|
Post by lemos99martins on Dec 12, 2020 19:35:59 GMT
Boas companheiro eu uso a super cola 3 a original para colar plástico a metal metal a metal e quando é necessário plástico a plástico Um abraço Ps: Estive hoje na Barreiralva está lá um frio do caraças fui ao pão
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 12, 2020 22:22:46 GMT
Referes-te aos cabos das luzes? Se é são arames que comprei na loja do chinês. Uma cena qualquer usada para fazer bibelos ou joias ou assim. E usei cianocrilato para colar. Teve de ser mas odeio o raio da cola!
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 12, 2020 22:59:34 GMT
Obrigado a ambos pelas dicas.
É que eu tenho aí um Bf-109E (à escala 1/32), que comecei há mais de 30 anos, fiz em scratchbuild o interior do cockpit (baseando-me em fotos e ilustrações), mas depois o projecto ficou por aí e foi tudo para uma caixa, à espera de melhores dias...
Como recomecei este hobby há 2 anos, entretanto descobri que existem upgrades para kits antigos, e comprei dois desses kits (um as rodas, o outro o interior do cockpit), em resina, para o meu velhinho Bf-109E.
Ainda não lhe voltei a mexer, mas é um projecto para tentar terminar quando for oportuno.
E a pergunta sobre como colar partes em "photo-etch" a plástico (neste caso será a resina, mas uma cola que sirva para um material em princípio também deverá servir para o outro), é porque o kit com o interior do cockpit trás uma série de (pequenas, algumas minúsculas!) partes em "photo-etch", que deverão ser coladas ao resto das peças em resina.
"Estive hoje na Barreiralva está lá um frio do caraças fui ao pão"
Fizeste bem! O melhor pão de toda esta região (região esta que em igualdade com o Minho, é, para mim, a mais linda deste país Mas claro, também tem os seus inconvenientes, e um deles é ser uma zona muito húmida e muito fria... ) !
Frio... pois, esta zona é um gelo autêntico! E hoje nem sequer foi dos dias mais frios recentes. Já tem estado muito mais frio do que esteve hoje...
"eu uso a super cola 3 a original"
Presumo que te referes à Loctite. Que é a que tenho por vezes. Actualmente tenho da Axton, que é a marca do Leroy-Merlin. É mais em conta que a Loctite, e é a mesma coisa. Ambas secam nos tubos demasiado depressa para o uso que lhes dou.
"Referes-te aos cabos das luzes?"
Sim, referia-me a esses cabos. Pensei que fosse uma peça em "photo-etch"
"E usei cianocrilato para colar. Teve de ser mas odeio o raio da cola!"
Ok, obrigado. Não tenho a certeza se a super glue que aí tenho agora também é cianoacrilato ou não (deve ser). Mas sim, já usei (sobretudo para colar resina a resina) cianoacrilato muitas vezes. Pois, se aquilo nos cola aos dedos é uma seca para a remover...
Mas para mim o pior desta cola (cianoacrilato e/ou super glue) é o facto de secar nos tubos muito rápidamente! Se não a usarmos durante uns dias, quando voltamos a precisar dela... já era! Fico sempre com os tubos a meio, porque metade acaba por ir para o lixo, e toca a ter de comprar mais! E guardo a minha no frigorífico, para tentar retardar um pouco o tempo de secagem daquilo, mas mesmo assim é uma seca!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 13, 2020 12:04:42 GMT
Sim nos tubos seca demasiado. Eu uso em frasco e nesse aspecto não tem havido problema, já para ali está há uma data de meses.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 13, 2020 14:51:04 GMT
Trabalho no duro este fim de semana. Aplicação do red oxid na parte inferior para trabalhar as rodas. Em seguida para colar as mesmas houve que raspar bem num lado e no outro, que é para não ser parvo e ter colado aquilo tudo e pintado depois! Foi feito também um pouco de chippping leve que aquilo não se vai ver é nada. Em seguida vamos tratar dos rastos que vai ser outro pincel para colocar. Abraço Paulo PS: E vocês ficam-se?
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 13, 2020 15:08:07 GMT
Sim nos tubos seca demasiado. Eu uso em frasco e nesse aspecto não tem havido problema, já para ali está há uma data de meses. Abraço Paulo Em frasco? Não me lembro de ter visto cianoacrilato em frasco (presumo que de vidro) à venda...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 13, 2020 15:36:31 GMT
Claro que há. Mas não são de vidro e sim de plástico. Encontras em todo o lado.
Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 13, 2020 17:20:14 GMT
Claro que não!! Tenho andado entretido a finalizar Stug e também com um projecto começado antes do forum entrar em hibernação. Um T-6 na escala 1/72, que irá ser o tuga azulinho do 50.º aniversário da FAP. E nos intervalos ainda tenho dado uns toques a scratchar figuras à escala 1/6 (neste momento estão na forja Balian, Barão de Ibelin e defensor de Jerusalém e um elemento das SAS de David Stirling). Realmente isto tem ido devagar e continuo a ter de fazer as fotos com o telemóvel, o que também não anima muito... mas em breve abrirei novos tópicos.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 13, 2020 18:42:45 GMT
Claro que há. Mas não são de vidro e sim de plástico. Encontras em todo o lado. Abraço Paulo Ok, obrigado! Tenho de ver se descubro isso.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by moreno on Dec 13, 2020 23:56:32 GMT
Claro que há. Mas não são de vidro e sim de plástico. Encontras em todo o lado. Abraço Paulo Ok, obrigado! Tenho de ver se descubro isso.
Abraço,
Dolfo
Eu compro o ciano nas lojas do chinês. Tem uns frasquinhos com pincel e tudo.
|
|
|
Post by Dolfo on Dec 14, 2020 0:44:25 GMT
"Eu compro o ciano nas lojas do chinês. Tem uns frasquinhos com pincel e tudo."
Obrigado, Moreno
Da próxima vez que for à vila tenho de ver isso
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 14, 2020 14:24:24 GMT
Então aqui ficam as rodas já todas coladas....uff! Washes... Acho que depois vamos continuar com este a ver se começo logo por dar cabo do maior... Abraço Paulo
|
|
mareb
Senior Member
|
Post by mareb on Dec 14, 2020 16:07:45 GMT
Grande empreitada a que esse bicho obriga.
Os elos das lagartas são de encaixe, ou têm de ser colados?
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 16, 2020 17:16:11 GMT
Grande empreitada a que esse bicho obriga.
Os elos das lagartas são de encaixe, ou têm de ser colados? Uns quantos vêm em elos, e outros vêm às tiras. Como as rodas estão preparadas para não girar a coisa conjuga-se. No entanto vai ser um pincel para meter as lagartas no sitio ai vai vai.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Dec 16, 2020 17:18:02 GMT
|
|