|
Post by Dolfo on Jul 1, 2020 13:38:53 GMT
Olá!
Bom, finalmente chegou o Compressor. À partida encomendei o modelo simples (sem extras) mas como a Amazon se atrasou com o envio, acabaram por me "oferecer" o modelo kit completo, que inclui além do Compressor um Aerógrafo Dupla Acção (creio que com um nozzle de 0,3mm), mais a "mangueira", escovilhões de limpeza, e 5 frascos de tinta acrílica sem marca (para os testes) :
É um Fengda FD-186. Pelas características, e pelo que andei a pesquisar antes de optar por este, parece-me ter o que é preciso para utilizar o aerógrafo.
Numa que prevejo ser uma série de perguntas, aqui deixo a 1ª:
- Aquela espécie de tampa em vermelho (mais ou menos a meio do Compressor, na parte de baixo, portanto na parte preta, que julgo ser o tanque) com uma argola, pela descrição das peças creio que seja a "Válvula de Segurança". Alguém sabe para que serve?
Obrigado.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 1, 2020 14:01:36 GMT
É parecido ao meu só que sem capota... Se é por baixo do tanque e se for como o meu é a saída de água que se deve purgar de vez em quando, já que vai sempre acumulando alguma.. Abraço Paulo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 1, 2020 15:34:01 GMT
O meu é um Bartsharp que comprei em Inglaterra, é muito parecido, deve vir do mesmo local na China É uma válvula de escape/segurança, se por exemplo o motor não parar e a pressão continuar a aumentar a válvula deixa o ar sair para o tanque não rebentar.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 1, 2020 15:51:52 GMT
Obrigado Paulo.
"Se é por baixo do tanque e se for como o meu é a saída de água que se deve purgar de vez em quando, já que vai sempre acumulando alguma.."
Não é por baixo do tanque.
Fiz um "crop" à foto, e a peça em questão está assinalada com um círculo:
Nas Instruções creio que chamam a isto "Válvula de Segurança".
Como se vê está longe da saída de água, que creio que se vá acumulando numa peça transparente, do lado esquerdo do Compressor na foto maior, por baixo do "Regulador de Pressão" (curiosamente na descrição das partes e peças, eles chamam a esta peça transparente "Filtro do Ar" No entanto em videos que tenho visto, com Compressores idênticos, aquela peça transparente é onde creio que a água se vai acumulando, e que é preciso esvaziar de vez em quando ) .
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 1, 2020 16:01:37 GMT
Viva!
" O meu é um Bartsharp que comprei em Inglaterra, é muito parecido, deve vir do mesmo local na China "
Creio que esta marca, Fengda, é Holandesa.
Pois, hoje em dia ainda há algum coisa que não seja... Made in China?...
"É uma válvula de escape/segurança, se por exemplo o motor não parar e a pressão continuar a aumentar a válvula deixa o ar sair para o tanque não rebentar."
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Portanto, não se deve rodar a argola fixa à extremidade da "tampa" vermelha, certo? Deixa-se aquilo tal como vem de origem, presumo?
Em relação "ao motor não parar e a pressão continuar a aumentar", suponho que te referes ao arranque e paragem automáticos (que neste modelo é aos 3BAR, arranque, e aos 4BAR, paragem), certo?
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 2, 2020 9:10:40 GMT
Portanto, não se deve rodar a argola fixa à extremidade da "tampa" vermelha, certo? Deixa-se aquilo tal como vem de origem, presumo?
Em relação "ao motor não parar e a pressão continuar a aumentar", suponho que te referes ao arranque e paragem automáticos (que neste modelo é aos 3BAR, arranque, e aos 4BAR, paragem), certo?
Exactamente Estive a ver melhor e essa válvula pode ser usada para retirar todo o ar do tanque, isto se ao final do dia não quiseres deixar o tanque com pressão, puxas a argola e sai o ar todo.
|
|
|
Post by Admin on Jul 2, 2020 9:56:11 GMT
Pelo que me parece, esse compressor no tem pressostato. Sendo assim, ele não pára (nem arranca) automaticamente.
Ou estou a ver mal a coisa?
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 2, 2020 11:02:15 GMT
O meu é quase igual, mas com capota, que comprei na Firescale, por isso nem tenho acesso à tal válvula que está debaixo do capô... Mas se ele para quando atinge a pressão seleccionada, não há crise. Depois também tens outra válvula debaixo do filtro de água que dá para as duas coisas. escoa a agua do filtro, e alivia a pressão, por isso no worries... é usar, mas não abuses muito do tempo ligado, pois costumam aquecer bastante...
Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 12:02:45 GMT
Ora viva!
Obrigado pelas respostas.
"Estive a ver melhor e essa válvula pode ser usada para retirar todo o ar do tanque, isto se ao final do dia não quiseres deixar o tanque com pressão, puxas a argola e sai o ar todo."
Obrigado Francamente não sei se dá para "puxar a argola". Ainda não experimentei fazê-lo, mas de qualquer modo se for possível fazê-lo então se calhar só com ar no tanque é que isso funciona, não havendo ar, presumo que não funcione.
"Mas se ele para quando atinge a pressão seleccionada, não há crise."
Paulo,
É o que diz nas características. Arranca aos 3 BAR e pára aos 4 BAR.
"Depois também tens outra válvula debaixo do filtro de água que dá para as duas coisas. escoa a agua do filtro, e alivia a pressão"
Sim, na parte de baixo da tal peça transparente (onde creio que se acumula a água) há com efeito uma espécie de "parafuso" (?), no qual dá para carregar e sobe, e deixando de carregar volta a descer... Não sei se é isso mas presumo que deva ser...
"Pelo que me parece, esse compressor no tem pressostato. Sendo assim, ele não pára (nem arranca) automaticamente.
Ou estou a ver mal a coisa?"
Sobral,
Se "pressostato" estivesse escrito em Marciano ficava a saber exactamente a mesma coisa... Ou seja, não faço a menor ideia do que isso signifique... Apenas pela formação da palavra, dá para perceber que tenha a ver com a pressão, mas a finalidade...
É assim, digitalizei as 2 páginas do Manual, onde se vêem numa todas as peças, e na outra os nomes das mesmas. Talvez isso ajude.
Nas características, como digo, eles dizem que arranca automáticamente quando a pressão desce aos 3 BAR e pára quando atinge os 4 BAR.
É a isso que te referes?
Obrigado.
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 2, 2020 12:43:41 GMT
Pressostato é uma coisa mesmo muito simples É apenas um relé eléctrico que é ativado pela pressão do ar. Quando a pressão é baixa, o relé está fechado, e o motor funciona. Quando a pressão atinge um determinado valor, o relé abre o circuito elétrico, e o motor para. O do meu compressor tem mais ou menos este aspeto: Da lista de spares que mostras a unica coisa que aparece é um "#48 - pressure switch", mas não me parece ter essa funcionalidade. Mas se o compressor arranca e para automaticamente, então deve ter. Ou pelo menos devia. Já experimentaste?
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 13:48:41 GMT
Sobral,
"Da lista de spares que mostras a unica coisa que aparece é um "#48 - pressure switch", mas não me parece ter essa funcionalidade."
Pois, também foi a parte que me pareceu pelo menos ter um nome idêntico ao que referes.
Neste outro esquema de partes do Compressor, há algo que eles chamam "Pressure Regulator" (uma peça que dá para rodar, presumo que para aumentar ou diminuir a pressão), e uma outra a que chamam "Pressure Gauge" (e esta creio ser aquela a que chamo "manómetro", com números e abreviações) .
Scan deste outro esquema:
"Mas se o compressor arranca e para automaticamente, então deve ter. Ou pelo menos devia. Já experimentaste?"
Nope... Ainda nem o liguei... lol...
Acho que primeiro preciso de tirar a limpo todas as dúvidas... Não quero estragar nada, nem aerógrafos, nem Compressor... E ainda tenho muitas dúvidas!...
Além desta 1ª questão que aqui coloquei... há outras!
Por exemplo, e já que esta 1ª parece ter ficado mais ou menos esclarecida, outra questão que acho importante antes de ligar aquilo e começar a praticar com o aerógrafo:
O Regulador de Pressão, se bem percebo, é o que me permite escolher a pressão a utilizar ao pintar (que presumo apareça marcada no "manómetro", ou como se chamará aquela peça com números a preto e a vermelho, e uma agulha), correcto? Que é medida em quê? PSI, é isso? Ora bem, se é que percebo o que tenho lido e visto por aí, os aerógrafos devem funcionar com uma medida PSI mais ou menos específica, correcto? Normalmente entre X e Y de PSI.
É para isso que serve este "manómetro"? É que não vejo lá marcado PSI! Vejo várias indicações, por exemplo a meio em baixo, e a vermelho, "kpa x 100" (não faço a menor ideia do que isso signifique! ), à esquerda, a preto "lb/in2" ( ), e também em baixo mas à direita, e a vermelho "kg/cm2" e por baixo disto "bar". Bom, "kg" é kilo e "cm2" é centímetros quadrados, até aí percebo, mas o porquê e o objectivo... Quanto a "bar", pois serão os tais "BAR" (que segundo as características do modelo, a pressão desliga automáticamente ao atingir os 4 BAR e volta a ligar automáticamente quando desce aos 3 BAR). Mas não vejo aqui os tais "PSI"...
Foto do detalhe desta área da Compressor:
Obrigado!
Abraços,
Dolfo
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 2, 2020 13:53:07 GMT
No meu o botão de ligar/desligar tem 3 posições: desligado, I e II. Na I está a trabalhar abaixo dos 3 bar e desliga automaticamente aos 4 bar. Na II está sempre a trabalhar e não desliga a não ser por corte de temperatura. bartsharpairbrush.co.uk/product/bartsharp-airbrush-compressor-tc88t/Apesar de funcionar muito bem acho um pouco barulhento espacialmente à noite, quando puder vendo e compro um daqueles com motor de frigorífico.
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 2, 2020 14:02:35 GMT
" No meu o botão de ligar/desligar tem 3 posições: desligado, I e II. Na I está a trabalhar abaixo dos 3 bar e desliga automaticamente aos 4 bar.
Na II está sempre a trabalhar e não desliga a não ser por corte de temperatura."
Curioso esse botão com 3 posições! Neste esse botão só tem 2 posições, "0" e "I", ou seja, desligado, e ligado.
Eles aqui, na Descrição Técnica, e também na Descrição do Produto (dos vários componentes) curiosamente não referem o nível sonoro, que costumo ver anunciado noutros Compressores:
Abraços,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 2, 2020 14:29:39 GMT
O valor do nível sonoro é "irritante o quanto baste". Já tive um desses de membrana que fazia um belo de um escarcéu. Mas não há milagres, todos os desse tipo são assim. Para termos paz de espírito só mesmo indo para um com motor de frigorífico. Ou então arranjar um depósito de ar bastante maior, que faça com que os intervalos em que o motor está parado sejam maiores.
|
|
Reboot
Junior Member
|
Post by Reboot on Jul 2, 2020 14:37:50 GMT
O valor do nível sonoro é "irritante o quanto baste". Já tive um desses de membrana que fazia um belo de um escarcéu. Mas não há milagres, todos os desse tipo são assim. Para termos paz de espírito só mesmo indo para um com motor de frigorífico. Ou então arranjar um depósito de ar bastante maior, que faça com que os intervalos em que o motor está parado sejam maiores. Sim, tinha um Faller Air Boss que era silencioso mas vendi estupidamente
|
|