|
Post by Dolfo on Jul 6, 2020 20:26:40 GMT
" Como dizem os americanos: practice makes perfect "
Indeed
"É como meter as mudanças quando se conduz. No inicio é aquela confusão toda de carregar na embraiagem, levantar o pe do acelerador, etc., etc. Passado uns tempos torna-se automático e já nem se pensa nisso."
É bem verdade! Por acaso para mim, isso sempre foi fácil, nunca achei complicado, como se fosse inato. Mas sei que para muita gente é complicado e leva tempo até conseguirem coordenar esses movimentos
"Agora fazer riscos direitos com o aerógrafo é como tudo. Vai-se praticando até a mão ficar mais firme."
E tenho mais uma série de excercícios para praticar. Fazer pontos (mais pequenos e maiores), e acertar no cruzamento/intersecção de duas linhas numa folha quadriculada, e nos espaços/quadradinhos em branco, enfim...
Pensei que isto fosse gastar imensa tinta. Mas 30 ou 40 gotas de tinta (às quais acrescentei algumas gotas de água), chegaram para a sessão de ontem (que repeti várias vezes) e ainda sobrou mistura para a próxima sessão!
É capaz de ter ficado algo demasiado aguada! Na próxima sessão acrescento um pouco de tinta à mistura, a ver se fica com uma melhor viscosidade, menos aguada.
" Mas também ninguém precisa de fazer riscos direitos com o aerógrafo. Para isso usam-se máscaras. "
Que é coisa que por sinal não tenho nos meus materiais!
Enfim, das outras (alegadamente para a protecção contra o vírus) tenho aí algumas (e é porque é obrigatório usá-las em supermercados, Correios, etc...), mas essas não servem para este efeito
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Admin on Jul 7, 2020 6:27:04 GMT
quando digo "máscara" é qualquer coisa que separe a zona a pintar da zona a não pintar. Uma régua, um bocado de cartão, papel ou fita adesiva de baixa aderência (como a da tamiya) servem. Para tanques 1/35 uso daquelas réguas de desenhador com furos de vários diametros para mascarar as rodas pequenas. Não tem de ser obrigatoriamente aquelas máscaras xpto caras
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 7, 2020 17:30:02 GMT
quando digo "máscara" é qualquer coisa que separe a zona a pintar da zona a não pintar. Uma régua, um bocado de cartão, papel ou fita adesiva de baixa aderência (como a da tamiya) servem. Para tanques 1/35 uso daquelas réguas de desenhador com furos de vários diametros para mascarar as rodas pequenas. Não tem de ser obrigatoriamente aquelas máscaras xpto caras
Confesso que de máscaras não percebo nadinha! Nem as de Carnaval, de que nunca fui fã Só destas agora alegadamente anti-vírus é que uso quando tenho de ir às compras, e é porque sou obrigado, sem ela não me deixam entrar...
Nunca usei, nem noutros tempos quando cheguei a pintar alguns camuflados à escala 1/72 (mas também não me lembro com fiz! Ou pensando melhor, não havia um "líquido" qualquer, acho que para o encarniçado, ou púrpura, que depois de aplicado/pincelado nas áreas a proteger, solidificava ligeiramente e ficava com uma consistência tipo borracha mole, ou assim? Seria Maskol? Se usei foi disso) .
Vejo disso ("tape", para cobrir temporáriamente áreas do modelo a proteger) à venda nos sites de modelismo, mas como nunca precisei realmente, nem sei de preços, nem de marcas...
Essas réguas que referes, sou capaz de ter uma ou duas por aí. Mas, usando-as para proteger áreas a não pintar, dá-se cabo da régua, não? Fica a régua toda pintada...
Cartão, papel, têm de ser fixos de alguma forma ao modelo, presumo.
Quais são as "xpto caras", já agora? A ver se evito comprar dessas se alguma vez vier a ter de usar destas máscaras
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 11, 2020 11:40:32 GMT
Referes-te às fitas? As mais comuns são as da Tamiya, e mais caras... mas sempre podes arranjar de outras marcas. Eu tinha um post no outro fórum duma pesquisa que fiz e encontrei umas da Dexter, que são virtualmente iguais às da Tamiya, só que bem mais baratas, acho que menos de 3 euros. A única diferença que encontrei é que as bandas não são tão precisas quanto as da Tamiya, mas é uma diferença negligenciável. à parte disso podes usar todo o tipo de materiais para colocar à frente, basta um bocado de papel ou cartão recto ou cortado conforme a superfície, que é o que a malta das artes gráficas utiliza para fazer os quadros, etc. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 16:16:44 GMT
Obrigado, Paulo. Está anotado, fica a referência
Nunca usei esse tipo de "fitas", ou "máscaras". Suponho que o lado que cola à superfície seja de fraca aderência, para depois se poder remover sem deixar marcas, nem tinta agarrada caso sejam colocadas sobre uma área préviamente pintada.
É a este tipo de "fitas", ou "máscaras" que te referes, no outro tópico sobre o escudo do Viriato? Ou é outra coisa? Porque, embora não saiba qual a largura das "fitas" (parece ser 25mm nas da Dexter, as da Tamiya não consigo ver), isso não chega para tapar o escudo todo, que tem mais de 5cm de diâmetro. Nota que isto é de diâmetro total, incluindo portanto a parte central, supostamente em metal. A parte supostamente em madeira tem 1,5cm, da borda externa do círculo central até à borda do escudo.
Enfim, vou ter de arranjar solução, seja ela qual for
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 11, 2020 16:31:01 GMT
Sim não deve mesmo dar para o escudo todo, mas a ideia era recortar as peças e colar para depois aplicares a cor do escudo por cimas. Assim ao retirares as peças coladas ficavas com o desenho feito. Suponho que será mais fácil recortar as peças, que abrir interiormente com o bisturi...digo eu claro...mas essa marca também tem uma fita parecida azul, com 4cm de diâmetro, e que sai também com facilidade, pois é basicamente utilizada +ara mascarar portas a serem pintadas.A tamiya também tem mas o preço deve assustar... Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 16:47:46 GMT
Paulo,
"Assim ao retirares as peças coladas ficavas com o desenho feito."
Sobre isto (e mais sobre o assunto) acabei de responder no outro tópico do escudo do Viriato, para não estarmos a escrever sobre o mesmo tema em 2 tópicos diferentes
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 11, 2020 21:12:38 GMT
Mais uma pergunta. Onde é que arranjas essa Dexter? Pergunto porque estive à procura nos sites GreenModels e HobySector e nenhum dos dois a tem.
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
EDIT: Ok, já encontrei, com essas e outras dimensões, no Leroy-Merlin
|
|
|
Post by Admin on Jul 13, 2020 7:49:15 GMT
Dexter é uma "marca branca" do Leroy Merlin. Só lá é que é suposto encontrar
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 13, 2020 9:03:02 GMT
Ou no aki... que isto agora é uma confusão da m#$))%! Por cá a zona das fitas da Dexter está a zero ou quase. Vamos a ver se aquilo volta a estar em stock. Da próxima trago uma data delas... se as voltar a apanhar. Abraço Paulo
|
|
|
Post by Admin on Jul 14, 2020 6:49:08 GMT
O AKI oficialmente já acabou! Agora é tudo Leroy Merlin.
|
|
|
Post by Paulo Arrais on Jul 14, 2020 8:50:03 GMT
Sim mas aquilo é uma confucion! Nomes, paginas... enfim... esta malta agora tem a mania de mudar os nomes das marcas, algumas bem cimentadas para nomes alguns estranhos a meu ver. Dou como exemplo o de borla agora é homa??? acho que poucos que alteraram deram uma para a caixa. Enfim eles lá sabem...mas que ele há gente que tem a mania que são mais espertos que a maioria lá isso há! Abraço Paulo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 14, 2020 13:48:03 GMT
O AKI oficialmente já acabou! Agora é tudo Leroy Merlin.
Sim, o Leroy-Merlin comprou todas as antigas lojas AKI, e agora todas têm o mesmo nome e mesmas marcas.
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 14, 2020 17:30:26 GMT
Falando de pintura a aerógrafo, e no seguimento da cabine de pintura como a que o Paulo Arrais usa (fotos no tópico "Que Tinta Usar?"), alguém usa proteção, como máscara por exemplo? Luvas acho que todos usamos.
Obrigado!
Abraço,
Dolfo
|
|
|
Post by Dolfo on Jul 16, 2020 15:42:04 GMT
Sobre as máscaras (ou respiradores), encontrei este site (no Reino Unido) :
Não são própriamente baratas, mas parecem ser as ideais para o modelismo.
Alguém tem mais info sobre isto?
Abraços,
Dolfo
|
|