|
Post by Admin on Jun 18, 2020 14:56:00 GMT
Aquele que pintar melhor
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 26, 2020 19:40:14 GMT
Aquele que pintar melhor Pois, isso é mesmo verdade
A este propósito, bem sei que a nova geração, e muitos dos da minha, estão ao que me parece, cada vez mais rendidos ao acrílico.
Eu confesso que continuo a ser um fã das velhinhas Humbrol enamel
E claro, para figuras a uma escala jeitosa (120mm por exemplo, ou bustos de preferência a 1/10, ou 1/9, que são as escalas ideais para os meus olhos e firmeza das mãos nesta fase da vida já menos jovem... ) por cima duma "base coat" com Humbrol enamel (a qual aplico por cima dum primário à base de laca, da Mr Hobby), pintura artística de óleo.
Talvez um dia ainda venha a testar algumas das pinturas acrílicas solúveis em água, como as Vallejo e afins. Embora no geral prefira os trabalhos a óleo, confesso que tenho visto excelentes resultados com estes acrílicos mais recentes.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 26, 2020 19:55:29 GMT
Dizem que burro velho não aprende, mas pelo menos este aqui vai apanhando algumas coisas. Comecei também pelas tintas da humbrol que tenho praqui uma centena, e depois passei para a tamiya que continuo a utilizar. Ultimamente experimentei as Real color e fiquei fã. São tao boas senão melhores que as tamiya. Primários tenho usado o one shot e o tracks primer da Ammo que gosto bastante. Falta-me testar o Surface primer da Vallejo, pois quando começar a pintar os grandes vai ser ao litro e como tem frascos de 200ml se for em condições sai bem mais barato. Isto tudo para dizer que Old School nao quer dizer velho do Restelo...🤣
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 27, 2020 2:52:24 GMT
Paulo,
Há já muitos anos, utilizei uma vez um vermelho da Tamiya, para pintar uma mota em metal à escala 1/9.
E foi a única vez que me recordo de ter pintado com tinta acrílica. Mas se bem me lembro essa tinta acrílica da Tamiya não era solúvel em água. E tinha um "pivete" que até fazia impressão!
Acho que foi justamente por causa dessa experiência que nunca mais voltei a tentar nenhuma outra tinta acrílica
Já na época usava as enamel da Humbrol, não me recordo porque raio fui usar aquele vermelho da Tamiya, se calhar era o vermelho mais parecido com o modelo da mota, não faço ideia, já foi há muitos anos.
Agora sei que existem novas tintas acrílicas, solúveis em água, tanto se pode usar água da torneira para diluir a tinta como para limpar pincéis e até uma 1ª limpeza temporária do aerógrafo, entre a aplicação de diferentes cores. Não sei se as actuais tintas acrílicas da Tamiya são dessas. Há por aí actualmente muitas novas marcas no mercado (algumas delas aqui da nossa vizinha Espanha), que parecem estar muito em voga entre o que me parece ser um número cada vez maior de modelistas, tanto cá em Portugal, como em Espanha, e pelo resto do mundo.
Comprei recentemente um aerógrafo, e sei que as tintas acrílicas são as que mais convêem neste caso, tanto pela facilidade da limpeza do aparelho, como menciono, mas também pela viscosidade das tintas, que creio que permitem um fluir ideal da pintura. Portanto é possível que mais tarde ou mais cedo venha a testar alguns destes novos acrílicos
Mas não tenho nada a dizer contra os enamel da Humbrol (embora saiba que há quem se queixe que a qualidade das tintas já não é a mesma doutros tempos, pessoalmente não me apercebi ainda disso, e tenho comprado regularmente novas tintas) e como se costuma dizer "em equipa que ganha não se mexe"
Confesso que não sei qual será o resultado quando as começar a utilizar com o aerógrafo, mas com o pincel, para mim são excelentes, nada de negativo a apontar. Com o Compressor que comprei (e que ainda cá não chegou, daí não ter ainda podido testar o aerógrafo, um Ultra Two in One da Harder & Steenbeck, não é nenhum topo de gama mas para um principiante nestas andanças já é jeitoso) vem um outro aerógrafo também de dupla acção e mais umas coisas, e entre outras alguns frasquinhos de tinta acrílica (penso que sem marca) de modo que vou poder pelo menos testar essas e logo se vê.
Os primários que referes, confesso que não conheço nenhum, enfim, nunca experimentei nenhum. São também acrílicos?
Eu tenho-me estado a dar bem com este que uso há algum tempo, Mr Hobby Mr Primer Surfacer 1000. Que pelo cheiro inicialmente pensei que fosse acrílico (mas dos não solúveis em água, como o vermelho para mim de má memória da Tamiya que refiro acima ), mas como nenhum dos diluentes que cá tenho, nem Aguarrás, nem Essência de Terebentina, nem o diluente Sintético da Dyrup (que é o que mais uso para diluir as tintas da Humbrol, e até limpar pincéis depois de pintar com as tintas enamel), enfim, nada de nada conseguia limpar os pincéis depois de aplicar este primário, um modelista amigo que também usa o mesmo recomendou-me o Mr Color Rapid Thinner, que é o único que limpa na perfeição os pincéis depois de utilizar este primário, e vim então a descobrir que afinal este primário é à base de laca, por isso os outros diluente não funcionam.
Agora entretanto já aí tenho o diluente específico para tintas enamel da Humbrol, que se calhar será o ideal para diluir as tintas para aplicar com o aerógrafo, e depois limpar o aparelho.
Estou morto que chegue o Compressor para poder enfim começar a testar e praticar com o aerógrafo, e claro experimentar com as velhinhas enamel da Humbrol, e porventura com estes novos acrílicos solúveis em água. E ver também como se comporta o primário à base de laca em aplicação com aerógrafo.
"Isto tudo para dizer que Old School nao quer dizer velho do Restelo...🤣"
Estou inteiramente de acordo. Quando se deixa de aprender, ou que estagnamos... estamos mortos...
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 27, 2020 9:23:12 GMT
Os primários que referes, confesso que não conheço nenhum, enfim, nunca experimentei nenhum. São também acrílicos?
O one shot e tracks primer da Ammo são acrílicos, já o surface primer da Vallejo acho que é vinil.
De qualquer das formas e sem me querer armar em expert na matéria, já que vou absorvendo coisas aqui e ali, o pessoal voltou-se para as tintas acrílicas por serem mais fáceis de usar, e por haver o mito de serem seguras, o que não é verdade. Podem ser mais seguras que os esmalte, por exemplo, mas contem elementos nocivos, mesmo nos pigmentos. Aqui em casa como no local onde trabalho é impossível canalizar uma saída de ar para o exterior construí uma caixa com duas ventoinhas potentes, e filtros interiores e exteriores, para absorver o máximo de partículas que advém da pintura, e para além disso uso mascaras descartáveis de partículas próprias para o efeito, já que as maiores com filtros intermutáveis, são meio pesadas e pouco praticas de usar nisto. O pessoal usa os aerografos na boa muita gente sem absolutamente nada, e com perroal ao pé, como nos workshps, e as partículas acabam por serem respiradas. Se encontrar as fotos da última limpeza que fiz ao interior da caixa e filtros depois posto. Aquilo só in loco é que se acredita, a quantidade de pigmentos que se acumulam. Tirando isso cada um usa as tintas que mais lhe agradam como é evidente, mas também acaba em alguns casos por ser "clubite", no meu caso uso ou experimento aquilo que me interessa independentemente das marcas, mas claro acaba-se sempre tendo algumas mais usadas que outras.
Se quiseres ler mais qualquer coisa tens estes links por exemplo: pois é sempre bom ter algum conhecimento daquilo com que lidamos habitualmente.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 27, 2020 10:35:50 GMT
Aqui tens umas fotos da ultima limpeza, de umas poucas pinturas... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 27, 2020 14:34:46 GMT
Paulo,
Obrigado por toda essa informação e links, muito útil!
Já tinha visto as fotos da tua limpeza no MnN original. Pois, inalarmos tudo isso faz de certeza mossa!...
Para já, com a compra do aerógrafo, mais compressor, mais alguns artigos para a limpeza do aerógrafo, etc... fiquei "descalço", e portanto não há hipótese de poder adquirir (fazer uma como tu está fora de questão para mim, porque os meus dotes de "bricoleur" deixam mesmo muito a desejar... ) uma dessas "Estações para pintura com extractor" nos tempos mais próximos... As que já vi por cá à venda são carotas...
Nota que o meu futuro uso do aerógrafo será, penso eu, reduzido, porque limitar-se-á à utilização do mesmo para aplicação de primários, "base coats" e em princípio será básicamente isso. Para o resto tenciono continuar a utilizar pincéis.
Luvas tenho aí com fartura (por causa desta história do vírus...) e máscaras também tenho algumas (mas claro das correntes, descartáveis, que presumo que tenham o mesmo efeito não-protector com as pinturas como em relação ao vírus, ou sejam, não servem para nada...).
Como não tenho um local (quarto/estúdio) próprio para o hobby (faço os meus "bonecos" na mesa da sala de jantar, que como não utilizo, está desde que voltei ao hobby a servir de bancada), estou a ponderar a hipótese de utilizar o aerógrafo no exterior da casa, sempre há-de ajudar a dispersar alguma da toxicidade que as tintas contêm (vi e li o conteúdo do teu 1º link, o 2º carreguei-o para o PC para depois ler com tempo, porque é extenso).
Isto vai-se fazendo o que se pode, à medida que se pode...
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jun 27, 2020 18:34:06 GMT
Bom digamos que aerografo na mesa de jantar não será mesmo o mais apropriado, isto se não optares por uma solução como a minha que não é difícil de concretizar, até podes partir de uma caixa de madeira ou plástico que tenhas e adaptar o resto. E fica portátil, já a minha adaptei à estrutura existente e foi ligeiramente mais difícil. Aconselho é ventoinhas de alto debito tipo estas da sunon. Nada de ventoinhas tipo dos pcs, que isso não serve para nada, pois tem pouca tiragem, e depois não aspiram as partículas, aliás como muitas das que há a venda e custam um balúrdio! A opção do quintal acho exequível desde que tenhas uma zona em que possas pintar sem vento. Ou garagem por exemplo. Isto um gajo tem que inventar, que o dinheiro está caro, e por outro lado até dá mais gosto usar uma coisa feita por nós. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jun 27, 2020 20:30:40 GMT
Paulo,
"A opção do quintal acho exequível desde que tenhas uma zona em que possas pintar sem vento. Ou garagem por exemplo."
Nem uma nem outra... Terá de ser em dias sem vento, nem chuva
Já nesta casa cheguei a utilizar aquela pistola de pintura da Humbrol uma ou duas vezes (até ela dar o berro), e o que fiz foi que pintei na cozinha, e arranjei uma caixa de cartão dentro da qual pus o kit em questão, mais para não haver tinta espalhada no chão ou na área da pintura, não exactamente para me proteger.
E se calhar é o que vou ter de voltar a fazer enquanto não arranjar uma solução melhor: uma caixa de cartão e o(s) kit(s) lá dentro, para não borrar à volta, e luvas e máscara.
Obrigado pelas dicas!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 3, 2020 23:00:45 GMT
Boas caro Dolfo devo dizer-te que tintas ennamel no aerografo quando for limpar vai dizer um montão de palavrões porque são difíceis de limpar Quanto a toxicidade ficam a anos luz do veneno das emennel e quanto a pigmentos no ar estes são anjos caídos do céus comparados com esse "virolino" que anda a matar pessoas.Não se iluda os acrílicos no ato da pintura será melhor dilui-los com o respectivo diluente e não com água Eu lavo o aerógrafo com água de seguida faço uma limpeza com álcool e finalmente um pouco de diluente da marca para retirar qualquer vestígio de água. Bons modelos
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 13:53:54 GMT
Boas caro Dolfo devo dizer-te que tintas ennamel no aerografo quando for limpar vai dizer um montão de palavrões porque são difíceis de limpar Quanto a toxicidade ficam a anos luz do veneno das emennel e quanto a pigmentos no ar estes são anjos caídos do céus comparados com esse "virolino" que anda a matar pessoas.Não se iluda os acrílicos no ato da pintura será melhor dilui-los com o respectivo diluente e não com água Eu lavo o aerógrafo com água de seguida faço uma limpeza com álcool e finalmente um pouco de diluente da marca para retirar qualquer vestígio de água. Bons modelos Olá Lemos!
Obrigado pelo post, conselhos e recomendações
Ainda não testei nada no aerógrafo, a não ser pintura acrílica solúvel em água, para os testes iniciais.
Foi relativamente fácil limpar o aerógrafo depois de ter utilizado estas acrílicas. Embora tenha reparado que houve pequenos spots que, ou porque partes/pigmentos da tinta secaram rápido, ou por outra razão, foram um pouco mais demorados. De qualquer forma, depois de ter limpo inicialmente com água, usei o Mr. Color Rapid Thinner para limpar quaisquer resíduos, e aí sai tudo. O Mr. Color Rapid Thinner é usado sobretudo para lacas, e essas são bem difíceis de limpar (pelo menos nos pincéis, não saem com nada, nem aguarrás, nem diluente sintético, nada, só mesmo com este Mr. Color Rapid Thinner) . Prevejo que quando utilizar o primário Mr. Primer Surfacer 1000, que é laca, aí possa ser demorado conseguir limpar a fundo o aerógrafo Mas com este Thinner, penso que o deva conseguir.
Para as tintas enamel, e tanto para as diluir, como depois para limpar os pincéis, sempre usei um diluente sintético normal (últimamente tem sido o da Dyrup, que se compra em casas de materiais de construção, ou Leroy-Merlin), e nunca tive problemas, os pincéis ficam bem limpos e não custa a sair a tinta.
Estava a pensar utilizar o mesmo diluente para limpar o aerógrafo, quando o utilizar para pintar com tintas enamel (que terão de ser préviamente bem diluídas, com o mesmo diluente sintético) . Espero que seja o suficiente para limpar o aerógrafo. Mas caso não seja, ou não chegue, acredito que este Mr. Color Rapid Thinner consiga limpar a fundo quaisquer restos de pintura. Mas bom, isso só mesmo com a utilização, porque para já o que digo baseia-se no uso destas tintas com pincel, não sei óbviamente se os resultados serão os mesmos com o aerógrafo. Espero que sim
Não percebi bem sobre a toxicidade, quando referes "Quanto a toxicidade ficam a anos luz do veneno das emennel". A comparação é feita entre que tintas?
Estes acrílicos que utilizei para os testes são de "marca branca", ou seja, vieram com um aerógrafo que veio com o Compressor. Ou seja, não correspondem a uma marca de diluente, porque os acrílicos não têm marca. Mas quando me decidir a comprar algumas tintas acrílicas, compro também o diluente da mesma marca. Embora já tenha lido por aí que aquilo é água embalada num frasco com um rótulo da marca... o que faz com que saia cara a dita água... mas isto claro, é o que se diz por aí, e pode não corresponder exactamente à verdade... não sei
Mais uma vez, obrigado
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by danielmachado on Aug 4, 2020 13:59:24 GMT
Pois eu uso principalmente as Revell Aqua, são das mais inócuas (pelo menos não cheiram nem ficam partículas ao pintar), e depois de dominar a diluição, são das que mais rendem e dão bons resultados.
Também gosto de Vallejo e Tamiya.
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 14:31:18 GMT
Pois eu uso principalmente as Revell Aqua, são das mais inócuas (pelo menos não cheiram nem ficam partículas ao pintar), e depois de dominar a diluição, são das que mais rendem e dão bons resultados. Também gosto de Vallejo e Tamiya. Daniel,
Obrigado pelo post e informação
Revell Aqua, nunca vi à venda nem nunca ouvi falar. São tintas acrílicas presumo. Se existirem à venda no mercado nacional, a ver se experimento. Existe diluente da mesma marca?
Bem sei que as Vallejo são uma das marcas preferidas dos modelistas actualmente. Um dia vou ter de as testar. E essas sei que existe diluente da marca.
As Tamiya... a minha única experiência com acrílicos, há mais de 30 anos, foi justamente com um acrílico da Tamiya (na época não era solúvel em água), e foi essa experiência que fez com que nunca mais voltasse a utilizar acrílicos... Sei que entretanto mudaram e agora os acrílicos Tamiya são, como os outros acrílicos, solúveis em água. E penso que também exista um diluente da marca. Mas acho que fiquei "traumatizado" com o raio do pivete do acrílico Tamiya que utilizei há uma série de anos, e se voltar a utilizar acrílicos, provávelmente vou testar outras marcas antes de testar algum da Tamiya...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by danielmachado on Aug 4, 2020 14:42:00 GMT
Revell Aqua e Vallejo têm alguma má fama, sem justificação.
Misturas no diluente da Vallejo umas gotas de Fairy e glicerina e pinta como Tamyia.
Revell diluis com glicol (líquido de pára-brisas), com umas gotas de Fairy e glicerina também. Diluídas com Ajax também pintam bem.
Tamiya com IPA (álcool isopropílico) pinta muito bem.
Eu não uso os diluentes de marca, só o da Vallejo com os cheirinhos que referi.
|
|
|
Post by danielmachado on Aug 4, 2020 14:52:16 GMT
Já agora, nas minhas bases uso tintas CIN de parede diluída com glicol, num aerógrafo 0.5mm chinax.
Pintam como qualquer outra tinta...
|
|