|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 15:06:17 GMT
Wow! Isso são umas misturas e tanto!
Entretanto já fui pesquisar e já sei o que são as Revell Aqua. Para já ainda não encontrei loja nenhuma que as comercialize em Portugal (no Brasil sim, mas cá ainda não encontrei nenhuma; e refiro-me a estas Revell Aqua, porque Revell enamel há-as cá, até tenho uma ou duas), se souberes de alguma, posta o link por favor.
Até agora, nos vários Forums de modelismo que frequento, não me recordo de ninguém se queixar das acrílicas da Vallejo, só tenho lido as melhores críticas
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 4, 2020 15:17:03 GMT
Com as tintas acrílicas Tamiya, Createx ou Vallejo uso ajax ou equivalente para limpar o aérografo e limpa bem, já usei também para diluir. Isto porque o primeiro "airbrush cleaner" que comprei me cheirava a ajax
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 15:31:17 GMT
Com as tintas acrílicas Tamiya, Createx ou Vallejo uso ajax ou equivalente para limpar o aérografo e limpa bem, já usei também para diluir. Isto porque o primeiro "airbrush cleaner" que comprei me cheirava a ajax Estava aqui a pensar nisso. Mas Ajax, Fairy, etc, são detergentes para lavar a loiça (eu uso Fairy, há já muitos anos por acaso). E fazem espuma, quando misturados com água (ou presumo que o façam quando misturados com outro líquido qualquer) . Então e misturando com as tintas não fazem bolhinhas de espuma no aerógrafo?
Até mesmo só para limpar o aerógrafo, hão-de fazer espuma. O que faz com que depois seja preciso lavar tudo com água corrente, para limpar resíduos da espuma. Mas como acho que não convêm deixar o aerógrafo com água, depois disso presumo que tenha de ser limpo com um diluente, certo?
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 4, 2020 15:46:27 GMT
Nada disso, Ajax limpa vidros ou Windex como se chama lá fora. Depois de limpar normalmente meto umas gotas de lubrificante da Iwata.
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 4, 2020 18:25:39 GMT
Boas dolfo a comparação é feita entre as enamel e as acrílicas Eu quando usava as humbrol tambem limpava os pincéis com esse mesmo diluente.Agora habituei-me á tamiya e não quero outra coisa Já usei as Mig mas...nin.. a vallejo model color são boas para o pincél Quanto a limpares o aerógrafo com o diluente sintético cuidado com a possível destruição dos vedantes (palavra dos entendidos)Já dilui a tamiya com álcool e com água misturada com limpa vidros mas cheguei á conclusão que estar a fazer mistura de água com limpa-vidros ter atenção ás quantidades optei por diluir a tinta com o diluente da marca e não penso mais nisso Lavo o aerógrafo com água corrente debaixo da torneira depois limpo melhor com álcool e finalmente um cheirinho de diluente para retirar qualquer vestígio de água ou álcool.
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 4, 2020 18:29:20 GMT
Devo dizer-te que o produto do AJAX que limpa é o amoníaco existente neste produto e quanto mais rico em amoníaco for o detergente melhor limpa Eu continuo na minha:água corrente álcool e finalmente um cheirinho de diluente e voala
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 19:33:30 GMT
"Nada disso, Ajax limpa vidros ou Windex como se chama lá fora."
Ah, ok, é o limpa-vidros, não é o detergente! Não tinha percebido isso! Assim já fará mais sentido (os limpa-vidros, seja qual for a marca, creio, pelo menos não fazem espuma ) .
Mas não sei se me atreveria a fazer esse tipo de misturas com as tintas...
E é como diz o Lemos, o ingrediente que faz os limpa-vidros funcionarem é com efeito o amoníaco... É forte! E não sei se será aconselhável misturar disso com as tintas...
Eu nem para produtos de limpeza uso dos que contêm amoníaco, tento sempre comprar doutros que não tenham, ou tenham o mínimo possível e nem se note. É que o amoníaco tem cá um cheiro que um gajo até fica mal disposto só com os vapores...
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 20:03:08 GMT
"Boas dolfo a comparação é feita entre as enamel e as acrílicas"
Ok, Lemos, agora percebo
E na tua opinião quais são as mais tóxicas destas duas?
"Agora habituei-me á tamiya e não quero outra coisa Já usei as Mig mas...nin.. a vallejo model color são boas para o pincél"
Ok, se bem percebo usas acrílios da Tamiya para pintar com o aerógrafo, mas para pintar com pincel as da Vallejo também são boas, correcto?
Os acrílicos da Tamiya já vêm diluídos, nos frascos, para serem usados com o aerógrafo, ou é preciso diluí-las?
Li recentemente, ou talvez tenha visto num video-tutorial, algo sobre isso (tintas acrílicas já pré-diluídas nos frascos), mas agora não me consigo lembrar da(s) marca(s)
Mas já deu para perceber que actualmente te tornaste um fã dos acrílicos da Tamiya
Confesso que isso vai ser difícil para mim, deixar as enamel e converter-me aos acrílicos. Talvez porque até agora as velhinhas Humbrol enamel sempre cumpriram a missão e nunca me deixaram ficar mal (se algo não ficar perfeito, a culpa é do pintor, neste caso, não das tintas ) . Ainda cá tenho, há mais de 30 anos portanto, latinhas da Humbrol "authentic colors", que nunca abri! W das muitas latinhas que já tinha abertas dessa época, curiosamente a maioria, depois de as voltar a abrir, continuam impecáveis. Muitas estragaram-se, sim, porque decerto não estariam bem vedadas e terá entrado ar para o interior, e acabaram por secar. Paciência, essas têm ido para o lixo, quando abro uma assim. Mas a maioria das que abri até agora, é como digo, estão em perfeitas condições. O frasco do tal acrílico vermelho não solúvel em água da Tamiya que utilizei há mais de 30 anos, e que ainda por aí estava quando voltei ao hobby há cerca de 2 anos, nem sequer o consegui abrir! Impossível! Foi para o lixo também.
"Quanto a limpares o aerógrafo com o diluente sintético cuidado com a possível destruição dos vedantes (palavra dos entendidos)"
Ok, obrigado pela advertência. Se tiver de usar fá-lo-ei com o máximo de precaução, e apenas naquelas áreas onde não hajam partes/peças que não sejam em metal. Por exemplo nos copos, acho que aí não deverá haver problemas ou consequências desagradáveis.
"Já dilui a tamiya com álcool e com água misturada com limpa vidros mas cheguei á conclusão que estar a fazer mistura de água com limpa-vidros ter atenção ás quantidades optei por diluir a tinta com o diluente da marca e não penso mais nisso"
Também sou da tua opinião. Não sou do género químico/alquimista... e prefira não estar a inventar nem a meter-me por caminhos que desconheço... muitas vezes dão asneira...
"Lavo o aerógrafo com água corrente debaixo da torneira depois limpo melhor com álcool e finalmente um cheirinho de diluente para retirar qualquer vestígio de água ou álcool."
Não me tinha ocorrido o álcool. Mas com efeito deve ser uma boa solução, o álcool limpa práticamente tudo. E tem a vantagem de evaporar rápidamente, o que deixa o material bem seco, o que é bom.
Obrigado pelas dicas e pela partilha!
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 4, 2020 20:44:44 GMT
Para as Tamiya tens sempre o diluente deles. Como diz o lemos o que limpa realmente é o amoníaco, a maior parte dos "airbrush cleaners" cheira a isso.
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 4, 2020 21:21:29 GMT
Boas dolfo segundo dizes há 30 anos usavas as tintas enemel pois eu digo-te que durante muito tempo (e ainda tenho esse modelos) a tinta que havia onde eu vivia e que ainda guardo como recordação eram as latinhas da TROVIK (Segundo penso de fabrico português) depois claro,muitos anos de enamel primeiro a pincel depois com aquelas "pistolas da heler que funcionavam como uma vulgar pistola de pintura para modelos 1/1 o cheiro que ficava na casa (não havia quintal)quando fazia a limpeza com o diluente sintético,até que mais tarde comprei um aerógrafo e,imagina!não tinha compressor usava umas latas de ar comprimido! até que finalmente comprei um compressor de membrana que não sendo ótimo vai fazendo a seu obrigação,pelo menos é silenciosos (há anos que tenho um motor de frigorifico e o resto dos acessórios para fazer um em condições)Agora é como tudo na vida cada um opta pelo que mais lhe agradar Um abraço Lemos
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 21:27:24 GMT
"Para as Tamiya tens sempre o diluente deles."
Obrigado As lojas onde me abasteço regularmente (não só em tintas mas de tudo um pouco para o hobby) acho que têm esse diluente. Pelo menos ambos vendem tintas acrílicas da Tamiya.
"Como diz o lemos o que limpa realmente é o amoníaco, a maior parte dos "airbrush cleaners" cheira a isso."
"Airbrush cleaner" própriamente ainda não utilizei, nem tenho ainda nenhum.
Se cheiram a amoníaco... se calhar vou continuar a utlizar os diluentes, e eventualmente água (para acrílicos) e talvez álcool, e em casos mais extremos o Mr. Color Rapid Thinner (ou outro da mesma gama Mr. Color, há vários) .
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 4, 2020 21:50:06 GMT
Olá Lemos,
"a tinta que havia onde eu vivia e que ainda guardo como recordação eram as latinhas da TROVIK (Segundo penso de fabrico português)"
Cheguei a ter algumas latinhas da Trovik
E também tive da Pactra (nuns frasquinhos quadrados em vidro), e mais uma ou outra marca, tudo enamel, claro.
Acontecia por vezes que tal ou tal outra côr de tinta da Humbrol estivesse esgotada, e nesse caso se estivesse a precisar da dita côr, comprava da marca em que houvesse a côr disponível
Mas pelo menos 98% das tintas enamel que ainda tenho hoje (e tenho comprado alghumas desde que voltei ao hobby, ou porque precisasse duma côr específica que não tinha, ou porque a que tinha se tivesse estragado) são da Humbrol.
Por exemplo há não muito tempo o "Matt Black" da Humbrol esteve esgotado durante alguns meses nos meus fornecedores habituais. A solução foi comprar o mesmo "Matt Black" mas da Revell, que é o preto mate que tenho e tenho utilizado actualmente.
"muitos anos de enamel primeiro a pincel depois com aquelas "pistolas da heler que funcionavam como uma vulgar pistola de pintura para modelos 1/1.
não tinha compressor usava umas latas de ar comprimido!"
Também tive durante muitos anos uma pistola de pintura, mas aquela da Humbrol, só muito recentemente comprei o meu 1º aerógrafo a sério. Idem para o compressor. Durante todos os anos em que utilizei (esporádicamente, porque em 99% dos casos sempre pintei a pincel) a pistola da Humbrol, também utilizei essas mesmas latas de ar comprimido que mencionas Até que pouco depois de voltar ao hobby, há cerca de 2 anos, ao pintar o Rolls-Royce de que postei fotos num outro tópico, a pistola da Humbrol... pifou! E pronto, fiquei sem hipótese de pintar superfícies maiores, e foi por isso que lá me decidi a comprar o aerógrafo e o compressor (agora até fiquei de repente com 2 aerógrafos, porque o compressor trazia um no kit e mais uns frasquinhos de tintas acrílicas, que têm servido para os testes, a ver se aprendo a manejar isto, que parece fácil, mas não é assim tão fácil quanto parece ) .
"Agora é como tudo na vida cada um opta pelo que mais lhe agradar"
Totalmente de acordo
Isso e... até onde a bolsa chegar/permitir... que também é um factor determinante nas escolhas de cada um
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by lemos99martins on Aug 4, 2020 23:24:43 GMT
Caro dolfo não estranhes a minha ausência pois vou voltar ao "confinamento" isto porque tenho uma casita perto da Ericeira onde tenho estado desde Maio pois aqui onde moro Massamá o "virolino" anda a atacar e como sou reformado refugiu-me lá pois posso andar á vontade.Vim a casa porque tive que fazer exames médicos mas amanhã volto ao refugio Um abraço Lemos
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Aug 5, 2020 8:07:16 GMT
Tintas TROVIC já nem me lembrava
|
|
|
Post by Dolfo on Aug 5, 2020 13:49:19 GMT
Caro dolfo não estranhes a minha ausência pois vou voltar ao "confinamento" isto porque tenho uma casita perto da Ericeira onde tenho estado desde Maio pois aqui onde moro Massamá o "virolino" anda a atacar e como sou reformado refugiu-me lá pois posso andar á vontade.Vim a casa porque tive que fazer exames médicos mas amanhã volto ao refugio Um abraço Lemos Olá Lemos,
Perto da Ericeira, então somos quase vizinhos. Eu vivo desde há 7 anos numa pequena aldeia nos arredores de Mafra. E gosto do sossego, tranquilidade e bucolismo desta zona (já percorri Portugal duma ponta à outra, já vivi no centro de Lisboa e nos arredores, e na minha opinião a Zona Oeste é a mais linda do país, em pé de igualdade com o Minho ) .
Fica bem, e a salvo
Abraço,
Dolfo
|
|