmo testando.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Feb 17, 2022 19:54:36 GMT
Sempre podes ignorar o relevo existente! pintas uma gaze e colas com cola branca diluída em água! também faz um bom efeito. Força com o drybrush!
|
|
|
Post by Dolfo on Feb 17, 2022 20:45:38 GMT
Moreno,
"Força com o drybrush!"
E está feito
E ficou ok. Como o pincel estava bem seco, não passou nada para o resto do capacete
Foi preciso foi passar várias vezes, porque como digo o pincel estava mesmo bem seco. E o efeito ficou giro.
Só que o raio do capecete é tão pequeno, que como se viu nas fotos anteriores é difícil fazer uma foto como deve ser Se conseguir uma foto como deve ser, depois publico-a aqui.
Até para se ver mais ou menos bem o capacete e a "rede", só recorrendo ao Optivisor com uma lente de 2.5x de aumento!...
Obrigado mais uma vez
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 7, 2022 22:58:43 GMT
Boas caro Dolfo então que é feito?
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 9, 2022 13:07:36 GMT
Olá Lemos,
Continuo a só fazer (montar e pintar) "bonecos"... de modo que não há grande coisa para postar neste tópico. Um dia destes vou ter de ganhar coragem para levar a "bonecada" toda para a cozinha e tirar umas fotos no "estúdio".
Nota que estou actualmente a terminar todas as figuras (com as 3 do conjunto para o PAK 40) que aí tenho, portanto em breve vou passar ao set de jerrycans e barris da Tamiya, e depois... não sei, depende das circunstâncias. Se mudar de casa nos próximos tempos, vou ter de interromper o dio até estar de novo instalado. Se não... não sei...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Mar 9, 2022 18:48:49 GMT
Vai mostrando a bonecada, sempre vais entretendo a malta!
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 9, 2022 22:03:51 GMT
Boas caro Dolfo já estava a ficar desanimado é que ativos somos três e tinham desaparecido eu tenho andado com a patroa nos tratamentos pois ela leva injeções interoculares e também uma das minhas netas agora no fim do campeonato apanhou covid Espero amanhã por o resto das fotos do avião que está pronto Abraços
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 10, 2022 1:25:59 GMT
"Boas caro Dolfo já estava a ficar desanimado é que ativos somos três e tinham desaparecido..."
Viva Lemos,
Eu tenho cá vindo todos os dias, só não tenho postado nada, por um lado porque outros também não têm postado e assim sendo não há tópicos para comentar, e por outro lado porque como disse antes, últimamente tenho avançado pouco neste projecto, porque é só "bonecos" a montar e pintar...
Rápidas melhoras para a tua patroa e para a tua neta!
"Vai mostrando a bonecada, sempre vais entretendo a malta!"
Ok, a pedido então de "várias famílias" venho aqui deixar fotos fresquinhas, acabadas de tirar há pouco, da "bonecada" recente com que tenho andado entretido:
Alguns dos anteriormente postados, mas incompletos na altura, e as fotos ficaram mázinhas (acho que estas, tiradas no "estúdio" ficaram melhor). A equipe dos 5 "German Soldiers at work", da MiiniArt: :
Só os 3 da esquerda na foto:
E só os 2 da direita na foto (o "carrinho" é para depois encher com entulho, etc) :
A equipe de 4, do kit da Tamiya "German Tank Ammo-Loading Crew" (o 2º a contar da direita vai ficar em cima do Stug, para receber o obus que o 3º a contar da direita se prepara para lhe entregar) :
Só os 3 da esquerda + um dos gatos (há dois, e pintei-os, o melhor possível, como as duas gatas de rua a quem dou de comer todos os dias, esta é uma tricolor, a outra é uma tigrada comum Europeia) :
E só os dois da direita:
Os dois do set da MiniArt "German Tankers Refueling" (já cá tinha postado também estes, mas estas fotos ficaram melhores). E só agora reparei que me esqueci de pintar os botões do uniforme à figura da esquerda :
E para terminar por agora (ainda há mais figuras terminadas a postar depois) o set da Zvezda "German Sniper Team WWII" (o melhor set de figuras a 1/35 de todos estes sets... pormenores melhores e melhor acabados, bom plástico... enfim... só tive problemas foi a terminar alguns deles porque ou as armas ou os binóculos, para ficarem como deve ser, só colando os braços e os acessórios tudo ao mesmo tempo... e a esta escala não é tarefa fácil... ) :
O set completo dos 4, dois snipers e dois auxiliares, um com binóculos e o outro com um periscópio; o periscópio fiz em scratchbuild a cobertura do mesmo, em gaze, e atada com fio muito fino, acho que não ficou muito mal, mas digam o que acham. O capacete do sniper da direita na foto levou uma fita à volta, em papel pintado, e aquelas verduras (como na Box-Art) são pedaços dum kit de verduras que encomendei recentemente da Green Suff World, estou satisfeito com o resultado, parece-me que ficou ok. O capacete do observador à esquerda é o tal que referi antes, que na Box-Art se vê com uma rede a cobri-lo, e no kit é em relevo (referi antes como o pintei, acho que também ficou ok). Tanto as alças das espingardas como as das MP40 foram todas em "scratchbuild", claro :
Só a equipe de 2 à esquerda (aqui vê-se melhor a pintura a "drybrush" da "rede" no capacete) :
E a outra esquipe de 2 à direita na foto dos 4:
E por agora são as fotos possíveis. Hei-de tirar mais, a outras figuras já postadas antes, mas com melhor qualidade.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 10, 2022 2:44:26 GMT
Ok, e para não andar para um lado e para o outro com a "bonecada" várias vezes, aproveitei o facto do "estúdio" montado, tripé, etc, para fazer mais uma sessão de fotos do resto (recente) das figuras que aí tenho para o dio.
Acho que já tinha postado todas estas mas com fotos de má qualidade, agora acho que ficaram bem melhor (as fotos, porque as figuras... assim notam-se ainda mais as imperfeições... ) .
As 4 figuras do kit a Tamiya "German Field Kitchen". À esquerda o homem que distribui "a sopa", e o 2º a contar da direita, o mestre cozinheiro (vai ficar com aquele colherão dentro da enorme panela do kit, a mexer "a sopa") . Os dois soldados que vêem à "sopa" foram os primeiros que pintei únicamente com a Vallejo 70.920 German Uniform. E confesso que gosto da cor, e da tinta (é um nadinha mais brilhante que outras "German Field Grey", mas gosto) :
Pormenor dos 2 à esquerda:
E pormenor dos 2 à direita (o cozinheiro tem uma bigodaça das grandes, nada à Hitler ) :
Ao centro os 2 observadores que vão ficar na equipe do FLAK/PAK 88mm, um com binóculos e um periscópio com tripé, o outro com aquele aparelho para medir distâncias ao alvo), à esquerda um Para a carrgar um obus, e à direita um oficial (como enormes olhos azuis... ), a mandar em alguém (como de costume...) . Todas as figuras que farão parte da equipe da FLAK/PAK 88mm foram pintadas com Humbrol enamel Field Blue, porque são da Força Aérea :
Pormenor dos 2 à esquerda:
E pormenor dos 2 à direita (caramba, o oficial ficou mesmo com uns enormes olhos esbugalhados... ) . A túnica do oficial também foi pintada com a Vallejo 70.920 German Uniform, as calças não tenho a certeza, não me recordo ao certo :
Mais 5 da equipe da FLAK/PAK 88mm (o 2º a contar da direita vai ficar a segurar numa pá, com a mão esquerda e a perna direita terá de ficar assente numa pedra ou algo no terreno; o 2º à esquerda e o 1º à direita vão ficar a manoibvrar as manivelas da FLA/PAK, daí as posições dos braços e o facto de estarem sentados; o do meio está tranquilamente a observar os outros a trabalharem... ) . Todos pintados em Humbrol enamel Field Blue:
Pormenor dos 3 à direita:
E pormenor dos 2 à esquerda e de novo o que nada faz... Atenção, o homem não se está a coçar... bem sei que nas fotos dá essa impressão, mas em princípio deve ter espaço para levar uma MP40 ao colo, segura com uma das mãos:
E por agora acho que é tudo o que aí tenho na bancada. Há outros mas foram acabados há mais tempo e já estão em caixas, para não ganharem pó
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Mar 10, 2022 8:41:42 GMT
Parabéns Dolfo! As figuras estão muito boas!
|
|
|
Post by Dolfo on Mar 10, 2022 18:12:19 GMT
"Parabéns Dolfo! As figuras estão muito boas!"
Obrigado, Moreno
São tantas figuras, e têm sido pintadas tipo em séries, de modo que algumas saem melhor do que outras.
Os olhos, sobretudo a esta escala, são a minha maior dificuldade. Mas em algumas figuras até ficaram ok, embora na maioria precisassem ou de ser repintados, ou então paciência, ficam mesmo assim...
Quanto a figuras só já me falta acabar a 3 últimas, depois posso passar a outras etapas (mas como em teoria é suposto mudar de casa em breve, não sei ainda se avance com o dio própriamente dito já, ou se será melhor esperar pela mudança para recomeçar... senão, se tiver de transportar isto a meio, arrisco-me a causar estragos que depois serão uma dor de cabeça para recuperar...) .
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Mar 10, 2022 21:53:52 GMT
Está a ficar um mimo mas há uma correção a fazer é que na foto não está um gato mas sim uma gata te garanto!
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Mar 10, 2022 22:25:02 GMT
Grande empreitada com essas figuras, Dolfo.
|
|