|
Post by Paulo Arrais on Jul 14, 2020 16:07:28 GMT
A fita da Tesa segundo de lembro eram ao mesmo preço da tamiya ou mesmo mais caras. Qual usas? Outra opção válida para quem tenha onde comprar que não é o caso aqui são as fitas Kanuki, umas coloridas usadas principalmente para decorações. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 14, 2020 17:44:29 GMT
Além de 3 da Tamiya, o Nuno Albuquerque, da GreenModels, tem lá também 3 outras duma outra marca, "Jammydog". Alguém já utilisou? Também não são própriamente baratas, na ordem dos 4-5 Euros, 25m de fita, de 2 ou 3mm de largura.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 15, 2020 11:30:59 GMT
Essas nunca usei. Hoje fui comprar umas coisas ao Aki e comprei esta a 4.69 Era a única que havia por lá destas amarelas, das da Dexter nem vê-las... António Sobral, por acaso são iguais às que comprou? Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 15, 2020 12:58:25 GMT
Obrigado Paulo!
Pois, como disse também lá vi dessa marca, Tesa.
Mas como é que a gente sabe se estas ou as da Dexter, ou outras, são das que nos convêm para o hobby (fraca aderência, para vidro, como creio que disseste antes), ou se são das para paredes, como aquelas que comprei?
Nem nas embalagens, nem nas etiquetas do Leroy-Merlin, não creio que haja indicação disso.
Nessa que agora compraste por exemplo, não vejo nenhuma referência ao fim para que servem.
Edit: Reli o teu post, e veio-me à mente a questão: Ou será que é por serem amarelas? As que comprei com efeito são brancas. Será essa a diferença?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 15, 2020 13:59:10 GMT
A que tenho da Tesa tem 30mm de largura. Mas o tipo parece ser exatamente o mesmo.
Quanto à cor, tenho também várias fitas daquelas muito fininhas de 0,5mm a 4mm, em branco(creme), azul e laranja.
Isso deve depender da política do fabricante.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 15, 2020 14:28:16 GMT
Quanto à cor, tenho também várias fitas daquelas muito fininhas de 0,5mm a 4mm, em branco(creme), azul e laranja. Isso deve depender da política do fabricante.
Sobral,
Então como saber qual a de fraca aderência, enfim, como a distinguir da outra, como aquela que comprei?
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 15, 2020 17:10:07 GMT
Por tentativa e erro. Eu descobri a da Tesa por acaso. Pareceu-me fisicamente igual à da Tamiya, comprei-a, experimentei e funcionou. Mas também temos de ver o que está em jogo! Se usares a fita 1 vez por ano para um detalhe qualquer, que se lixem as experiências. Compra a da Tamiya e acabou-se Agora se vai usar mascaras todos os dias ou em grandes quantidades, aí sim, faz sentido procurar uma alternativa que seja mais barata.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 15, 2020 17:33:55 GMT
"Por tentativa e erro. Eu descobri a da Tesa por acaso. Pareceu-me fisicamente igual à da Tamiya, comprei-a, experimentei e funcionou."
Ok! Não percebo porque é que as várias marcas não especificam isso (a finalidade das fotas, se para madeira, mais aderente, ou se para vidro, menos aderente) nas embalagens! Não lhes ficava de certeza mais caro a embalagem se fornecessem essa informação (que me parece ser bastante útil, até para utilizadores com estes fins específicos e não necessáriamente para modelistas) .
" Mas também temos de ver o que está em jogo!
Se usares a fita 1 vez por ano para um detalhe qualquer, que se lixem as experiências. Compra a da Tamiya e acabou-se
Agora se vai usar mascaras todos os dias ou em grandes quantidades, aí sim, faz sentido procurar uma alternativa que seja mais barata."
Como referi antes, nunca utilizei máscaras destas (com fitas), quer nos velhos tempos quando construí e pintei aviões a 1/72 (alguns deles com pinturas em camuflado), e agora desde que voltei ao hobby há cerca de 2 anos, tambem ainda não precisei.
Será portanto um uso mínimo, de quando em vez. O caso agora seria para os "raios" no escudo do Viriato. Mas o mais provável será mesmo optar por fazer uns quantos "raios" em folha de plástico, e colo-os ao escudo, portanto nem sequer vou precisar de máscaras para este caso.
E aviões a 1/72... tenho aí uns quantos no "baú das velharias", mas o mais certo é nunca os vir a fazer...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 15, 2020 17:39:24 GMT
Como é costume o Mestre Sobral tem toda a razão. Mesmo os 18 metros da Tamiya dão para muita coisa mesmo. Basicamente a única diferença que vi entre a Tamiya e a Dexter foi que o corte nas laterais é um pouco mais preciso, de resto é a mesma coisa. Esta da Tesa ainda não tive oportunidade de comparar, embora parecendo a mesma coisa, há um pequeno pormenor que não me agrada, É que não vem selada a plástico como a Dexter, o que leva a trazer já porcaria que se cola nas laterais, e se for para fazer linhas perfeitas, dá para o torto, se for só para mascarar qualquer uma serve. desde que não traga a tinta atrás ao retirar. Eu mantenho as que tenho dentro dos sacos fechados.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jul 15, 2020 18:13:03 GMT
Afinal tenho cá em casa 2 da "Jammydog". É daquelas fininhas de 1mm e 2mm. Já as comprei há muitos anos, ainda a Green Models não existia! A de 2mm uso muito muito esporadicamente. O rolo ainda vai a meio.... A de 1mm nunca usei
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 20, 2020 13:27:18 GMT
Hoje, dia 20/7, continuo a aguardar a entrega dos candeeiros encomendados (e pagos no mesmo dia) ao IKEA, a 9/7...
Inicialmente a entrega estava prevista para 14/7. Depois passou para 17/7 (atrasaram-se, disseram eles). E hoje, até agora, ainda não foram entregues!... Bem sei que estão agora com os CTT Expresso (que de expresso só têm o nome!... São pela minha experiência o pior serviço dentro dos CTT!...) e já não depende do IKEA, mas enfim...
Dia 17, sexata-feira, liguei para o IKEA. Após cerca de meia-hora pendurado ao telemóvel a ouvir a mesma gravação, desisti e cliquei na tecla para entrarem em contacto comigo. A gravação diz que o fariam nas 48 horas seguintes. Já vamos em 72 horas e nada! Por chat no site deles consegui que me dessem o número da encomenda atribuído pelos CTT, e tenho estado a rastrear a mesma. Hoje davam-na como já estando no Centro de Distribuição de Mafra, e em distribuição, a partir das 7:56h da manhã, mas até agora... nada!
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 20, 2020 15:18:09 GMT
Caramba! Acho que os "deuses" ouviram o meu desabafo
Pouco depois de ter postado o último post, tocou o telemóvel, e era o homem dos CTT (e afinal não era CTT Expresso, mas CTT normal, mas em carrinha para volumes maiores que os carteiros em mota não distribuem), a perguntar onde era a minha rua... Lá lhe expliquei e passados minutos o homem apareceu para entregar então os 3 candeeiros do IKEA. Aleluia!
Dois já estão montados na mesa de trabalho, o 3º é para utilizar quando arranjar um "estúdio de fotografia" para ver se consigo então tirar umas fotos de jeito aos meus modelos.
Vou ter de rever e reler o tópico sobre fotografia e os conselhos e recomendações do mestre Sobral e do Paulo Arrais. Logo mais à noite a ver se começo a fazer uns testes.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 23, 2020 12:32:12 GMT
Hoje chegou mais um addon pro vicio... não é propriamente um item modelistico, mas é para... Abraço Paulo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 23, 2020 13:09:24 GMT
Ja tinha chegado há umas semanas mas não tinha tido tempo de o meter a trabalhar, super silencioso!
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 23, 2020 15:59:43 GMT
Isso é que é compressor à patrão! Mas por aqui não há massa para uma cena dessas. Quero ver se consigo fazer um preferencialmente com um deposito grandito... já me prometeram o compressor, mas depois falta só...o resto. Mas não há pressas.
Abraço Paulo
|
|