|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 11:17:15 GMT
caixa? qual caixa? Hehehe... é para não apanhar pó! Deixa-te disso, é uma ferramenta é para usar!
Mais umas coisinhas...
Abraço
Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 3, 2020 11:19:46 GMT
caixa? qual caixa? O aerógrafo está sempre no suporte, na bancada. Mas as vezes passam-se semanas sem o usar. O que não quer dizer que o tenha limpa da ultima vez que o usei! Mas isto é o que NÂO se deve fazer! Limpa sempre o aerografo totalmente pelo menos no final de um dia de trabalho. Também não demora assim tanto. Menos de 5 minutos.
Referia-me óbviamente à caixa de origem
Se estiver uns bons tempos sem o usar, imagino que seja para lá que os meus voltem. Mas claro, depois duma limpeza total
No suporte penso deixá-los ou enquanto estiverem a uso, ou entre sessões, por curtos períodos.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 6, 2020 13:03:34 GMT
Hoje lá chegou (finalmente! Encomendado há cerca dum mês!) o suporte para os aerógrafos (dá para 4).
Ainda continuo à espera dum kit da Mr. Hobby, o Mr Mix II (que inclui 2 pequenas colheres em metal e 2 pipetas) e que encomendei dum site em Espanha, que supostamente já devia ter sido entregue na 5ª ou 6ª-feira da semana passada, e em princípio se calhar só amanhã!!!
A transportadora é sem margem para dúvidas a pior de todas aquelas com que já lidei, MRW (infelizmente do site em Espanha onde encomendei, só usam 2 serviços, ou os Correios Espanhóis, ou a MRW; nesta altura não estão a utilizar os "Correos", portanto lá teve de ser pela MRW; custou caro, e uma semana e meia depois de ter encomendado e pago, ainda continuo à espera! E isto depois de já ter ligado para a loja deles mais perto daqui, falado com uma funcionária que até foi simpática, segundo ela a MRW em Espanha faz asneiras, altera Códigos Postais, para eles não existem os 3 últimos dígitos dos Códigos Postais em Portugal, e eles não os pôem, idem para o número de telemóvel, como metem o 351 antes, depois o verdadeiro número fica incompleto... Enfim, é de bradar aos céus! São do piorio!!! Não entendo sequer como ainda existem no mercado, com tamanha incompetência!) .
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 10:48:59 GMT
Finalmente lá chegou hoje o Mr Hobby Mr Mix:
Abraço,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 7, 2020 12:34:38 GMT
A transportadora é sem margem para dúvidas a pior de todas aquelas com que já lidei, MRW (infelizmente do site em Espanha onde encomendei, só usam 2 serviços, ou os Correios Espanhóis, ou a MRW; nesta altura não estão a utilizar os "Correos", portanto lá teve de ser pela MRW; custou caro, e uma semana e meia depois de ter encomendado e pago, ainda continuo à espera! E isto depois de já ter ligado para a loja deles mais perto daqui, falado com uma funcionária que até foi simpática, segundo ela a MRW em Espanha faz asneiras, altera Códigos Postais, para eles não existem os 3 últimos dígitos dos Códigos Postais em Portugal, e eles não os pôem, idem para o número de telemóvel, como metem o 351 antes, depois o verdadeiro número fica incompleto... Enfim, é de bradar aos céus! São do piorio!!! Não entendo sequer como ainda existem no mercado, com tamanha incompetência!) .
Idem para MRW
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 7, 2020 12:56:18 GMT
É por essas e outras que prefiro as lojas físicas, no meu caso na Greenmodels. Como em principio não necessito nada com urgência, tenho o meu road map, e a coisa vai vindo conforme a disponibilidade em €... e para além do mais ajudo o comércio nacional. Essas pipetas tenho uma parga delas, que comprei no meu veterinário. acho que 3 euros foram umas duas dúzias ou mais... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jul 7, 2020 13:19:34 GMT
Essas pipetas é um exemplo daquelas coisas que a malta do modelismo compra às unidades, por preços absurdos, quando aquilo se vende as centenas/milhares, por uma ninharia por unidade. É questão de se ir aos fornecedores de materias de laboratorio e afins. Eu por exemplo compro as laminas de x-ato (por acaso são pontas de bisturi esterilizadas às caixas de 100. O preço por unidade é ridiculo quando comparado com os praticados nas lojas de modelismo. Exemplo: 100 laminas por menos de 9 Euros! www.medicalexpress.net/instrumentos-cirurgicos/laminas-de-bisturi-41232-.html
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 7, 2020 15:01:14 GMT
Nem mais. Eu compro na farmácia sem stress. e os cabos também. Já as pipetas foram 4 euros 50. Há coisas que realmente estão fora de questão comprar, mas pronto cada um é que sabe... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 16:06:30 GMT
Viva!
O custo deste kit foi de 9,90€ e mais 9,00€ pelo porte pela MRW. Como foi pago por transferência bancária teve um pequenino desconto, o total ficou em 18,80€.
Não foi própriamente pelas pipetas que me decidi a comprar isto, mas sim pelas colheres em metal. Teria preferido que o kit trouxesse 4 colheres em metal em vez de apenas duas + as duas pipetas, mas é assim que ele vem do Japão, não há nada a fazer quanto a isso.
O que eu acho que foi demasiado caro nem sequer foi tanto o kit, mas os 9,00€ do transporte, que é suposto ser ultra rápido... Era suposto chegar ou dum dia para o outro, ou na pior da hipóteses 2 dias depois. Na verdade foram 2 dias úteis da semana passada, mais o fim de semana, que se meteu a meio, mais estes dois dias desta semana! Mas é assim que a MRW funciona! Já tive chatices com eles há uns bons anos a esta parte, e por mim nunca utilizaria os serviços deles, mas o vendedor onde comprei o kit em Espanha só tinha de momento esta opção, porque não estão a utilizar os "Correos"...
"É por essas e outras que prefiro as lojas físicas, no meu caso na Greenmodels."
Paulo, a GreenModels é um dos meus dois fornecedores nacionais preferidos, o Nuno Albuquerque é super simpático, trabalha bem e só tenho elogios a fazer ao serviço. Mas, eu vivo nos arredores de Mafra, a GeenModels é do outro lado do Tejo (Montijo, creio). Mesmo quando ainda tinha carro (entretanto "morreu" e agora estou sem carro) nunca lá fui, ou seja falamos por telemóvel, faço as minhas encomendas, e vêm por Correio (CTT, que embora estejam cada dia piores, ainda são apesar de tudo na minha opinião, dos melhores). Mesmo quando ainda tinha carro, se lá fosse daqui, em gasolina e portagens, se calhar não me ficava mais em conta do que aquilo que pago pelos portes... Além disso, a GreenModels não tem tudo! Há uma série de coisas que eles simplesmente não têm, não comercializam.
Um bom exemplo disso são os aerógrafos. O Nuno tem um único modelo desde há uma série de tempo, se não estou em erro. Mas não tem o modelo que comprei. Comprei-o a outro vendedor nacional, a HobbySector, em Sacavém. O Pedro Raposo também trabalha bem e tem uma gama e variedade de produtos porventura maior do que a GeenModels. Daí eu no geral abastecer-me nestas duas lojas. Mas em ambos os casos, sempre tendo de recorrer a transporte pelos CTT. Não tenho outra hipótese
"Essas pipetas tenho uma parga delas, que comprei no meu veterinário. acho que 3 euros foram umas duas dúzias ou mais..."
Eu só tinha uma pipeta destas, que terá sobrado de há alguns anos quando criei psitacídeos à mão, e nos primeiros dias de vida só à pipeta, antes de começar a utilizar seringa.
Vão-me dar jeito porque a única que tinha até agora tenho-a utilizado única e exclusivamente para os 2 thinners da Abteilung 502 (Matt Effect e Fast Dry, para as tintas a óleo) e vai continuar a servir para esse efeito. Estas 2 servirão, cada uma delas para qualquer coisa de específico.
Sim, já vi packs destas pipetas à venda noutras lojas de modelismo (na Linhas de Torres por exemplo), mas há anos que estão "esgotadas" e nem sequer me recordo do preço a que as vendiam. Ainda bem que falas do Veterinário. Todos os meses, pelo menos uma vez por mês, tenho de ir ao Vet da minha cadelita para comprar a pipeta anti-parasitas para ela. Da próxima vez hei-de perguntar se têm destas outras pipetas e preços.
"Eu compro na farmácia sem stress. e os cabos também."
Referes-te às lâminas dos X-Acto, e aos cabos dos mesmos? Se assim é, mais uma boa dica. Quando voltar à farmácia hei-de perguntar por isso
" Eu por exemplo compro as laminas de x-ato (por acaso são pontas de bisturi esterilizadas às caixas de 100. O preço por unidade é ridiculo quando comparado com os praticados nas lojas de modelismo."
Excelente dica, Sobral, e muito obrigado pelo link, já o salvei nos favoritos!
Por acaso desde há dezenas de anos que não compro lâminas para os X-Acto, porque ainda tenho aí algumas de quando fiz modelismo há 30 ou mais anos atrás, e como as encomendas não têm sido muitas, estas algumas que ainda sobraram dessa época têm chegado. Mas claro, mais dia, menos dia, vou ter de refazer o stock.
Os X-Acto própriamente ditos (os cabos, portanto) é que já estão a precisar de reforma, porque por terem estado sem uso durante tantos anos, aquela parte onde se colocam as lâminas está seca em ambos, e já não rodam (ou sejam, não abrem como deve ser para lá colocar uma lâmina nova, ou trocar o modelo da lâmina, tem de ser à força, e também já não fecham muito bem, tenho que estar sempre a apertar aquilo, que com a utilização se vais desapertando). Se calhar com óleo talvez conseguisse pôr aquilo de novo a rodar, mas para já têm estado assim.
E é fundamentalmente para isto que os Forums servem/devem servir, para se trocarem ideias, darem-se dicas, conselhos, e ajudarmo-nos uns aos outros naquilo em que cada um tem mais conhecimentos do que outros! Links para lojas/sites, como o que o Sobral aqui postou são na minha opinião super bem-vindos!
Bem-hajam!
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 7, 2020 17:18:49 GMT
Não tem aerografos? Mas eu comprei o meu Infinitu lá... e com um preço bem simpático... Quanto às laminas e cabos estava a referir-me as dos bisturis e respectivos cabos, que eu não me entendo com os x-actos.
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 17:36:44 GMT
Não tem aerografos? Mas eu comprei o meu Infinitu lá... e com um preço bem simpático... Quanto às laminas e cabos estava a referir-me as dos bisturis e respectivos cabos, que eu não me entendo com os x-actos.
Abraço Paulo
Tem um único modelo de Aerógrafo, que esteja no site pelo menos.
Não confirmei se é o modelo que tu compraste, mas assim à 1ª vista não parece. Se calhar em loja tem outros modelos, ou vai encomendando à medida que os clientes vão pedindo, não sei.
Acredito no preço bem simpático, o Nuno é como já disse uma simpatia de pessoa, e também me faz sempre uns pequenos descontos (arredondamentos para baixo, em relação aos preços anunciados no site), naquilo que de lá encomendo
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 22:38:57 GMT
Sobral,
Ainda a propósito disto:
" Eu por exemplo compro as laminas de x-ato (por acaso são pontas de bisturi esterilizadas às caixas de 100. O preço por unidade é ridiculo quando comparado com os praticados nas lojas de modelismo."
Confirma-me uma coisa por favor. Qualquer pessoa pode encomendar do site do teu link? Ou é só para médicos, pessoal médico, farmácias?
Outra coisa: cada caixa tem 100 lâminas iguais, do mesmo modelo. 100 lâminas (pelo menos no meu caso) durariamm uma vida inteira, e ainda sobrariam muitas para os herdeiros...
Porque é que o pessoal não se junta a vários, e encomendam-se várias caixas, de modelos variados (porque cada modelo serve para fins diferentes dos outros) e assim cada um dos interessados fica com 10 (ou 20, ou o que for, consoante o número de interessados) lâminas do modelo X + 10 do modelo Y + 10 do modelo Z, até perfazer 100 unidades, e assim cada um só tem de gastar os 8,80€ duma caixa de 100 (mais o IVA, creio) + os portes?
Se não estou em erro eles têm nove modelos diferentes de lâminas. Comprando uma caixa de cada modelo, daria +/- 11 lâminas diferentes por pessoa (nota, eu sou péssimo em contas, talvez isto não esteja certo, porque talvez dependa do número de pessoas interessadas...) .
Enfim, fica a sugestão
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 8, 2020 9:13:44 GMT
Sim inicialmente também tinha visto essa, mas depois falei com ele e já não tinha mas arranjou-me a Infinity crplus 2 in 1. Há muita coisa que não está no site e ele tem, acho que já não actualiza a pagina há algum tempo, pois o pessoal acho que fala directamente mais com ele... e depois pelo menos eu digo-lhe olhe quero isto e isto ou mando-lhe uma lista e ele arranja.
Quanto aos bisturis eu basicamente utilizo a 11 e 23 e depois tenho também umas quantas 15. Mas acabam por durar pouco, pois com tanto cortar e raspar perdem o gume e gosto daquilo sempre afiado para não fazer treta, e depois também se partem bastante, sobretudo as 11, por isso e para mim duas caixas de 11 e 23 bastaram, mas acredites ou não a maior parte já era... Outra coisa que há na farmácia e dá jeito para muita coisa são as espátulas para a garganta, já não me lembro mas uma caixa de 100 acho que foram 4 euros ou assim, e a-quilo dá para muita coisa, incluindo colar lixa...
Abraço Paulo
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 8, 2020 15:15:57 GMT
Olá Paulo,
"Sim inicialmente também tinha visto essa, mas depois falei com ele e já não tinha mas arranjou-me a Infinity crplus 2 in 1. Há muita coisa que não está no site e ele tem, acho que já não actualiza a pagina há algum tempo, pois o pessoal acho que fala directamente mais com ele... e depois pelo menos eu digo-lhe olhe quero isto e isto ou mando-lhe uma lista e ele arranja."
Ok. Pois, como referi antes tenho duas lojas em Portugal onde me abasteço normalmente, a GreenModels e a HobbySector.
Quando preciso de alguma coisa, regra geral primeiro dou uma vista de olhos nos sites, vejo o que têm, ou não têm, e a partir daí contacto ou um ou outro para encomendar, ou ver se conseguem arranjar (isto normalmente para items que deixaram de estar em stock, mas que ou um ou outro já tiveram disponíveis anteriormente) .
Para já ainda não fiz nenhuma lista para nenhum deles, com items que nunca vi anteriormente anunciados nos sites.
Mas se calhar é o que vou fazer para estes sets da Aires para o cockpit do Bf109 a 1/32. E logo vejo se ou um ou outro conseguem arranjar isto. Senão, lá terei de mandar vir dum site estrangeiro...
"Quanto aos bisturis eu basicamente utilizo a 11 e 23 e depois tenho também umas quantas 15. Mas acabam por durar pouco, pois com tanto cortar e raspar perdem o gume e gosto daquilo sempre afiado para não fazer treta, e depois também se partem bastante, sobretudo as 11, por isso e para mim duas caixas de 11 e 23 bastaram, mas acredites ou não a maior parte já era..."
Referes-te às lâminas para os bisturis/cabos, certo?
Confesso que desconhecia o que é o aço carbono, mas andei a pesquisar. Teóricamente será um material bastante resistente e com uma longa duração. Mas claro, estas lâminas não são feitas para trabalhar/cortar plástico, nem resina. Sendo para uso médico serão feitas para... cortar coisas menos duras...
A lâmina 11, das que lá vejo, também me chamou a atenção, parece-me ser uma das que teria mais utilidade para o fim a que se destinam no hobby. A 15 também. E a 12, parece-me que poderá ser útil para certos cortes. Da 20 à 24 parecem-me todas muito idênticas, variando talvez no tamanho, e ligeiramente na forma, mas pouco.
Wow! Há quanto tempo compraste essas caixas da 11 e 23?
Tens também bisturis/cabos, para estas lâminas, dos que se anunciam no mesmo site? Há lá vários modelos (aliás na lista das lâminas eles aconselham o cabo a utilizar para cada uma delas), e os preços dos cabos variam bastante, consoante os números e tamanho (graduado ou longo, por exemplo) . Ou consegues utilizar estas lâminas nos tradicionais X-Acto que a malta costuma ter para o modelismo?
E por fim, encomendaste directamente do site? Ou seja, qualquer pessoa, mesmo não estando ligada ao ramo médico, pode encomendar, correcto?
"Outra coisa que há na farmácia e dá jeito para muita coisa são as espátulas para a garganta, já não me lembro mas uma caixa de 100 acho que foram 4 euros ou assim, e a-quilo dá para muita coisa, incluindo colar lixa..."
Essas espátulas são em madeira? Como por exemplo os suportes de alguns gelados? Ou são noutro material?
Estou a ver que da próxima ida à farmácia, além da minha receita habitual, vou lá fazer mais algumas despesas...
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 8, 2020 15:44:56 GMT
Para falar verdade não necessito mais kits, que estes que dá tenho ainda me vão enterrar, mas lá está é a minha parte de ajuntador, e do prazer de ter determinados modelos. Em principio hoje devia ter recebido mais um granjolas do Sr, Nuno, mas parece que os correios não lhe apeteceu vir até aqui. Os bisturis devem ter uns 30 anos ou por aí. Quanto aos cabos há pelo menos 2 tamanhos, embora as laminas acho que servem em ambos, mas o mais pequeno que tenho acho que numero 4 é mais maneirinho pois e mais estreito. As espátulas são em madeira como estas : www.medicalshop.pt/espatulas-de-madeira--100-unidades--mm0226002/pAbraço Paulo
|
|